Pages

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

BODÓ PARTICIPA DA 3ª REUNIÃO DE MEIO AMBIENTE DA ANAMMA EM MOSSORÓ

A Secretária de Meio Ambiente  de  Guamaré  Iruvane  Galvão  de  Miranda,  participou da  3ª  reunião  do 11º  Fórum  dos  Gestores de Meio Ambiente   do  estado, realizado no Auditório  da  UNP  em  Mossoró.Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do município de Bodó Antonio Francisco de Macedo Neto e Genilson Fagundes também participaram.
O  evento foi aberto pelo  o presidente   do ANAMMA   no estado Mairton  França,  ele deu  as  boas vindas aos  senhores  Secretários e Representantes de  vários  Municípios  que  atuam no  Meio  Ambiente   dos  Municípios  do  RN.
Sr.  Mairton  França destacou que, o objetivo  do fórum,  é  discutir os  problemas do  Meio  Ambiente  dos Municípios,  visto  a  importância da realização   dos  Convênios   dos  respectivos município  com  o  ANAMMA.
Foi apresentado os  requisitos para realização dos  convênios e  a  forma de que  cada  município deverá  agir   com  os   planos de  ação   para o  desenvolvimento   de  projetos  para  o  Meio  Ambiente.
O Secretário  de  Meio  Ambiente da  cidade de São  Gonçalo  do Amarante,   destacou a obrigatoriedade dos  municípios   em  licenciar, e  observar  o meio   ambiente  de  seus  município, a  formação  dos  conselhos  e  elaboração de  projetos   na  preservação.
O Eng. Agrônomo Luís Soares destacou as dificuldades que as pessoas enfrentam no  desenvolvimento  e  formação  dos  conselhos,  destacou  os erros na  sociedade, e   falta  de  formação educacional   na  preservação   do  meio  ambiente,  visto  que  o  mesmo  são paritários em  cada município,  na   formação   de  projetos.
Genilson Fagundes do município de Bodó destacou que é importante a formação das leis ambientais, e a forma de aplicação da mesma, os cuidados com meio ambiente.
A secretária de Meio Ambiente de Guamaré, Iruvane Galvão, falou da   formação  do Conselho, da  forma de  Licenciamento,   das  dificuldades  que  enfrenta    para  desenvolver   os  trabalhos, mostrou  a  importância  da  fiscalização e formação  educacional através  de  Ongs,   no  qual ela  representa   uma,  as  questões   das  torres  eólicas   que  agridem  a  o meio  ambiente  e  a forma de preservação  do mesmo  mediante os  avanços  no  desenvolvimento  econômico.
No final foi aberta a  plenária  para  escolha da  próxima   cidade a  sediar  o  evento,  sendo que na apresentação  ficou escolhida a  cidade  de Lages  do  Cabugi.
O vento acontecerá no dia 1º de novembro deste ano.


ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE, SECÇÃO RN – ANAMMA-RN.
ANAMMA – Secção RN realizou neste dia 22 de Agosto de 2013 no Município de Mossoró, no Auditório da Universidade Potiguar – UNP, a 10ª Reunião da ANAMMA-RN e o 11º Fórum Estadual de Gestores Ambientais do Estado do Rio Grande do Norte. O Evento foi um sucesso e tivemos a participação de mais de 100 participantes, entre estes: autoridades do poder público, estudantes das Universidades locais e representantes da Sociedade Civil organizada. E desta vez, contamos com uma grande participação dos Municípios do RN. 
Para o Presidente da ANAMMA-RN, o professor Mairton França, o encontro foi riquíssimos, pois há muito tempo não tínhamos no Estado do RN um evento que tratasse das questões ambientais com uma participação tão expressiva.  A pauta da 10ª Reunião ANAMMA-RN abordou assuntos importantes como: Lei Complementar – LC 140, Lei Nº 12.305/2013, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos e Licenciamento Ambiental. É importante esclarecer que as escolhas dos temas abordados, foram solicitadas pelos próprios secretários e demais autoridades ambientais do RN, anteriormente a realização do evento, uma vez que, grande parte dos municípios potiguares está em fase de construção e reestruturação de seus Sistemas Municipais de Meio Ambiente – SISMUMA’s.
A Decima Reunião da ANAMMA-RN caracterizou como um Fórum de debate e troca de experiências entre as autoridades ambientais dos Municípios presentes, e teve uma participação significativa dos secretários e demais gestores ambientais do Estado Potiguar. Presidida pelo professor Mairton França, o próprio Presidente da mesma no Estado do RN, e atualmente, exerce o cargo de Subsecretário da Gestão Ambiental do Município de Mossoró/RN.
Após a palestra proferida pelo professore Mairton França, o espaço foi aberto para perguntas e apresentações dos Municípios presentes, onde tivemos um proveitoso momento de troca de experiências e de dúvidas dos presentes. Ao final, houve uma eleição para escolha do próximo município a sediar a 11ª Reunião da ANAMMA-RN. Como resultado, irá acontecer no Município de Lajes do Cabují, na primeira quinzena de Novembro de 2013.
Veja mais fotos´.

0 comentários:

Postar um comentário