Pages

segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de Março dia Iternacional da Mulher. PARABÉNS!


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).Objetivo da DataAo ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.BrasilPodemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Nesta segunda-feira, 8 de março, o Blog também faz sua homenagem aquelas que são donas do dia... No Dia Internacional da Mulher, o Blog homenageia todas em nome de Nísia Floresta, que este ano completaria 200 anos de seu nascimento. Educadora, escritora e poetisa brasileira, a potiguar é considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços público e privado publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia morreu de pneumonia e foi enterrada no cemitério de Bonsecours (França). Em agosto de 1954, quase setenta anos depois, os despojos foram transladados para o Rio Grande do Norte e levados para sua localidade natal, Papari, que depois de sua morte denominou-se: Nísia Floresta.
Lembramos também daquelas que lutam e representam nosso Rio Grande do Norte: a governadora Wilma de Faria, a senadora Rosalba Ciarlini, as deputadas federais Fátima Bezerra e Sandra Rosado... As deputadas estaduais Márcia Maia, Larissa Rosado e Gesane Marinho... A prefeita Micarla de Sousa que administra a capital potiguar... Na década de 30, de Currais Novos saiu Maria do Céu Fernandes, a primeira deputada estadual do Rio Grande do Norte. A primeira do Brasil. A primeira da América do Sul. Ainda nosso Seridó, tem a suplente de senadora Ivonete Dantas, a prefeita Cessa Macêdo (Ipueira) e duas vice-prefeitas: Milena Galvão (Currais Novos) e Jeilza Oliveira (Serra Negra do Norte). Citamos também as ex-prefeitas: Josidete Maia e Dalra Saldanha (Jardim de Piranhas)... Maria José (Jardim do Seridó), Salésia Fernandes (Acari)... Terezinha Lins, parlamentar (Currais Novos)...
Não podemos esquecer também outras 31 lutadoras do Seridó... Nana Medeiros (Carnaúba dos Dantas) é a única que preside uma Câmara Municipal... Mas, tem Stella e Marineide (Acari), Iraci (Bodó), Graça (Cerro Corá), Maria de Lourdes e Mônica (Cruzeta), Dadá (Currais Novos), Arli (Equador), Márcia e Galega (Florânia), Fatota, Sandra e Taciana (Ipueira), Rosinha e Jane (Jardim de Piranhas), Geralda e Aninha (Jardim do Seridó), Marli, Daguia e Paula (Jucurutu), Célia (Lagoa Nova), Cyntia (Ouro Branco), Drª Daguia (Parelhas), Solage e Patrícia (Santana do Seridó), Miúda (São José do Seridó), Iracema (São Vicente), Marina e Ana Karinne (Serra Negra do Norte), Paula (Tenente Laurentino) e Lelé (Timbaúba dos Batistas), que representam esses 20 municípios em suas respectivas Câmaras Municipais.
Fonte: Suapesquisa.com

0 comentários:

Postar um comentário