Pages

terça-feira, 31 de março de 2015

PREFEITURA DE BODÓ VAI DISTRIBUIR O PEIXE DA SEMANA SANTA NESTA QUARTA FEIRA DIA 1º DE ABRIL

Nesta quarta feira durante todo o dia a prefeitura Municipal de Bodó realizará a entrega do peixe da semana Santa em todas as casas do município. Equipes da Prefeitura se dividirão nas Comunidades Rurais e na sede do município para fazerem a entrega do peixe para todas as famílias bodoenses.
Em Bodó o peixe nunca foi entregue apenas aos funcionários como na maioria das cidades, e sim casa a casa, essa tradição vem sendo mantida desde a primeira administração.
Em nome do Prefeito "Tinhá", e de toda a equipe da Prefeitura de Bodó, desejamos uma abençoada Semana Santa a todos. Que a paz, o amor, a união e principalmente a Saúde, se faça presente em todos os lares.
FELIZ SEMANA SANTA!!!
DEUS ABENÇOE A TODOS!!!
Curtir · Comentar ·

segunda-feira, 30 de março de 2015

Governo decreta calamidade em 153 municípios do RN por causa da seca

                                  


O governo do Rio Grande do Norte decretou calamidade pública em 153 municípios potiguares por causa da seca. O decreto foi publicado no Diário Oficial de sábado (28) e tem validade de 180 dias. Segundo o documento, as chuvas ocorridas no segundo semestre de 2014 e neste início de 2015 no RN foram insuficientes para a formação de estoques de água potável nos reservatórios que atendem parte da zona rural.
De acordo com a publicação, para decretar calamidade o governo considerou a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) de chuvas abaixo da média histórica para 2015 e ainda que os prejuízos financeiros ocasionados pela escassez hídrica verificada no ano de 2014, em todo o território do estado do Rio Grande do Norte, chegam a R$ 3.8 bilhões de reais. Ainda segundo informações do governo, dos 167 municípios do estado, 120 são abastecidos por carros-pipa atualmente, o que corresponde a 260 mil pessoas abastecidas por carros-pipa. O decreto permite que os municípios contratem com dispensa de licitação "as obras e os serviços que se mostrarem aptos a mitigar as consequências provocadas pela estiagem". Dentre os municípios incluídos no decreto estão Mossoró, Apodi, Nova Cruz, Currais Novos,Bodó, Caicó e São Miguel do Gostoso. Confira aqui todos os municípios incluídos no decreto.

Em coletiva de imprensa, Polícia acredita que quadrilha parcialmente morta tem cerca de 20 integrantes

hefesto
Na manhã desta segunda-feira (30) a delegada adjunta da Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (DEICOR), Danielle Filgueira, e o comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE), Major Rodrigo Trigueiro, detalharam em coletiva de imprensa, realizada no auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a Operação “Hefesto”, deflagrada na madrugada do último domingo (29), na cidade de Currais Novos. Também participaram da coletiva, a secretária de Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, o Delegado Geral de Polícia Civil, Stenio Pimentel, e o comandante da Polícia Militar, coronel Ângelo Dantas.
Durante a coletiva, a delegada Danielle Filgueira esclareceu que a ação de domingo foi resultado de um trabalho de investigação que o DEICOR vinha fazendo em torno da quadrilha. Ela explicou que no momento da abordagem o grupo se preparava para realizar mais uma explosão de caixa eletrônico naquela região. De acordo com a delegada, as investigações apontam que a quadrilha é composta por no mínimo 20 integrantes. “As investigações continuarão para que possamos identificar e prender os demais membros”, disse Danielle.
Um dia antes da operação policial a quadrilha havia tentado explodir um caixa eletrônico na região de Currais Novos, mas não obteve êxito, pois se assustaram com a presença da Polícia Militar no local e perderam um dos carros que seria utilizado no roubo. Diante disso, os bandidos se esconderam no matagal e saíram somente na madrugada do domingo, quando um táxi foi buscar os sete elementos. Ao sair do matagal, a quadrilha foi surpreendida pelas polícias Civil e Militar, que os aguardavam na entrada da cidade de Currais Novos.
O motorista do táxi foi identificado como João Maria da Rocha, vulgo “Catatau”, e encontra-se preso. Já na manhã do domingo outro integrante da quadrilha foi preso em Natal. Kleiton Carrol Gomes de Albuquerque, vulgo “Magão”, é traficante e tinha a função de esconder o armamento da quadrilha, em sua casa foram encontrados 4 quilos de drogas. Além de armas, foram apreendidos com a quadrilha material explosivo, roupas camufladas, balaclavas (capuzes pretos), celulares e dinheiro fracionado.

Fim das coligações proporcionais: vantagens e desvantagens

CÂMARA DOS DEPUTADOS 2
A Proposta de Emenda Constitucional que acaba com as coligações proporcionais entra em uma fase decisiva. Após ser aprovada pelo Senado, a votação na Câmara dos Deputados, que deverá ocorrer após a Semana Santa, é determinante para mudar as regras para escolha de deputados federais, estaduais e vereadores.
Vantagem
Acaba com a distorção de se votar em um partido e eleger candidatos de outra legenda. Pode reduzir o número de “legendas de aluguel”, forçando a fusão ou a extinção de partidos pouco representativos no país. Acaba com coligações de ocasião, montadas com fins exclusivamente de estratégia eleitoral.Exige que partidos busquem candidatos viáveis, forçando um maior diálogo com as bases.
Desvantagem
Pode prejudicar partidos pequenos e candidatos que estão fora dos grandes partidos, mas tem respaldo eleitoral. Proposta pode ter pouca viabilidade política, já que encontra resistências nos partidos pequenos.

Significado de cada dia da Semana Santa!

RAMOS 2
Domingo de Ramos
A Semana Santa começa com o domingo, chamado “Domingo de Ramos”, e que comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. Este evento, está presente nos Evangelhos que contam a jornada de Jesus à cidade santa, para celebrar a sua última Páscoa, com os discípulos.
À chegada, Jesus foi recebido com grande fervor e entusiasmo, nesta sua “entrada gloriosa” (Mt 21,1-11). Nos dias de hoje, os fiéis levam para a igreja ramos de oliveira, a fim de serem abençoados, como símbolo de sua fé. A procissão que introduz esta celebração, convida todos os cristãos a saudar, e acompanhar, o Senhor que entra em Jerusalém. Amanhã, o blog destaca a liturgia da segunda-feira.

Prefeitura de Mossoró anuncia medidas de cortes para reduzir despesas

palacio da resistencia
A Prefeitura Municipal de Mossoró anunciou medidas de cortes nos gastos para reduzir despesas. O secretário municipal Josivan Barbosa declarou à imprensa local que o decreto é reflexo da crise econômica que ocorre em todo Brasil.
Veja quais foram as medidas:
I – Corte de 50% nas despesas com passagens e diárias em relação aos valores gastos em 2014
II – Corte de 20% em gastos com energia elétrica, combustível, água e telefone
III – Corte em novos contratos de prestação de serviços, de consultoria, de locação e reformas de imóveis, de veículos, máquinas e equipamentos
IV – Corte em aditivos de contratos que impliquem no aumento de custos
V – Suspensão de todas as licitações para obras e engenharia civil, exceto os que são oriundo de recursos federais
VI – Suspensão em participação em cursos, seminários, congressos e simpósios
VII – Suspensão da realização de eventos, recepções, solenidades, inaugurações e outros eventos que impliquem em custos ou apoio a eventos realizados por terceiros
VIII – Suspensão na concessão de horas extras para serviços públicos e efetivos e realização de novos concursos públicos para provimentos de cargos efetivos.

Jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morre em São Paulo

Beatriz Thielmann
A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu em São Paulo neste domingo (29). A repórter tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Ela deixa dois filhos e dois netos. Em nota, a Rede Globo diz: “Para os colegas, a perda é irreparável. A direção da Globo ressalta que Beatriz era uma profissional brilhante e uma colega de trabalho sem igual”.
Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz Theilmann cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio.

Inter TV Costa Branca terá festa de abertura no dia 09

Paola Oliveira está entre os convidados para festa da Inter TV Costa Branca
Paola Oliveira está entre os convidados para festa da Inter TV Costa Branca
A Inter TV Costa Branca já levou sua programação ao ar na sexta-feira (27), mas a festa de inauguração será no dia 09 de abril. Presença confirma da direção geral da TV Globo e da atriz Paola Oliveira.

Jurista acredita que fim de coligação para deputado e vereador não será aprovado

erick JHO advogado e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Erick Pereira avalia que a Proposta de Emenda Constitucional para acabar com as coligações proporcionais é apenas reflexo de uma medida para tentar conter a criação de partidos.
Analisando a discussão sobre reforma política que ocorre no Congresso Nacional, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte não acredita que ela será implementada de forma ampla. “Não vai haver reforma. Será algo pontual. Infelizmente não teremos uma reforma estruturante”, comentou. E por que não haverá uma reforma estruturante? “Por falta de consenso, conflito de interesses locais. Há uma falta de consenso coletivo parlamentar”, disse Erick Pereira à Tribuna do Norte.

Renan Calheiros diz que ele não impede nomeação de Henrique


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acaba de negar, por telefone, que tenha qualquer responsabilidade no impasse na nomeação de um novo ou confirmação do atual ministro do Turismo. Renan disse que já tratou do assunto com a presidente Dilma e o vice Michel Temer. Mesmo tendo sido padrinho do ministro Vinícius Lages, informou que já conversou com o ex-presidente da Câmara Henrique Alves, quando afirmou que não se opunha à sua eventual nomeação.
“Nomear ou exonerar ou pedir me coloca em contradição com a defesa que tenho feito da redução de Ministérios. Seria uma incoerência inominável. Não posso entrar no processo. Já falei com ela (presidente Dilma). A decisão não é minha”, disse ele ao colunista Ilimar Franco, d’O Globo.

domingo, 29 de março de 2015

Prefeitura de Bodó realizou quinta(26) o Dia D contra a Dengue e Chikungunya

A Prefeitura de Bodó, através da Secretaria de Saúde, das demais secretarias, programas como o NASF, CREAS, CRAS, CONSELHOS, ESCOLAS e outras instituições, depois de algumas reuniões, palestras nas escolas da sede e área rural, realizou  o dia, o Dia D quinta(26) campanha contra o mosquito transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya. O evento teve inicio as 8:00hs em frente a biblioteca pública, e na abertura o Prefeito “Tinhá” falou sobre a importância da campanha, pediu que a prevenção fosse realizada todos os dias em todo o município, agradeceu também a todos os envolvidos nas ações e alertou geral para a dengue e a Chikungunya. O secretário de saúde Maxwell Dionísio, também pediu a colaboração de todos na prevenção diária, a médica Dra. Martha Hidalgo fez uma palestra sobre os casos existentes no município e levou às informações necessárias a população. A equipe da saúde, escoteiros e voluntários saíram visitando as residências e procurando possíveis focos nas ruas da cidade, adesivaram as casas em alertas com o adesivo amarelo e as que estão prevenidas, com o adesivo verde. Aconteceram também as palestras, entrega de panfletos com informações sobre o mosquito transmissor (Aedes aegypti), além de alertar sobre as gravidades das doenças a toda a população.
O objetivo do dia D é de mobilizar a população e chamar a atenção da sociedade para os riscos para a população caso os cuidados necessários não sejam tomados para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão tanto da dengue como a Febre Chikungunya.
Será realizado um trabalho pelos agentes de endemias na próxima semana, vistorias nas caixas d’água baixas e tambores, em depósitos domiciliares, como materiais jogados nos quintais e vasilhas de água. As campanhas têm que ser realizadas e permanentes, é de grande importância essas ações de sensibilização da comunidade.
As escolas de Bodó estão trabalhando e contribuindo com a campanha de prevenção, a Escola Municipal José Maria, marcou a presença através dos professores e alunos, todos focando o tema e informando sobre a gravidade das doenças.
ALERTA GERAL PARA A PREVENÇÃO DA DENGUE!!!
BODÓ: TODOS CONTRA A DENGUE!!!









Prefeituras receberão R$ 1,8 bilhão do terceiro decêndio de março do FPM

Agência CNM
O terceiro decêndio de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será de R$ 1.863.188.591,73, descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O repasse será feito na próxima segunda-feira, dia 30. O montante bruto é de R$ 2.328.985.739,66.

De acordo com cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os três decêndios deste mês somam R$ 6.046 bilhões. Em 2014, no mesmo mês a soma foi de R$ 5.404 bilhões. Portanto, houve crescimento de 11,88%, em termos reais – que considera a inflação.
Por outro lado, em relação a fevereiro deste ano, o FPM de março apresentou queda de 27,16%. Mas, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) informou que este 3.º repasse do mês foi 15,37% maior que a última estimativa divulgada dia 13 de março. Para abril a previsão é de um crescimento de 12% em relação a março.
Acumulado
No acumulado de 2015, o FPM soma R$ 22.578 bilhões. No mesmo período de 2013, o acumulado ficou em R$ 23.268 bilhões. Em termos reais, o FPM está 2,96% menor do que o mesmo período do ano anterior. Assim, a CNM mantém o alerta aos gestores que tenham cautela e prudência na execução das despesas.

Acesse dados por Estado

quarta-feira, 25 de março de 2015

Lançado hotsite da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Agência CNM
Os gestores municipais podem conferir detalhes da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, marcada para 25 a 28 de maio. O hotsite do evento está no ar, com informações sobre a programação preliminar, inscrições, notícias relacionadas e a convocação do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

“Pacto Federativo: Esperança de Vida aos Municípios” é o tema desta edição. “Há anos, as prefeituras enfrentam um cenário de crise econômica, em que as demandas são maiores que os recursos. Agora, temos uma preocupação maior, pois se percebe que a recessão chegou também aos governos federal e estaduais, e, certamente, as medidas adotadas também vão trazer impacto ao ente municipal”, destaca o presidente da CNM.
As inscrições para a Marcha estão abertas e podem ser feitas pelo hotsite. A Confederação recomenda a inscrição prévia, pois ajuda na organização do evento, que será no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Mesmo local da edição de 2014. Downloads de arquivos também estão disponíveis, além de um relógio com a contagem regressiva para a Marcha deste ano.
Acesse o hotsite aqui

Senado aprova PEC que proíbe coligações partidárias nas eleições para deputados federais, estaduais e vereadores


REFORMA POLÍTICA
O Senado aprovou na terça-feira, 24, em segundo turno, proposta que altera a Constituição (PEC) e proíbe coligações partidárias nas eleições para deputados federais, estaduais e vereadores. A PEC recebeu 62 votos favoráveis, 3 contrários e 1 abstenção, e segue agora para ser analisada pela Câmara dos Deputados.
O novo modelo acaba com o chamado “efeito Tiririca”, no qual votos de um candidato ajudam a eleger outros do grupo de partidos que se uniram para o pleito. Um exemplo disso ocorreu em 2010 quando o então candidato a deputado Tiririca conquistou 1,35 milhão de votos e garantiu sua cadeira na Câmara e a de mais 3,5 deputados.
Segundo informou o Estadão Conteúdo, com a mudança, portanto, os partidos não precisam mais lançar nomes que funcionem apenas como “puxadores de votos” para conquistar um número maior de cadeiras na Câmara e assembleias legislativas. Apesar da mudança, a coligação continuará valendo para as eleições majoritárias, ou seja, os partidos poderão se unir para eleger o presidente da República, o governador do Estado e o prefeito.

Jurista potiguar não acredita na aprovação da PEC das coligações pela Câmara

erick pereira candidatos
Segundo o doutor em Direito Eleitoral, advogado potiguar Erick Pereira, a Câmara dos Deputados não deve acompanhar o Senado na aprovação da chamada PEC das Coligações. “Dificilmente passa, pois não existe consenso. As peculiaridades locais são mais fortes”, destacou.

Bodó: Secretaria de Meio Ambiente realiza e desenvolve nova proposta de arborização em nossa Cidade



                                         




Entre um passeio e outro pela cidade de Bodó é possível notar diversas melhorias e investimentos do poder público, a começar pelo desenvolvimento de ações voltadas à qualidade de vida. Uma delas tem como foco a ampliação de áreas verdes, através do plantio de árvores nativas e frutíferas em espaços públicos, um trabalho que está sendo executado por meio do projeto de arborização. 


Para dar continuidade à política Ambiental,  a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com secretaria de Obras, Agricultura, faz preenchimento dos espaços públicos da Cidade com mais verde, nas imediações do canal  que interliga o rio Bodó e a praça de eventos, e divisa da empresa Bodó Mineração com a cidade.  
 A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em ação conjunta nesta segunda(23) realizou o plantio de  25 mudas de Craibeiras.

“As craibeiras estão sendo plantadas para fortalecer o espaço, dando mais densidade de verde ao local. Estamos ampliando o processo de arborização da Cidade, preenchendo os espaços vazios com a vegetação nativa da região. Vamos convocar a população para conscientizá-la da importância de preservar a vegetação para combater os efeitos das partículas de areias em dias de muito vento, mudança climática e o aquecimento global.”

"É fato que o plantio de árvores em áreas públicas propicia sombra, purifica o ar, diminui a poluição sonora, além de servir para o embelezamento do município, dando um novo valor estético e paisagístico",



A craibeira é uma planta originária da Mata Atlântica que chama a atenção pelo colorido vivo das flores amarelas. As mudas levam cerca de três anos para se tornarem árvores.

Senado aprova fim de coligações no legislativo e PEC será votada na Câmara

Do portal do Senado:
Fim das coligações nas eleições proporcionais passa no Senado e segue para Câmara
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (24), em segundo turno, o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 40/2011, do ex-senador José Sarney (PMDB-AP), havia sido aprovada em primeiro turno há duas semanas e faz parte de um grupo de matérias relacionadas à reforma política selecionadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e pelos líderes partidários.
Foram 62 votos a favor e apenas três contrários, além de uma abstenção. Para uma PEC ser aprovada, é preciso o apoio de três quintos dos senadores, ou seja, no mínimo 49 votos. A matéria agora segue para análise da Câmara dos Deputados. Pela proposta, somente serão admitidas coligações nas eleições majoritárias – para senador, prefeito, governador e presidente da República. Fica assim proibida a coligação nas eleições proporcionais, em que são eleitos os vereadores e os deputados estaduais, distritais e federais.

Representação

Para o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a aprovação da proposta é um primeiro e importante passo nas reformas que estão sendo discutidas no Congresso. O senador disse que a medida vai aprimorar o sistema de representação política no Brasil. Já o senador Omar Aziz (PSD-AM) reconheceu que o fim das coligações pode ser um passo importante, mas defendeu o debate sobre o financiamento das campanhas, “com urgência”. Por sua vez, o senador João Capiberibe (PSB-AP), avaliou que o fim da reeleição deve ser outro tema tratado com urgência pelo Congresso. O senador Walter Pinheiro (PT-BA), ao votar favorável à proposta, também cobrou a inclusão de outras pautas que promovam uma reforma política ampla, como a reestruturação dos partidos e o financiamento eleitoral.
Na visão do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a proposta pode tirar do processo político “os oportunismos eleitorais”. O senador Blairo Maggi (PR-MT) disse que o fim das coligações nas eleições proporcionais traz tranquilidade aos pleitos e moraliza as eleições, pois pode ajudar a acabar com as legendas de aluguel.
— A proposta pode trazer maior valor e mais representatividade dos partidos junto à população — opinou Maggi.

Articulação

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) elogiou a iniciativa de Renan em trazer para o Plenário do Senado temas da reforma política. No entanto, o senador pediu uma articulação mais clara com a Câmara dos Deputados, para que uma matéria aprovada em uma Casa não fique esquecida em outra. Ele lembrou que muitos projetos já foram aprovados no Senado e não tiveram andamento na Câmara, mas apoiou a PEC 40.
— Esta matéria é extremamente relevante para que tenhamos partidos políticos conectados com a sociedade — declarou.
Em resposta, Renan informou que, mais cedo, teve um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em que ficou acertada uma agenda comum entre as duas Casas do Congresso, tendo a reforma política como um dos assuntos principais para o que definiu como “pauta expressa”.