Pages

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Retina Display do iPhone 5S terá o dobro da resolução do iPhone 5

Próximo iPhone deve  ter tela duas vezes mais poderosa que a do 5
A Apple e a Sharp estão trabalhando na segunda geração de telas Retina para equipar o futuro iPhone 5S. O novo display promete dobrar a resolução da geração atual, presente em modelos como iPhone 5 e iPad 4. De acordo com o blog chinês WeiPhone o display manterá o tamanho de 4 polegadas do último smartphone, mas terá uma resolução nunca antes vista em um celular.
A nova tela Retina teria resolução de 2270 x 1280, com cerca de 600 pixels por polegada (ppi). Para efeitos de comparação, a tela do Galaxy S4 tem 1920 x 1080 (Full HD) de resolução, com 441 ppi, em um display de 4,99 polegadas. Com este nível de qualidade, a nova tela Retina superaria qualquer tela para smartphones existe hoje, equiparando-se ao aguardado “Mirasol Display”, da Qualcomm.
De acordo com os últimos rumores, o próximo iPhone ainda contará com um processador A7 quad-core, um sensor de impressões digitais e uma câmera digital de 12 megapixels. A nova câmera, aliás, teria como destaque um inédito sistema de captura de imagens em locais de baixa luminosidade e suporte HDR para imagens e vídeos.
O Galaxy S4 matou a Apple ou o iPhone 5S vai surpreender? Participe da discussão no Fórum do TechTudo!Além disso a  função Dual Shot, já existente no Galaxy S4, também estaria disponível de forma nativa no aparelho da Apple, possibilitando utilizar as câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo em uma fotografia.A companhia da maçã, como de costume, não fez nenhum comentário sobre as informações “vazadas”. Porém, de acordo com outros boatos, o novo iPhone pode ser apresentado ao mundo já no próximo mês.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Deputada Larissa Rosado: “o povo de Mossoró é testemunha da minha lisura”



A deputada Larissa Rosado (PSB) fez um pronunciamento emocionado em resposta à sentença dada pelo juiz Herval Sampaio Júnior, titular da 33ª Zona Eleitoral que a condenou à perda de seu registro eleitoral por 8 anos.
Durante seu pronunciamento, Larissa fez acusações à atual gestora de Mossoró, Cláudia Regina, afirmando que em sua campanha, ela utilizou a máquina política e econômica do Governo do Estado. “Enfrentei duas máquinas poderosas para alcançar uma vitória a todo custo. O custo ético, moral, legal e econômico. Nunca se viu em Mossoró o uso escancarado e desavergonhado do dinheiro público. Minha candidatura foi bombardeada. Digo isso mais decepcionada do que triste. O juiz da 33ª Zona Eleitoral decidiu sobre a perda do meu registro eleitoral por 8 anos. Quanta ironia. Nossa candidatura não teve recursos e teve que lutar contra uma emissora de TV, três jornais e pelo menos quatro rádios da cidade. E eu fui condenada sob o argumento de abusar dos meio de comunicação”, declarou.
A deputada Larissa Rosado concluiu seu pronunciamento afirmando que o Ministério Público Eleitoral deu um parecer contrário à sua condenação. “O povo de Mossoró é testemunha da minha lisura. Reafirmo a minha confiança na justiça dos homens, mas antes de tudo na justiça do povo e de Deus”, concluiu.

No RN, presidente Dilma entregará kits do Ministério do Desenvolvimento Agrário

O coordenador do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa, confirmou que um dos compromissos da presidente no Estado será entregar 149 motoniveladoras e 101 retroescavadeiras a 149 municípios potiguares.
A solenidade estava marcada para hoje, mas foi adiada para segunda-feira, às 11h, na Escola de Governo Dom Eugênio Sales. Evento que terá a participação do ministro Pepe Vargas, além da própria presidente.

Cláudia Regina recebe entidades culturais e lança plano municipal

Propostas de melhorias voltadas para a área da cultura e o Plano Municipal de Cultura foram pautas de um encontro entre a prefeita Cláudia Regina, o secretário da Cultura, Gustavo Rosado, e representantes de entidades culturais de Mossoró, nesta terça-feira, 18.
Na ocasião a prefeita entregou cópia do Plano Municipal de Cultura, no qual consta uma série de ações que reforçam o movimento cultural da cidade. Cada entidade teve acesso a uma cópia e, no próximo encontro, já agendado para 15 de julho, os membros trarão suas opiniões e sugestões que possam contribuir para eficácia do Plano. A proposta da Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, é concluir o Plano final até dezembro desse ano.
“É no Plano de Cultura que as ações são definidas. É importante que a gente defina o que vai ser aplicado. Nossa proposta é executar ações em conjunto, mas, para isso, precisamos ser parceiros para traçarmos e executarmos um plano juntos”, ressaltou a prefeita.
8871649061_361309cf37

Católicos de Currais Novos podem perder principal espaço no rádio

radio dialVlaudey Liberato conta em seu blogue que se a Rádio Currais Novos vier a ser adquirida pelos evangélicos, como se cogita, será muito ruim para Igreja Católica. Semanalmente a emissora transmite duas missas, um programa dominical e ainda a recitação do terço diariamente.

Prefeitura de Cruzeta é a primeira no Seridó a implantar serviço de contracheque on-line

Os servidores públicos do município de Cruzeta passam a contar a partir deste mês  com o serviço de contracheque on-line. Antes, esse serviço era prestado no próprio balcão do setor pessoal da Prefeitura, se solicitado antecipadamente.
Sendo o primeiro a ser implantado em uma prefeitura do Seridó, o projeto foi desenvolvido pela equipe do site Kurtição, que através de uma programação ágil e segura conseguirá diminuir as despesas com papel, sem esquecer da contribuição ambiental.
“Todos os servidores públicos da Prefeitura sejam efetivos, comissionados ou contratados terão fácil acesso às informações de seus vencimentos eletronicamente, contando com toda praticidade, comodidade, modernidade e segurança. O contracheque pode ser emitido a qualquer hora ou lugar”, declarou Alexandre Melo, desenvolvedor do sistema.
A forma de implantação e funcionamento do sistema impede possíveis fraudes, mas nunca é demais lembrar que o servidor não deve passar sua senha pessoal para ninguém.O sistema ainda conta com o serviço de validação do contracheque, minimizando o risco de fraude no valor dos vencimentos de cada funcionário municipal.
O Prefeito Erivanaldo Aquino, “Nena”,comemora a implantação deste projeto que vem modernizar e dar praticidade para os servidores do Município.
Para ter acesso ao contracheque on-line, o servidor deve entrar no portal http://www.cruzeta.rn.gov.br/ContraChequeOnline,  informando  a matrícula e a senha. A senha será emitida pelo Departamento de Recursos Humanos, no prédio da Prefeitura.Essas informações só poderão ser repassadas para o próprio servidor.
Por Wllana Dantas
Sem título

Larissa contesta decisão da Justiça Eleitoral e recebe solidariedade na Assembleia

8001 A deputada lembrou que o Ministério Público Eleitoral deu um parecer contrário ao juiz
A deputada Larissa Rosado (PSB) fez um pronunciamento emocionado em resposta à sentença dada pelo juiz Herval Sampaio Júnior, titular da 33ª Zona Eleitoral que a condenou à perda de seu registro eleitoral por 8 anos. Ele julgou procedente a acusação de “abuso de poder econômico”, que teria ocorrido na eleição para prefeito de Mossoró, quando Larissa e Josivan Barbosa foram candidatos a prefeito e vice.
Larissa lamentou a decisão, mostrou-se decepcionada, mas afirmou que acredita na Justiça, tendo em vista que recorreu da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER/RN). Vários deputados prestaram solidariedade a deputada. Em apartes, o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta (PMN), Márcia Maia (PSB), Kelps Lima (PR), Tomba Farias (PSB), Vivaldo Costa (PR), Hermano Morais (PMDB), George Soares (PR) e Nelter Queiroz (PMDB).

Dilma Rousseff deverá desembarcar na pista do aeroporto de São Gonçalo, ao lado de Henrique e Garibaldi

8011 Presidente chegará com presidente da Câmara e ministro
A agenda oficial da presidente Dilma Rousseff (PT) no Rio Grande do Norte ainda estar sendo fechada. Mas, na próxima segunda-feira (03), Dilma deverá desembarcar na pista do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, pela manhã, acompanhada do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e do ministro Garibaldi Filho, ambos do PMDB.
 
Há duas possibilidades para o local do evento: a Escola de Governo, no Centro Administrativo, e o Centro de Convenções e Natal. Além de inspecionar as obras dos terminais de passageiros e de cargas, a presidente ainda deverá assinar a Ordem de Serviço para a construção da barragem de Oiticica, em Jucurutu, e anunciar a licitação do projeto para duplicação da BR-304 entre Natal e Mossoró na divisa com o Ceará.

Promotores vão investigar 50 prefeituras do Estado por falta do Portal da Transparência 8014

8014 Informação foi confirmada pelo procurador geral de Justiça
O furo foi do Panorama Político, assinado por Anna Ruth Dantas... O procurador geral de Justiça,  Manoel Onofre Neto confirmou que o Ministério Público já instaurou 50 inquéritos civis para investigar prefeituras que ainda não disponibilizaram na internet o Portal da Transparência.
Ele ressaltou a obrigatoriedade da lei e destacou que os prefeitos estão passíveis de responderem a processo de improbidade administrativa caso não instituam o portal.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Estudantes que querem contratar o Fies devem fazer o Enem


O estudante que concluiu o ensino médio a partir de 2010 e deseja obter financiamento do curso superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deve fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para a inscrição no exame termina hoje (27), às 23h59. Não é exigida uma nota mínima para receber o financiamento.
O Fies concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. O programa oferece cobertura de 100% do valor da mensalidade e juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.
Não precisam fazer o Enem para obter o financiamento os professores da rede pública de ensino do quadro efetivo matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos, será exigido comprovante da condição expedido pelas secretarias de Educação do Estado, do Distrito Federal, do município ou de escola federal.

Municípios brasileiros devem disponibilizar gastos detalhados na Internet a partir de hoje; OAB quer rigor na transparência

Advogados, magistrados, membros do Ministério Público, jornalistas e cidadãos devem atuar juntos para fiscalizar se os 4.958 municípios brasileiros que, a partir desta segunda-feira (27/5), são obrigados a disponibilizar seus gastos detalhados na Internet conforme determina a Lei Complementar 131, de 2009, estão cumprindo a legislação.
O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinicius, defende o cumprimento integral dessa lei e a de Acesso à Informação (nº 12.527/2011), que completa um ano. “Essas leis constituem importante instrumento de democracia direta, por meio do qual o cidadão pode fiscalizar e controlar os gastos públicos, garantindo a aplicação mais adequada do dinheiro que pertence ao povo em seu próprio benefício”.
 

Garibaldi Alves: “Me ensinaram a ser útil à minha terra Angicos, ao povo norte-riograndense”

7975 Familiares entregaram a Medalha de Mérito ao homenageado
Durante o evento, Garibaldi Alves também recebeu homenagem da Câmara Municipal de Natal, sendo agraciado com o título de Cidadão Natalense. Ricardo Motta relembrou o episódio em que Garibaldi Alves, ao lado dos irmãos Agnelo e Aluizio Alves foram cassados.
Bastante emocionado, o senador homenageado abreviou seu discurso, onde agradeceu aos pais a oportunidade de trabalhar pelo seu Estado e pelo exemplo em vida: “Me ensinaram a ser útil à minha terra Angicos, ao povo norte-riograndense e  ser cada dia mais brasileiro para servir ao meu País. Enquanto vida tiver, vou ter sempre o amor a Deus, ao meu País e ao meu Rio Grande do Norte”, disse o senador de 90 anos.

AgoraSei: 72% dos caicoenses votariam em Dilma Roussef para presidente

7958
Pesquisa realizada em Caicó pelo Instituto Agorasei, nos dias 24 e 25 deste mês, mostra que o eleitor do maior município seridoense apoia fortemente a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), segundo sondagem de intenção de voto estimulada visando as eleições do próximo ano.
Segundo o Instituto, 72.2% das pessoas ouvidas dizem que votam na petista. Em seguida, aparece a ex-senadora Marina Silva, que tenta criar o Partido Rede Sustentabilidade, com 10.2% de citações. O senador Aécio Neves (PSDB) é o terceiro com 2.5% e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o quarto com 1.8%. Os entrevistados que afirmm não votar em ninguém somam 6.8% e os que não sabem responder são 6.5%.
Sobre a pesquisa - A pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de maio de 2013 e ouviu 400 eleitores nas zonas urbana e rural do município. O intervalo de confiança é estimado em 95% e a margem de erro de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O Instituto Agorasei Pesquisa e Consultoria atua no Rio Grande do Norte e Paraíba desde o ano de 2007 nos segmentos de avaliação eleitoral, administrativa e de mercado. A empresa tem escritório em Natal. Contatos podem ser feitos pelo e-mail agoraseipesquisa@gmail.com ou pelo telefone (84) 9600-4301.

Pesquisa Agorasei: Wilma venceria a disputa pelo Governo em Caicó

7959
Na pesquisa realizada em Caicó pelo Instituto Agorasei, nos dias 24 e 25 deste mês, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) surge como o nome mais citado na questão espontânea, quando não são oferecidas opções, na disputa para o Governo do Estado em 2014.
Se as eleições estaduais fossem hoje, Wilma aparece com 20.5%, seguida pelo ministro Garibaldi Filho (PMDB) e pelo deputado João Maia (PR), ambos com 4.8% de intenção de voto. Depois vem a deputada Fátima Bezerra (PT) com 2.8%, o vice-governador Robinson Faria (PSD) com 2%, a atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM) com 1.5%, o deputado Henrique Alves (PMDB) com 1% e o senador Agripino Maia (DEM) também com 1%. Os entrevistados que afirmam não votar em ninguém somam 6.2% e os que não sabem responder são 54.4%.

Na questão estimulada Wilma lidera com 42.8% de intenção de voto

7960
Na questão estimulada, para o Governo do Estado, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) mantém boa dianteira na preferência do eleitor caicoense. Segundo os números do Agorasei, Wilma tem 42.8% de intenção de voto. Em segundo lugar aparece o deputado João Maia (PR), que é seridoense, com 17.8%.
Em seguida surgem Fátima Bezerra (PT) com 14.8%, Henrique Alves (PMDB) com 8.8%, Robinson Faria (PSD) com 3.8% e Rosalba Ciarlini (DEM) com 3%. Na questão estimulada o nome do PMDB oferecido ao entrevistado foi o do deputado Henrique Alves. Os entrevistados que afirmam não votar em ninguém somam 4.5% e os que não sabem responder também 4.5%.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Papa Francisco no clima da JMJ Rio2013

O Papa Francisco vai receber em audiência na sexta-feira, 24 de maio, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom
Orani João Tempesta, e membros do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude. Hoje, dom Orani visitou a sede da Rádio Vaticano e falou dos últimos preparativos para a Jornada, que terá início exatamente daqui dois meses:
“Nós tínhamos já pensado em trazer para o Papa Francisco alguns símbolos da Jornada, por exemplo, o kit e a mochila, para colocá-lo dentro do clima da Jornada Mundial da Juventude. Conversar um pouco sobre aquilo que vai acontecer e como está a juventude do mundo, na expectativa do encontro com o Santo Padre no Rio de Janeiro. Também, trazer o abraço do Rio de Janeiro, do COL, das pessoas do Rio ao Santo Padre, dizendo o calor humano com o qual nós queremos recebê-lo e da alegria por presidir a JMJ – a primeira que ele preside – e a segunda na América Latina. Trouxemos também uma réplica da imagem do Cristo Redentor – que não podia deixar de trazer – para que o Papa possa estar cada vez mais próximo de nós, do Rio de Janeiro, do Brasil e dos jovens”.

Semarh assina Termo de Cooperação para perfuração de poços no Seridó

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, assinará na manhã desta sexta (24), em Currais Novos, mais dois termos de cooperação para perfuração de poços. Desta vez, a região contemplada será o Seridó. Os termos serão firmados entre à Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO) e a Associação dos Municípios do Seridó (AMS). O evento acontecerá às 9h na sede da AMSO e contará com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini.
Serão beneficiadas 23 prefeituras da Região, 14 associadas à AMSO e 9 à AMS. Cada cidade receberá 5 poços, num total de 115. “ Recentemente firmamos convênios para perfurações de poços na região Alto Oeste e na Agreste, agora estamos repetindo essa parceria no Seridó que é uma das regiões mais atingidas com a estiagem”, disse Leonardo Rêgo. Segundo Leonardo, essa parceria com os municípios, através de suas associações já viabilizou a perfuração de 330 poços no estado.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PARQUES DE ENERGIA EÓLICA NA SERRA DE SANTANA JÁ É UMA REALIDADE NO MUNICÍPIO DE BODÓ-RN.

 



 


 A Iberdrola, empresa que está concluindo a instalação dos parques eólicos do complexo de

 calango, já começou a fase de conclusão dos parques na região  da Serra de Santana. 


A cidade de Bodó vai ter 61 torres sendo a mais contemplada  das cidades. Lagoa Nova apenas uma torre instalada no município, as cidades do Bodó e Santana dos Matos ficaram com 99% das torres instaladas do parque eólicos.
Por ser considerada como a fonte mais limpa do planeta, obtida através do deslocamento de ar, a energia eólica pode ser uma das chaves da solução da crise de produção e abastecimento energético vivido pelo planeta.

Pesquisas apontam que a energia eólica poderia ser de fato utilizada para abastecer o mundo hoje e no futuro. No Brasil, o Estado do Rio Grande do norte e Ceará assume a dianteira na produção deste tipo de energia, sendo pioneiro nos programas de dados de vento no país, que tem potencialidade para produzir energia a custos equivalentes ao das termoelétricas, nucleares e hidroelétricas.

O fato de que a energia eólica é uma fonte de energia limpa, higiênica, ecológica e renovável, não implica que seu impacto no meio ambiente seja nulo. 



A eletricidade gerada por combustíveis fósseis polui. A energia eólica sem dúvida ajuda a reduzir esta contaminação causada pela queima dos combustíveis fósseis.



Então quais são as vantagens da energia eólica no meio ambiente?



Em primeiro, a energia eólica não causa emissões ao ambiente ou à água, e não produz nenhum tipo de lixo tóxico. Ainda mais, a energia eólica não faz uso de fontes naturais e não danifica ao meio ambiente em sua extração.



Mais e mais energia eólica se deve usar para combater à mudança climática.



Por outro lado, a energia eólica têm alguns efeitos no meio ambiente. Embora as turbinas eólicas não usam nenhum tipo de combustível e não poluem durante sua operação regular, já houve alguns riscos que estão associados a sua construção e a sua operação.



Ao mesmo tempo a instalação e operação das turbinas eólicas podem ter um impacto negativo nas aves e outro tipo de vida silvestre devido à invasão de seu meio ambiente pelas gigantescas turbinas. No passado o ruído era um problema das turbinas eólicas, mas com o tempo este problema foi solucionado.



Ao final, se fizermos um balanço das vantagens e desvantagens da energia eólica para o meio ambiente, podemos dizer que embora a tecnologia eólica tenha suas desvantagens, a grande quantidade de vantagens que se têm comparado com a geração de energia com combustíveis fósseis faz que a energia eólica seja uma grande tecnologia a favor do meio ambiente.




Energia Eólica: Os Vendedores de Vento da Serra de Santana Municipio de Bodó-RN

Por Josette Goulart | VALOR


De Bodó (RN), Cerro Corá (RN), Caetité (BA) e Igaporã (BA)
Ana Paula Paiva/Valor/Ana Paula Paiva/ValorA região do Seridó, no Rio Grande do Norte, tem um dos melhores ventos para produção de energia eólica do país e as empresas já inflacionaram os contratos de arrendamento de terrenos nos municípios que ficam na Serra de Santana
Pouco a pouco, uma vida nova se esboça para centenas de famílias do sertão nordestino. Castigados pelo clima e o árduo trabalho na roça que os fizeram brutos, mas também fortes, esses homens e mulheres vivem hoje da expectativa de que os ventos continuem soprando. Cabreiros pelo inusitado, mas decididos em realizar seus sonhos de que os filhos tenham uma vida diferente, esses sertanejos se tornaram, literalmente, vendedores de vento.
Mais de 150 mil hectares de terras, de pequenos e grandes proprietários, estão sendo ou já foram arrendadas no Nordeste afora por investidores do setor de energia que vão gerar eletricidade a partir dos ventos. Juntos, esses terrenos vão abrigar cerca de quatro mil torres eólicas com capacidade conjunta para gerar 5.400 megawatts (MW), toda essa energia já foi contratada pelo governo ou por grandes consumidores. Cada uma das torres renderá entre R$ 5 mil e R$ 8 mil por ano aos proprietários que estão arrendando pedaços de suas terras por 25 a 35 anos, prorrogáveis por igual período. Em alguns lugares, como na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, o rendimento será ainda maior.
Muitos proprietários já planejam a reforma da casa, a compra de geladeira nova e até de imóveis na cidade para garantir o futuro dos filhos. Vender algo que se pode até sentir tocar a face, mas que não se planta ou colhe, é uma nova realidade.
Lauro Assunção, aos 62 anos, sonha com a “festinha” que finalmente fará para os amigos e família. Sim, vai ter festa em Bodó. Os planos estão traçados. O casarão antigo, avariado pelos anos, vai receber tinta nova. A carcaça do jipe abrigada na falsa garagem vai dar lugar à paixão pela sanfona e aos convivas, dezenas deles, quiçá mais de cem com tamanha família. A garagem será mais ao longe e um carro zero km completará a nova aquarela. Uma das catorze cabeças de gado vai ser engordada e sacrificada. Tudo isso virá com a renda do vento, que sopra tão forte na Serra da Santana, onde fica Bodó, que faz crescer tortos os cajueiros.
O contrato já foi assinado com a Iberdrola, mas ainda é referente ao período de estudos da regularidade dos ventos. Em breve, Lauro espera assinar o acordo pelas torres que ficarão em seus 64 hectares. É bastante terra por aquelas paragens, mas isso não tornou seu Laurinho, como é conhecido, rico. Ele espera mesmo é ganhar dinheiro com as eólicas. Seu pai, com 13 filhos, tinha quase seis mil hectares. Mas era só terra o que tinha. A riqueza não chegou junto e boa parte dos terrenos acabou vendida para grandes proprietários, por preços irrisórios se comparados com os de hoje. Esses novos proprietários terão agora dezenas de torres em suas terras e uma renda milionária com as eólicas da Iberdrola.

Mas isso pouco importa. Lauro faz as contas e acredita que poderá ganhar até R$ 6 mil por mês com o arrendamento de suas terras e isso está de bom tamanho. A nova renda será oito vezes maior do que ganhou no ano passado de aposentadoria. Hoje, ele já recebe R$ 750 por mês da Iberdrola, em uma fase preliminar do contrato, e pela primeira vez, pelo que se lembra, ele e dona Francisca Lúcia, sua esposa, irão às cidades vizinhas comprar roupas e presentes para a festa do Natal. O dinheiro que ganham com a mandioca é muito pouco, apesar dos 80 mil quilos que produz por safra de dois anos.
Não muito longe dali, na vizinha Cerro Corá, o cachorro Tufique parece perceber os bons ventos. Nunca precisou se preocupar em ir à caça dos preás para alimentar seus donos, como o famoso personagem Baleia das Vidas Secas. Mas assim como a cachorra de Fabiano criada na ficção por Graciliano Ramos, Tufique foi o fiel companheiro do dono nos seguidos anos de safra difíceis em que seu Bento Pinto de Albuquerque mal sabia se tinha tido lucro ou prejuízo.
Recentemente, Bento fez as contas sobre os gastos que teve para plantar em um hectare de sua terra e percebeu que gasta muito e lucra pouco, mesmo quando a safra está boa. Mas, na semana passada, recebeu “alguns mil reais”, uma quantia que não revela. O dinheiro chegou porque seu terreno foi escolhido pela empresa de projetos Rialma, de Goiás, para que estudos de vento sejam feitos na região. Dona Francisca já dá como certa a compra de fogão e geladeira novos. Bento, aos 55 anos, todos vividos na roça, ainda está incrédulo quanto ao futuro do projeto e se um contrato de longo prazo será mesmo fechado: “Num tenho leitura, mas não sô abestalhado. Temo que vê como vai sê isso”.
Muitos dos sertanejos que estão vendendo vento não sabem ler ou escrever e fecham os contratos com as empresas de energia confiando na leitura de outras pessoas. O fio de bigode ainda vale no sertão. Algumas prefeituras no Rio Grande do Norte dão auxílio a famílias e colocam advogados à disposição da população para analisar os contratos e buscar melhorar as condições. Mas na região seca do sul da Bahia que abriga municípios como Caetité, Guanambi e Igaporã, a confiança na palavra tem sido mais comum. É nessa parte do sul do Estado onde vão ficar parques eólicos da Renova e Iberdrola. Só na primeira etapa de construção dos parques da Renova serão colocadas 180 torres. Em todo o projeto da empresa serão instalados 1.100 MW e as primeiras torres já estão sendo colocadas.
Ana Paula  Paiva/Valor/Ana Paula  Paiva/ValorLauro Assunção, 62 anos, vai ter uma renda oito vezes maior e quer fazer festa na garagem, sem a carcaça do jipe
Os cataventos gigantes que estão mudando a paisagem do Nordeste ainda fazem os donos de terras, principalmente os pequenos, se sentirem confusos. Muitos temem que, com as torres, possam ser impedidos de cultivar a terra. Mas os empreendedores garantem que, passada a fase da construção, o espaço abaixo da torre pode ser usado normalmente. Os contratos, entretanto, fazem algumas restrições sobre a profundidade do plantio e a altura das plantações.
O que tem assustado os filhos de seu Guilhermino da Rocha, que têm terras espalhadas pelo município de Guanambi, é não poder desistir do negócio. O pai assinou o contrato com a Renova sem consultar a família, que ficou aperreada com os valores da multa se desistirem do contrato. Ninguém fala dessa cláusula do contrato. A muito custo, depois de se perder nos caminhos da comunidade de Curral das Vacas em Guanambi, o Valor encontrou alguém disposto a mostrar o documento. Está lá: R$ 5 milhões é o valor da multa, acrescido dos investimentos em equipamentos e correção. “Não tem como desistir”, resume um dos filhos de seu Guilhermino. É confuso também para os sertanejos da Bahia, a forma de correção. Será pela inflação, mas todos acreditam que na medida em que o salário mínimo subir, a renda vai crescer na mesma proporção.
Esse é o tipo de assunto que não causa preocupação em outros proprietários de terra que são autoridades nas cidades. O prefeito de Caetité, José Barreira, vai ter sete torres em suas terras e embolsar R$ 38.500 por ano e não tem nenhum questionamento a fazer. Pelo contrário, gaba-se do fato de que a arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) da cidade vai triplicar. Outra autoridade, o ex-deputado estadual, Márcio de Oliveira, deu ainda mais sorte. Quinze torres vão ficar em seu terreno, em Igaporã. Mas a sorte mesmo se deve à divisão da herança da família. Ele aceitou ficar com o pior terreno, que abrigava parte da serra local e portanto improdutiva, mas que é propícia para gerar energia.
Outros sertanejos que vão ter torres em regiões serranas de seus terrenos, não têm botado fé em que os contratos durem os 30 anos prometidos. Clarindo Pereira da Silva é um desses céticos. Ele é um dos maiores donos de terra de Caetité, junto com seus sete filhos. Vive uma vida simples, toda ela feita da lida da roça. Mas, aos 80 anos, já viu de tudo e questiona: “E se muda o governo? Já vi tanta firma grande quebrar?” Mas no curto prazo, Clarindo vê a vida dos filhos melhorar depois que assinou o contrato com a Renova, que tem entre seus acionistas a Cemig, por meio da Light. O filho João Willi diz que a venda da mandioca ou do leite trazia muita incerteza, já que os compradores acabavam inadimplentes. “Agora, temos um cheque todo mês, que sabemos que vai estar lá”.
Ana Paula  Paiva/Valor/Ana Paula Paiva/ValorBento, chefe da família Albuquerque, que vive em Cerro Corá, está contente pelo dinheiro inesperado que entrou em caixa mas prefere não cultivar ilusões
Na experiência de uma vida inteira na roça, Clarindo vaticina que os ventos estão soprando mais fortemente nos últimos cinco anos. Coisa que deixa Osvaldino Fernando de Souza esperançoso. Ele está na labuta desde os sete anos de idade na cidade de Igaporã, esperançoso de que seus filhos, hoje com dez, nove e sete anos, tenham uma vida mais promissora. Aos 67 anos, Osvaldino foi pai tarde. Perdeu a primeira esposa para o câncer depois de 30 anos de casado, sem nenhum filho.
O contrato de duas torres eólicas, que vão ficar no seu terreno, lhe rende R$ 900 por mês e veio em uma “hora abençoada”, pois vai garantir o futuro de seus filhos pequenos e a esposa 35 anos mais nova que ele. “Os filho vão se criá. Já dá pra pagá o pão e tô alegre por isso”, diz Osvaldino ao ver que sua terra, adquirida quando tinha apenas 14 anos de idade, agora vai criar seus filhos sem a dureza da vida que teve. “Oitenta conto. E a senhora num imagina a trabalhera que deu pá tê esse dinheiro. Ralando mandioca e tocando o jegue pá moê a ração e dá pru gado, que morria de fome (pela seca).”
O jegue não tem mais função. Foi substituído pela energia elétrica, que só há dez anos chegou à casa de seu Osvaldino por meio do programa Luz Para Todos. “Num dá prá ficá uma hora sem luz que a gente já acha ruim e já fica sem ração pru gado”. A reclamação é porque ficou oito horas do dia anterior, sem energia, por uma falha do sistema da Coelba, distribuidora da Bahia. Não tem televisão na sala de seu Osvaldino. A pequena casa de dois quartos, numa das sextas-feiras de novembro em que recebeu o Valor, estava mesmo era iluminada pelas flores vermelhas de um flamboyant no quintal. Oito dias antes, a chuva tinha chegado à cidade e feito florir toda a mata.
Centenas de quilômetros dali, quatro Estados acima no mapa, em Bodó, um flamboyant de igual envergadura também iluminava a casa de seu Laurinho e dona Francisca. “É o profeta do sertão”, contou dona Francisca. Se as flores chegam é sinal de que a seca está distante e as chuvas vão abençoar a terra. As águas têm demorado a chegar no sertão este ano, mas os ventos fortes continuam soprando. As profecias do flamboyant, Laurinho não consegue mais ver com nitidez. Está há 30 anos perdendo a visão em função de uma doença congênita que já cegou três de seus irmãos. Talvez ele não possa mais ver chegar a sua casa os convidados para a festinha, quando ela finalmente acontecer. Mas isso não abala esse homem do sertão, que só espera poder tocar a sanfona e dar um aperto de mão nos amigos que chegarem.
Tags: , , , ,

Prefeito de Natal anuncia pagamento da primeira parcela do 13º salário em junho

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, anunciou para o dia 14 de junho o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O impacto será de cerca de 18 milhões de reais para mais de 21 mil servidores incluindo aposentados e pensionistas. Carlos Eduardo transmitiu a notícia que considera especial no programa de rádio “Prestando Contas”.
Apesar das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura, o chefe do executivo municipal considera que o pagamento de 40% referente ao adiantamento do 13º salário, é uma prioridade, desde a sua administração anterior. “Vamos continuar nos planejando para atender esse compromisso”, garantiu o prefeito.
Para Carlos Eduardo, o pagamento do adiantamento do 13º Salário ao funcionalismo municipal traz um triplo benefício. Aos próprios servidores, que têm a oportunidade de receber parte do 13º salário já no mês de junho; ao comércio, que recebe uma injeção de recursos de mais de 18 milhões de reais, e à Prefeitura, que pode programar os seus gastos e diminuir o peso de duas folhas de pagamento ao final do ano.

Wilma de Faria e a candidatura ao Governo

Justiça Eleitoral cassa direitos políticos de Larissa Rosado: Moral da história

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB)  foi condenada a perda do direito político por oito anos. A sentença, expedida hoje, foi assinada pelo juiz Herval Sampaio Júnior, titular da 33ª Zona Eleitoral.
Ele julgou procedente a acusação de “abuso de poder econômico”, que teria ocorrido durante o pleito de 2012.
Moral da história:
Deputado Walter Alves – Tu acha que isso procede Larissa…???
Deputada Larissa Rosado – Eu não Walter!
Deputado Gustavo Rosado – Olhe! Cuidado!!!
Deputado Leonardo Nogueira: Eu vou ficar é calado!
Moral da História na foto:
moral da história

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Políticos potiguares em peregrinação no interior, começou a "caça ao eleitor"

CNM disponibiliza nota técnica para orientar Municípios sobre a certificação digital

Os gestores municipais têm procurado a Confederação Nacional de Municípios (CNM) com dúvidas sobre a necessidade das administrações municipais possuírem a certificação digital.
A CNM alerta que nos últimos cinco anos as administrações públicas têm exigido cada vez mais a certificação digital. Essa certificação é utilizada como um instrumento em suas operações com outros órgãos e entes da Federação. Um exemplo é a exigência da certificação pela Receita Federal do Brasil (RFB) aos Municípios, o Distrito Federal e os Estados no controle e fiscalização dos tributos no Simples Nacional.
Outros portais do governo federal, como o portal do Ministério da Saúde, por exemplo, inseriu desde o 1º bimestre de 2013 a obrigatoriedade da certificação. E a certificação é utilizada na transmissão dos dados de despesas com saúde por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).

Prefeitura de Jardim do Seridó realiza campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) iniciou neste sábado, dia 18 de maio, a campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o tema: “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”. A programação se estenderá durante essa semana, pelas escolas e instituições ligadas a política de atendimento voltada para a criança e o adolescente no município.
A abertura aconteceu em frente à Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS). O secretário, Francisco Carlos falou da importância deste trabalho e o empenho de toda equipe mobilizadora. “Cuidar da defesa de nossas crianças e adolescentes é uma obrigação de toda sociedade e nós enquanto gestores públicos, estamos fazendo a nossa parte. Desde já, agradecemos o apoio e o empenho de todos os parceiros nessa luta”, frisou. O vereador José da Noite (PR) representou o Poder Legislativo. Em tempo: Sábado foi o dia D da campanha nacional.
Em seguida, ocorreu apresentação cultural com as crianças do Núcleo de Participação e desenvolvimento dos adolescentes (NUCA). Depois, toda a equipe de profissionais comprometidos na campanha partiu para a feira-livre do município, onde foram distribuídos materiais informativos e educativos, com objetivo de conscientizar as pessoas e incentivarem a denunciar qualquer possibilidade de abuso contra a criança e o adolescente.
Durante a programação desta semana, as escolas estarão trabalhando juntamente com seus alunos, atividades relacionadas com o tema em questão: Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Já os técnicos CRAS e CREAS irão trabalhar com os pais dos alunos da rede pública e particular de ensino. Na programação, ainda consta uma caminhada saindo do Conjunto Habitacional Aluízio Alves com destino ao CRAS.
A campanha conta com a parceria do Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), PROJOVEM Adolescente, Grupo de Escoteiro Felinto Elísio, PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Pastoral da Criança e das Secretarias de: Assistência Social, Educação e Saúde.
CLIQUE AQUI e veja a cobertura de fotos do evento.

Wilma: de deputada a governadora, como o povo quer

Wilma _de_Faria_em_ACAO GLOBAL_Foto_Laurivan_de_Sousa_03O plano de ser candidata a deputada federal como chegou a ser ensejado pela ex-governadora Wilma de Faria (PDB) pode mudar. Ela pode trocar a idéia para disputar o governo do Estado em 2014. Amparada em pesquisas eleitorais favoráveis ao seu nome. Mas, Wilma diz que ainda é cedo para se decidir.
Mas…
Por onde Wilma passa é saudada como candidata a governadora.

Blogue localiza vaca que garante leite sem adulteração

Só pra descontrair e refletir!
Enquanto tem muita gente HORROROSA aulterando o leite, por outro lado, tem gente criando coisas legais.
Adorei a vaquinha!
Via Gláucia Lima

Rosalba e Leonardo recebem prefeitos do Seridó para discutir perfuração de poços

Ações de combate à seca, principalmente no que diz respeito à perfuração e instalação de poços, foi a temática da reunião realizada na manhã dessa segunda-feira (20) entre a Governadora Rosalba Ciarlini, o Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, o Deputado Federal, João Maia e diversos Prefeitos da Região do Seridó. A reunião que aconteceu no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), foi proposta pelo Deputado Jõao Maia.
Na oportunidade, ficou acordado que o Governo do Estado, através da Semarh, vai disponibilizar duas máquinas perfuratrizes para atender a Região. A Semarh assinará dois termos de cooperação. Um com a Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO) e outro com a Associação dos Municípios do Seridó (AMS). Além da perfuratriz, a Secretaria disponibiliza suporte técnico, enquanto as prefeituras arcam com as despesas de combustível, canos e ferramentas para perfuração. “ É muito importante essa articulação entre os municípios e o Estado. É necessário que, neste momento de Estiagem, os esforços sejam somados visando sanar o problema da região como um todo” disse a Governadora.
“Assim que for concluída a perfuração, já temos recursos assegurados para equipar e instalar 50 desses poços, serão investidos R$ 780 mil do tesouro estadual” disse Leonardo Rêgo. O secretário , frisou ainda que a ordem de prioridade, tanto para perfurar como para instalar, será estabelecida pelas duas associações em questão. “ Quem conhece melhor a realidade da sua população são os Prefeitos, então fica a critério deles a escolha da comunidade a ser beneficiada” completou Leonardo.
joão maia poços

Ministra associa boatos sobre o fim do Bolsa Família à oposição

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou nesta segunda-feira (20) através do seu twitter que os boatos sobre o fim do Bolsa Família devem ser “da central de notícias da oposição”.
Líderes de oposição ao governo afirmaram que desconhecem a origem dos falsos rumores sobre a suspensão do programa no último fim de semana. A autoria, de fato, ainda segue desconhecida e, por isso, o Governo Federal pediu para que a Polícia Federal investigue o caso.
Confira o post:
20130520025622_cv_twitter_gde

Wilma passa carão em Robinson sobre a sucessão estadual

Wilma-e-RobinsonA ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria (PDB) não gostou nadica de nada de recente declaração do vice-governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria que costura sua candidatura ao governo do Estado nas eleições de 2014 e passou um carão que fez muita gente tremer nas bases:
- Vamos acabar com essa história de decisão individual. A decisão precisa ser coletiva.
Para um bom entendedor Wilma quis dizer que o projeto político de Robinson é individualista e não concorda, portanto, com seu ponto de vista.
A guerreira botou fervendo!

Boato sobre fim do Bolsa Família é 'criminoso', diz Dilma

7828 Tumulto em frente a agência da Caixa Econômica - Foto: Folhapress
Destaque na Folha de São Paulo... Dois dias depois do início de tumultos pelo país provocados por boatos sobre o fim do Bolsa Família, a presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (20) que o responsável por disseminar a falsa informação é "criminoso".
 
"É absurdamente desumano o autor desse boato. E é criminoso também", disse a presidente durante a cerimônia de lançamento ao mar do navio petroleiro Zumbi dos Palmares, em Ipojuca, na região metropolitana do Recife.Dilma afirmou o compromisso de seu governo com a manutenção do Bolsa Família e disse que a Polícia Federal está investigando quem levou "intranquilidade aos brasileiros que estão saindo da extrema pobreza".

Roberto Germano discute perfuração de poços em reunião na Semarh: “A solução é buscar água no subsolo” 7825

7825 Roberto e prefeitos da região em audiência na Semarh
Após ter participado da reunião que o deputado federal João Maia (PR) articulou com dezenas de prefeitos, a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, o prefeito de Caicó Roberto Germano (PMDB) voltou confiante de que as obras de perfuração de poços e instalação dos que já existem em Caicó serão agilizadas. Germano destacou a iniciativa do deputado João Maia em não só ter articulado a reunião, como também ter disponibilizado parte dos recursos de sua emenda para a perfuração de novos poços e a instalação de alguns já existentes no Seridó.
Roberto Germano também elogiou o compromisso da governadora Rosalba, do secretário Leonardo Rego e principalmente dos prefeitos que deixaram seus municípios para prestigiar a audiência. “Nós prefeitos viemos em massa, e isso mostra compromisso com seus municípios, da governadora e do deputado João Maia, que está destinando sua emenda para instalação destes poços que existem no Seridó e que ainda não foram instalados. Se a gente for pensar que aconteça o milagre que aconteceu em Serra Negra é quase impossível. A solução é buscar água no subsolo e as coisas estão bem encaminhadas”, explicou.

Vêm aí mais interdições no trânsito da capital: trabalhadores rurais fazem mobilização para cobrar providências

7809  
Semana passada foi a vez do MST atrapalhar o trânsito logo na BR 101- Fo
Trabalhadores rurais de todas as regiões do Rio Grande do Norte se reúnem em Natal, nesta terça-feira (21), para participar do movimento Grito da Seca: sede de água, sede de direitos... Segundo informações repassadas ao Blog do Marcos Dantas, uma grande mobilização que pretende chamar a atenção para os problemas provocados pela seca.
O protesto promete mais uma vez atrapalhar o caótico trânsito da capital potiguar. A concentração está marcada para as 8h, no Viaduto de Ponta Negra... Bem no horário de pico... De lá, cerca de cinco mil trabalhadores vão seguir, em caminhada, para as proximidades do Estádio Arena das Dunas, onde acontecerá um ato público. Em seguida, o grupo irá para o Centro Administrativo. A BR 101 será interditada novamente? 

domingo, 19 de maio de 2013

Aeroporto de Natal é eleito o quarto melhor entre sedes da Copa do Mundo

aeroporto natal
Aeroporto Internacional Augusto Severo
O Aeroporto Internacional Augusto Severo, que atende Natal e região metropolitana, foi escolhido o quarto melhor aeroporto entre as cidades-sede da Copa do Mundo 2014. A pesquisa, realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, foi divulgada nesse sábado pelo Jornal Nacional.
O levantamento analisou 41 itens relacionados à qualidade dos serviços prestados em 15 terminais aeroportuários, como limpeza de banheiros, tempo de espera em filas, segurança, qualidade das informações repassadas, cortesia dos funcionários, valor de produtos de alimentação, custo de estacionamento e acesso à internet.
Confira o ranking:
Curitiba (PR): 4,21
Recife (PE): 4,14
Fortaleza (CE): 4,14
Natal (RN): 4,12
Porto Alegre (RS): 3,98
Salvador (BA): 3,89
Congonhas (SP): 3,86
Santos Dumont (RJ): 3,85
Guarulhos (SP): 3,67
Campinas (SP): 3,65
Confins (MG): 3,61
Brasília (DF): 3,58
Manaus (AM): 3,51
Galeão (RJ): 3,51
Cuiabá (MT): 3,46

Wilma sobre 2014: “Existe, vamos dizer assim, uma situação muito favorável ao nosso nome”

7803
Ex-governadora pode disputar cargo majoritário em 2014 - Foto: Divulgação
Pela entrevista que concedeu a Tribuna do Norte, a ex-governadora Wilma de Faria mostra que na oposição começa a surgir uma nova candidatura ao Governo do Estado. Com o argumento de que as candidaturas de 2014 serão definidas apenas no próximo ano, ela não assumiu nem mesmo a defesa da candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a presidente da República. Disse que a preocupação do PSB no Estado, neste momento, é em envolver a militância. CLIQUE AQUI e acompanhe a entrevista na íntegra.
 
Já entrando no assunto de 2014, a senhora tem dado sinalizações de que será candidata a deputada federal, mas a militância do PSB defende o nome da senhora para o Governo, por outro lado assessores seus afirmam que a senhora alimenta o desejo de disputar o Senado.
 
Acho que todas as lideranças do Rio Grande do Norte estão hoje sendo questionadas. Eu quero colocar também para vocês que está muito cedo para tomar qualquer decisão.  Quem, naturalmente, levanta o nosso nome para uma candidatura majoritária são as pesquisas, que estão nos favorecendo. É o povo que está se pronunciando através de pesquisas ou que se pronuncia no dia-a-dia da população.
 
A senhora admite que há possibilidade de disputar o Governo ou o Senado?
 
Existe, vamos dizer assim, uma situação muito favorável  ao nosso nome, a nossa atuação comparada com a atuação do atual governo. A nossa atuação administrativa como governadora está sempre sendo comparada à atual administração. Aí isso levanta essa possibilidade de candidatura que é perguntada por toda imprensa.

Inauguração do Estádio Nacional é marcada por protestos e torcedores tiveram que caminhar por mais de 1 km


7801
  Presidente Dilma, com o governador do DF e o presidente do Senado - Fotos: Correio Braziliense
Destaque do Correio Braziliense... O dia foi de festa e de protestos na inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. As solenidades deste sábado (18), quando a presidente Dilma Rousseff chegou ao local para dar o pontapé inicial na abertura da nova arena. O trânsito foi completamente bloqueado nos arredores do estádio, fazendo com que os torcedores caminhassem a pé por mais de 1 quilômetro debaixo de sol. “Vale a pena”, disse Antônio Carlos, que trabalhou nas obras de construção do estádio por um ano e meio.
 
A falta de informação dentro e fora do estádio, por exemplo, atrapalhou um pouco. Não havia qualquer sinalização sobre os locais de entrada e bilheteria, procurada por torcedores que queriam trocar assentos. Dentro do estádio, os celulares não funcionavam normalmente. Ainda do lado de fora do Estádio Nacional, manifestantes do Comitê Popular da Copa se reuniram para dar um cartão vermelho para a Copa, pois, segundo eles, ela viola os Direitos Humanos. O coro foi reforçado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), que pediam, aos gritos, moradia. As manifestações causaram problemas no trânsito e a polícia foi obrigada a intervir, utilizando gás de pimenta.

Ex-prefeito Tom provoca: “Serviços públicos só funcionam em Acari a base de denúncias do Ministério Público”

7785  
Ex-prefeito cumpre agenda com seu líder neste sábado em Acari
O ex-prefeito de Acari, Tom (PR) está tentando cumprir a promessa de fazer sua primeira avaliação da atual administração acariense após os seis primeiros meses de governo. Provocado pelo Blog do Marcos Dantas, disse já ter um prognóstico do início da administração Isaías Cabral (PMDB), mas deixará para torná-lo público somente no mês de junho. Tom deixou escapar algumas críticas, principalmente relacionadas à Saúde. 
Eu dei esses seis meses na expectativa do novo prefeito fazer alguma coisa de bom para o povo de Acari, já que ele faz tanta questão de dizer que conta com o apoio do Governo do Estado, presidente da Câmara Federal, Ministro da Previdência, presidente da Assembléia Legislativa, mas não é o que a população de Acari tem visto. Pelo contrário, Acari está testemunhando o desmonte do sistema de Saúde que construímos ao longo de vários anos, em tão pouco tempo”, disse Tom.
E pra quem disse que manteria o silêncio, Tom falou demais. “A educação dando os primeiros sinais de dificuldades, a não ser pela força dos profissionais competentes que nós temos, que é quem seguram a qualidade do ensino. De como geral, o que temos visto é que o serviços públicos só funcionam a base de denúncias do Ministério Público”, disse. Tom também criticou a falta de agilidade de Isaias na articulação de emendas junto aos políticos que integram seu sistema politico. “Do contrário, todos os parlamentares que receberam apoio do nosso grupo destinaram emendas para Acari como os deputados João Maia, Fábio Faria, Fátima Bezerra, Nélter Queiroz dentre outros”, finalizou o ex-prefeito que se reuniu neste sábado (18) com o presidente do seu partido, deputado João Maia e lhe fará companhia durante a agenda de hoje em Acari.

Vilton Cunha e Zé Lins prestigiam lançamento dos cursos do Pronatec em Currais Novos

7768  
Autoridades e equipe que movimentou aula inaugural dos cursos - Foto: João Bezerra
Em Currais Novos, aconteceu aula inaugural dos cursos pactuados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que serão ofertados pelo Senac através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Cerca de 300 alunos participaram do encontro, que contou com a participação do prefeito Vilton Cunha, do diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti, do ex-prefeito Zé Lins, do secretário Eugênio Lins e do diretor financeiro do Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos, Antônio Machado. Em Currais Novos, os cursos tem coordenação do assessor de Atividades da Semthas, Gérson Júnior.

FPM de maio será 3,8% maior em termos reais comparado com o mesmo período do ano passado

Na segunda-feira (20), as prefeitruras vão receber a segunda parcela do Fundo e Participação dos Municípios (FPM). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) anuncia que o valor será de R$ 594.816.071,85 sem calcular o montante destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ao incluir a retenção – valores brutos – o montante chega a R$ 743.520.089,81.
 
De acordo com estimativa da Confederação, o repasse será 2,1% menor do que o estimado pela Receita Federal do Brasil (RFB), no começo deste mês. Mas, em comparação com o segundo decêndio de maio de 2012, o valor será 3,8% maior em termos reais.

REALIZADA COM SUCESSO A PLENARIA DA FORÇA EOLICA EM BODÓ

  • Nesta quinta feira passada ( 16), na Escola Estadual Sérvulo Pereira, a população bodoense recebeu a Força Eólica do Brasil, grupo formado pela Iberdrola e pela Neoenergia, duas das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, a plenária de Comunicação Social já foi realizada nas cidades de Lagoa Nova e Santana do Matos e nesta quinta foi a vez da cidade de Bodó. A reunião foi muito participativa e contou com representações de vários seguimentos da sociedade bodoense. O Prefeito Francisco Santos de Sousa não pode comparecer por motivo de saúde, mas foi bem representado por Francisco Walderedo de Souza, que falou em nome do Excelentíssimo Prefeito, expressando a grande satisfação de ter na sua gestão o importante empreendimento que será um marco na história do município.

    Os Secretários(as) Municipais, diretores(as), Coordenadores(as), Presidentes de Associações, Vereadores, estudantes, e comunidade em geral, estiveram participando e fazendo suas colocações pertinentes. A discussão foi sobre educação ambiental, estudos arqueológicos, projetos de capacitações entre outros, segundo a gerente geral Liu Su essa foi a primeira reunião plenária do Plano de Comunicação Social do Complexo dos Parques Eólicos de Calango 1, 2, 3, 4, e 5, de muitas que ainda virão durante os próximos vinte anos. A gerente fez o repasse dos projetos sociais que já estavam sendo realizados nas escolas das Comunidades mais carentes dos três municípios( Bodó, Lagoa Nova e Santana do Matos), falou sobre os computadores que estavam entregando nas escolas e a finalidade dos projetos, concluiu apresentando o Posto de Informações instalado na cidade de Bodó e a finalidade dor referido Posto.

    Vale a pena ressaltar a participação dos cinco vereadores com muitas colocações de suma relevância para somar o debate na reunião e trazer melhorias para a comunidade: Divino Silva, José Antônio A. Gomes, Dedé Felix, Heraldo e do presidente da Câmara Municipal de Bodó o Senhor José Airton Assunção Gomes, que por sinal foi muito citado e parabenizado nas colocações do público presente e dos representantes da força Eólica do Brasil. O vereador José Airton, estar conhecido como o “ o vereador dos ventos”, ele acreditou de verdade na vinda da Força Eólica e articulou essas instalações desde o primeiro momento. A população é sabedora desse “fato” e reconhece a importância do incentivo que o vereador deu ao empreendimento, agregando valores para o nosso município. Em seu discurso o vereador agradeceu e falou que nunca mediu, nem medirá esforços para contribuir com o desenvolvimento de Bodó. “Nosso município tem grandes potencias, é rico por baixo e por cima, em baixo muita sheelita e em cima a força do vento”. Ressaltou José Airton.

    Parabéns a todos os participantes, não resta dúvida que o nosso município é recheado de pessoas inteligentíssimas, basta assistirmos reuniões esclarecedoras como essas para confirmarmos o interesse de toda a população na busca de um crescimento maior, basta ver as colocações sugestivas dos participantes, para sentirmos a satisfação de estar junto, e fazer parte de uma comunidade com tamanho envolvimento nos projetos inovadores capazes de revolucionar e atrair as mudanças desejadas por todos