Pages

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Janja reúne mulheres em Natal e defende mobilização feminina contra a violência e em defesa da democracia

 

Foto: Wigna Ribeiro

A primeira-dama Janja Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (25), em Natal, do encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, que reuniu lideranças políticas, parlamentares, representantes de movimentos sociais e militantes em defesa do enfrentamento à violência contra as mulheres e do fortalecimento da democracia. Promovido pelo Partido dos Trabalhadores, o evento foi realizado no Espaço Bossa Nova, na Arena das Dunas, e contou com a participação da governadora Fátima Bezerra.

Durante o encontro, Janja destacou os avanços das políticas para as mulheres desde o início do governo do presidente Lula e defendeu a participação feminina como protagonista nas eleições deste ano. “Em 2022 foram as mulheres que ajudaram a eleger o presidente Lula e tenho certeza de que novamente teremos um papel fundamental. Mas essa luta vai além das eleições. Precisamos transformar a cultura da violência, enfrentar a masculinidade nociva e envolver toda a sociedade nesse debate, das escolas às igrejas”, afirmou. A primeira-dama também ressaltou a necessidade de ampliar as políticas públicas de proteção diante dos altos índices de feminicídio registrados no país.

A governadora Fátima Bezerra destacou a ampliação da rede estadual de proteção às mulheres, citando a criação de sete Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a implantação da primeira Casa de Proteção para mulheres vítimas de violência e seus filhos, além do fortalecimento das políticas de prevenção. “Mesmo diante de tantas dificuldades, nosso governo vai entrar para a história como o que mais avançou na defesa da vida das mulheres. Jamais vamos nos calar. Em vez do silêncio, oferecemos proteção, acolhimento e políticas públicas”, declarou.

Presidenta estadual do PT, Samanda Alves afirmou que a presença de Janja e da governadora Fátima Bezerra ao lado de centenas de mulheres reafirma o compromisso coletivo com o enfrentamento à violência de gênero. “Reunir tantas mulheres comprometidas com a transformação social fortalece a certeza de que enfrentar a violência contra as mulheres exige coragem, investimento em políticas públicas e mobilização permanente. Não basta indignação. É preciso fortalecer a rede de proteção e enfrentar uma cultura que ainda naturaliza a violência. Esse compromisso precisa estar presente todos os dias, porque nenhuma mulher deve viver com medo e nenhuma violência pode ser tratada como normal”, destacou.

O encontro integrou a agenda nacional de mobilização das mulheres do Time de Lula e reforçou a defesa da ampliação das políticas públicas de proteção, da participação feminina na política e do enfrentamento à violência de gênero como compromissos permanentes para o fortalecimento da democracia brasileira.


Ponto de atendimento do Banco do Nordeste chega a Lajes e amplia atendimento na região Central

 

Uma parceria entre o Banco do Nordeste e a Prefeitura de Lajes viabilizou a instalação de uma unidade do Crediamigo no município. A estrutura passa a atender empreendedores da região, ampliando o acesso ao microcrédito.

A expectativa é que a nova unidade aumente em cerca de 50% o atendimento presencial, ultrapassando a marca de 250 atendimentos mensais. O espaço oferece suporte para acesso ao crédito, formalização de negócios, capital de giro e acompanhamento técnico aos pequenos empreendedores.

Além de evitar deslocamentos para outras cidades, a unidade contará com estrutura adequada para atendimento, acesso à internet e orientação empresarial contínua, auxiliando os empreendedores na aplicação dos recursos e no fortalecimento de seus negócios.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 14h.

Prefeitura do Natal decreta ponto facultativo na segunda-feira (29)

 


Foto: Secom

A Prefeitura do Natal decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em razão do Dia de São Pedro. A medida está prevista no Decreto nº 13.643, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos da administração pública municipal para 2026.

O ponto facultativo é válido para os órgãos e entidades da administração pública municipal direta, indireta, autárquica e fundacional. A data integra tradicionalmente o calendário do município em razão de sua relevância cultural e religiosa nas festividades juninas.

A Prefeitura informa que os serviços considerados essenciais serão mantidos. Áreas como saúde, segurança, fiscalização e demais atividades indispensáveis à população funcionarão normalmente ou em regime especial, conforme definição de cada secretaria municipal.

O atendimento ao público nos órgãos municipais será retomado normalmente na terça-feira (30).

Lula confirma vinda ao RN no dia 2 de julho para agenda oficial

 26/06/2026 07h57

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) tem presença confirmada no Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira (2 de julho). A informação foi confirmada dentro da agenda oficial do governo federal.

A visita faz parte dos compromissos institucionais do chefe do Executivo durante o período.

Lula cumpre uma série de agendas públicas pelo país, com participação em eventos e ações governamentais.  A chegada ao RN ocorre dentro desse calendário oficial já divulgado pelo Palácio do Planalto.

Até o momento, não foram detalhados todos os compromissos específicos que o presidente deve cumprir no estado.

Política [VÍDEO] Fátima crava Cadu no 2º turno de 2026 e projeta vitória do PT em evento com Janja em Natal

 26/06/2026 07h57

Imagens: Reprodução/NaCoophab

Durante evento nesta quinta-feira (25) à noite em Natal, a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que o pré-candidato do partido ao Governo do Estado, Cadu Xavier, deve chegar ao segundo turno da disputa eleitoral.

A declaração foi feita durante participação da primeira-dama Janja da Silva no encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, promovido pelo PT no Espaço Bossa Nova, na Arena das Dunas.

Em discurso, Fátima direcionou a fala ao presidente Lula e projetou o desempenho eleitoral do aliado no próximo pleito. “Pode dizer ao presidente Lula que Cadu Xavier vai estar no segundo turno nestas eleições, e nós vamos ganhar essas eleições”, afirmou.

Durante a programação, Janja da Silva destacou iniciativas do governo federal voltadas às mulheres desde o início da gestão do presidente Lula e defendeu maior participação feminina na política e na sociedade.

A governadora também citou ações da gestão estadual no RN voltadas à proteção das mulheres, como ampliação de delegacias especializadas, criação de estruturas de acolhimento e fortalecimento de políticas de prevenção à violência.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Pesquisa IPSensus/Senado: Styvenson tem 50,4%, Zenaide 32,7%, Samanda 23,6%, Rafael 21,8% e Coronel Hélio 20,1% na soma de votos para o Senado

 


Pesquisa do Instituto IPSensus, aponta que o senador Styvenson Valentim (Podemos) e a senadora Zenaide Maia (PSD) seguem liderando a disputa pelas duas vagas do Rio Grande do Norte no Senado Federal que estarão em disputa nas eleições de 2026. Nas eleições 2026. No cenário de 1º voto, o senador, Styvenson Valentim(PSDB) lidera com 31,9% da intenções de voto. Em seguida aparece Zenaide Maia, com 14,9%

A terceira colocação é ocupada pela vereadora natalense Samanda Alves (PT), com 10,5%, seguida pelo ex-deputado federal Rafael Motta (PDT), com 9,5%. Na sequência aparecem Coronel Hélio (PL), com 8,3%, e o empresário Flávio Rocha(Novo), com 4,5%.

O ex-deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL), aparece com 0,7%; Rosália Fernandes (PSTU), com 0,3%; e Luciana Lima (PSTU), com 0,2%. Outros 3,3% disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 15,9% não souberam responder.

No cenário de 2º voto, os senadores, Styvenson Valentim(PSDB) e Zenaide Maia(PSD), aparecem tecnicamente empatados, com 18,5% e 17,8%, respectivamente. Em seguida aparecem também empatados: Samanda Alves(PT), com 13,1%. Rafael Motta(PDT), soma 12,4%, Coronel Hélio(PL), 11,8%. Na sequência, Flávio Rocha(Novo), tem 5,9%, Sandro Pimentel(Psol), 0,6%, Rosália Fernandes(PSTU), 0,4% e Luciana Lima(PSTU), 0,1%. 15,9% não souberam responder, outros 3,3% disseram votar em branco ou nulo.

1º e 2º Voto Senado

Quando são somados o primeiro e segundo voto para o Senado Federal, o senador Styvenson Valentim(PSDB), aparece com 50,4% das intenções de votos. Em seguida aparece a senadora Zenaide Maia(PSD), com 32,7%.

A terceira colocação é ocupada pela vereadora natalense Samanda Alves (PT), com 23,6%, seguida por Rafael Motta (PDT), com 21,8%, e Coronel Hélio (PL), com 20,1%, ambos tecnicamente empatados.

Flávio Rocha(Novo), registro com 10,2% na soma de votos. Sandro Pimentel (PSOL), aparece com 1,3%; Rosália Fernandes (PSTU), com 0,7%; e Luciana Lima (PSTU), com 0,3%.

A pesquisa IPSensus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 22 de junho de 2026. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número RN-09520/2026.



Presença de Samanda explica participação de Dr. Tadeu na agenda de Fátima em Caicó

 

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, marcou presença em toda a agenda cumprida pela governadora Fátima Bezerra ontem no município. Além do caráter administrativo da visita, havia também um ingrediente político que ajuda a explicar a participação ativa do gestor em todos os compromissos.

Na comitiva da governadora estava a vereadora e pré-candidata ao Senado Samanda Alves, nome que conta com o apoio declarado de Dr. Tadeu para a disputa senatorial de 2026. Assim, além de prestigiar as ações do Governo do Estado em Caicó, o prefeito também aproveitou a oportunidade para reforçar seu alinhamento político com a candidata.

Durante a agenda, foram anunciadas e entregues importantes ações para o município, entre elas a reforma do Ginásio da Ilha de Santana, o programa Nota Potiguar voltado para a Festa de Santana e a entrega oficial da estrada da Palma, que liga Caicó à divisa com a Paraíba.

Câmara Municipal de Natal aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2027

 


A Lei de Diretrizes Orçamentárias, instrumento guia para a elaboração do Orçamento Geral da cidade, foi aprovada nesta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Natal. O Plenário também votou outros 31 projetos de leis, com destaque para os que alteram a estrutura organizacional da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal – ARSBAN, e a matriz remuneratória dos agente de fiscalização dos transportes coletivos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027 foi apresentada pelo Chefe do Executivo por meio do projeto de lei 317/2026. Na Casa Legislativa, a matéria teve 84 emendas encartadas pelos parlamentares natalenses, das quais 25 foram aprovadas de forma consensual pelo Plenário. “A LDO é um projeto importantíssimo, e nós temos que aprová-la até o final do primeiro semestre. Tivemos a participação de todos os vereadores, várias emendas encartadas consensuais, algumas foram retiradas. Então, aprovamos hoje aqui, uma das peças mais importantes para o município Natal”, explicou o líder do Governo, vereador Aldo Clemente (PSDB).

Entre os parlamentares que tiveram emendas à LDO está o vereador Daniel Valença (PT), que encartou pedidos para a ampliação do número de concursos públicos para o município de Natal, ao longo do próximo ano, e para a reforma e ampliação de unidades de saúde, sobretudo as voltadas ao acompanhamento psiquiátrico.

“Nossa principal emenda aprovada é a que garante a ampliação do número de concursos públicos para o ano de 2027. Isso é fundamental para a reestruturação do ciclo do funcionalismo após décadas sem valorização. Também tivemos emendas para a saúde aprovadas, como para a reforma e ampliação do pronto-socorro do Hospital dos Pescadores, a garantia de abastecimento de medicações e de materiais básicos e, também, a questão da saúde mental com a criação de dois novos centros de convivência e de dois novos CAPS”, ressaltou Daniel Valença.

Os vereadores aprovaram, também, o projeto de lei 455/2026, enviado pelo Executivo, o qual reestrutura a carreira dos agentes de fiscalização dos transportes coletivos da STTU, que passarão a ser denominados como Agentes de Trânsito e Transportes. Além disso, a matéria alterou a escolaridade necessária para o exercício da função, a jornada de trabalho, a estrutura remuneratória e as vantagens referentes ao cargo.

Entre os pontos modificados pelo projeto destacam-se a instituição dos regimes de 120 e 160 horas mensais, a instituição de mecanismos de progressão na carreira, a reorganização das parcelas remuneratórias da carreira, que disciplinam vantagens específicas relacionadas à atividade de segurança pública viária, ao regime de escala, ao exercício de atividades externas, ao adicional noturno e à diária operacional.

“Os fiscais de transporte coletivo, que agora são Agentes de Trânsito e Transporte, formam uma categoria muito importante para nossa cidade. Pois, além de organizar o nosso trânsito, ela preserva a vida. Eles são servidores qualificados, uma categoria forte, presente e atuante, que merecia ter uma consolidação da sua legislação, ter uma segurança jurídica para atuar, e que nós começamos um trabalho lá atrás e culminamos hoje com a aprovação dessa matéria. Em breve será lançado o edital para o concurso dos agentes de mobilidade, que vai ser outro passo muito importante aqui em Natal”, declarou a vereadora Nina Souza (PL).

Foi aprovado, ainda, o projeto de lei 452/2026, também enviado pelo Executivo, o qual modifica a estrutura organizacional da ARSBAN. De acordo com a matéria, as alterações visam atender às diretrizes estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal nº 14.026/2020), e pelas Normas de Referência expedidas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA.

Alunos da UERN atacam e ameaçam professoras de morte em Caicó

 

O Departamento de Odontologia do Campus Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) publicou uma Nota de Repúdio após duas professoras do curso relatarem terem sido alvo de mensagens ofensivas, de teor misógino e até ameaças de morte praticadas por alunos do 4º período de Odontologia.

O documento publicado nesta quinta-feira 25 de junho de 2026, informa que os fatos foram oficialmente apresentados durante reunião plenária do departamento, após uma das docentes ter recebido capturas de tela (prints) encaminhadas por estudantes que tiveram acesso às mensagens.

Segundo a nota, os ataques teriam ocorrido em um grupo privado de aplicativo de mensagens, externo às atividades acadêmicas. De acordo com o Departamento de Odontologia, o conteúdo extrapolou os limites da divergência acadêmica e provocou profundo desconforto profissional e pessoal às professoras envolvidas.

Embora os prints não tenham sido divulgados publicamente por questões jurídicas, o caso é de conhecimento do corpo docente e discente da instituição, uma vez que foi debatido em sessão plenária, conforme registrado no próprio documento oficial.

As informações apontam que a motivação dos ataques estaria relacionada à insatisfação de alguns estudantes com a metodologia e os critérios pedagógicos adotados pelas docentes durante a disciplina. Ainda assim, o colegiado reforça que eventuais críticas ao processo de ensino não justificam manifestações ofensivas, discriminatórias ou ameaçadoras.

Na nota, o Departamento de Odontologia reafirma seu compromisso com o respeito mútuo, a valorização do corpo docente e a manutenção de um ambiente acadêmico seguro. O colegiado também informa que o caso está sob análise da Ouvidoria da UERN, por meio de processo administrativo, e manifesta expectativa de que as instâncias competentes adotem as providências cabíveis, observando o devido processo legal.

Ao final do documento, o Departamento presta solidariedade às professoras e repudia qualquer ato que atente contra a honra, a dignidade e a integridade física ou psicológica dos docentes, destacando que a universidade não compactua com práticas de intimidação ou violência contra seus servidores.

Importante:

Até o momento, a UERN não divulgou oficialmente a identidade dos estudantes envolvidos, nem informou a conclusão do procedimento administrativo. O caso segue em apuração no âmbito da instituição.

NOTA:

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Sem Lula, Janja cumpre agenda em Natal para tentar salvar campanha do PT no RN

 24/06/2026 07h09

Foto: Reprodução

Com o slogan “Mulheres do time de Lula pelo fim da violência”, a primeira-dama Janja da Silva cumprirá, nesta sexta-feira (26), agenda promovida pelo PT em Natal. A pauta objetiva mobilizar lideranças políticas e fortalecer o grupo aliado ao presidente Lula no Rio Grande do Norte.

O evento contará com a presença de dirigentes partidários, movimentos sociais, entidades feministas e representantes dos governos federal e estadual.

A tentativa da primeira-dama é que a visita possa decolar a pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado, além dos projetos eleitorais de Samanda Alves e Rafael Motta para o Senado.

Esta será a terceira visita oficial de Janja à capital potiguar. Em passagens anteriores pelo estado, a primeira-dama participou de atos políticos ligados ao partido, incluindo um comício em apoio à deputada federal Natália Bonavides durante a campanha municipal de 2024.

A agenda também terá a participação da secretária nacional das Mulheres do PT, Mazé Morais.