terça-feira, 23 de junho de 2026
VÍDEO: Walter Alves diz que Fátima Bezerra é boa para cobrar, mas ruim para pagar
Em entrevista ao “Meio Dia RN”, nesta segunda-feira (22), o vice-governador Walter Alves (MDB) criticou a situação das contas públicas do Rio Grande do Norte, disse que fez vários alertas sobre o rombo fiscal e respondeu afirmativamente quando perguntado se a governadora Fátima Bezerra (PT) seria “boa para cobrar, mas ruim para pagar”.
“Para investir pra valer na segurança, na saúde, pra gerar emprego, pra dar Proadi, pra querosene de aviação, pra trazer voo charter, tudo isso é dinheiro. Por isso é necessário dar um grande choque de gestão pra diminuir os gastos supérfluos, porque existe um paradoxo aqui. A arrecadação do ICMS está bombando, mas paradoxalmente os investimentos com recursos próprios estão lá embaixo e o custeio tomando conta”, criticou o vice-governador.
Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Natal aprova projeto de lei que cria Fundo Municipal do Turismo

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, da Câmara Municipal de Natal, aprovou o projeto de lei 439/2026, de autoria do Chefe do Executivo, que cria o Fundo Municipal do Turismo (FUMTUR). A chancela do Colegiado à matéria ocorreu nesta segunda-feira (22), durante reunião ordinária, a qual trouxe em sua pauta outros 24 projetos novos a serem designados aos seus membros e 39 pareceres apresentados.
De acordo com a matéria, o estabelecimento do Fundo Municipal do Turismo vai garantir a destinação de uma fonte de recursos específica para o planejamento, a promoção, a qualificação, a melhora da infraestrutura e o desenvolvimento sustentável da atividade turística da cidade de Natal. O FUMTUR será coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, enquanto o Conselho Municipal de Turismo será responsável por acompanhar a aplicação dos recursos e efetuar parcerias e acordos.
O vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), relator do projeto de lei na Comissão de Justiça, explicou como irá funcionar o FUMTUR. “O Fundo será responsável pelos recursos que serão aplicados diretamente para o desenvolvimento do turismo, que podem ser federal, estadual e até municipal. Esses investimentos serão para uso específico para o turismo, não poderão ser utilizados de outra forma”.
Ainda dentro da pauta do turismo, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final aprovou o projeto de lei 741/2025, de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), o qual estabelece treinamentos periódicos sobre a identificação e a notificação de indícios de tráfico de pessoas, para os trabalhadores do setor de hotelaria da capital Potiguar. Segundo a matéria, a capacitação deve ocorrer a cada 12 meses e ser orientada para a percepção de sinais de alerta envolvendo, principalmente, mulheres, crianças e adolescentes.
[VÍDEO] “Não importa quantas cirurgias faça, se nasceu com DNA masculino, nunca será uma mulher”, diz Trump
23/06/2026 07h42
Imagens: Reprodução/Diário360
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se posicionar de forma contundente sobre identidade de gênero em uma nova declaração pública que repercutiu nas redes sociais e na imprensa internacional. As informações são do Diário360.
Trump afirmou que, independentemente de cirurgias ou tratamentos hormonais, o sexo biológico não pode ser alterado. “Não importa quantas cirurgias você faça ou quantas substâncias químicas injete, se nasceu com DNA masculino em cada célula do seu corpo, nunca poderá se tornar uma mulher. Você não vai ser uma mulher”, disse.
A fala reforça o discurso recorrente do presidente sobre a definição biológica de sexo, tema que tem sido central em debates políticos e culturais nos Estados Unidos e em outros países.
A declaração rapidamente gerou reações divergentes nas redes sociais, com apoiadores destacando a defesa do conceito biológico de sexo e críticos apontando o tom da fala como controverso.
segunda-feira, 22 de junho de 2026
LIDERANÇAS ESTADUAIS PARTICIPAM DE ENCONTRO POLÍTICO PROMOVIDO PELO PREFEITO HORISON EM BODÓ

O último domingo (21) foi marcado por um grande encontro político na comunidade serra do meio (Bodó), consolidando alianças importantes para o futuro do nosso município e da região. Organizado pelo prefeito Horison, o evento reuniu lideranças locais, apoiadores e nomes de peso da política estadual para debater ações, projetos e os rumos das próximas eleições.
O encontro contou com a presença da vereadora de Natal e pré-candidata a deputada federal, Nina Souza, do deputado estadual Gustavo Carvalho, e do pré-candidato a governador, Babá Pereira.
Durante o ato, o Prefeito Horison destacou a importância de manter Bodó no centro das discussões estaduais, garantindo que o município continue no caminho do desenvolvimento com o apoio de parceiros comprometidos.
Receber lideranças como Nina, Gustavo e Babá Pereira mostra a força do nosso grupo e o compromisso que temos em buscar o melhor para o povo de Bodó. É com diálogo e união que vamos avançar ainda mais”, afirmou o prefeito.
As lideranças presentes reforçaram o compromisso com as demandas locais, destacando o trabalho que o Prefeito Horison vem desenvolvendo na cidade e a necessidade de fortalecer essa parceria nas esferas estadual e federal.
O evento reafirma a sintonia do grupo político e dá o tom da caminhada que se desenha para o segundo semestre, com foco no diálogo pé no chão e no trabalho por Bodó. Fonte: Portal Juniho Brito
Política Natália é a mais citada na pesquisa Seta

A deputada federal Natália Bonavides foi a mais citada na pesquisa Seta para a Câmara dos Deputados.
Confira os números:

A pesquisa Seta foi realizada entre os dias 15 e 17 de julho ouvindo 1.500 eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob os números RN-01712/2026 e BR-00738/2026.
Pesquisa Seta: Allyson 40%, Álvaro 24,2% e Cadu 12,9%

A nova pesquisa Seta apresentada neste sábado apontou uma oscilação positiva dos três pré-candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte.
Tanto Allyson Bezerra (UB) quanto Álvaro Dias (PL) e Cadu Xavier (PT) apresentaram uma oscilação positiva em relação aos números divulgados em 31 de maio.
Allyson saiu de 38% para 40%, Álvaro de 22,8% para 24,2% e Cadu de 10,9% para 12,9%. O crescimento dos três foi proporcional com Allyson e Cadu avançando dois pontos percentuais e Álvaro 1,4.
Confira os números:



A pesquisa Seta foi realizada entre os dias 15 e 17 de julho ouvindo 1.500 eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob os números RN-01712/2026 e BR-00738/2026.
ANÁLISE: Toma lá, dá cá: Lula já pagou R$ 18,4 bilhões em emendas, diz Cláudio Humberto
Foto: Reprodução
O governo do presidente Lula (PT) já liberou R$ 18,4 bilhões em emendas parlamentares ao Congresso Nacional em 2026, segundo análise publicada pelo colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Segundo o levantamento, o dado que chama atenção é a concentração dos pagamentos no mês de maio. Apenas nesse período, foram liberados R$ 14,1 bilhões, o equivalente a cerca de 77% de tudo o que foi pago no ano.
Em junho, de acordo com a análise, o governo já autorizou o pagamento de mais R$ 605 milhões em emendas destinadas a deputados e senadores.
O colunista destaca ainda uma comparação com o mesmo período do ano passado. Em maio de 2025, os repasses para emendas parlamentares somaram pouco mais de R$ 188 milhões, valor muito inferior ao registrado neste ano.
A publicação também observa que, às vésperas da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o governo reservou cerca de R$ 12 bilhões para o pagamento de emendas.
Segundo os números citados por Cláudio Humberto, a maior parte dos recursos liberados em 2026 foi destinada às chamadas emendas individuais, que já consumiram mais de R$ 13 bilhões.
Outros R$ 4,5 bilhões foram destinados às emendas de bancada, apresentadas coletivamente pelos parlamentares dos estados.
Os dados citados na análise reforçam o peso das emendas parlamentares no Orçamento da União e o volume de recursos movimentado entre o governo federal e o Congresso Nacional ao longo deste ano.
STF vê risco de constrangimento e ministros temem ser barrados em estádios da Copa nos EUA
22/06/2026 07h39
Foto: Victor Piemonte/STF
Ministros do STF têm evitado planejar viagens para assistir aos jogos da Copa do Mundo nos Estados Unidos. O motivo é a incerteza sobre possíveis restrições de visto e o receio de serem barrados em aeroportos ou estádios devido a efeitos ainda não totalmente esclarecidos de sanções aplicadas no passado.
Segundo relatos internos, ainda não há confirmação oficial se os magistrados seguem, total ou parcialmente, sujeitos a eventuais restrições associadas à Lei Magnitsky, conforme a coluna Andreza Matais do Metrópoles.
Nos Estados Unidos, o governo de Donald Trump chegou a aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes com base na legislação. Na ocasião, também houve restrições de visto a autoridades brasileiras, enquanto outros ministros, como Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques, não teriam sido atingidos.
Embora parte das medidas tenha sido revista posteriormente após articulações diplomáticas envolvendo o presidente Lula, permanece a dúvida sobre a situação atual dos vistos de autoridades brasileiras, o que alimenta a cautela dentro do STF.
O ex-presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, chegou a comentar publicamente o tema, classificando a restrição de vistos como “desagradável” e afirmando que se trata de uma decisão soberana de cada país, ainda que considerada injusta por ele.
sábado, 20 de junho de 2026
Apresentadora é afastada após anunciar falsa morte do pai de Messi ao vivo
Foto: Reprodução
Uma informação falsa envolvendo a família de Lionel Messi provocou uma crise na Luzu TV, um dos principais canais de streaming da Argentina, em meio à Copa do Mundo de 2026. Nesta quinta-feira, a emissora anunciou o afastamento da apresentadora Florencia Peña e de toda a equipe de bastidores do programa “El Show del Verano” após a divulgação equivocada da suposta morte de Jorge Horacio Messi, pai do capitão da seleção argentina.
O episódio ocorreu durante uma transmissão ao vivo. Florencia interrompeu a programação para afirmar que Jorge Messi havia morrido e chegou a dizer que o atacante precisaria deixar a concentração da Argentina nos Estados Unidos para retornar ao país e participar do funeral.
Diante da repercussão, Messi e seus familiares divulgaram um comunicado para esclarecer a situação. A nota confirma que Jorge Horacio enfrenta um problema de saúde e está recebendo cuidados médicos, mas desmente os rumores sobre sua morte. Segundo a família, ele “está sob cuidado médico, se recuperando, e evolui favoravelmente dentro do quadro apresentado”.
As informações sobre o estado de saúde, que vinham sendo tratadas de forma reservada, foram tornadas públicas justamente para combater as especulações que se espalharam nas redes sociais. O episódio gerou indignação no entorno do jogador, e a nota divulgada pela família criticou a maneira como o caso foi tratado, apontando “falta de sensibilidade, respeito e escrúpulos”.
De acordo com o comunicado, apenas os familiares mais próximos têm informações precisas sobre a condição de Jorge Horacio, e qualquer versão que não seja divulgada pela própria família não deve ser considerada verdadeira.
Na quarta-feira, veículos da imprensa argentina e internacional já haviam noticiado que o pai de Messi enfrentava problemas de saúde e estaria debilitado. Segundo a imprensa local, ele está internado em um hospital em Buenos Aires. A situação também teria influenciado a emoção demonstrada pelo camisa 10 após a vitória sobre a Argélia na estreia da Copa do Mundo.
Na nota, a família pediu responsabilidade e prudência diante do momento vivido. “Em momentos como esse, pedimos responsabilidade, prudência e humanidade. A saúde de uma pessoa e a tranquilidade de seu entorno não deveria ser objeto de especulação nem de interesse midiático irresponsável”, afirmou.
Os familiares também agradeceram pelas manifestações de apoio e solicitaram que sejam preservadas “a privacidade, a confidencialidade e a intimidade de Jorge e de toda a sua família durante o processo”. Segundo o comunicado, qualquer atualização relevante será divulgada pelos canais oficiais da família.
Correio 24h
