Pages

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

BODÓ:Prefeitura Municipal através da secretaria do Meio Ambiente Realiza Plantio nas Praças






A Prefeitura Municipal tem o compromisso de fazer Bodó uma cidade mais bonita e melhor de se viver a cada dia. Obras e projetos de revitalização acontecem todos os dias e as mudanças estão em cada rua e avenida do município.
A Prefeitura concluiu esta semana, o plantio de novas plantas e na Praça próximo ao cemitério público. No local, foram plantadas palmeiras ornamentais(Imperial) entre outras espécies resistentes ao clima da região. 
De acordo com o Prefeito Francisco Santos"Tinhá", toda cidade tem como referência uma praça e Bodó tem como meta arborizar as praças, que atrai todos os dias a companhia de crianças, jovens, adultos e idosos.
A indicação se deu pela necessidade de aumentar o número de espécies arbóreas em passeios públicos, com a finalidade de promover qualidade de vida à população e combater as chamadas “ilhas de calor” no Município. 
Foram escolhidas quatro espécies de exemplares arbóreas da flora nativa, com floradas ornamentais, visando também a atração e a alimentação de pássaros. O porte das árvores plantadas variam entre 3 e 3,5 metros, que é o padrão para a arborização urbana. 
O local foi escolhido pelo grande número de frequentadores e principalmente para substituir as espécies anteriormente plantadas, que não apresentaram sucesso tornando inadequadas nas vias públicas. O plantio foi acompanhado por um técnico e engenheiro agrônomo e respeitou as normas técnicas com relação ao tipo de solo, dimensões das covas, nível de plantio e tutoramento. A comunidade em parceria com a prefeitura se comprometeu de fazer a manutenção das palmeiras e  árvores  até a chegada do inverno onde a chuva possibilita maior crescimento das plantas. 

“Uma arborização bem planejada contribui com a diminuição de algumas pragas urbanas e vetores de doença, atenua o calor ambiente e é importante redutor de velocidade dos ventos, pois funciona como filtro natural que garante a limpeza do ar”, explica o técnico Genilson.
Desde o mês de junho, os canteiros, praças e demais áreas verdes, está garantindo mais segurança para motoristas e pedestres. Além disso, a população já desfruta de ambientes mais bonitos e preservados, e que futuramente vão desfrutar de áreas com mais opções de recreação e lazer.
O Sistema de Áreas Verdes e Lazer propicia a purificação do ar com diminuição dos problemas respiratórios, a melhoria da qualidade de vida da população e a atração da avifauna local, inserção de maior diversidade de espécies nativas no meio urbano e maior oferta de espaços adequados.

CONSELHOS DE SAUDE E MEIO AMBIENTE SE REUNEM EM BODÓ










Nesta quarta feira(28), estiveram reunidos membros dos conselhos de Saúde e Meio Ambiente do município de Bodó, com a finalidade de apontarem soluções para algumas problemáticas que vêm ocorrendo em todo o município, relacionados aos Impactos Ambientais e problemas de saúde em toda a população bodoense. Em breve repassaremos os resultados obtidos diante das providencias que deverão ser tomadas na sequencia.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Vitima do acidente na RN 041 é bastante conhecido na região do seridó inclusive na serra de Santana


Uma das vítimas do acidente da noite desta terça-feira(26) na RN 041 entre Currais Novos e Lagoa Nova, Francisco Vicente de Melo mais conhecido como Branco de Vicente Brás, 68 anos, Cerrocoraense,Bodoense e residente na Rua Serra Negra, 220, Bairro JK, C. Novos é pai do motorista do guincho que prestava assistência a um veiculo que estava com problemas no local.
A família Braz tradicional na serra de Santana está de luto, queremos prestar nossas condolências e solidarizarmos,  prestando nossos sentimentos por este momento de dor em que passa toda Família desse nosso grande amigo que se encontra agora junto a DEUS na vida eterna.

Grave acidente na RN-041 deixa duas vítimas fatais, um cerrocoraense foi uma das vitimas




ZEZINHO (DESCANSE EM PAZ)
BRANCO (DESCANSE EM PAZ)

Por volta das 20h40 desta terça-feira (27) mais duas pessoas morreram na RN-041 (Rodovia da morte) que liga Currais Novos a Lagoa Nova no local conhecido como furna da Onça, aproximadamente 06 km de Currais Novos.

Informações extraoficiais dão conta que um guincho tentava retirar um veículo Saveiro de placas CVU-6602/Cuiabá que havia saído da pista e caído numa pequena ribanceira, quando o condutor de um táxi Zafira de placas NOH-5698/ Lagoa Nova encandeado com as luzes do guincho acabou atropelando e matando duas pessoas.

Uma das vítimas, Francisco Vicente de Melo mais conhecido como Branco de Vicente Brás, 68 anos, cerro-coraense e residente na Rua Serra Negra, 220, Bairro JK, C. Novos é pai do motorista do guincho. A outra vítima aparentando ter entre 35 e 40 anos foi identificado apenas por  Garibaldi natural de Lagoa Nova, filho de Elias Coutinho que pode ser o condutor da Saveiro que provavelmente estaria tentando retirá-la da ribanceira.
O condutor do guincho, em estado de choque, saiu do local antes da chegada da Polícia Militar. Até a hora dessa reportagem o condutor do táxi também não tinha sido identificado.

Um grande congestionamento se formou nas duas vias da RN e muitas perguntas ficaram sem respostas, já que, só as vítimas fatais ficaram no local.


A Polícia agora investigará a verdadeira causa desse acidente e deverá intimar o condutor do guincho que estava no local e presenciou tudo.


 Por SD PM J. Júnior
Fonte: Jean Souza.com
Informações vindas de Lagoa Nova, pelo amigo Cícero Promoções, dão conta de que a segunda vítima do trágico acidente de hoje a noite entre Lagoa Nova e Currais Novos é um lagoanovense, de nome GARIBALDI, MAIS CONHECIDO COMO ZEZINHO. O jovem tinha aproximadamente 30 anos e era casado com Raleika, locutora da Rádio Antena 03 FM de Currais Novos.
A outra vítima, Seu Branco, era bastante conhecida em Currais Novos. O mesmo morava na Rua Serra Negra, onde a família tinha uma oficina automotiva e era pai de Júnior Bomba da sucata, Jerry do guincho e Neto da Credautos.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

PMDB fica sem discurso para lançar candidato contra governo Rosalba

 

Decisão do PMDB de romper com a governadora Rosalba Ciarlini foi unânime

Os 16 representantes do partido votaram pelo rompimento
Após dois anos e sete meses de parceria administrativa e política com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), os líderes do PMDB anunciaram nesta sexta-feira (30) o rompimento com o governo.
A decisão foi anunciada após reunião com os correligionários, prefeitos, deputados estaduais, federais e os líderes do partido Henrique Alves (PMDB) e o senador Garibaldi Alves (PMDB). Os 16 representantes do partido votaram pelo rompimento e receberam apoio dos demais integrantes da cúpula peemedebista no Rio Grande do Norte.
Os cargos do PMDB no Governo do Estado devem ser entregues na próxima semana, começando pelas pastas da Agricultura e EMATER. Sobre 2014, o partido anunciou que tem planos para a disputa majoritária com nome do partido.

Presidente do PMDB/RN anuncia que partido viabilizará candidatura própria em 2014

Henrique Alves também revelou que projeto do PT é construir aliança com o PMDB
Ainda durante seu discurso na reunião que marcou o rompimento do PMDB com o Governo Rosalba, o deputado Henrique Alves confirmou a outra decisão tomada pelos dirigentes partidários: viabilizar uma candidatura própria ao Governo em 2014.
“Na próxima semana vamos reunir os nossos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores para explicarmos a decisão que acabamos de tomar, e de maneira consensual o PMDB se afasta do projeto politico da governadora Rosalba Ciarlini. O partido declara, que em razão de sua força e responsabilidade com a sua militância, o partido vai lutar para a construção de uma candidatura própria”, explicou.
O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, também revelou que ouviu de dirigentes do PT nacional que o projeto prioritário do partido em vários Estados, inclusive o Rio grande do Norte, é construir aliança com o PMDB. “O PT nacional quer reproduzir a aliança nacional aqui no Rio Grande do Norte”, ressaltou Henrique.

Do Observatório RN
Dez entre cada dez peemedebistas defendem uma candidatura própria do partido nas eleições do próximo ano para o governo do estado. No entanto, o partido, caso venha a lançar um nome, poderá sofrer do mesmo mal que o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) sofreu nas eleições de 2012: a falta de discurso.
Fica difícil explicar à população como uma legenda que ajudou a eleger Rosalba, participou da maior parte do governo e indicou secretários para pastas importantes da gestão simplesmente começa a criticar uma administração a qual ajudou a construir.
Foi assim como Hermano, quando o PMDB rompeu com a ex-prefeita Micarla de Sousa no ano da eleição e o lançou candidato com discurso oposicionista. A sigla era atrelada à gestão da ex-prefeita do jeito que está ligada ao governo Rosalba.
A aposta dos peemedebistas de que o povo tem memória curta deu errado em Natal. Será que funcionaria em nível de estado?

“Essa minha atitude não tem nenhum caráter de ressentimento, nem de revanchismo", diz Garibaldi


9592O ministro da Previdência, Garibaldi Filho disse sair do governo Rosalba sem ressentimento ou postura de revanchismo. Para ele, o governo não vinha correspondendo às expectativas da população e a sua posição foi amadurecida. “Acredito que essa minha atitude não tem nenhum caráter de ressentimento, nem de revanchismo. É aquilo que eu já disse: o governo não vem correspondendo à expectativa da população”, afirmou, repetindo as palavras do deputado estadual Walter Alves.
Em entrevista ao Jornal de Hoje, o filho do ministro anunciou sua disposição de defesa do rompimento da legenda com o governo Rosalba Ciarlini e a entrega de todos os cargos indicados na gestão, afirmando que a legenda não precisa de participação no governo Rosalba para ajudar o RN, especialmente em Brasília, onde o PMDB potiguar desponta hoje força política e grande influência através do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e do ministro da Previdência do governo da presidente Dilma Rousseff. “É o que tenho a dizer. Walter já disse e outros membros da bancada também. Agora vamos ter a reunião da executiva, na próxima sexta”, frisou Garibaldi.
Sobre esta reunião, o ministro disse querer deixar o PMDB à vontade para discutir seu próprio destino. Ele prefere não abordar qual será o entendimento da legenda. “Quero deixar o partido à vontade. Eu queria tomar a atitude que deveria tomar, não quero forçar ninguém. Quero que o partido fique à vontade para se decidir”, observou. Para o ministro, a decisão de deixar o governo não foi precipitada, mas amadurecida. “Ela foi amadurecida e não queria criar constrangimento. O que vale agora é a prática, que era o que se dizia. A atitude. Sobre o futuro do PMDB, quem vai dizer é o partido”.

“Não somos contra a barragem, mas defendemos os direitos da população desapropriada”, diz Dom Jaime

9572
Para o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, a reunião foi bastante proveitosa, pois vários pontos foram esclarecidos. “Não somos contra a Barragem, pois sempre seremos a favor da água, mas zelamos para que os processos sejam bem encaminhados tendo em vista os interesses e direitos da população desapropriada, o que será inevitável”, pontuou Dom Jaime.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, em torno de 330 mil habitantes de 17 cidades da região do Seridó serão beneficiados diretamente. Além do benefício direto, vários municípios do Vale do Açu também serão beneficiados com a contenção de cheias. “O canteiro de obras já está estruturado e todos os processos de início de obra estão sendo realizados. O Governo do Estado tem todo o interesse de democratizar o processo de decisão no que se refere às desapropriações e reassentamento destas famílias”, explica o titular da Semarh.
A Barragem de Oiticica tem capacidade de acumulação de 556 milhões de metros cúbicos e será o terceiro maior reservatório do Estado. Esta capacidade de acumulação proporciona uma possibilidade de abastecimento de mais de um milhão de habitantes. Para a execução da obra estão sendo investidos recursos federais na ordem de R$ 311 milhões, dos quais R$ 19 milhões de contrapartida do Governo do Estado. Os recursos referentes à primeira parcela – no valor de R$ 20 milhões do Governo Federal e R$ 1,7 milhão do Governo do Estado – já estão assegurados.

Sites dizem que alguns médicos brasileiros estão “humilhando” colegas de Cuba

9581 Do Brasil 247 - Em nenhum país do mundo, os médicos cubanos estão sendo tratados como no Brasil. Aqui, são chamados de "escravos" por colunistas da imprensa brasileira (leia mais aqui) e hostilizados por médicos tupiniquins, como se estivessem roubando seus empregos e suas oportunidades. Foi o que aconteceu ontem em Fortaleza, quando o médico cubano negro foi cercado e vaiado por jovens profissionais brasileiras.
Detalhe: os cubanos, assim como os demais profissionais estrangeiros, irão atuar nos 701 municípios que não atraíram o interesse de nenhum médico brasileiro, a despeito da bolsa de R$ 10 mil oferecida pelo governo brasileiro. Ou seja: não estão tirando oportunidades de ninguém. Mas, ainda assim, são hostilizadas por uma classe que, com suas atitudes, destrói a própria imagem. Preocupado com a tensão e com as ameaças dos médicos, o ministro Alexandre Padilha avisou ontem que o "Brasil não vai tolerar a xenofobia".
Ontem, o governo também publicou um decreto limitando a atuação dos profissionais estrangeiros ao âmbito do programa Mais Médicos – mais um sinal de que nenhum médico brasileiro terá seu emprego "roubado" por cubanos, espanhóis, argentinos ou portugueses. Ainda assim, cabe a pergunta. Com quem fica a população: com o negro cubano que vai aos rincões salvar vidas ou com as médicas que decidiram vaiá-lo?

Prefeito de Bodó cria comissão para elaborar plano de saneamento


O prefeito de Bodó, Francisco Santos de Souza, o "Tinha", designou 14 membros da Comissão Municipal que vão participar da elaboração do plano municipal de saneamento, sob a presidência da servidora pública Maria Aldenora da Silva. Os nomeados foram os seguintes, sendo que falta, ainda a indicação, do representante da Igreja Católica:

Conselho Municipal de Meio Ambiente -Maria Aldenora da SIlva
Secretaria Obras e Urbanismo - Paulo Roberto da Silva
Secretaria de Meio Ambiente – Aucione Dantas de Brito
Conselho Municipal de Saúde –Genilson Fagundes dos Santos
Secretaria de Saúde – Maxsweel Dionísio dos Santos
Secretaria de Educação – Raimunda Cristiane de Medeiros
Sociedade civil – Francisco Adelino dos Santos
Associações– Teresa Neuman Assunção
Secretaria de Administração – Elza Maria Pacheco
Vigilância Sanitária – José Erivan de Macedo
Defesa Civil - Adriano Assunção de Albuquerque
Secretaria de Assistência Social – Luiz Lupércio da Silva Junior
Câmara Municipal de Bodó – Divino Rodrigues da Silva
istema Independente de Águas e Esgotos (SIAI) - Maria da conceição Dantas e Silva.


Valdir Julião

BODÓ : SEAPAC REALIZOU SELEÇÃO DE FAMILIAS PARA PROGRAMAS DE CISTERNAS NO MUNICIPIO



 SEAPAC realizou seleção de famílias para programa de cisternas no município de Bodó











O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitário - SEAPAC deu início na região Serrana ao calendário de visitas para seleção e cadastramento das famílias que serão beneficiadas com o programa de cisternas . Em Bodó foi realizada uma reunião com todos os representantes das Comunidades Rurais do município, vereadores, e sociedade em geral nesta terça feira  (27), os secretários de Agricultura ( Adriano Assunção)  e da Assistência Social ( Lupércio Junior), foram os mobilizadores da referida reunião que foi bem participativa e priorizou as Comunidades do Sertão bodoense.
 O total de 130  cisternas serão distribuídas nas  Comunidades Rurais de Bodó, de inicio as primeiras beneficiadas serão as seguintes: São José Velho,  Lagoinha, Piató, Baixios, Fervedeira, Cachoeira, Comum, Gameleira, Catarino, Riachão e Umbuzeiro. Na sequencia será a vez de Chã de Zé Ferreira, Tupinambá, Paraiso, Bom Jardim, Jatuarana,  Masssangana, Ponta de Linha, Pau d’óleo, A. Serrrano, Serra do Meio, cabeço dos Ferreiras  e Macambira.
O coordenador do projeto pelo SEAPAC, Damião Santos de Medeiros, representantes da EMATER e os parceiros que estão a frente das secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social estão sendo os mobilizadores dentro do município, e segundo Adriano Assunção Albuquerque ( Sec. de Agricultura)  será uma ajuda muito boa para as 130  famílias que receberão as cisternas, de uma vez que a seca tem assolado toda a região.
  Durante as reuniões, os participantes receberam informações sobre o projeto de cisternas de placas (reservatório cilíndrico, coberto e semi-enterrado, com capacidade para armazenar até 15 mil litros de água) è porque este modelo representa uma alternativa tecnológica mais adaptada à realidade dos pequenos produtores rurais...

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Wilma de Faria: A queridinha de todos…!!!

wilma mossoroCom a popularidade nas alturas depois do resultado da última pesquisa divulgada pelo Instituto Consult a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) passou a ser a queridinha de todos os partidos. A guerreira – se as eleições estaduais fossem realizadas hoje – ganharia facilmente em todos os cenários: governo e senado.

BODÓ PARTICIPA DA 3ª REUNIÃO DE MEIO AMBIENTE DA ANAMMA EM MOSSORÓ

A Secretária de Meio Ambiente  de  Guamaré  Iruvane  Galvão  de  Miranda,  participou da  3ª  reunião  do 11º  Fórum  dos  Gestores de Meio Ambiente   do  estado, realizado no Auditório  da  UNP  em  Mossoró.Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do município de Bodó Antonio Francisco de Macedo Neto e Genilson Fagundes também participaram.
O  evento foi aberto pelo  o presidente   do ANAMMA   no estado Mairton  França,  ele deu  as  boas vindas aos  senhores  Secretários e Representantes de  vários  Municípios  que  atuam no  Meio  Ambiente   dos  Municípios  do  RN.
Sr.  Mairton  França destacou que, o objetivo  do fórum,  é  discutir os  problemas do  Meio  Ambiente  dos Municípios,  visto  a  importância da realização   dos  Convênios   dos  respectivos município  com  o  ANAMMA.
Foi apresentado os  requisitos para realização dos  convênios e  a  forma de que  cada  município deverá  agir   com  os   planos de  ação   para o  desenvolvimento   de  projetos  para  o  Meio  Ambiente.
O Secretário  de  Meio  Ambiente da  cidade de São  Gonçalo  do Amarante,   destacou a obrigatoriedade dos  municípios   em  licenciar, e  observar  o meio   ambiente  de  seus  município, a  formação  dos  conselhos  e  elaboração de  projetos   na  preservação.
O Eng. Agrônomo Luís Soares destacou as dificuldades que as pessoas enfrentam no  desenvolvimento  e  formação  dos  conselhos,  destacou  os erros na  sociedade, e   falta  de  formação educacional   na  preservação   do  meio  ambiente,  visto  que  o  mesmo  são paritários em  cada município,  na   formação   de  projetos.
Genilson Fagundes do município de Bodó destacou que é importante a formação das leis ambientais, e a forma de aplicação da mesma, os cuidados com meio ambiente.
A secretária de Meio Ambiente de Guamaré, Iruvane Galvão, falou da   formação  do Conselho, da  forma de  Licenciamento,   das  dificuldades  que  enfrenta    para  desenvolver   os  trabalhos, mostrou  a  importância  da  fiscalização e formação  educacional através  de  Ongs,   no  qual ela  representa   uma,  as  questões   das  torres  eólicas   que  agridem  a  o meio  ambiente  e  a forma de preservação  do mesmo  mediante os  avanços  no  desenvolvimento  econômico.
No final foi aberta a  plenária  para  escolha da  próxima   cidade a  sediar  o  evento,  sendo que na apresentação  ficou escolhida a  cidade  de Lages  do  Cabugi.
O vento acontecerá no dia 1º de novembro deste ano.


ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE, SECÇÃO RN – ANAMMA-RN.
ANAMMA – Secção RN realizou neste dia 22 de Agosto de 2013 no Município de Mossoró, no Auditório da Universidade Potiguar – UNP, a 10ª Reunião da ANAMMA-RN e o 11º Fórum Estadual de Gestores Ambientais do Estado do Rio Grande do Norte. O Evento foi um sucesso e tivemos a participação de mais de 100 participantes, entre estes: autoridades do poder público, estudantes das Universidades locais e representantes da Sociedade Civil organizada. E desta vez, contamos com uma grande participação dos Municípios do RN. 
Para o Presidente da ANAMMA-RN, o professor Mairton França, o encontro foi riquíssimos, pois há muito tempo não tínhamos no Estado do RN um evento que tratasse das questões ambientais com uma participação tão expressiva.  A pauta da 10ª Reunião ANAMMA-RN abordou assuntos importantes como: Lei Complementar – LC 140, Lei Nº 12.305/2013, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos e Licenciamento Ambiental. É importante esclarecer que as escolhas dos temas abordados, foram solicitadas pelos próprios secretários e demais autoridades ambientais do RN, anteriormente a realização do evento, uma vez que, grande parte dos municípios potiguares está em fase de construção e reestruturação de seus Sistemas Municipais de Meio Ambiente – SISMUMA’s.
A Decima Reunião da ANAMMA-RN caracterizou como um Fórum de debate e troca de experiências entre as autoridades ambientais dos Municípios presentes, e teve uma participação significativa dos secretários e demais gestores ambientais do Estado Potiguar. Presidida pelo professor Mairton França, o próprio Presidente da mesma no Estado do RN, e atualmente, exerce o cargo de Subsecretário da Gestão Ambiental do Município de Mossoró/RN.
Após a palestra proferida pelo professore Mairton França, o espaço foi aberto para perguntas e apresentações dos Municípios presentes, onde tivemos um proveitoso momento de troca de experiências e de dúvidas dos presentes. Ao final, houve uma eleição para escolha do próximo município a sediar a 11ª Reunião da ANAMMA-RN. Como resultado, irá acontecer no Município de Lajes do Cabují, na primeira quinzena de Novembro de 2013.
Veja mais fotos´.

sábado, 24 de agosto de 2013

Governadora Rosalba Ciarlini apresenta 19 projetos para a segurança do RN

9531
O Rio Grande do Norte já está inserido no programa federal Brasil Mais Seguro, que tem por objetivo a redução dos índices de criminalidade registrados no Estado. O acordo de implementação do programa na capital e nos municípios mais violentos foi assinado na noite desta sexta-feira (23) pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante solenidade realizada na Escola de Governo. Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini apresentou os 19 projetos apresentados pelo Governo do Estado e aprovados pelo Ministério da Justiça que compõem o primeiro lote de melhorias conquistadas por meio do programa Brasil Mais Seguro. Os investimentos para este primeiro lote somam recursos na ordem de R$ 39,4 milhões, sendo aproximadamente R$ 2 milhões de contrapartida do Governo do Estado.
O projeto de videomonitoramento prevê a implantação de 67 câmeras de segurança nos principais corredores comerciais da capital potiguar, instalados nos bairros do Alecrim, Cidade Alta, Igapó, Petrópolis e Ponta Negra. O projeto de R$ 6 milhões apresentado pelo Governo do Estado foi uma reivindicação da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte e contou com o apoio do deputado Henrique Alves, que levou o pleito ao Ministério da Justiça.

Wilma venceria Garibaldi no 2º cenário da pesquisa Band/Consult

9522
Nominuto - A avaliação do segundo cenário da pesquisa Band Natal/ Consult divulgada nesta sexta-feira (23) no programa RN Acontece com Diógenes Dantas na Band que aponta que a atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) venceria o ex-governador e atual ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves (PMDB) com uma diferença de 10 pontos percentuais. Como no primeiro cenário, Wilma venceria com 33,41%, seguida de Garibaldi Alves (PMDB) com 23,47%, Fernando Mineiro (PT) com 7,29% e Robinson Faria (PSD) com 7,12%.
Nesse cenário, 15,47% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e 13,24% ainda não sabem em quem votar. Os números foram coletados pelo instituto de pesquisa Consult. A pesquisa questionou 1.700 entrevistados em todas as regiões do Rio Grande do Norte nos dias 14 à 18 de Agosto. A margem de erro é de 2,3 pontos para mais ou para menos.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Wilma lidera pesquisa para Governo do Estado


pesquisa consult
A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) venceria as eleições em todos os cenários em que ela aparece na pesquisa Band Natal e Consult. A pesquisa colocou quatro cenários diferentes para os entrevistados optarem e nos três cenários em que aparece, Wilma desponta com mais de 30% dos votos. Se fosse candidata e se as eleições fossem hoje com esses candidatos, Wilma venceria Carlos Eduardo (PDT), Robinson Faria (PSD) e Garibaldi Alves (PMDB).
No primeiro cenário para o Governo, Wilma de Faria (PSB) tem 30,41% dos votos, seguida de Carlos Eduardo (PDT) com 11,59%, Henrique Alves (PMDB) 9,41%, Robinson Faria (PSD) com 7,06%, Fernando Mineiro (PT) com 6,24% e Rosalba Ciarlini (DEM) com 5,06%. Os números da pesquisa foram divulgados nesta sexta-feira (23) no programa RN Acontece com o jornalista Diógenes Dantas na Band Natal em parceria com o instituto de pesquisa Consult.
No cenário dos 1.700 entrevistados, 18,82% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos e 14,41% ainda não decidiram o candidato para as eleições de 2014. A pesquisa foi feita nos dias 14 à 18 de Agosto em todas as regiões do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,3 pontos para mais ou para menos.
Nominuto.com

Presidente Dilma lidera corrida presidencial com 40%

A atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT) lidera a pesquisa para a Presidência do Brasil no Rio Grande do Norte. De acordo com a pesquisa da Band/Consult divulgada nesta sexta-feira (23), Dilma tem 40% das intenções de voto.
Em segundo lugar aparece José Serra com 18,12%, seguido de Marina Silva com 10,12%, Joaquim Barbosa 6,53%, Aécio Neves com 2,29% e Eduardo Campos com 1,53%.
A pesquisa coloca ainda como possíveis candidatos com menos de 1% dos votos: Randolge Rodrigues com 0,24%, Fernando Gabeira com 0,12% e Pastor Everaldo Pereira com 0%.
O somatório de “nenhum” ficou em 8,24% e não sabe opiniar ficou em 12,12%.

noticia_101432