Pages

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PARQUES DE ENERGIA EÓLICA NA SERRA DE SANTANA JÁ É UMA REALIDADE NO MUNICÍPIO DE BODÓ-RN.

 



 


 A Iberdrola, empresa que está concluindo a instalação dos parques eólicos do complexo de

 calango, já começou a fase de conclusão dos parques na região  da Serra de Santana. 


A cidade de Bodó vai ter 61 torres sendo a mais contemplada  das cidades. Lagoa Nova apenas uma torre instalada no município, as cidades do Bodó e Santana dos Matos ficaram com 99% das torres instaladas do parque eólicos.
Por ser considerada como a fonte mais limpa do planeta, obtida através do deslocamento de ar, a energia eólica pode ser uma das chaves da solução da crise de produção e abastecimento energético vivido pelo planeta.

Pesquisas apontam que a energia eólica poderia ser de fato utilizada para abastecer o mundo hoje e no futuro. No Brasil, o Estado do Rio Grande do norte e Ceará assume a dianteira na produção deste tipo de energia, sendo pioneiro nos programas de dados de vento no país, que tem potencialidade para produzir energia a custos equivalentes ao das termoelétricas, nucleares e hidroelétricas.

O fato de que a energia eólica é uma fonte de energia limpa, higiênica, ecológica e renovável, não implica que seu impacto no meio ambiente seja nulo. 



A eletricidade gerada por combustíveis fósseis polui. A energia eólica sem dúvida ajuda a reduzir esta contaminação causada pela queima dos combustíveis fósseis.



Então quais são as vantagens da energia eólica no meio ambiente?



Em primeiro, a energia eólica não causa emissões ao ambiente ou à água, e não produz nenhum tipo de lixo tóxico. Ainda mais, a energia eólica não faz uso de fontes naturais e não danifica ao meio ambiente em sua extração.



Mais e mais energia eólica se deve usar para combater à mudança climática.



Por outro lado, a energia eólica têm alguns efeitos no meio ambiente. Embora as turbinas eólicas não usam nenhum tipo de combustível e não poluem durante sua operação regular, já houve alguns riscos que estão associados a sua construção e a sua operação.



Ao mesmo tempo a instalação e operação das turbinas eólicas podem ter um impacto negativo nas aves e outro tipo de vida silvestre devido à invasão de seu meio ambiente pelas gigantescas turbinas. No passado o ruído era um problema das turbinas eólicas, mas com o tempo este problema foi solucionado.



Ao final, se fizermos um balanço das vantagens e desvantagens da energia eólica para o meio ambiente, podemos dizer que embora a tecnologia eólica tenha suas desvantagens, a grande quantidade de vantagens que se têm comparado com a geração de energia com combustíveis fósseis faz que a energia eólica seja uma grande tecnologia a favor do meio ambiente.




0 comentários:

Postar um comentário