Pages

quarta-feira, 24 de março de 2010

Copa 2014: comissão social para comitê gestor Natal é proposto durante audiência


Mais que um espaço para debate, a audiência pública realizada na manhã ontem (23) sobre exploração sexual infanto-juvenil e sexo-turismo tem o caráter propositivo. Tanto que sua propositora, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal, vereadora Júlia Arruda (PSB) sugeriu aos representantes do Comitê Gestor Natal 2014 que seja criada uma comissão que trate dos problemas sociais que surgem nesta atividade econômica, que é a mais importante do Rio Grande do Norte: turismo.
A parlamentar está preocupada com o problema que já atinge Natal e que pode aumentar, visto que a capital receberá o maior número de visitantes de sua história durante o mundial, despertando interesse de empresários sérios e com credibilidade de todo o mundo, mas também de aliciadores que têm nessa atividade criminosa uma forma de ganhar dinheiro fácil.
Na audiência, relatos do trabalho que já vem sendo realizado na cidade, como o do presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Enrico Fermi Torquato, que enfatizou que muitos hotéis já têm termo de compromisso assinado garantindo combater a problemática. Segundo informou, operadoras que trazem turistas também estão participando ativamente, tanto que se o visitante reserva um quarto single, não consegue mudar para casal, após chegar a cidade.
Já o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio, destacou a pré-disposição do Comitê Gestor de ter componente social e acredita ser fácil combater o aliciamento de meninas em shoppings, como denunciado por site nacional. Para ele, esses centros comerciais são dotados de sistemas de monitoramento e basta que haja um trabalho conjunto com a polícia.
Na audiência, importantes relatos ainda como das representantes do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) Casa Renascer, a coordenadora pedagógica, Sayonara Dias, e a presidente da ONG Resposta, Ana Paula Felizardo, que convivem com jovens envolvidas em situação de risco e sabem quais as formas de aliciamento a que são submetidas.

0 comentários:

Postar um comentário