Pages

terça-feira, 30 de março de 2010

Iberê Ferreira desembarca no RN recepcionado pelo Dep. João Maia, para assumir governo na quarta-feira







Vice-governador disse que após cuidar da saúde em São Paulo, vai começar a cuidar do governo. Suas prioridades são as áreas da Saúde e Segurança.



O vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) desembarcou, na noite desta segunda-feira (29), no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal. Depois de 11 dias se recuperando de uma cirurgia realizada em São Paulo para retirada de um nódulo maligno do pulmão esquerdo, Iberê Ferreira mostrou disposição na chegada ao Rio Grande do Norte.Recepcionado por familiares, amigos, assessores, imprensa e políticos, Iberê Ferreira se emocionou. “Sinto-me emocionado e feliz voltando para a minha terra e encontrando tanta gente aqui me esperando, pessoas que torceram, rezaram, lutaram pela minha saúde”, declarou o vice-governador, que assume o Governo do Estado na quarta-feira (31), quando a governadora Wilma de Faria (PSB) renuncia do cargo para disputar uma vaga no Senado Federal.Para quem tinha dúvidas sobre a vinda de Iberê Ferreira, ele chegou como político em plena campanha eleitoral: acenando, sorrindo, cumprimentando e demonstrando determinação em vencer desafios. “Cuidei da minha saúde, agora vou começar a cuidar do governo”, declarou, com a responsabilidade de quem assume o poder em dois dias.


Questionado sobre quais são as prioridades para os nove meses em que vai estar no comando do executivo estadual, o futuro governador reforçou o compromisso com a saúde e segurança. “Vou partir com as mesmas prioridades que venho dizendo há muito tempo, vou dá ênfase na saúde e na segurança. Focar nessas duas ações, mas, evidentemente, sem esquecer as outras ações”, explicou.Iberê Ferreira não adiantou quais mudanças serão feitas no secretariado, mas, já são certas as substituições dos nomes dos titulares da saúde e segurança. Outras pastas devem ter mudanças, pois segundo o secretário de Comunicação Rubens Lemos Filho, a governadora já mandou prepara os atos de exonerações dos auxiliares que saem junto com ela.

Na lista, o nome do próprio Rubens Lemos, do secretário chefe do Gabinete Civil, Wagner Araújo, do secretário de Assuntos Fundiários, Canindé de França, do controlador geral do Estado, Jorge Galvão, do presidente da Emprotur, Cláudio Porpino, e da secretária adjunta de Comunicação, Cledivânia Pereira. “Amanhã é meu último dia no governo”, confirmou Porpino. Há ainda a saída de Iberê dos Recursos Hídricos.“Não tô sabendo quem vai sair, vou conversar com Wilma. Nesse tempo, realmente, dei prioridade à saúde. Agora vou sentar com a governadora”, desconversou Iberê, acrescentando que até segunda-feira (6) deve anunciar as novidades no secretariado. No caso da Segurança, o próprio comandante da Polícia Militar, coronel Marcondes Rodrigues, confirmou sua saída.“Foi feito o convite ao coronel Francisco Araújo e depois a governadora me oficializou sobre a decisão”, disse Marcondes, enquanto esperava o desembarque de Iberê Ferreira, no hangar do Governo do Estado. Marcondes disse que sai no dia 6 de abril, quando passa o cargo para coronel Araújo em solenidade de posse pré-agendada para acontecer no Quartel da Polícia Militar, na Avenida Rodrigues Alves, Petrópolis.Além de Marcondes e Araújo, vários auxiliares do Governo Estadual estiveram presentes na recepção a Iberê. Leonardo Arruda, titular da Justiça e Cidadania (Sejuc); Gesino Saraiva, do Trabalho e Assistência Social (Sethas); Nelson Tavares, do Planejamento; Dâmocles Trinta, da Infra-estrutura; Segundo de Paula, da Sedec; Cláudio Porpino, da Empresa de Turismo; Carlos Theodorico, diretor do Detran; Nelson Freire, diretor da Potigás; Fernando Fernandes, do Turismo; Magnólia Figueiredo, do Esporte, foram alguns dos presentes.Vários políticos também foram recepcionar Iberê, entre eles, os prefeitos de Cruzeta, Santa Cruz, Tangará, Caraúbas, São Gonçalo do Amarante, Lagoa de Pedras, Serrinha, entre outros. Da legenda do vice-governador, foram vistos circulando os vereadores pessebistas Adenúbio Melo e Júlia Arruda, além da presidente do PSB Natal, deputada estadual Márcia Maia.




quarta-feira, 24 de março de 2010

"Vou vencer mais esse obstáculo," diz Iberê em programa de rádio.


O vice-governador Iberê Ferreira de Souza falou no programa de rádio "Iberê e Você", transmitido por uma cadeia de emiossoras no RN, sobre a decisão de tornar público o momento pelo qual está passando. Para ele, é natural que a transparência que pautou toda sua vida como político tenha espaço também agora. Ele passou no dia 18 de março por uma cirurgia para retirada de um nódulo no pulmão esquerdo.Ainda no programa de rádio, Iberê disse que está confiante de que vai assumir o Governo do Estado com a saúde “100%”. Ele volta a Natal na segunda-feira (27) e toma posse no dia 31 de março.

Copa 2014: comissão social para comitê gestor Natal é proposto durante audiência


Mais que um espaço para debate, a audiência pública realizada na manhã ontem (23) sobre exploração sexual infanto-juvenil e sexo-turismo tem o caráter propositivo. Tanto que sua propositora, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal, vereadora Júlia Arruda (PSB) sugeriu aos representantes do Comitê Gestor Natal 2014 que seja criada uma comissão que trate dos problemas sociais que surgem nesta atividade econômica, que é a mais importante do Rio Grande do Norte: turismo.
A parlamentar está preocupada com o problema que já atinge Natal e que pode aumentar, visto que a capital receberá o maior número de visitantes de sua história durante o mundial, despertando interesse de empresários sérios e com credibilidade de todo o mundo, mas também de aliciadores que têm nessa atividade criminosa uma forma de ganhar dinheiro fácil.
Na audiência, relatos do trabalho que já vem sendo realizado na cidade, como o do presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Enrico Fermi Torquato, que enfatizou que muitos hotéis já têm termo de compromisso assinado garantindo combater a problemática. Segundo informou, operadoras que trazem turistas também estão participando ativamente, tanto que se o visitante reserva um quarto single, não consegue mudar para casal, após chegar a cidade.
Já o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio, destacou a pré-disposição do Comitê Gestor de ter componente social e acredita ser fácil combater o aliciamento de meninas em shoppings, como denunciado por site nacional. Para ele, esses centros comerciais são dotados de sistemas de monitoramento e basta que haja um trabalho conjunto com a polícia.
Na audiência, importantes relatos ainda como das representantes do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) Casa Renascer, a coordenadora pedagógica, Sayonara Dias, e a presidente da ONG Resposta, Ana Paula Felizardo, que convivem com jovens envolvidas em situação de risco e sabem quais as formas de aliciamento a que são submetidas.

Governadora Wilma faz entrega de títulos e assina obras da RN-087




Ao entregar obras na tarde desta terça-feira (23) em Lagoa Nova, município da região Seridó, e fazer a entrega de títulos de terra a mais de 3.900 famílias produtoras rurais da região, a governadora Wilma de Faria assina a ordem de serviço para uma importante obra na região, a implantação e pavimentação asfáltica da RN-087, a chamada estrada da produção, interligando os municípios de Lagoa Nova e Cerro Corá. O trecho tem 22 km de extensão e vai demandar investimentos de R$ 9,8 milhões. O trecho está inserido num novo programa de construção (implantação e pavimentação) e já foi licitado.Ainda em Lagoa Nova a governadora Wilma de Faria entregou títulos de posse a mais de 3.900 famílias de agricultores familiares de cinco municípios que integram a Serra de Santana: Cerro Corá, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino). O benefício acaba com o drama dessas famílias, que há décadas foram assentadas, mas não eram proprietárias das terras onde viviam. A partir de agora, os trabalhadores e trabalhadoras familiares terão garantias e benefícios, antes impossíveis, como a total segurança jurídica para sucessão das terras e facilidade no acesso ao crédito rural.

Iberê faz apelo por união do PMDB e convida Garibaldi a apoiá-lo




O vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) convidou o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) para “juntar-se ao PMDB do deputado [federal] Henrique Alves” e apoiar a candidatura dele (Iberê) ao governo do Rio Grande do Norte. A proposta de Iberê é uma reação à nota divulgada ontem pela assessoria de Garibaldi, após a decisão do TRE vinculando as coligações proporcionais às majoritárias, em que o peemedebista sugere ao primo e deputado federal Henrique Alves abraçar a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).Iberê, que está em São Paulo recuperando-se de uma cirurgia de pulmão, lembrou que ele e Garibaldi já foram aliados no passado e, por isso, poderiam “reatar o namoro”. O vice-governador ponderou que a vinda de Garibaldi para o seu palanque seria a melhor solução, porque iria unir a base de apoio do presidente Luis Inácio Lula da Silva no RN.“Garibaldi conhece a minha luta. Este é um ano de vitórias. Estou tendo a primeira agora, com a recuperação da minha saúde. A segunda virá quando assumir o governo e espero conquistar a terceira, vencendo as eleições para continuar meu trabalho em favor do Rio Grande do Norte. Por isso, quero convidar Garibaldi para se somar ao PMDB de Henrique e estarmos juntos no mesmo palanque”, declarou, em entrevista por telefone ao Jornal 96 (96 FM) desta quarta-feira (24).Iberê enfatizou ainda que “Henrique tem outros compromissos”, como líder do PMDB e um dos principais interlocutores do partido com o governo federal. Para o vice-governador, isso impossibilita o deputado de “assumir compromissos contrários ao presidente”. SaúdeIberê assegurou que está se sentindo bem após a retirada do nódulo maligno do seu pulmão esquerdo. Ele disse que a cirurgia transcorreu com segurança e relatou que, apesar de o câncer ter sido extirpado, vai precisar fazer “tratamento complementar” de quimioterapia e radioterapia em São Paulo apenas “por segurança”.O tratamento, segundo o vice-governador, não vai impedi-lo de assumir o governo no próximo dia 31, quando a governadora Wilma de Faria (PSB) deixará o cargo para se candidatar ao Senado. Ele contou que quando tomar posse vai anunciar algumas medidas administrativas e, em seguida, retorna ao Hospital Sírio-Libanês para a primeira sessão de quimioterapia.As ausências, durante o período de tratamento, estimado em cinco semanas, devem durar em média cinco dias. Iberê admitiu que seu estado de saúde gera “incertezas políticas”, mas destacou que vem dando transparência completa ao processo pelo qual está passando e frisou que está em plenas condições de assumir o governo e participar da campanha eleitoral. RetornoO vice-governador deverá retornar a Natal no domingo (28) ou na segunda-feira (29). A transmissão de cargo da governadora Wilma de Faria para ele está marcada para a quarta-feira (31), na sede do Palácio da Cultura. Após a cerimônia, Iberê seguirá para a Assembleia Legislativa, onde tomará posse oficialmente como governador do Rio Grande do Norte.

Vice-governador deve antecipar retorno a Natal


O vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) disse ontem que a recuperação da cirurgia a qual foi submetido na última quinta-feira tem sido tão satisfatória que já pensa na possibilidade de antecipar o retorno ao Rio Grande do Norte para o próximo domingo. Iberê permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera do procedimento cirúrgico para retirada de um nódulo do pulmão esquerdo. A alta hospitalar deve ser dada já na próxima sexta-feira. “Dia 31 estarei tomando posse, às 16 horas, na Assembleia Legislativa. De lá, iremos para o Palácio da Cultura onde haverá a transmissão do cargo pela governadora”, frisou, otimista. A assessoria da AL informou que está tudo pronto para a cerimônia de posse do vice-governador.
Kenia Cristina HernandesIberê, com familiares, descrevendo o diagnóstico médico: “É como receber uma sentença”Enquanto permanece em São Paulo, Iberê Ferreira segue as reuniões com alguns assessores no apartamento do Hospital. Ontem, se reuniu com o marqueteiro da campanha eleitoral, Alexandre Macedo, e também com o futuro chefe do Gabinete Civil Leopoldo Rosado. O telefone do vice-governador não tem parado de tocar e muitos detalhes da futura administração estadual estão sendo resolvidos via celular. Antes do almoço foi surpreendido pelos médicos que o autorizaram a fazer refeição no restaurante Solarium, no primeiro andar do prédio onde está internado, em companhia do filho Joca Ferreira e também do casal ex-deputado Ezequiel Ferreira e Letícia Ferreira.O deputado federal Ciro Gomes, pré-candidato do PSB à presidência da República, telefonou para o vice-governador e disse que o mesmo vencerá “pela força moral que tem”. Durante o dia, visitaram Iberê Ferreira no Hospital Sírio-Libanês o prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha, o presidente da Emparn, Henrique Santana e o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado. Durante a visita, o médico Riad Younes, que acompanha o líder pessebista, disse que já poderia ser dada alta hospitalar, mas não havia pressa para tal. “Ele disse que ainda queria ver o vice-governador jogando bola”, disse a assessora de imprensa, Juliana Celli.Em entrevista à rádio 98 FM, de Natal, ontem à noite, o vice-governador afirmou mais uma vez que permanece focado no processo anteriormente traçado para sua caminhada política este ano. Ele assinalou que fará um tratamento complementar à cirurgia de retirada do nódulo – a quimioterapia e radioterapia. Iberê disse também que a descoberta da doença o tornou “mais sensível na hora de lidar com a pessoa humana”. “Não existe pessoa nenhuma no mundo que da forma como eu recebi a notícia não olhe as coisas com menos frieza e tenha uma visão mais humana e fraterna”.Antes disso, em outra entrevista, o vice comparou a notícia que recebeu de que estava com um nódulo no pulmão a uma “sentença”. “Sofri, tive momentos difíceis. É como quando a gente recebe uma sentença. A gente enfrenta as dificuldades e isso me fez vê o mundo de outra maneira. Fonte: Tribuna do Norte.

terça-feira, 23 de março de 2010

Iberê chega segunda para retomar agenda política


O vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) chega a Natal na próxima segunda-feira após quase dez dias de internação no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido à cirurgia para retirada de um nódulo de seu pulmão esquerdo. O tratamento de radioterapia e quimioterapia, já confirmado pela equipe de médicos do hospital, terá início na próxima semana, logo após a cerimônia de posse no dia 31. Ao chegar, Iberê dará andamento às reuniões iniciadas no próprio hospital, em São Paulo, com assessores diretos do seu governo. A agenda programada para o líder pessebista é intensa e inclui, entre outras coisas, reuniões com novos e antigos auxiliares (os que permanecerão no governo) do primeiro escalão. A ordem é acelerar os trabalhos, obedecendo, contudo, às ordens médicas.
DivulgaçãoMesmo no hospital, Iberê mantém contatos e conversas políticasO nódulo de 1,9 centímetro retirado do pulmão esquerdo do vice-governador é de origem maligna, revelou o boletim médico divulgado pela equipe de profissionais que o acompanha no Hospital Sírio-Libanês, ontem. Iberê Ferreira, que assumirá o governo do Estado em menos de dez dias, continua recebendo mensagens pelo seu restabelecimento. Ontem, o senador Garibaldi Alves (PMDB), a prefeita Micarla de Sousa (PV) e o deputado João Maia (PR) declararam, via twitter, estarem confiantes no restabelecimento do líder pessebista. A governadora Wilma de Faria (PSB) afirmou que a expectativa é estar seu vice “pronto para as missões que virão”. “Iberê é um guerreiro, um lutador. Soube reagir com serenidade e confiança ao resultado da biópsia”, frisou Wilma de Faria. O vice-governador está sendo acompanhado pelo cirurgião torácico e diretor clínico do Hospital Sírio-Libanês, Riad Younes, pelo oncologista Paulo Hoff e pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, este último médico pessoal do presidente Luís Inácio Lula da Silva. O boletim médico do Hospital Sírio-Libanês atestou também que o nódulo no pulmão foi totalmente retirado. Iberê Ferreira, segundo seus médicos, “foi salvo pela prevenção”. Tratamento de quimioterapia e radioterapia será feito em SPO vice-governador Iberê Ferreira de Souza será submetido a tratamentos concomitantes de quimioterapia e radioterapia nos próximos meses. As sessões devem ocorrer em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, e começam a partir da próxima semana, após a posse como chefe do Executivo Estadual, já marcada para o dia 31, na Assembleia Legislativa. O presidente da Liga Norte-riograndense contra o Câncer, oncologista Ricardo Curioso, explicou que são necessários pelo menos 10 dias de cicatrização, após a cirurgia, para que seja iniciado o procedimento de radio e quimioterapia em pacientes com diagnóstico de tumores malignos. “Até lá é feito todo um planejamento. A radioterapia é feita em aparelhos computadorizados, automáticos e se faz, por exemplo, o cálculo da radiação a ser trabalhada”, explicou Curioso.Ele enfatizou que não dispõe de informações substanciais sobre o problema de saúde do vice-governador, mas revelou que as notícias as quais teve conhecimento atestam “um excelente prognóstico”. Normalmente em lesões deste tamanho (o nódulo de Iberê Ferreira media 1,9 centímetro), a maioria delas tem cura”, observou.O tratamento a que será submetido o vice-governador é uma importante arma empregada no combate ao câncer. A radioterapia é utilizada, através de máquinas específicas, no intuito de destruir as células afetadas, apesar de atingir células normais e causar efeitos colaterais. Já a quimioterapia é um tratamento por meio de fortes medicamentos que agem de forma intensa em células que nascem e se duplicam rapidamente.No hospital, Iberê renova otimismoO vice-governador Iberê Ferreira afirmou que o tratamento contra o câncer não interferirá no trabalho administrativo. Ele confirmou que no dia 31 tomará posse como governador. Demonstrando otimismo e segurança, Iberê Ferreira manteve uma agenda concorrida ontem, concedeu entrevistas, gravou programa de rádio e se reuniu com assessores.Inclusive, mesmo internado no Hospital Sírio Libanês, o vice-governador mantém reuniões de trabalho. Com assessores e futuros auxiliares de primeiro escalão da sua gestão ele teve duas reuniões e já agendou a terceira. “Não cria dificuldade (o tratamento). Volto na segunda-feira (para Natal). Deverei assumir o governo. Estou com muita fé e até com saudade. Mas tenho certeza que uma coisa que me dá força, além da minha fé em Deus, são os telefonemas, gestos de solidariedade, mensagens de pessoas anônimas, amigas de todo Rio Grande do Norte”, destacou o vice-governador em entrevista à InterTV.Iberê Ferreira ressaltou que o tratamento de quimioterapia e radioterapia será preventivo, seguindo recomendação médica, já que na cirurgia foi retirado todo nódulo maligno e ainda áreas periféricas por segurança, chamado tecnicamente de “estadiamento”. “Estou me sentindo bem. Vim a São Paulo fazer exames de rotina e no dia que iria voltar para Natal apareceu o nódulo no pulmão esquerdo. Já retiramos o nódulo, tivemos sucesso na operação, estou em plena recuperação, foi retirada toda a parte afetada. Irei fazer por prevenção e recomendação 30 dias de radioterapia”, disse Iberê Ferreira. O vice tem recebido telefonemas e visitas de líderes políticos. No final de semana, o presidente da Assembleia, Robinson Faria, e os deputados estaduais Gustavo Carvalho e Wober Júnior estiveram em São Paulo.

Caern divulga edital para concurso público


Vlademir Alexandre
Os locais das provas serão divulgados no dia 28 de abril, a partir das 18hA Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) publicou nessa quarta-feira (19) edital para concurso público. Para se inscrever, o candidato deve ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição. A taxa de inscrição será no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para o cargo de nível fundamental, R$ 50,00 (cinqüenta reais) para os cargos de nível médio e R$ 80,00 (oitenta reais) para os cargos de nível superior. A inscrição será realizada a partir das 8h do dia 24 de março até as 23h59min do dia 13 de abril de 2008, observando-se os seguintes procedimentos:- preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes nele; - enviar eletronicamente o Formulário de Inscrição, procedimento que irá gerar o seu número de inscrição; - imprimir o Comprovante de Pré-inscrição; - efetuar depósito bancário identificado, no valor correspondente ao nível escolhido, exclusivamente na conta 9134-0 do Banco do Brasil, agência 3795-8, no período de 24 de março a 14 de abril de 2008, preenchendo o Identificador 1 com o número do seu CPF. Os locais das provas serão divulgados no dia 28 de abril, a partir das 18h. E as provas serão aplicadas no dia 4 de maio. Confira as vagas: Cargo de nível fundamental (remuneração: R$ 584,44. Taxa de inscrição: R$ 25,00) = 24 vagasCargos de nível médio (remuneração: R$ 1.564,01. Taxa de inscrição: R$ 50,00) = 12 vagasCargos de nível superior (remuneração: R$ 3.258,36. Taxa de inscrição: R$ 80,00) = 18 vagasO edital está disponível no site da Comperve.



Os Desafios de Iberê


O vice-governador Iberê Ferreira de Souza tem três desafios pela frente: assumir o governo com a saída de Wilma de Faria no dia 31 de março, consolidar sua candidatura à reeleição em outubro e - o mais importante de todos eles - cuidar da saúde.Ontem, após o diagnóstico oficial de que tinha um tumor maligno no pulmão e que precisará de um tratamento contra o câncer, Iberê reafirmou que vai enfrentar os três desafios. Mostrou-se confiante e otimista.E tem de ser otimista mesmo. O mundo político está cheio de exemplos felizes de pessoas que conseguiram enfrentar com sucesso e altivez a batalha contra o câncer.Cito Três exemplos emblemáticos: o do vice-presidente da República, José Alencar, que luta contra a doença há mais de 10 anos e fez mais de uma dezena de cirurgias. O caso de Alencar é gravíssimo, mas ele enfrenta essa luta com extrema coragem, otimismo e fé em Deus e nos homens da medicina. Ao longo desse tempo de luta contra o câncer, o vice-presidente Alencar elegeu-se senador da República, vice-presidente da República e agora se prepara para disputar mais uma vez o Senado por Minas Gerais.Deve ser eleito.O outro caso que lembro hoje é o da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República e por Último, o caso de um político da Região Seridó que enfrentou uma cirurgia no coração com colocação de pontos de safena e que se encontra em total recomperação pronto para enfrentar desafios na vida pública, falo do experiente Político Antonio de Joel Assunção. São casos como esses que devem nortear o político Iberê Ferreira de Souza neste instante. Dono de um tino político dos mais aguçados na vida pública do Rio Grande do Norte e de uma perseverança invejável, Iberê já avisou ontem que vai assumir o governo do Rio Grande do Norte com a desincompatibilização de Wilma de Faria e que vai encarar a campanha eleitoral mesmo tendo de fazer o tratamento contra o câncer.E a disposição de Iberê Ferreira resume bem as palavras da governadora Wilma de Faria: "Iberê é um guerreiro".Não há dúvida que o vice-governador Iberê Ferreira está em condições de assumir as funções do mais alto cargo da representação política do nosso Estado. Ele se preparou para isso e está disposto a enfrentar todos os desafios.Neste momento, não há por quê duvidar dos compromissos que Iberê Ferreira de Souza assumiu nas áreas administrativas e política. E nem é o momento para se discutir isso.O mais importante é desejar-lhe o pronto restabelecimento, a boa recuperação e sucesso no combate contra o câncer.O êxito na vida pública será consequência de um bom estado de saúde. Iberê Ferreira tem recebido a solidariedade de familiares, amigos, aliados e até de adversários políticos. E esta força servirá de arma poderosa na guerra pela vida. Força Iberê!

Secretários de turismo discutem criação de projeto para a Serra de Santana








Secretários de turismo de várias cidades da Serra de Santana começam a discutir a criação de um projeto turístico para a região. Denominado de "Seridó frio - caminhos da Serra", o projeto visa desenvolver um roteiro direcionado para os admiradores das cidades de Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodó, Florânia, Tenente Laurentino, São Vicente e Santana do Matos.
A primeira reunião aconteceu no dia 18 de março, na Prefeitura de Lagoa Nova, com a presença do prefeito Erivan Costa, grande incentivador do projeto e de vários secretários municipais, inclusive Gilberto Gomes de Medeiros, que além de responder pela Secretaria de Turismo do município e proprietário da Pousada Chalé dos Cajueiros, uma das mais famosas experiências de empreendimento turístico do Rio Grande do Norte.
Em contato com o Blog, Gilberto Gomes (foto) adiantou que Cerro Corá e Lagoa Nova já participam do Roteiro Seridó, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, mas é preciso fazer muito mais pela região, agregando inclusive novos municípios. O secretário confirmou que novas reuniões serão feitas nos próximos dias para intensificar a criação do projeto. Lembrando que Aldenora Silva secretária de Turismo da Cidade de Bodó, é uma das incentivadora para que o projeto saia do papel e se torne uma realidade e assim toda região seja incluida no roteiro Turístico do Seridó e do RN. Opnião do Blog:

Ao lado de Hélio Costa, Wilma, Garibaldi, Henrique e Micarla inauguram a TV Digital na afiliada da Rede Globo no Estado


Autoridades prestigiaram coquetel de lançamento na Inter Tv Cabugi

Com um coquetel na sede da Inter Tv Cabugi em Candelária, foi inaugurada nesta segunda-feira (22) a Tv Digital em Natal. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, a governadora Wilma de Faria, o senador Garibaldi Filho, o deputado Henrique Eduardo Alves, a prefeita Micarla de Sousa e a diretora da Central Globo de Afiliadas e Licenciamento, Cláudia Quaresma, como também o presidente da rede InterTV, Fernando Camargo.
A inauguração foi destaque também no Jornal Nacional desta segunda-feira. Os testes da Tv Digital começaram em novembro e a partir de agora é pra valer. Agora os telespectadores da capital e da região metropolitana já podem dar adeus aos chuviscos e fantasmas da TV analógica. No âmbito da InterTV, a relação com o expectador passará a ser de interação com os programas da grade, seja votando em enquetes jornalísticas, comprando produtos exibidos na novela ou acessando informações adicionais ao conteúdo exibido. A forma de medir a audiência pelo Ibope também está sendo reformulada.

terça-feira, 16 de março de 2010

PMDB poderar ser forçado a ter candidatura própria no estado do RN


O senador Garibaldi Filho (PMDB) admitiu ontem em entrevista à imprensa que o PMDB pode ter candidatura própria ao Governo do Estado. Por enquanto, ele considera essa hipótese ainda remota. Tudo depende do resultado do imbróglio jurídico em que o PMDB está envolvido por conta das posições adotadas por ele e pelo deputado federal Henrique Alves (PMDB), principais líderes da legenda. É que Garibaldi prefere o palanque da oposição e Henrique o governista e os dois não conseguem entrar num acordo. A solução encontrada pelos dois foi o PMDB não se coligar com nenhum partido na disputa majoritária (disputa para governador e senador) e se coligar com os partidos governistas na proporcional (deputados federal e estadual). No entanto, a saída esbarra no desinteresse dos partidos em se isolar da disputa, deixando o PMDB sozinho, inviabilizando a reeleição dos parlamentares da legenda. A situação se agravou ainda mais depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) editou resolução na qual os partidos que se coligarem na majoritária não podem se unir na disputa proporcional a partidos que estão isolados. Um exemplo: o PSB que tem candidatura própria ao governo que conta com o apoio do PR e PT não poderia se coligar ao PMDB, assim como os outros dois partidos. O senador mantém a esperança de encontrar uma solução para o problema, mas deixou claro que se não houver saída o PMDB terá candidatura própria. "Estou apoiando Rosalba porque o PMDB não tem candidato próprio, mas se houver alguma complicação jurídica vai prevalecer a preocupação com o PMDB. Rosalba teria que entender", explicou.

VIII Cactus moto fest teve recorde em participação e somou na econômia da Cidade


Com uma programação bastante diversificada, a oitava edição do Cactus Moto Fest teve mais vez um recorde de participação. Os números são bastante expressivos. Com 417 moto clubes inscritos, de 11 estados da federação e mais de 3 mil motociclistas, a cidade de Currais Novos viveu de 11 a 14 de março, o maior evento de motociclismo do Norte Nordeste. Os shows, que aconteceram em praça pública, reuniram uma grande multidão, com direito até a escolha da garota Moto Fest 2010. O grande destaque ficou por conta das apresentações de Geraldinho Lins e das bandas, On the Rocks, Uskaravelho e Mobydick, além do show de Mauricinhos do forró que agradou ao público fã do gênero. O evento desse ano trouxe várias novidades, como a palestra sobre Primeiros Socorros voltada para acidentes motociclísticos e a participação de um stand da Polícia Rodoviária Federal, com seus batedores e suas Harley Davidson, realizando um importante trabalho de divulgação e orientação educativa. A apresentação da Equipe Força Máxima foi outro destaque na programação do evento. As manobras radicais, com saltos e explosões, chamaram a atenção e reuniu milhares de pessoas, no Largo da Avenida Cel. José Bezerra. A casa das motocicletas – Yamaha e o posto Loura gás ofereceram o já tradicional café da manhã no sábado e domingo respectivamente. De acordo com Eugênio Oliveira, um dos organizadores do Cactus Moto Fest, disse que o evento superou todas as expectativas de público e de número de participantes. “O sucesso da nossa festa tem um nome – parceria. A prefeitura municipal, que sempre esteve ao nosso lado, a CDL, Sebrae e segmentos do comércio local, são os responsáveis financeiros pelos custos do evento. Não posso deixar de falar na grande participação popular. Esse é o grande segredo do sucesso do Cactus Moto Fest. Nosso povo prestigia e apóia o evento. É uma festa popular, em praça pública, onde todos, motociclistas visitantes e a população, participam e se divertem em perfeita harmonia. É por isso que somos considerado um dos melhores eventos do Nordeste”, disse Eugênio lembrando ainda a importante participação da imprensa local, estadual e nacional, que veio prestigiar e cobrir mais uma edição do Cactus Moto Fest. Os números também impressionam nesse quesito. A estimativa da organização do Cactus Moto Fest é de que mais de 1,3 milhões de reais tenham circulado durante os 4 dias do evento. “ Aquecemos a nossa economia em um período que é considerado de baixa estação injetando um valor substancial de recursos.Toda a rede hoteleira de Currais Novos e cidades vizinhas estavam com sua lotação máxima. O artista Geraldinho Lins e sua banda, que fizeram um show na sexta, ficaram hospedados na vizinha cidade de Santa Cruz. Restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis tiveram um grande movimento. Vários segmentos do comércio local como supermercados, farmácias, comércio informal, etc., todos faturam durante o evento”. Mais uma vez, o evento deixa uma importante contribuição social. Como faz todos os anos, o Cactus Moto Clube realiza durante a festa a venda de kits de alimentos, uma espécie de cesta básica, que é colocada a venda, não só para os motociclistas, mas também para a população local que queira contribuir com essa causa.. “Todos os anos a repercussão é muito positiva. É um importante ato de solidariedade dos motociclistas visitantes que, voluntariamente, adquirirem esses kits de alimentos, e que posteriormente serão entregues a duas importantes e reconhecidas obras assistenciais do município de Currais Novos, o Abrigo dos Velhos e a Casa do Pobre. É um bonito gesto, que mostra que motociclismo e solidariedade podem andar juntos”, finaliza Eugênio.

Wilma de Faria antecipa data para transferir cargo a Iberê


A governadora Wilma de Faria antecipará a renúncia ao cargo. A data limite para a desincompatibilização, fixada pela lei eleitoral é 3 de abril, mas a governadora - que disputará uma vaga no Senado – decidiu deixar o cargo no dia 31 de março. Para a decisão pesou o fato de 3 de abril fazer parte do feriadão da Semana Santa.No mesmo dia em que assumirá o governo, Iberê Ferreira (PSB) dará posse aos novos secretários. Entre os auxiliares de primeiro escalão que deixarão o cargo estão o de Segurança e Defesa Social, Agripino Neto. No lugar dele assumirá o desembargador aposentado Cristóvam Praxedes.Como secretário chefe da Casa Civil assumirá o engenheiro Leopoldo Rosado, ex-diretor Administrativo da Companhia Docas do Rio Grande do Norte. A Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, que era ocupada pelo próprio Iberê Ferreira, terá como titular o engenheiro Lázaro Mangabeira. O novo governo também fará mudanças na Secretaria de Comunicação. No lugar do jornalista Rubens Lemos Filho assumirá Juliana Celli, atual assessora de Iberê.Em outras pastas serão mantidos os auxiliares. Os secretários de Infraestrutura, Dâmocles Trinta; de Turismo, Fernando Fernandes, e de Planejamento, Nelson Tavares, permanecerão como auxiliares de primeiro escalão. Duas das principais secretarias do governo também terão mudanças. A Secretaria Estadual de Educação, que perdeu o titular desde a morte do médico Ruy Pereira, e a Saúde, que tem no cargo George Antunes, também ganharão novos secretários. Na administração indireta, Iberê deverá fazer mudanças no Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que desde a saída de Jáder Torres tem como diretor interino o secretário de Infraestrutura Dâmocles Trinta. Outra mudança esperada é a do presidente da Caern, Walter Gazzi. Ele chegou ao Governo por indicação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Robinson Faria (PMN), hoje candidato a vice-governador na chapa de Rosalba Ciarlini (DEM). Na Emater, ocupada por Luiz Cláudio Macedo, também é aguardada mudança.

Governistas reagem a declarações de Agripino


As declarações do senador José Agripino Maia (DEM), em entrevista a TRIBUNA DO NORTE, edição do último domingo, provocaram reações dos pré-candidatos ao pleito de 2010. O vice-governador Iberê Ferreira (PSB) respondeu com ironia à afirmação do senador de que “o mandato dele representaria o terceiro Governo de Wilma de Faria”. Já o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo discordou da afirmação de que a candidatura dele é centrada apenas na capital potiguar.Iberê Ferreira afirmou que concorda com as declarações do senador José Agripino sobre os elogios aos programas desenvolvidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quanto à declaração do senador de que a eleição do candidato do PSB representaria o terceiro mandato de Wilma de Faria, o vice-governador afirmou: “Com relação a eu exercer o terceiro mandato de Wilma de Faria, acho que ele (José Agripino) se enganou porque Wilma vai exercer é o primeiro mandato dela como senadora”.Iberê Ferreira disse que não terá “nenhum preconceito” em manter e até ampliar os programas da iniciativa de outros governantes que estejam sendo úteis para população. “Diferentemente dele (José Agripino) que quando assumiu o governo cancelou o Programa do Leite só porque tinha sido criado no Governo de Geraldo Melo”, lembrou o candidato ao Governo pelo PSB. Ele foi mais além: “se ainda existisse algum programa ou projeto que houvesse sido de iniciativa do Governo de José Agripino, desde que atendesse a população do Rio Grande do Norte, não teria dificuldade até em ampliar”, disse o vice-governador. Em Mossoró, onde esteve ontem cumprindo uma intensa agenda administrativa, a governadora Wilma de Faria minimizou as críticas do senador José Agripino, limitando-se a dizer que que não iria cair no jogo de Agripino porque a estratégia do líder do DEM é desestabilizar o grupo governista. Sobre os rumores de uma provável mudança na chapa majoritária que estaria sendo discutida por PSB, PMDB e PDT, a governadora foi enfática: “Nada muda. Tudo permanece como está.”Já a deputada federal Fátima Bezerra (PT) elogiou o senador do DEM por reconhecer os avanços do Governo Federal. “Tem uma coisa importante nesse cenário. Talvez o senador (José Agripino) fosse um dos últimos que não tivesse feito ainda nenhum elogio ao Governo Lula. Ele agora reconhece e essa auto-crítica é muito importante”, frisou. Sobre o “terceiro mandato de Wilma de Faria” com a eleição de Iberê Ferreira, a parlamentar analisou: “Iberê tem visões históricas e políticas diferentes da governadora. O governo dele terá parte continuidade e outra parte inovações”. Na entrevista que concedeu domingo à TRIBUNA DO NORTE, o senador José Agripino criticou a gestão da governadora Wilma de Faria. “As pessoas acham que será bom o terceiro Governo Wilma? Iberê é o terceiro Governo Wilma. As pessoas irão avaliar porque ninguém consegue diferenciar Wilma de um vice-governador que é secretário. Não é diferenciar um governador de um vice-governador, ele é um vice-governador secretário, que participa do dia-dia do Governo em tudo, da educação, da saúde, segurança. Ele (Iberê Ferreira) dá opinião em tudo”, destacou o líder do Democratas. Candidato do PDT contesta senador do DEMPré-candidato ao Governo pelo PDT, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo contestou as declarações do senador José Agripino. Para o líder do DEM a candidatura do PDT está centrada apenas na capital. “O quadro hoje pode até ser esse. Mas é um quadro de março e estamos tendo um avanço muito grande nos últimos dias. Estamos recebendo vários apoios no interior”, observou Carlos Eduardo.Ele frisou que para o pleito eleitoral faltam sete meses, tempo suficiente para o quadro ser revertido. “A nossa candidatura crescerá muito no interior, veja só pelas adesões que contabilizamos nos últimos dias”, destacou.Sobre o papel da oposição ao governo Wilma, Carlos Eduardo lembrou que o deputado Álvaro Dias, único representante do PDT na Assembleia, faz oposição à administração estadual. “O PDT faz oposição na Assembleia, mas nossa candidatura é independente. O que queremos é realizar um governo que vai avançar muito no Rio Grande do Norte. O que for bom do governo Wilma nós vamos continuar e o que for ruim vamos melhorar. Além disso teremos nossas propostas para o Estado”, ressaltou.Ele criticou o papel de “oposição” que está sendo creditado à senadora Rosalba Ciarlini, candidata ao Governo pelo DEM. “Ela nunca fez um discurso na tribuna do Senado criticando o governo do Estado. Ela nunca fez o papel de oposição. Só começou a criticar o Governo depois que se lançou candidata”, avaliou o líder do PDT.

Presidente do PT/RN ameaça punir dissidentes de aliança com Iberê

Eraldo Paiva disse que tendência do partido é apoiar o vice-governador e advertiu que, quem não seguir decisão da legenda, poderá sofrer punição.

O PT deverá apoiar a candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) à sucessão do Rio Grande do Norte. Essa é a “tendência” do partido, segundo o presidente estadual da legenda, Eraldo Paiva, vereador de São Gonçalo do Amarante. O dirigente disse ainda que, após a formalização da aliança com o PSB, prevista para 10 de abril no congresso da agremiação, os dissidentes poderão ser punidos com base no estatuto petista. “O PT só terá um lado nesse Estado. Não aceitaremos dois palanques. Depois de decidido, [o que prevalece] é o que a maioria aceitou. Depois do dia 10 [de abril], quando a gente definir o caminho, vamos usar o estatuto. Vamos usar as regras do partido, vamos penalizar. Não queremos isso, não sei de filiado dizendo que vai fazer campanha diferente do que decidirmos, todos dizem que vão acompanhar a vontade da maioria. Mas quem discordar, o PT vai usar o estatuto”, advertiu, em entrevista ao Jornal 96 (96 FM), desta terça-feira (16

sexta-feira, 12 de março de 2010

José Agripino baixa o tom e elogia governo do presidente Lula


Líder do DEM no Senado afirma que governo petista cometeu erros, mas "teve muito mais acertos do que equívocos" e "fez dos pobres menos pobres".
O senador José Agripino Maia (DEM), conhecido pela marcação cerrada ao governo federal, baixou o tom das críticas e admitiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “teve muito mais acertos do que equívocos”. “Há coisas negativas, mas reconheço que o presidente Lula fez coisas importantes pelo Brasil”, declarou, em entrevista ao Jornal 96 (96 FM), desta sexta-feira (12). O líder democrata pontuou o que considera os principais acertos do governo petista. Para Agripino, o programa “Bolsa Família” – frequentemente tachado de “eleitoreiro” e chamado de “bolsa esmola” pela oposição – “deu poder de compra aos pobres”, mas observou que Lula teria apenas ampliado projetos que já existam no governo tucano do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como o “Bolsa Escola” e o “Vale Gás”. Agripino citou ainda outros êxitos do governo federal, como a “política acertada de crédito”, o programa “Minha Casa Minha Vida”, o aumento do salário mínimo, o equilíbrio das contas públicas e a contenção da inflação. “O presidente fez dos pobres menos pobres. O aumento do salário mínimo, que ajudamos a aprovar no Congresso Nacional, promove distribuição de renda”, declarou.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Wilma, Garibaldi e Agripino: torcer pela vitória de seus candidatos ao Governo e à Presidência para não ficar desempregado


É sabido que um dos três candidatos ao Senado – Garibaldi Filho(PMDB), José Agripino(DEM) e Wilma de Faria(PSB) – irá ficar sem mandato após a eleição deste ano.
Isso em razão de haver apenas duas vagas para o Senado.
Os dois que forem eleitos gozarão 8 anos de mandato.
E o que sobrar? O que vai fazer?
Vamos tentar deduzir o que o perdedor poderá fazer.
Cenário 1: se sobrar Garibaldi Filho?
Bom, não se reelegendo Garibaldi vai depender das vitórias da senadora Rosalba Ciarlini(DEM) para o Governo do Estado e da ministra Dilma Rousseff(PT) para a presidência da República para não ficar desempregado. Ou ao menos a vitória de uma delas.
Caso Rosalba vença a eleição, Garibaldi teria o cargo que quisesse na administração do DEM.
Ele também teria chances de assumir um cargo num eventual Governo de Dilma Rousseff, já que vai apoiá-la para presidente.
Cenário 2: se o perdedor for Agripino Maia?
É praticamente a mesma situação de Garibaldi.
Agripino dependeria das vitórias de Rosalba ou do candidato da coligação PSDB/DEM à presidência da República, que pode ser José Serra(PSDB) ou Aécio Neves(PSDB), para não ficar desempregado.
Neste caso, Agripino tanto poderia assumir um cargo no Governo de Rosalba como na administração de Serra ou Aécio.
Cenário 3: e se a derrotada for Wilma de Faria? O que ela iria fazer?
Wilma se enquadra também na situação dos seus dois concorrentes, ou seja, iria depender das vitórias do seu candidato ao Governo do Estado, Iberê Ferreira(PSB), ou da candidata dela ao Palácio do Planalto, ministra Dilma Rousseff, para não ficar desempregada.
Iberê e Dilma sendo vitoriosos, ou ao menos um deles, Wilma poderia ocupar um cargo no Governo do Estado ou na gestão de Dilma Rousseff.
Mas é bom ressaltar que qualquer um dos três candidatos que sobrar na disputa do Senado poderá ficar sem assumir nenhum cargo público.
Basta que os candidatos que o perdedor apoiar para o Governo do Estado e a Presidência da República, respectivamente, forem derrotados no pleito deste ano.
Aí o azar será completo.
Do blog de Oliveira Wanderley

terça-feira, 9 de março de 2010

Diretor-presidente do IDEMA, Marcos Aurélio esteve em Bodó, com mais três Procuradores do Estado e um coordenador Fundiário de apoio a reforma Agrária



O Prefeito Francisco Avamar Alves, e a Secretária Municipal de Administração a Sr.ª Teresa Neuman Assunção, receberam nesta sexta feira (05), o Procurador-Geral do Estado do Rio Grande do Norte, Francisco de Sales Matos, o Procurador-Chefe do Núcleo Regional de Caicó, Ivanildo Araújo de Albuquerque, o Procurador do Estado Nivaldo Brun Vilar Saldanha, o Diretor-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e do Meio Ambiente, Marco Aurélio Martins de Almeida, o Coordenador Fundiário da Secretária de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária Valdemir Sales Dantas.
As autoridades reuniram-se com o Prefeito Avamar Alves e a Secretária de Administração para esclarecer o problema de assuntos Fundiários que se apresenta no município, segundo Avamar além da questão dos limites, existe também a recusa do Tabelião do Cartório de Santana do Matos em proceder a abertura de matricula do perímetro urbano de Bodó em nome desse município.
O Procurador-Geral do Estado esclareceu toda a problemática jurídica em torno do assunto, explicando que se a área urbana reclamada não tinha e nunca teve registro, de natureza desse patrimônio era própria de terra devoluta, portanto pertencente ao Estado do Rio Grande do Norte, cabendo a Secretaria de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária levar a efeito o procedimento próprio – ação discriminatória – visando identificar tais áreas, arrecadá-las e daí promover à regularização fundiária, transferindo-as para a propriedade dos moradores e demais ocupantes, de qualquer natureza desde que legítima essa ocupação e atenda ao princípio da função social da posse.
O Dr. Ivanildo Araujo de Albuquerque (Procurador Chefe do Núcleo Regional de Caicó), diante do resultado da referida reunião, assumiu o compromisso de encaminhar o processo para deliberação de sua Excelência o Procurador-Geral do Estado. O prefeito Avamar Alves que vem lutando pela regularização dessa questão faz algum tempo, considerou a reunião de grande importância para que os resultados sejam positivos.



Governo do Estado regularizará metade das terras do Estado até o fim do ano


A governadora Wilma de Faria entregou na noite desta quinta-feira (4) a titulação de terra a doze comunidades do município de Touros, beneficiando 483 famílias de agricultores. A regularização fundiária visa fortalecer a agricultura familiar e retirar da pobreza famílias da Zona Rural do Estado.Até o fim do ano, o Governo do Estado deverá promover a regularização fundiária em metade das terras do território potiguar. Mais de 2,5 mil títulos já foram regularizados nos últimos sete anos e outros 8,5 serão entregues até o fim de 2010. Até 2002, nenhum trabalho havia sido feito nesta área.A distribuição de terras aos mais pobres é uma das linhas de trabalho executada pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. “Trabalhamos em sintonia com o governo Lula e ao longo desses quase oito anos vimos as mudanças nesse país e aqui no Rio Grande do Norte. Mais de 30 milhões de pessoas avançaram da classe D e E, para a C, ou seja, deixaram a situação de extrema pobreza e ascenderam para a classe média. Isso significa melhor distribuição de renda. E é isso o que temos feito aqui no Estado”, disse a governadora.

Eleições 2010: a CAMPANHA JÁ COMEÇOU...


Prefeitos viajam a Brasília

Prefeitos de diversos municípios e regiões do Estado já confirmam presença em Brasília quando a Confederação Nacional dos Municípios, conjuntamente com as Federações Estaduais, promovem mobilização junto ao Congresso Nacional. Nesta terça-feira, a CNM reúne presidentes de todas as federações estaduais e na quarta-feira, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, promove encontro de prefeitos de todo o País para discutir as perspectivas dos municípios para 2010.
Além de discutir e acompanhar temas de interesse vital para os municípios, os prefeitos presentes a Brasília vão receber orientação da CNM quanto ao Dia Nacional de Luta em Defesa dos Municípios, marcado para o próximo dia 19. A FEMURN e as associações microrregionais de municípios discutirão, com os prefeitos, as diferentes formas de mobilização a serem realizadas nos municípios potiguares.
O prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Filho, que é presidente da associação dos municípios do Seridó oriental confirmou presença bem como o prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, representando a associação dos municípios do Seridó ocidental. O Prefeito de Bodó Francisco Avamar Alves, não perde uma oportunidade de estar sempre viajando a Brasília para reforçar a luta dos prefeitos em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida dos Bodoenses.

Iberê entre duas Mulheres na corrida eleitoral de vice-Govenadora




O Partido da República, comandado no estado pelo deputado federal João Maia, pode indicar o candidato a vice na chapa de Iberê Ferreira de Souza (PSB).
Existem duas alternativas: Fernanda Maia (foto 1) e Zenaide Maia (foto 2), respectivamente, esposa e irmã de João Maia.

Primeira mulher a governar o Estado, Wilma recebe placa “Nísia 2010” em almoço com tom de despedida do Governo



Comemorando o seu dia, a governadora Wilma de Faria almoçou com um grupo de amigas, auxiliares e lideranças políticas de todo o Rio Grande do Norte no Versailles Tirol. Denominado de almoço "Nísia Floresta 2010 - 200 anos de Nísia Floresta e 100 anos do Dia Internacional da Mulher", o encontro reuniu quase todos os secretários, auxiliares e também várias primeiras-damas do Estado. O vice-governador Iberê Ferreira de Souza prestigiou o evento. A Filarmônica Afrodite de Cruzeta, composta apenas por mulheres se apresentou no almoço.
Em clima de despedida, já que deixará o Governo do Estado daqui a pouco menos de um mês, Wilma de Faria que foi a primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte e também a ser prefeita da capital potiguar, sem falar que foi na década de 80 a primeira deputada federal pelo Rio Grande do Norte, recebeu muitas homenagens. A deputada Márcia Maia, como filha e parlamentar, juntamente com a secretária Magnólia Figueiredo (Esporte e Lazer) e a presidente da Fundac, Graça Motta entregaram em nome dos auxiliares uma placa "Nísia 2010", rendendo homenagem pela data especial e os serviços prestados ao longo desses 30 anos de vida pública de secretária de Bem-Estar Social até governadora.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Governadora Wilma de Faria inaugura 1ª etapa da estrada do Melão e visita obras em Mossoró




Durante todo este sábado (6), a governadora Wilma de Faria cumpriu extensa agenda administrativa na cidade de Mossoró. Dentre os compromissos, ela inaugurou uma obra de suma importância do ponto de vista econômico, a primeira etapa da estrada do melão. Um trecho de 18,3 quilômetros ligando o entroncamento da RN-013 com a BR-304. Além dessa, a governadora ainda visitou outras três grandes obras em andamento. A construção de 500 unidades habitacionais, a área onde está sendo construído o Complexo Viário da Abolição e por fim, a adutora que vai beneficiar mais de 360 famílias, no município de Governador Dix-Sept Rosado.
Na execução desta primeira etapa da Estrada do melão, o Governo do Estado investiu exatamente R$ 5,8 milhões, mas a obra como um todo está dividida em outras três fases. O acesso ao Distrito Industrial de Baraúna e adequação viária da rodovia RN-015, que compreende um trecho de 47,8 quilômetros orçado em R$ 34,3 milhões. O outro é o entroncamento da BR-304 com RN-015, um trecho de 31,8 quilômetros que vai custar R$ 30,8 milhões aos cofres públicos. E por fim, o entroncamento RN-015 com a BR-437, onde serão aplicados R$ 14,7 milhões nos 21 quilômetros de estrada.
Outra obra de significativa relevância que o Governo do Estado está executando em Mossoró é a construção de 500 casas populares. As novas unidades estão sendo construídas no bairro Alto da Pelonha e vão beneficiar igual número de famílias. Do total de casas a serem entregues, 125 unidades estão com as obras bastante adiantadas e devem ser entregues até junho próximo. Os investimentos no projeto são da ordem de R$ 5 milhões, em recursos provenientes da parceria entre governos do Estado e Federal.
Já o Complexo Viário da Abolição, orçado em R$ 60 milhões, está sendo implantado em um trecho de 17 quilômetros da BR-304, entre o bairro de Santa Delmira e a rota de saída para Apodi. A obra inclui, além da duplicação, a implantação de cinco viadutos e o alargamento da ponte sobre o rio Mossoró, melhorando o tráfego em um dos trechos mais movimentados da BR-304, que, além de dar acesso a Mossoró, é uma das principais vias de ligação rodoviária entre o Rio Grande do Norte e o Ceará.
Ainda neste sábado, só que no Assentamento de Nossa Senhora da Conceição, no município de Governador Dix-Sept Rosado, a governadora visitou o canteiro de obras da adutora que vai beneficiar mais de 360 famílias nos assentamentos de Santo Antônio, Três Marias, Riachão, Tião Carlos, Chico Rêgo e o próprio Nossa Senhora da Conceição. Serão 25 quilômetros de tubulações, viabilizados por um investimento da ordem de R$ 884 mil.
DIA DA MULHER
Ainda em Mossoró, a governadora Wilma de Faria teve um outro compromisso. Em alusão às comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado próximo dia 8 de março (segunda-feira), ela participou do Encontro com Mulheres de Mossoró. O evento aconteceu na ACDP, localizada na Rua Manoel Emetério, no centro da cidade.

8 de Março dia Iternacional da Mulher. PARABÉNS!


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).Objetivo da DataAo ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.BrasilPodemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Nesta segunda-feira, 8 de março, o Blog também faz sua homenagem aquelas que são donas do dia... No Dia Internacional da Mulher, o Blog homenageia todas em nome de Nísia Floresta, que este ano completaria 200 anos de seu nascimento. Educadora, escritora e poetisa brasileira, a potiguar é considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços público e privado publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia morreu de pneumonia e foi enterrada no cemitério de Bonsecours (França). Em agosto de 1954, quase setenta anos depois, os despojos foram transladados para o Rio Grande do Norte e levados para sua localidade natal, Papari, que depois de sua morte denominou-se: Nísia Floresta.
Lembramos também daquelas que lutam e representam nosso Rio Grande do Norte: a governadora Wilma de Faria, a senadora Rosalba Ciarlini, as deputadas federais Fátima Bezerra e Sandra Rosado... As deputadas estaduais Márcia Maia, Larissa Rosado e Gesane Marinho... A prefeita Micarla de Sousa que administra a capital potiguar... Na década de 30, de Currais Novos saiu Maria do Céu Fernandes, a primeira deputada estadual do Rio Grande do Norte. A primeira do Brasil. A primeira da América do Sul. Ainda nosso Seridó, tem a suplente de senadora Ivonete Dantas, a prefeita Cessa Macêdo (Ipueira) e duas vice-prefeitas: Milena Galvão (Currais Novos) e Jeilza Oliveira (Serra Negra do Norte). Citamos também as ex-prefeitas: Josidete Maia e Dalra Saldanha (Jardim de Piranhas)... Maria José (Jardim do Seridó), Salésia Fernandes (Acari)... Terezinha Lins, parlamentar (Currais Novos)...
Não podemos esquecer também outras 31 lutadoras do Seridó... Nana Medeiros (Carnaúba dos Dantas) é a única que preside uma Câmara Municipal... Mas, tem Stella e Marineide (Acari), Iraci (Bodó), Graça (Cerro Corá), Maria de Lourdes e Mônica (Cruzeta), Dadá (Currais Novos), Arli (Equador), Márcia e Galega (Florânia), Fatota, Sandra e Taciana (Ipueira), Rosinha e Jane (Jardim de Piranhas), Geralda e Aninha (Jardim do Seridó), Marli, Daguia e Paula (Jucurutu), Célia (Lagoa Nova), Cyntia (Ouro Branco), Drª Daguia (Parelhas), Solage e Patrícia (Santana do Seridó), Miúda (São José do Seridó), Iracema (São Vicente), Marina e Ana Karinne (Serra Negra do Norte), Paula (Tenente Laurentino) e Lelé (Timbaúba dos Batistas), que representam esses 20 municípios em suas respectivas Câmaras Municipais.
Fonte: Suapesquisa.com

ENCONTRO DE GESTORES AMBIENTAIS DO RN




ACONTECEU NESTE DIA 5 DE MARÇO DE 2010, O 1° ENCONTRO DE GESTORES AMBIENTAIS DO RN, NA ESTAÇÃO CULTURAL DA CIDADE DE CEARÁ MIRIM, DENTRO DO EVENTO, FORAM REALIZADAS VÁRIAS OFICINAS, ENTRE ELAS A DE SABÃO ECOLÓGICO, DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL E OUTRAS, CONSEGUIMOS REUNIR MAIS DE 200 PARTICIPANTES DURANTE TODO O DIA , AINDA PODEMOS CONTAR COM OS ORGÃO ESTADUAIS DO RN, IDEMA, IBAMA,FEMURN ENTRE OUTROS.
MAIS UMA VEZ OS SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE DO RN, MARCARAM PRESENÇA E DEBATERAM JUNTO A COMISSÃO TRIPARTITE (Estado, União e Municípios), a problemática sobre as questões ambientais de todo Rio Grande do norte.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Iberè recebe apoios


O vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) recebeu a confirmação do apoio do grupo liderado pelo ex-prefeito Edimar Medeiros (PR) nas eleições deste ano em Jardim do Seridó. Iberê recebeu nesta quarta-feira (3) à tarde em seu gabinete, além de Dr. Edimar, o presidente da Câmara Municipal, Gilberto Valdeger (PSB) e seu sucessor, Anchieta Júnior (PR), que também confirmaram apoio ao pré-candidato ao Governo pelo PSB. Uma fonte informou ao Blog que a conversa foi muito boa e o Iberê teria externado o compromisso de fazer do palanque de Edimar Medeiros o seu nestas eleições.Ainda de acordo com informações, o encontro entre o vice-governador e as lideranças jardinenses foi articulado pelo deputado federal e presidente do PR, João Maia. A única condição para que Iberê não perca o apoio desse grupo é aceitar o prefeito, padre Jocimar Dantas (PMDB) em seu palanque. Edimar já aproveitará sua vinda neste final de semana à Jardim do Seridó para mobilizar seus liderados em prol da campanha de Iberê. O médico será um dos principais coordenadores da campanha do vice-governador.

Não se salva ninguém. Atriz Global é acusada de participar de esquema de desvio de dinheiro público.


A atriz Deborah Secco e outras cinco pessoas de sua família são acusadas de participar de um esquema que desviou centenas de milhões do governo do estado, entre 2003 e 2006. De acordo com o Ministério Público, o pai da atriz, Ricardo Secco, teria recebido no acordo, sozinho, R$ 1 milhão e repassado parte do dinheiro para diversas pessoas de sua família, incluindo a filha.
Além disso, Deborah, a irmã, o irmão, a mãe e a madrasta receberam quantias diretamente em suas contas. Depósitos também foram feitos em empresa da atriz. Ricardo é acusado de ser um dos cabeças do esquema, enquanto Deborah é citada na ação civil pública do MP apenas como beneficiária. Para uma das contas correntes da atriz foram desviados R$ 158.191.
Para outra, aberta em nome da empresa Luz Produções, em que a atriz figura como sócia com 99% das cotas, o desvio foi de R$ 163,7 mil. A dívida dela com a Justiça agora é de R$ 1,9 milhão. Se não tiver essa quantia disponível, Deborah não poderá emitir cheques ou usar cartões de crédito. Segundo o Ministério Público, Deborah Secco, os dois irmãos, os pais e a madrasta teriam embolsado em torno de R$ 894 mil.
Por meio da assessoria de imprensa, a atriz disse que ficou surpresa ao saber que estava entre os suspeitos e que só se pronunciará quando for oficialmente notificada. O advogado Sérgio Tostes — que defende só a atriz, a mãe e os irmãos dela — negou que seus clientes “tenham qualquer participação em esquema de desvio de verbas públicas”.
Foto: Rosinha, garotinho e Débora fonte:Blog do Robson Pires.

José Serra ouve gritos de “Aécio presidente”


Belo Horizonte (AE) - Depois de ouvir a negativa do governador Aécio Neves ao seu convite para que o mineiro componha como vice a chapa do PSDB, o governador de São Paulo, José Serra, passou por constrangimento ontem ao ouvir gritos de “Aécio presidente” durante a solenidade de inauguração da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, nova sede do governo mineiro, em Belo Horizonte. Serra também precisou dividir o evento com seu principal desafeto, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que não perdeu a oportunidade de alfinetar o virtual presidenciável tucano.
Charles Silva Duarte/AEAécio conversa com Serra e diz em discurso que não será viceNuma cerimônia para cerca de oito mil pessoas, Aécio reuniu boa parte do mundo político do País para a inauguração de sua obra mais significativa: um suntuoso centro administrativo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na zona norte da capital mineira. Na madrugada de ontem, durante um encontro com Serra em um hotel de Brasília, o governador mineiro, pela primeira vez, foi convidado para integrar a chapa como vice, mas reiterou a disposição de concorrer a uma cadeira no Senado, prometendo empenho na campanha de Serra em Minas.Ontem, os dois voltaram a se encontrar durante a festa que marcou também o centenário de nascimento de Tancredo. Serra chegou atrasado na concentração da comitiva de autoridades, mas demonstrando bom humor. Tendo Aécio à frente, o grupo desceu a rampa Palácio do Governo - prédio que irá abrigar o gabinete do governador, com 146 metros de vão livre, considerado o maior vão suspenso do mundo -, dando início à cerimônia. Foi quando foram ouvidos os primeiros gritos de “Aécio presidente”, numa espécie de entrada triunfal do governador. Um novo coro se formou quando o mineiro preparava-se para discursar. Meio constrangido, Aécio discretamente fez gestos pedindo que o público encerrasse a manifestação. “O momento de uma eventual candidatura minha ao posto passou. Não será desta vez”, frisou o mineiro ao deixar o evento.Mais constrangedor para Serra, porém, foi a presença de Ciro, que ainda tenta emplacar sua candidatura à Presidência pelo PSB. Ao chegar ao evento, sem citar o governador paulista, o deputado atacou a estratégia tucana de tentar convencer Aécio a aceitar a vaga de vice, o que, para ele, parte de “quem vê Minas longe do poder, vê o desequilíbrio do poder brasileiro”. Fonte:Tribuna do Norte.

Grupo de Iberê deve ficar mesmo com o PP


A quatro dias das eleições que escolheriam um novo diretório estadual, o Partido Progressista vive uma reviravolta. A executiva nacional do PP determinou a intervenção no diretório. Na prática, a eleição foi cancelada e o partido terá uma comissão provisória composta pelos 16 prefeitos eleitos e mais o vice-prefeito de Natal, Paulinho Freire.Por trás da discussão sobre eleição direta ou intervenção, o que há no PP é uma disputa entre o vice-governador Iberê Ferreira (PSB) e o deputado estadual Robinson Faria (PMN). Ambos desejam assumir o comando da legenda. A determinação da executiva nacional foi considerada uma vitória de Iberê, que têm maioria entre os prefeitos eleitos pela legenda. Já o deputado Robison Faria foi pego de surpresa.

No Pique de Ivete Sangalo


Quando se fala em ‘popstar’ no Brasil de hoje, Ivete Sangalo desponta no topo. A baiana, dona de carisma incontestável em cima dos palcos e trios elétricos, é o nome que vai reabrir a temporada de shows da Vila Folia, neste sábado. A festa terá ainda sons das bandas Psirico e Garota Safada. A programação vai começar cedo, com os portões abrindo a partir das 17h. A estrutura contará com dois palcos, área VIP com frontstage, bares e banheiros.
DivulgaçãoNa base do carisma e da voz, Ivete vai levando a multidãoIvete Sangalo está trazendo para Natal a sua “Tour 2010”. A produção, com efeitos especiais e muitos dançarinos, destaca a vitalidade da cantora e seus muitos sucessos que vão do carnaval às rádios, até todo tipo de festa. A cantora ainda está no embalo da música “Na base do beijo”, eleita a melhor música do carnaval deste ano pelos foliões. O repertório da baiana conta com muitas músicas que o povo sabe cantar e dançar, como “Berimbau metalizado”, “A galera”, “Alô, paixão”, “Pra abalar”, “Flores”, “Carro velho”, “Abalou”, “Céu da boca”, “Arerê”, “Festa”, “Levada louca”, “Eva” (a regravação do Rádio Táxi), “Se eu não te amasse tanto assim”, “Soy loco por ti America”, “Chorando se foi” (versão para o Kaoma), entre outras. Agora, além da dedicação à turnê nacional, Ivete também está se preparando para a gravação do DVD no Madson Square Garden, em Nova York. Já o Psirico, liderado pelo percussionista Márcio Victor, fortalece o nome cada vez mais na cena axé – já com seis anos de estrada - apostando num tipo de samba-pop-percussivo. A música mais nova, “Pode pular”, já é sucesso. Mudando o ritmo para o balanço do forró moderno, a banda Garota Safada é o nome mais popular do momento. Wesley Safadão e Alayne Tyne, vocalistas, carregam a irreverência do grupo , em sucessos como “Nada sou sem você”, “Estilo namorador”, “Pisadinha”, “Boy do carrão”, entre outras. Serviço:Ivete Sangalo, Garota Safada e Psirico. Sábado, a partir das 17h, na Vila Folia. Vendas na Riachuelo Midway Mall e Centro. Bate - papo » Ivete Sangalo o ano de 2010 começou bem agitado para você. Primeiro foi o Enchanté, depois Festival de Verão, participou dos shows de Beyoncé, animou cinco dias de Carnaval e agora está retomando sua turnê. De onde vem inspiração para levar novidade ao público em cada evento? Ah, vem da delicia que é ver as carinhas de satisfação, de reconhecimento das pessoas. Eu tenho uma fonte inesgotável de energia e criatividade que são os meus fãs. O que o público pode esperar do show Ivete Sangalo Tour 2010? O repertório vem recheado de musicas do DVD Pode Entrar. Vamos de “Na Base do Beijo” à “Cadê Dalila”, de “Oba oba” à “Balakbak” e por aí também caminham musicas de outros momentos, como Sorte Grande e Arerê. Você costuma lançar canções de outros artistas durante o verão. Como “Lobo Mau” foi parar em seu repertório? Ouvi na comunidade da Gamboa, que é vizinha do meu prédio. De lá eu colho tudo aquilo que o povo quer curtir. Uma musica divertida e muito ritimada. Aí não pensei duas vezes, toquei e virou um sucesso. Atualmente você está trabalhando na produção do DVD que será gravado no Madison Square Garden, em Nova York. Por que você escolheu Nova York para gravar seu primeiro DVD internacional e qual a expectativa de fazer esse registro em outro país? Já há algum convidado especial em vista? Nova York é uma cidade cosmopolita, cheia de mistura e diferentes culturas, sem falar na comunidade brasileira que é gigante. Vamos começar uma carreira internacional com chave de ouro. O mercado americano abre suas portas e muitos convidados virão e vocês vão amar. Além da música, você tem se aventurado no mundo da moda. Como surgiu essa oportunidade? Você participa do processo de criação das roupas e bolsas que levam seu nome? Sim. A Riachuelo é uma grife de muita credibilidade e fomos unânimes quanto a questão: bom gosto, conforto e muita personalidade. Isso é moda!

Iberê nega participação na intervenção nacional sobre o PP/RN

Pré-Candidato do PSB ao Governo do RN, vice governador afirma que não é "razoável" que o PP fique contra o Presidente Lula no RN
O vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) assegurou que não teve nenhuma participação no episódio da intervenção no diretório estadual do Partido Progressista do Rio Grande do Norte. O pessebista, entretanto, comentou que não seria “razoável” se o PP viesse a apoiar um candidato de oposição no Estado, uma vez que a legenda integra a base política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.No início de fevereiro, o presidente nacional dos progressistas, senador Francisco Dornelles (RJ), cancelou o congresso potiguar que elegeria o novo presidente da agremiação e ordenou a formação de uma nova comissão provisória composta pelos 16 prefeitos do partido e o vice-prefeito de Natal, Paulinho Freire. Iberê e o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) são apontados como os articuladores da ingerência no PP do RN. “Minha interferência nesse episódio é zero, porque eu sou do PSB”, despistou o vice-governador. Mesmo negando que tenha agido em parceria com Henrique para influir nos rumos do Partido Progressista, Iberê repetiu o discurso invocado pelo líder do PMDB e lembrou que a legenda comanda o Ministério das Cidades, uma das pastas com maior aporte de recursos do governo federal.“Não é razoável que o PP fique contra o presidente Lula no Rio Grande do Norte para apoiar a candidatura do DEM, que faz uma oposição radical ao governo federal”, declarou. A movimentação do PP é vista como uma estratégia para enfraquecer o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), que detinha o controle informal do partido, mas perdeu parte desta influência quando desistiu de se candidatar a governador e aceitou o convite para ser o vice da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

EMPRESÁRIO POTIGUAR CONTRATA IVETE SANGALO COMO GAROTA PROPAGANDA DA RIACHUELO




Empresário com raízes em terras potiguares, Flávio Rocha empolgou-se em divulgar, ontem, pelo Twitter, o link para o site da Caras Online, com fotos e informações sobre o lançamento da nova coleção Outuno-Inverno 2010 Riachuelo, que tem como garota-propaganda a queridinha do Brasil: Ivete Sangalo.O evento aconteceu no charmoso Hotel Convento do Carmo, em Salvador. Ocasião em que FR falou sobre o atual panorama da empresa e novo posicionamento da rede.Já Ivete Sangalo – toda numa legging com brilho, jaqueta de motoqueiro, ankle boots, pulserias de correntes e braceletes com tachas – esbanjou seus costumeiros carisma e gracinhas, e falou que se identifica com a coleção invernal da rede. Depois, um ‘pocket show’ especial com as músicas ‘Na base do beijo’ e ‘Muito obrigado axé’. O contrato com a cantora foi fechado por dois anos. O filme publicitário – estrelado por Ivete – poderá ser conferido nas principais emissoras do país.Flávio Rocha - Empresário e ex-deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Flávio Rocha, que também já foi candidato a presidente da República usando como tema de campanha o Imposto Único (lembram-se?) é o maior acionista das Lojas Riachuelo. É filho do empresário Nevaldo Rocha.