Pages

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

BODÓ:Prefeitura Municipal através da secretaria do Meio Ambiente Realiza Plantio nas Praças






A Prefeitura Municipal tem o compromisso de fazer Bodó uma cidade mais bonita e melhor de se viver a cada dia. Obras e projetos de revitalização acontecem todos os dias e as mudanças estão em cada rua e avenida do município.
A Prefeitura concluiu esta semana, o plantio de novas plantas e na Praça próximo ao cemitério público. No local, foram plantadas palmeiras ornamentais(Imperial) entre outras espécies resistentes ao clima da região. 
De acordo com o Prefeito Francisco Santos"Tinhá", toda cidade tem como referência uma praça e Bodó tem como meta arborizar as praças, que atrai todos os dias a companhia de crianças, jovens, adultos e idosos.
A indicação se deu pela necessidade de aumentar o número de espécies arbóreas em passeios públicos, com a finalidade de promover qualidade de vida à população e combater as chamadas “ilhas de calor” no Município. 
Foram escolhidas quatro espécies de exemplares arbóreas da flora nativa, com floradas ornamentais, visando também a atração e a alimentação de pássaros. O porte das árvores plantadas variam entre 3 e 3,5 metros, que é o padrão para a arborização urbana. 
O local foi escolhido pelo grande número de frequentadores e principalmente para substituir as espécies anteriormente plantadas, que não apresentaram sucesso tornando inadequadas nas vias públicas. O plantio foi acompanhado por um técnico e engenheiro agrônomo e respeitou as normas técnicas com relação ao tipo de solo, dimensões das covas, nível de plantio e tutoramento. A comunidade em parceria com a prefeitura se comprometeu de fazer a manutenção das palmeiras e  árvores  até a chegada do inverno onde a chuva possibilita maior crescimento das plantas. 

“Uma arborização bem planejada contribui com a diminuição de algumas pragas urbanas e vetores de doença, atenua o calor ambiente e é importante redutor de velocidade dos ventos, pois funciona como filtro natural que garante a limpeza do ar”, explica o técnico Genilson.
Desde o mês de junho, os canteiros, praças e demais áreas verdes, está garantindo mais segurança para motoristas e pedestres. Além disso, a população já desfruta de ambientes mais bonitos e preservados, e que futuramente vão desfrutar de áreas com mais opções de recreação e lazer.
O Sistema de Áreas Verdes e Lazer propicia a purificação do ar com diminuição dos problemas respiratórios, a melhoria da qualidade de vida da população e a atração da avifauna local, inserção de maior diversidade de espécies nativas no meio urbano e maior oferta de espaços adequados.

0 comentários:

Postar um comentário