Pages

domingo, 31 de janeiro de 2021

OMS visita mercado onde surgiram primeiros casos de covid em Wuhan

 

Foto: ROMAN PILIPEY/EFE/EPA

Os especialistas internacionais da missão da OMS (Organização Mundial da Saúde) que investigam a origem do coronavírus na China visitaram neste domingo (31) o mercado de Wuhan, onde foram detectadas as primeiras infecções da covid-19. Ontem, eles estiveram em um hospital de Wuhan, que tratou os primeiros pacientes com a doença.

A primeira pessoa que morreu, na cidade chinesa, em decorrência da covid-19 foi um homem que esteve precisamente no mercado de Huanan, fechado quase na sua totalidade desde o primeiro dia de 2020.

A parte conhecida como “mercado úmido”, que consiste em mil barracas onde se vendia carne de vários animais – de peixes a, segundo a imprensa local, faisões ou cobras – foi separada do exterior por enormes cercas. O segundo andar do mercado, que consiste em uma galeria com cem óticas, foi reaberto em meados do ano passado.

O zoólogo britânico Peter Daszak, um dos membros do grupo que compartilha informações sobre as visitas em sua conta no Twitter, escreveu hoje: “Ao caminhar pelo mercado de Huanan, você sente a importância histórica deste lugar e a compaixão pelos vendedores e (e os membros da) comunidade que perderam sua maneira de ganhar a vida para a covid”.

Peter Ben Embarek, o líder da equipe, explicou ontem à imprensa estatal chinesa que o grupo pretende ver os locais onde ocorreram estas infecções, descobrir quais os animais e produtos que foram vendidos e, “possivelmente”, falar com alguns dos lojistas que trabalharam lá durante os primeiros dias da pandemia.

Nesta manhã, antes de ir ao mercado de Huanan, os emissários da OMS visitaram instalações da cadeia de alimentos refrigerados em um mercado atacadista na cidade.

O jornal oficial Global Times aproveitou essas visitas para insistir em uma das narrativas promovidas pelas autoridades e pela mídia do país, de que o surto inicial em Wuhan poderia ter ocorrido devido ao fato de produtos congelados importados de outros países serem vendidos em Huanan.

Esses alimentos, então, teriam sido infectados com o vírus antes de chegarem à China. “Embora seja muito cedo para tirar conclusões, […] não pode ser descartada”, disse hoje o jornal.

Na verdade, as autoridades chinesas culpam os alimentos congelados importados do exterior e pessoas de outros países pelos últimos surtos no país, o que fez com que o número de casos ao longo de janeiro fosse o maior e batesse recorde mensal desde março de 2020.

Nos primeiros dois dias de investigações de campo, os especialistas da OMS visitaram dois dos hospitais que trataram os primeiros pacientes com covid-19 de Wuhan durante os estágios iniciais da pandemia.

Segundo a instituição, os pesquisadores também entrarão em laboratórios como o Instituto de Virologia de Wuhan, do qual algumas autoridades – entre elas, a já finalizada gestão Trump nos Estados Unidos – suspeitam que possa estar por trás do surto inicial da covid.

Por enquanto, a OMS se limita a apontar que “todas as hipóteses estão sobre a mesa” na determinação da origem do vírus e exige “o apoio, acesso e dados de que seus enviados precisam” para realizar investigações relevantes.

R7

Liderança do PT protocolou na Câmara pedido de posse imediata de Mineiro

 Já está protocolado na secretaria legislativa da Câmara Federal, o pedido de posse imediata de Fernando Mineiro como deputado federal.

O documento foi assinado pelo líder do PT na Casa, deputado Enio Verri, do Paraná.

Cópia da decisão do TRE, que diplomou Mineiro, foi encaminhada ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

UFRN promove seleção para professores substitutos/temporários; salários até R$ 6.200,14

 Foto: Cícero Oliveira

A Universidade Federal do Rio Grande do (UFRN) está com inscrições abertas para a seleção de professores substitutos/temporários do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. O processo seletivo destina-se à formação de quadro de reserva para vagas surgidas dentro do prazo de validade previsto no edital. As inscrições podem ser feitas, exclusivamente, via internet, até às 23h59 do dia 3 de fevereiro, por meio do SIGRH (Menu Concursos > Concursos Abertos), no qual está disponível o edital e o formulário de inscrição (Anexo II). A taxa de inscrição é R$ 50.

São ofertadas vagas para cadastro de reserva em Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. O regime de trabalho será de 20 ou 40 horas semanais. As atividades referentes à contratação de professor substituto/temporário envolvem a atuação no ensino, conforme a necessidade da instituição expressa no plano de trabalho a ser deliberado pela Unidade de lotação do servidor e no contrato de trabalho.

Em razão da declaração de estado de calamidade pública em todo o território nacional, estabelecido pela União por meio do Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, as provas do processo seletivo simplificado serão realizadas, em sua totalidade, na forma remota, a fim de atender às medidas de distanciamento social. A aplicação das provas está prevista para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 12 de março.

A remuneração será fixada com base no valor dos vencimentos da carreira do Magistério Superior, de acordo com a vaga pretendida, observados o regime de trabalho contratado e a titulação do aprovado. As normas do processo seletivo estão disciplinadas na Resolução nº 225/2018 – Consepe, disponível nas páginas eletrônicas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (www.progesp.ufrn.br) e SIGRH (www.sigrh.ufrn.br).

Com UFRN


Assembleia Legislativa do RN retoma atividades parlamentares na próxima terça-feira

 No dia 2 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte retoma as atividades parlamentares com sessão de abertura do ano legislativo iniciando às 10 horas, no Plenário da Casa. Após o rito formal de abertura, feito pelo presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira (PSDB), a palavra é facultada à chefe do Executivo, Fátima Bezerra ou representante que irá ler a mensagem anual. A sessão será transmitida vivo pela Tv Assembleia, canal 10.3, pelo portal al.rn.leg.br e pelas redes sociais no @assembleiarn.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, a sessão continuará em formato hídrido com participação dos 24 deputados estaduais que podem estar em ambiente virtual – através do Sistema de Deliberação Remota (SDR) ou presencialmente no Plenário da Casa.

O presidente Ezequiel suspendeu os atos formais como a revista às tropas, a foto oficial e demais atos, tradicionais na abertura das atividades legislativas. A primeira sessão ordinária do ano está prevista para o dia seguinte, quarta-feira, 3 de fevereiro.

No início dos trabalhos, a Assembleia Legislativa dará continuidade ao SDR obedecendo as normas de tramitação processual-legislativa, uma medida de caráter excepcional em razão do combate a proliferação do vírus e aumento dos número de pacientes com COVID-19 em tratamento no Rio Grande do Norte.

O presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira, garantiu que apesar de um ano atípico, em meio à pandemia da Covid-19, a Casa manterá seu ritmo de atividades, assim como em 2020, sem prejuízo dos trabalhos em plenário e das Comissões.

“A exemplo do que fizemos no ano passado, a nossa perspectiva é de uma atuação legislativa sem alteração dos trabalhos em plenário, das votações e debates. Em 2021 queremos também intensificar nossas ações de combate à covid-19 e somar esforços para conter o avanço da pandemia”, afirmou Ezequiel Ferreira.

O ano legislativo também inicia com mudança no colegiado de parlamentares com a posse do novo deputado estadual, Subtenente Eliabe (Solidariedade) que assumiu a cadeira após a vitória do deputado que tornou-se prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra (Solidariedade). Com a mudança, as comissões também devem mudar os nomes dos membros para o ano de 2021.

A sessão de abertura dos trabalhos legislativos poderá ser acompanhada pela imprensa e sociedade civil ao vivo pela Tv Assembleia, canal 10.3, pelo portal al.rn.leg.br e pelas redes sociais no @assembleiarn.

Fim de semana no RN reserva calor e pancadas de chuvas; veja previsão

 

Foto: Reprodução/Emparn

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) destaca que o final de semana no estado será de céu parcialmente nublado a claro em todo o território, com possibilidades de ocorrência de pancadas de chuvas devido a presença de um vórtice ciclônico de ar superior, que atua sobre a região. A previsão é válida deste sábado(30) a segunda-feira(1º de fevereiro).


Mineiro recebe o diploma de deputado federal que lhe foi tomado há dois anos

 Eleito em 2018, mas impedido de tomar posse por uma manobra jurídica bancada pelo suplente Beto Rosado, que terminou lhe tomando o diploma e o mandato, Fernando Mineiro, recebeu seu diploma de deputado federal nesta sexta-feira.

O terceiro mais votado do Rio Grande do Norte, só agora, dois anos depois, é diplomado após conseguir, em recursos na justiça eleitoral, desmascarar a manobra, com provas robustas que Beto não poderia estar se utilizando fo seu mandato por um simples fato: não teve votos.

Mineiro começou o dia na sede do TRE, em Natal, recebendo o diploma expedido ontem.

Agora seguirá para Brasília para tomar posse na Câmara.

A governadora Fátima Bezerra, o vice Antenor Roberto, o senador Jean-Paul Prates, a vereadora Divaneide Basílio e amigos de Mineiro o acompanharam na entrega do diploma.

Mineiro é diplomado pela Justiça eleitoral como deputado federal

 Foto: Reprodução/Instagram

“Gratidão sem fim a quem me ensinou a ficar de pé para – mesmo depois de 2 anos – fazer valer os 98.070 votos de confiança que recebi em 2018”, declarou Fernando Mineiro, após confirmação de seu credenciamento como deputado federal.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) expediu nessa quinta-feira (28) o diploma de deputado federal eleito em 2018 para Fernando Mineiro (PT).

Mineiro está credenciado a ser empossado no cargo pela Câmara Federal, assumindo a vaga de Beto Rosado (PP).

Técnica de enfermagem finge vacinar idosa contra Covid-19 e é afastada; vídeo

 Uma técnica de enfermagem foi afastada após ter simulado que aplicou a vacina contra a Covid-19 em uma idosa de 97 anos, em Maceió (AL). A aposentada foi na tarde de ontem ao estacionamento do Pátio Shopping, no bairro Benedito Bentes, um dos pontos da campanha de vacinação. Por volta das 12h, a idosa teve o braço esquerdo furado pela agulha, mas o líquido da vacina não foi injetado. Um vídeo feito pela cuidadora da idosa mostra que o imunizante não foi aplicado.

Após verem a imagem, familiares da vítima procuraram os responsáveis pela campanha de vacinação e, após ter sido constatada a fraude, outra profissional de saúde fez a aplicação da vacina corretamente.

A Prefeitura de Maceió afastou a técnica de enfermagem que cometeu a fraude e abriu um procedimento administrativo para investigar o caso. O MPE-AL (Ministério Público Estadual de Alagoas) informou que vai instaurar uma Notícia de Fato para apurar o ocorrido. O nome da técnica de enfermagem não foi divulgado.

Segundo a família da idosa, que não terá o nome divulgado para manter a privacidade, ela estava ansiosa para receber a vacina, pois está há dez meses sem receber visitas dos filhos e netos. Hoje, ela foi levada pela cuidadora para se vacinar contra a covid-19 por volta das 12h, e a responsável gravou um vídeo da suposta imunização para mostrar aos familiares da idosa.

Nas imagens, a técnica de enfermagem prepara o local da injeção passando um algodão, depois injeta a agulha e não aperta o êmbolo, deixando todo o líquido dentro do cilindro. “Isso dá reação?”, questiona a cuidadora da idosa. A técnica responde em seguida: “geralmente, eu não vejo ninguém comentar até agora”. A cuidadora pergunta: “só isso?”. “Só”, responde a técnica de enfermagem, enquanto retira a injeção intacta e passa o algodão no braço da idosa.

Em seguida, a cuidadora enviou o vídeo para o grupo da família e, logo em seguida, os familiares da idosa ficaram estarrecidos ao notarem que o imunizante não foi injetado.

UOL

Governo federal prorroga até 26 de fevereiro prazo para pagamento de tributos do Simples Nacional

 Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo federal prorrogou para 26 de fevereiro o prazo para pagamento dos tributos do Simples Nacional referente a janeiro de 2021. A resolução, aprovada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, foi publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União.

O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, que reúne em um único documento de arrecadação os principais tributos federais, estaduais, municipais e previdenciários devidos por micro e pequenas empresas, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano. O recolhimento, feito por esse documento único, deve ser pago até o dia 20 do mês seguinte àquele em que houver sido auferida a receita bruta.

O pagamento de tributos do Simples foi tema de reunião esta semana entre o presidente Jair Bolsonaro, a equipe econômica e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci. Na ocasião, Solmucci fez pedidos para socorro financeiro ao setor, que foi fortemente impactado pelas restrições impostas durante a pandemia de covid-19.

A adesão ao regime do Simples Nacional termina hoje (29) e pode ser feita pela página do programa na internet. Até o último dia 20 de janeiro, foram realizadas 178.741 solicitações de opção, sendo deferidas 54.789. Outras 117.088 dependem do contribuinte regularizar pendências com um ou mais entes federados.

Agência Brasil


Detran-RN implanta agendamento online para vistoria de transporte escolar

 As vistorias buscam garantir a segurança dos alunos da rede pública que são transportados por ônibus no interior do Estado. Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) lançou uma nova ferramenta de agendamento de vistoria de transporte escolar realizada diretamente no site do Órgão (www.detran.rn.gov.br). Com a novidade, as prefeituras do interior do Estado já podem acessar o site do Detran e agendar a vistoria obrigatória da frota de transporte escolar registrada pelo município para o traslado dos estudantes da rede pública.

De acordo com informações repassadas pelo coordenador de Registro de Veículos, Carlos Silvestre, o sistema já se encontra disponível para agendamento nas unidades do Detran Sede (Natal) e nas Ciretrans distribuídas no Estado. A partir da próxima segunda-feira (1º) o agendamento de vistoria do transporte escolar também começa a ser atendido nos Grupos Executivos do Órgão situados no interior.

Para agendar a vistoria preventiva é simples, bastando acessar o site do Detran e clicar no botão “Agendamentos” na parte central do portal. Na página seguinte aciona o ícone “Veículos”, depois “Transporte Escolar” e por fim, digita no formulário de identificação o CPF do solicitante e escolhe na opção de serviço “ Vistoria Para Fins de Autorização de Transporte Escolar” escolhendo data e horário disponíveis para o serviço.

A medida busca garantir a segurança dos alunos da rede pública que são transportados por ônibus. Os vistoriadores seguem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que determina que o transporte escolar só deve trafegar se for registrado como veículo de passageiros, com inspeção semestral dos equipamentos de segurança, com pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “ESCOLAR”, em preto.

Também é exigido equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; com lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira. O veículo tem que possuir cintos de segurança em número igual à lotação, além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Detran inspeciona todos os itens de segurança do veículo desde os pneus até cinto de segurança, como também é avaliada a documentação do condutor, que deve ter idade superior a vinte e um anos, portar carteira de habilitação na categoria D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses, além de ser aprovado em curso especializado.

Hotmart abre 400 vagas de emprego com home office para sempre

 


Sede da Hotmart em Belo Horizonte: empresa foi fundada em 2011 pelos empreendedores João Pedro Resende e Mateus Bicalho. Foto: (Hotmart/Divulgação)

A Hotmart, empresa de ensino por meio de tecnologia, está com 400 vagas abertas para seu time de tecnologia. E com a decisão de não retornar aos escritórios, os novos desenvolvedores vão trabalhar em home office para sempre.

A nova modalidade de trabalho vale para as sedes no Brasil, em São Paulo e em Belo Horizonte, e nos escritórios no exterior, na Holanda, Espanha, Estados Unidos, México, Colômbia e França.

A decisão foi acelerada por causa das incertezas com a segunda onda de contágios pelo novo coronavírus. Após 2021, os escritórios serão abertos, mas os funcionários não terão obrigação de voltar ao trabalho presencial.

Segundo João Pedro Resende, CEO e cofundador da Hotmart, o objetivo é se adaptar à nova realidade do trabalho remoto e criar escritórios que sejam funcionais e atrativos.

“Nossa ideia é criar escritórios tão incríveis que, mesmo sem obrigatoriedade, muitos vão querer estar lá, próximos uns dos outros. Mas isso não será uma imposição da empresa”, salienta ele.

A empresa prevê um aumento de contratações em 2021. Os candidatos poderão estar em qualquer estado do Brasil — ou até em outros países — mas serão vinculados à sede mais próxima de sua localização para fins de logística.

Confira as vagas pelo site de carreiras.

Exame

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

VÍDEO: “Que sirva de bom exemplo”, desabafa paciente do AM ‘bem tratado’ em Natal em mensagens ao seus governantes

 Um paciente de Manaus, transferido da capital amazonense para Natal, rasgou elogios a estrutura do hospital de apoio, em hotel cinco estrelas, e ainda o tratamento dos profissionais de saúde na capital potiguar, no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “Estamos sendo muito bem tratados”.

Em um vídeo de 5 minutos, “feito para que sirva de bom exemplo”, entre comparações, o homem faz um desabafo aos governantes de sua terra: “Aqui não falta nada. Não faltam insumos. A equipe médica solicitou uma radiografia do meu pulmão, e foi feita imediatamente. Solicitou tomografia computorizada, e foi efetuado imediatamente num equipamento de última geração, em perfeito estado, a favor da vida”, disse.

Presidente jair Bolssonaro discurso: “Enfia no rabo de vocês da imprensa essas latas de leite condensado”

 O presidente Jair Bolsonaro rebateu, durante evento nesta quarta-feira (27), as críticas da compra milionária de seu governo com alimentação e alegou que a compra não foi destinada apenas para a presidência da República, mas sim para atender o Exército e  ministérios, como os da Cidadania e Educação.

“Quando eu vejo a imprensa me atacar, dizendo que comprei 2 milhões e meio de latas de leite condensado, vai pra puta que eu pariu. É pra enfiar no rabo de vocês da imprensa essas latas de leite condensado”, disse Bolsonaro.

“Essas acusações levianas não levam a lugar nenhum e se me acusam disso é sinal que não tem do que me acusar (…) Isso não é mordomia, não é privilégio”, completou o presidente.


Caixa paga nesta quinta R$ 248 milhões do auxílio emergencial; beneficiários de ‘contestações e revisões’ receberão, de uma só vez, todas as parcelas a que têm direito

 Foto: © Leonardo Sá/Agência Senado

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (28) mais de R$ 248 milhões de auxílio emergencial para 196 mil pessoas. A operação foi autorizada [https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-01/governo-aprova-auxilio-emergencial-para-196-mil-pessoas-que-contestara] pelo Ministério da Cidadania após análise de contestações e revisões decorrentes de atualizações de dados governamentais.

Para esse pagamento, não há calendário de acordo com o mês de nascimento. Todos os beneficiários receberão, de uma só vez, todas as parcelas a que têm direito. Os recursos serão depositados na poupança social digital da Caixa e já estarão disponíveis tanto para movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem quanto para saques e transferências para outros bancos.

Com o Caixa Tem é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas, e transferir os recursos sem o pagamento de tarifas.

Para o saque em espécie, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. Esse código deve ser utilizado para a retirada do dinheiro, que pode ser feita nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou mesmo nas agências.

Beneficiários

O grupo de beneficiário inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, além de mais 5 mil que tiveram os pagamentos reavaliados neste mês.

Entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial. Mais 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas. Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, terá direito à quarta e à quinta parcelas. Por último, 78,3 mil vão receber somente a quinta parcela.

Agência Brasil

UFRN: Mestrado e Doutorado em Educação têm inscrições abertas

 O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e do Centro de Educação (CE) da UFRN está com processo seletivo aberto para Mestrado e Doutorado em Educação. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site da Comperve, até o dia 1º de março de 2021.

O concurso prevê a entrada de estudantes para o período letivo 2021.2, e são oferecidas 97 vagas no total, sendo 52 para o mestrado e 45 vagas para o doutorado. A taxa de inscrição é de R$ 160 para o Mestrado, e de R$ 190 para o Doutorado, e as solicitações de isenção devem ser feitas até 8 de fevereiro de 2021.

O Processo de Seleção inclui as seguintes etapas eliminatórias: a primeira etapa consiste de prova escrita, sob a responsabilidade do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da UFRN; as etapas seguintes consistirão de análise do projeto de dissertação para o Mestrado ou de tese para o Doutorado, e de defesa do projeto de dissertação para o Mestrado ou de tese para o Doutorado, ambas sob a responsabilidade da Comissão Central de Seleção designada pelo PPGEd.

A prova escrita será aplicada a todos os candidatos ao Mestrado e ao Doutorado, no dia 21 de março de 2021, às 14h, presencialmente, nas dependências do Campus Universitário Central da UFRN. A Comperve observará todas as recomendações definidas no Protocolo de Biossegurança da UFRN, como já tem acontecido em outros concursos realizados pelo Núcleo, de modo a garantir um ambiente seguro e saudável durante a aplicação das provas.

Todas as regras e orientações sobre esse processo seletivo estão no edital, que pode ser acessado no portal do PPGEd e da Comperve.

Com UFRN


quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Governo Bolsonaro gasta quase 2 bilhões em supermercado só em 2020

 Do portal Metrópoles, os gastos exagerados e até inexplicáveis dos palácios do governo Bolsonaro:

Na polêmica disputa “com ou sem uva-passa“, o Executivo federal, ao que parece, tem um lado bem definido. Em 2020, os órgãos sob comando do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) gastaram pouco mais de R$ 5 milhões na compra da fruta desidratada. O gasto (e o gosto) com o produto, questionável para alguns, não é nem 1% do valor total pago na compra de supermercado do governo.

Levantamento do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, com base do Painel de Compras atualizado pelo Ministério da Economia, mostra que, no último ano, todos os órgãos do executivo pagaram, juntos, mais de R$ 1,8 bilhão em alimentos – um aumento de 20% em relação a 2019. Para a reportagem, foram considerados apenas os itens que somaram mais de R$ 1 milhão pagos.

Além do tradicional arroz, feijão, carne, batata frita e salada, no “carrinho” estiveram incluídos biscoitos, sorvete, massa de pastel, leite condensado – que associado ao pão forma uma das comidas favoritas do presidente – , geleia de mocotó, picolé, pão de queijo, pizza, vinho, bombom, chantilly, sagu e até chiclete.

Os valores chamam a atenção. Só em goma de mascar, foram R$ 2.203.681, 89 aos cofres públicos. Sem contar a compra de molho shoyo, molho inglês e molho de pimenta que, juntos, somam mais de R$ 14 milhões do montante pago. Pizza e refrigerante também fizeram parte do cardápio do ano. Débito de R$ 32,7 milhões dos cofres da União.

O escandaloso supermercado de Bolsonaro em 2020: mais de 100 milhões em baganas, 20 milhões em bolos, 15 milhões em leite condensado, 40 milhões em molhos, 16 milhões em fermento…

 Os gastos com supermercado do governo Bolsonaro, incluindo as comprinhas bem básicas dos órgãos sob o comando do presidente Jair Bolsonaro, incluindo os palácios do Planalto, da Alvorada e Jaburu, e os ministérios, levantam questões bem inexplicáveis.

A pandemia parece ter aguçado a gula dos governistas.

Como se gastar mais de 15 milhões em leite condensado?

É muito militar com síndrome de brigadeiro.

Mais de 1 milhão em alfafa, aquela plantinha medicinal que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. É muita prisão de ventre para um governo só.

Mais de 16 milhões em batata frita de saquinho…

Mais de 3 milhões em calda doce para recheio ou cobertura dos bolos que custaram, só a massa pronta, mais de 18 milhões, somando ainda os mais de 1 milhão e 700 mil reais em chantily.

Ah, mas bolo sem guaraná não tem graça. O gasto com refrigerante ultrapassou 31 milhões de reais, além de mais de 2 milhões e 600 mil em outras bebidas não alcoólicas. Ah…e mais de 8 milhões e 800 mil em bombons. A lista só não especificou se eram os bombons da kopenhagen da loja do senador Flávio Bolsonaro.

Juntando aos brigadeiros, foram muitos aniversários comemorados com dinheiro público.

Somando aos mais de 15 milhões em leite condensado tiveram os mais de 4 milhões em chocolate granulado. Aí sim, os brigadeiros de quase 20 milhões de reais ficaram prontos para a festança com dinheiro público no governo que prometeu banir a corrupção.

É mais festa que você quer?

Foram mais de 2 milhões e meio em vinho.

A lista de bagana segue com mais de 16 milhões em chocolate, mais de 2 milhões e 200 mil em chicletes, mais de 5 milhões e 400 mil em doce confeitado, mais de 6 milhões e 200 mil em massa de pastel, mais de 1 milhão e 200 mil em pizza, quase 15 milhões em salgados, quase 14 milhões em sorvete, mais de 4 milhões e meio em amendoim torrado, mais de 50 milhões de reais em biscoitos…

Dos gastos inexplicáveis…

Mais de 7 milhões em bacon defumado, mais de 13 milhões em barras de cereais, mais de 5 milhões e 800 mil em cheiro verde (coentro e cebolinha), quase 50 milhões em condimentos sem especificar, mais de 1 milhão e 300 mil reais em cravo!!!!

E as farinhas custaram os olhos da cara ao pobre consumidor brasileiro. Juntando farinha de aveia, farinha de mandioca, farinha de milho, farinha de trigo, farinha láctea e farinha de kibe, os gastos somaram mais de 43 milhões de reais, e mais de 3 milhões em fubá…

E o milho que a família Bolsonaro adora? Juntando milho, milho em conserva, milho verde in natura e milho de pipoca, os gastos ultrapassaram 22 milhões de reais.

Apesar dos quase 70 milhões de reais em legumes, ainda tem um jerimum e uma macaxeira por fora: a abóbora custou mais de 6 milhões e 800 mil, e o ‘aipim’, mais de 8 milhões e 600 mil. E ainda o chuchu: mais de 6 milhões e 700 mil.

Sem falar nos mais de 19 milhões e 300 mil reais em legumes em conserva.

E apesar dos mais de 53 milhões gastos em verduras, os por fora somam mais de 2 milhões e 300 mil em acelga, mais de 1 milhão e 800 mil em alho poró, mais de 1 milhão e 200 mil em bertalha (tipo de espinafre), quase 18 milhões em cebola, os mais de 5 milhões e 800 mil em cheiro verde já citados, mais de 1 milhão e 400 em couve, mais de 1 milhão e 100 mil reais em manjericão, mais de 3 milhões e 400 mil reais em tomate…

E as frutas?

Mais de 63 milhões de reais em frutas frescas, somadas às por fora: mais de 1 milhão e 600 em maçãs.

Os sucos dão outro escândalo: mais de 52 milhões e 500 mil reais, somados aos mais de 6 milhões e 300 mil em polpas de frutas, mais de 1 milhão e 300 mil reais em pó para refresco…

Os molhos do supermercado do governo Bolsonaro também custaram caro ao contribuinte só em 2020:

Molho alimentício (mais de 14 milhões e 600 mil), molho de mesa (mais de 9 milhões e 600 mil reais), molho inglês (mais de 4 milhões e 100 mil reais), molho de pimenta (mais de 6 milhões e 500 mil reais), molho shoyo (mais de 3 milhões e 300 mil), molho de tomate (mais de 1 milhão e 300 mil)…

E mais: mais de 5 milhões e 400 mil em massa de tomate, mais de 2 milhões em massa tomate…

É muita coisa sem explicação…

Dos gastos mais estranhos:

Sal: mais de 18 milhões e 500 mil.

Fermento: mais de 16 milhões e 600 mil reais.

Parece que se compra fermento para aumentar a popularidade do presidente Jair, que por mais que queira, não vai convencer ninguém que se compra isso que se gasta.