Pages

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bento XVI diz que papado teve 'águas agitadas'

"Amar a Igreja significa também ter a valentia de tomar decisões difíceis, tendo sempre presente o bem da Igreja, e não o de si próprio", disse.
O pontífice, de 85 anos, afirmou que "não vai abandonar a Cruz" e que, pela oração, vai continuar a serviço da Igreja.
"Minha decisão de renunciar ao ministério petrino não revoga a decisão que tomei em 19 de abril de 2006 (ao ser eleito Papa)", disse.
"Não abandono a cruz, sigo de uma nova maneira com o Senhor Crucificado, sigo a seu serviço no recinto de São Pedro", completou.
Bento XVI também pediu que os fiéis orem pelos cardeais que, após a renúncia, terão de eleger seu sucessor, em uma tarefa que ele considera difícil.
"Orem pelo meu sucessor! Que Deus os acompanha", disse o Papa.
O Papa Bento XVI saúda os fiéis na audiência pública desta quarta-feira (27) no Vaticano (Foto: AFP)O Papa Bento XVI saúda os fiéis na audiência pública desta quarta-feira (27) no Vaticano (Foto: AFP)
'Viva o Papa!'
O Papa apareceu para o público, no papamóvel, por volta das 10h40 locais (6h40 de Brasília). Ao longo de um passeio de cerca de 15 minutos pela praça, ele foi cumprimentado com gritos de "Bento! Bento!" e "Viva o Papa!".
O Vaticano distribuiu 50 mil entradas para a audiência, mas havia pelo menos 100 mil pessoas na praça para acompanhar a última aparição pública do Papa, um dia antes de sua renúncia.
Vários grupos de pessoas, entre religiosos, seminaristas e estudantes, com bandeiras amarelas (cor do Vaticano) e de países, estavam na Praça.
O Papa Bento XVI chega à Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feria (27) (Foto: AFP)O Papa Bento XVI chega à Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feria (27) (Foto: AFP)
Fiéis reúnem-se na Praça de São Pedro para ouvir e ver o Papa Bento XVI em sua última audiência pública nesta quarta-feira (27) (Foto: AFP)Fiéis reúnem-se na Praça de São Pedro para ouvir e ver o Papa Bento XVI em sua última audiência pública nesta quarta-feira (27) (Foto: AFP)
Depois da cerimônia, acontece uma breve audiência na Sala Clementina, com algumas personalidades para o tradicional "beija mão", em que o Papa é cumprimentado.
Quinta-feira, último dia
Na quinta-feira (28), Bento XVI deixará o posto, em um acontecimento sem precedentes na história da Igreja moderna, e passará a ser chamado de "Papa Emérito".
Amar a Igreja significa também ter a valentia de tomar decisões difíceis, tendo sempre presente o bem da Igreja, e não o de si próprio"
Papa Bento XVI
Na manhã de quinta, no Palácio Papal, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fará um pequeno discurso de despedida, e então cada cardeal poderá separadamente se despedir do pontífice.
Durante a tarde, no Tribunal de Saint-Damase, no coração do pequeno Estado, a Guarda Suíça carregará suas bandeiras em saudação.
Em seguida, por volta das 13h (horário de Brasília),  Bento XVI irá para o heliporto do Vaticano para viajar a Castel Gandolfo, 25 quilômetros ao sul de Roma, a residência de verão do Papa, onde passará dois meses, antes de se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.
Bento XVI chegará à residência de verão e saudará os fiéis a partir da varanda. Esta será sua última aparição como chefe da Igreja. Nada de especial está previsto quando o relógio badalar oito horas da noite (hora local), momento em que oficialmente termina o pontificado. Ele provavelmente estará em oração na capela neste momento.
Às 20h, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechará a porta e colocará assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente ao Papa. Mas a polícia vai continuar a garantir a segurança de "Sua Santidade, o Papa Emérito".
No Vaticano, a Guarda Suíça continuará a fazer a proteção, apesar do "trono vacante".
Conclave
No dia seguinte à renúncia, o cardeal Angelo Sodano enviará os convites aos cardeais eleitores -- atualmente 115 -- para as "congregações gerais" que precedem o conclave, a reunião secreta que escolhe o sucessor de Bento XVI.
Essas reuniões, durante as quais os prelados procuram definir o perfil do futuro Papa, não devem começar antes de segunda-feira.
Papa Emérito
Nesta terça (26), o Vaticano anunciou que  Bento XVI vai manter o nome e o título honorífico de "Sua Santidade"  após a renúncia. Ele será chamado de "Papa Emérito" ou "Pontífice Romano Emérito".O anel papal vai ser destruído, de acordo com a tradição do Vaticano, segundo o porta-voz.
Bento XVI passará a trajar a "batina branca papal clássica", sem mantelete, segundo o padre Federico Lombardi. Ele também não deve mais usar sapatos vermelhos.
O porta-voz afirmou que Bento XVI tinha tomado as decisões sobre seus títulos após consulta com as autoridades do Vaticano.
Leia abaixo a íntegra da mensagem em português de Bento XVI nesta quarta-feira (27):
"Queridos irmãos e irmãs,

No dia 19 de abril de 2005,, quando abracei o ministério petrino, disse ao Senhor: «É um peso grande que colocais aos meus ombros! Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis». E, nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor; e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor. Entretanto não é só a Deus que quero agradecer neste momento. Um Papa não está sozinho na condução da barca de Pedro, embora lhe caiba a primeira responsabilidade; e o Senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e sustentaram. Porém, sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja. Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito.

Amados peregrinos de língua portuguesa, agradeço-vos o respeito e a compreensão com que acolhestes a minha decisão. Continuarei a acompanhar o caminho da Igreja, na oração e na reflexão, com a mesma dedicação ao Senhor e à sua Esposa que vivi até agora e quero viver sempre. Peço que vos recordeis de mim diante de Deus e sobretudo que rezeis pelos Cardeais chamados a escolher o novo Sucessor do Apóstolo Pedro. Confio-vos ao Senhor, e a todos concedo a Bênção Apostólica."Fonte G1.com veja imagens no linkhttp://glo.bo/YD1zDG

Papa Bento XVI justifica sua saída e pede orações pelo futuro pontífice

Papa Bento XVI justifica sua saída e pede orações pelo futuro pontífice GABRIEL BOUYS/AFP

Bento XVI falou do peso que sentiu ao receber o papado 
Diante de uma multidão estimada em 100 mil fiéis, o papa Bento XVI realizou nesta quarta-feira a audiência de despedida na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Ao começar a mensagem em italiano, contou que, há oito anos, quando aceitou a escolha dos cardeais para ser Papa, orou a Deus:
— Senhor por que me pedes isso e o que me pede? É um peso grande que carrego nos ombros, mas aceitarei certo de que me guiará, apesar de todas as minhas fraquezas. Oito anos depois, posso dizer que o senhor de fato me guiou.        

  Veja o trecho da mensagem de despedida lida em português por Bento XVI:
Queridos irmãos e irmãs,

No dia dezanove de Abril de dois mil e cinco, quando abracei o ministério petrino, disse ao Senhor: "É um peso grande que colocais aos meus ombros! Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis". E, nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor; e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor. Entretanto não é só a Deus que quero agradecer neste momento.

Um Papa não está sozinho na condução da barca de Pedro, embora lhe caiba a primeira responsabilidade; e o Senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e sustentaram. Porém, sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja. Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito.



Bento XVI dá adeus, porém continua como papa emérito

O Anel de Pescador será destruído. Os sapatos vermelhos ficarão com o sucessor, escolhido por 115 cardeais
Roma. Bento XVI poderá manter seu nome. Mas não seus sapatos. Em uma liturgia repleta de símbolos e protocolo, o papa começa hoje sua fase final de despedidas e, amanhã, abandona definitivamente o cargo. A primeira renúncia de um papa em 600 anos provocou comoção e debate nas últimas semanas.

Primeira vez, o Vaticano abrigará dois papas e as regras terela pão de ser claras FOTO: REUTERS

Hoje, o pontífice falará para milhares de pessoas na Praça São Pedro e percorrerá o local pela última vez no papamóvel, cercado de um forte esquema de segurança. O Vaticano anunciou ontem que o alemão poderá conservar o nome de Bento XVI, porém, passará a ser chamado de "papa emérito".

O cuidado com os detalhes não é apenas um preciosismo por parte de uma instituição que tem mais de dois mil anos. Pela primeira vez em séculos, a Igreja terá como morador dois papas e as regras e procedimentos precisarão ficar claros.

Agora, o Vaticano está tendo de se recriar para conviver com essa nova realidade. Apesar de viver dentro do Vaticano, o papa emérito poderá usar uma roupa branca, mas não com os detalhes de um pontífice.

O anel de pescador que o alemão recebeu ao ser escolhido será destruído, como ocorre quando um papa morre. O pontífice, no entanto, terá o direito de usar um outro anel. Além de papa emérito e Bento XVI, ele poderá ser chamado de "pontífice romano emérito" e "sua santidade". Na prática, haverá duas "suas santidades".

Dossiê

Ontem, Bento XVI passou parte do dia separando papéis que terá direito de levar; os demais serão arquivados. Entre os documentos que ficarão está o dossiê explosivo de cerca de 300 páginas sobre escândalos da Igreja Católica, que será dado ao próximo papa. De acordo com o Vaticano, o dia também foi de "fazer as malas e rezar".

Ocorrerá hoje a última audiência pública de Bento XVI e será a oportunidade de enviar uma mensagem aos fiéis. Normalmente, o evento seria realizado em um local fechado. Mas, como será sua última audiência, o Vaticano espera pelo menos 50 mil pessoas, além de alguns chefes de Estado, como o de Andorra e da Eslováquia, além do presidente de sua região de origem, a Bavária (na Alemanha).

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, Bento XVI tem recebido "dezenas de cartas" de chefes de Estado. Amanhã, o papa se encontrará com cardeais, muitos dos quais apontados como seu sucessor. Às 17 horas (13 horas de Brasília), ele deixará o Vaticano e voará em um helicóptero para a casa de verão da Santa Sé, uma viagem de cerca de 15 minutos. Lá, aparecerá na janela para saudar a população local, no que deve ser sua última aparição em público. "Vou me esconder do mundo", prometeu o papa dias após ter anunciado que renunciaria.

Às 20 horas (hora local), Joseph Ratzinger entregará seu cargo e a Guarda Suíça que o acompanha deixará de fazer a vigilância na porta de sua casa, ainda que o Vaticano assegure que ele continuará a ser "protegido".

Conclave

Na sexta-feira, os cardeais devem começar a determinar a data do conclave, que muitos já apontam que começaria no dia 10. O anúncio oficial deve ser feito apenas no dia 4 de março.

Bento XVI, de 85 anos, anunciou no dia 11 de fevereiro sua decisão de renunciar. Ele alegou problemas de saúde e a idade avançada. A escolha do sucessor será feita por 115 cardeais, dos quais cinco são brasileiros.

Após a renúncia, tem início o período chamado pelo Vaticano de Sé Vacante - aquele onde a Igreja Católica não tem um chefe de Estado, e todas as decisões importantes são suspensas. O Vaticano é governado pelo Colégio dos Cardeais. Os 115 cardeais com direito a voto serão oficialmente convocados a Roma para a escolha do novo Pontífice.

Pela primeira vez em 600 anos, a Igreja Católica vai se encontrar na situação inusitada de ter duas pessoas com o título de "Sua Santidade" - o atual e o que ainda será eleito - convivendo sobre o mesmo teto, o Vaticano.

Após a decisão de ontem, dois cardeais que atenderão pelo título de "papa" viverão a poucos metros de distância e contarão com o mesmo arcebispo como secretário. Apesar disso, a Santa Sé assegura que a situação não resultará em grandes conflitos.

"Conhecendo Bento XVI, isso não vai ser um problema", opinou Giovanni Maria Vian, editor do jornal vaticano L´Osservatore Romano. "Pela evolução da doutrina e da mentalidade católicas, há apenas um papa. É claro que esta é uma situação nova", disse.

Os críticos já não têm tanta certeza. Alguns cardeais têm opinado em conversas reservadas que será uma situação difícil para o próximo papa a proximidade de Bento XVI.

O teólogo suíço Hans Kueng, um antigo colega do atual papa, vai além. "Com Bento XVI por perto existe o risco de haver uma espécie de ´papa nas sombras´, que abdicou mas ainda exerce influência indireta" no Vaticano, disse ele ao semanário alemão Der Spiegel.  SAIBA MAIS

Outras renúncias

Clemente I (92?-101)

Um dos primeiros papas, teria sido o primeiro a renunciar; as razões não são claras

Ponciano (230-235)
Renunciou durante perseguição dos cristãos pelo imperador romano Maximino

Marcelino (296-304)
Abdicou ou foi deposto, após cumprir ordem do imperador romano Diocleciano de oferecer sacrifício a deuses pagãos

Martinho I (649-655)
Exilado pelo imperador Bizantino Constante II

Bento IV (964)
Aceitou ser deposto por Otto I, imperador do Sacro Império Romano, após um mês

Bento IX (1032-1045)
Renunciou depois de vender o papado a Gregório VI

Gregório VI (1045-1046)
Deposto por simonia (venda de sacramentos)

Celestino V (1294)
Ficou cinco meses no papado e editou decreto que permitia a renúncia; foi preso e morreu na prisão

Gregório XII (1406-1415)
Renunciou para encerrar o Grande Cisma (papado dividido entre Roma e Avignon, na França)


Emocionado, papa Bento 16 se despede com "profunda serenidade"

O papa Bento 16 fez uma despedida emocionada, em sua última audiência pública nesta quarta-feira, e disse que entende a gravidade de sua renúncia, a primeira decisão desse tipo em cerca de seis séculos, mas que fez isso pelo bem da Igreja.
"Eu tomei esta decisão em plena consciência de sua gravidade e raridade, mas também com profunda serenidade de espírito", disse o papa na Praça São Pedro, lotada de fiéis.
Bento disse que não está "descendo da cruz", apesar de renunciar ao seu ofício, mas que permanecerá a serviço da Igreja por meio das orações.
Ele pediu aos fiéis que rezem pelos cardeais que vão escolher o novo papa e pelo seu sucessor.


Veja o trecho da mensagem de despedida lida em português por Bento XVI:

Queridos irmãos e irmãs,

No dia dezanove de Abril de dois mil e cinco, quando abracei o ministério petrino, disse ao Senhor: "É um peso grande que colocais aos meus ombros! Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis". E, nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor; e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor. Entretanto não é só a Deus que quero agradecer neste momento.

Um Papa não está sozinho na condução da barca de Pedro, embora lhe caiba a primeira responsabilidade; e o Senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e sustentaram. Porém, sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja. Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

João Maia diz que transporte escolar com segurança e dignidade não tem preço

O deputado federal João Maia (PR) acompanhou a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), durante entrega de vinte e três Ônibus Escolares neste sábado (23) em Caicó. Além de João Maia, o evento também foi prestigiado pelo senador José Agripino, os deputados federais Felipe Maia e Betinho Rosado, além dos estaduais Leonardo Rego e Vivaldo Costa, prefeitos, vices, vereadores, secretários, dentre outras autoridades.
Em seu discurso, João Maia elogiou a atitude do senador José Agripino por ter destinado sua emenda para a aquisição dos transportes, e a governadora Rosalba Ciarlini por ter agilizado a entrega em todas as regiões do Estado.
“Respeitar a educação de verdade é começar dando dignidade e segurança no transportes dos alunos para a escola. Os pais não se sentem seguros quando colocam seus filhos em cima de uma caminhoneta sem nenhuma segurança pra levar para a escola. Aqui hoje não estamos pedindo votos não. Estamos dizendo que viemos aqui prestar contas com ato e atitude, não é discurso não. A classe política do RN e a governadora estão de parabéns com esse ato de dizer: transporte nossos filhos com dignidade para a escolha”, disse João Maia.

Setur encaminha R$ 78 milhões em projetos ao PAC Cidades Históricas

Natal é uma das 44 cidades cotadas a receber parte do R$ 1 bilhão destinado ao PAC Cidades Históricas. Para isso precisa elaborar projetos voltados à reabilitação urbana do patrimônio arquitetônico e cultural de seu Centro Histórico. Depois é defender a implantação desses projetos junto ao Ministério da Cultura para angariar os recursos.
O Rio Grande do Norte já possui 16 projetos executivos em andamento, totalizando aproximados R$ 100 milhões. Desses projetos, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) é responsável por cinco, que somam o maior montante: quase R$ 78 milhões. Os outros 11, na ordem de R$ 21 milhões, são da competência municipal. Os recursos serão disponibilizados até 2015.
O processo de inscrição do Estado já foi realizado pelo IPHAN, sendo a segunda etapa a realização de entrevista técnica com os proponentes para verificação dos projetos e esclarecimentos das propostas. No caso do Rio Grande do Norte, a reunião será realizada no dia 13 de março de 2013, no Ministério da Cultura, em Brasília.
Entre os cinco projetos elaborados pela Setur, estão: 1) Restauração e ampliação da Capitania das Artes (R$ 26,5 milhões); 2) Restauração e ampliação da Escola de Danças do Teatro Alberto Maranhão (R$ 4 milhões); 3) Restauração, reabilitação e requalificação de praças (R$ 8,7 milhões); 4) Restauração e reabilitação de vias e passeios públicos com embutimento de rede elétrica, telefonia e lógica (R$ 25 milhões); 5) Restauração do Teatro Alberto Maranhão (R$ 13,5 milhões).

Ampliação do Brasil sem Miséria superou prazos e metas, afirma Dilma




A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (25) que a ampliação do Programa Brasil sem Miséria é um fato histórico que superou prazos e metas. Com as mudanças, cerca de 2,5 milhões de brasileiros cadastrados no Bolsa Família vão receber complemento para ultrapassar a renda de R$ 70 por pessoa, considerado o patamar que supera a linha da extrema pobreza.

“Isso significa que viramos uma página, uma página decisiva de uma longa história de exclusão social e agora nós damos mais um passo para construir um Brasil sem miséria”, avaliou Dilma.

O próximo passo, segundo Dilma, é localizar pessoas que vivem na extrema pobreza e que ainda estão fora do cadastro único. A estimativa do governo federal é que 700 mil famílias vivam nesta situação e não recebam benefício algum. “Vencemos a pobreza extrema visível e agora vamos atrás da pobreza extrema invisível, aquela que teima em fugir dos nossos olhos e dos nossos programas sociais”, destacou.

Agência Brasil

FORUM REUNE GESTORES AMBIENTAIS



                                                Prof. Mairton, Nagib e Marcelo toscano
                                        
A 8ª Reunião da ANAMMA-RN ( Associação Nacional de Orgãos Municipais de Meio Ambiente), e oo 9° FORUM de Gestores Ambientais foi realizada nesta sexta feira ( 22), no auditório da SEMURB em Natal. Presidida pelo Professor Mairton França ( Presidente da ANAMMA a reunião teve as participações do Dr. Marcelo Toscano ( Secretário da SEMURB), Mário Sampaio ( Técnico Ambiental), Ivani ( FEMURN), representantes da SEMARH, do IDEMA,IBAMA e dos Secretários de Meio Ambiente e Gestores Ambientais do RN.
A grande maioria dos Secretários de Meio Ambiente do RN, são pessoas que acabaram de assumir a pasta nos municípios, e o objetivo da reunião foi repassar para todos o andamento das Políticas de Resíduos Sólidos e a questão do prazo para elaboração dos Planos de Saneamento Básico que vencerá em 2014, e também para eleger a nova diretoria da ANAMMA e escolher o representante do CONEMA entre os Secretários.O professor Mairton França foi reeleito por unanimidade dos gestores presentes, a vice presidencia ficou com o Dr. Marcelo Toscano e o Seridó ficou bem representado no CONEMA ( Conselho Estadua de Meio Ambiente) pelo Secretário de Meio Ambiente da cidade de Caicó o Sr. Nagib Libanio.
A representante da FEMURN participou e repassou alguns informes para os gestores sobre as Conferências Municipais que estarão sendo realizadas em todo o RN.

A Secretária de Meio Ambiente do município de Bodó aucione Dantas, participou juntamente com Genilson Fagundes( Técnico da Secretaria), Maria candido ( Primeira dama de Bodó) e Aldenora Silva ( Diretora de Meio Ambiente e articuladôra do Forum na região do Seridó).
                                                   Ivani ( FEMURN)
                                       

Prejuízos da seca serão sentidos por 10 anos, afirmam produtores

O primeiro dia da Expedição Retratos da Seca organizada pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (Faern)  e que iniciou seu roteiro ontem por Lajes, a 125 km de Natal, expôs problemas  como o fechamento do único armazém para estocagem de milho no município e  a falta de recuperação em 30 poços já existentes  na região, que poderiam abastecer os produtores.
Na Câmara Municipal, ao receber  a expedição formada em sua maioria por jornalistas, o prefeito Benes Leocádio criticou duramente a lentidão do Governo do Estado em dar respostas rápidas a algumas consequências da seca.
Segundo ele,  os problemas da estiagem são recorrentes e conhecidos de todos e que, mesmo assim, ano após ano, tanto o governo federal quanto o estadual insistem em faltar com os compromissos assumidos. E informou que, dos 800 poços identificados no RN a serem recuperados, apenas 70 foram atendidos um ano depois do início da seca.
Leocádio citou ainda um barramento de apenas 300 metros e que a um custo de R$ 10 milhões poderia ter minimizado muito a escassez de água na região, mas que não  foi executado por desinteresse da administração estadual.
Sobre a desativação do armazém da Conab no município, Benes Leocádio disse que a prefeitura já gastou  R$ 40 mil para mantê-lo desde sua instalação, em abril do ano passado, quando passou a aplicar R$ 3 mil todos os meses. “Foi um esforço em vão”, afirmou.
No final da visita da comitiva à Câmara municipal surgiu a informação de que o Governo Federal pretende abastecer o RN com mais 111 mil toneladas  de milho até o final deste ano e que Lajes será atendido com 1.200 toneladas em três etapas, uma vez que o armazém local só tem capacidade para  300  toneladas.
O problema, segundo informaram algumas fontes, é que a Conab não disporia de pessoal para organizar a distribuição do milho aos produtores, mas estuda-se  a possibilidade de resolver isso ainda na próxima semana.
Produtores que participaram do encontro na Câmara de Lajes  se queixaram ainda que o milho dos estoques da Conab chegaram tarde demais  à região ,no fim do ano passado, provocando grandes perdas nos rebanhos.
Na região Central do estado, de acordo com o depoimento de vários produtores ouvidos em propriedades visitadas pela Expedição, 40% do rebanho foi dizimado pela seca. Segundo os cálculos deles,  os prejuízos só serão repostos em 10 anos e com invernos chuvosos.
Para verificar a veracidade dessa informação, a  primeira parada da Expedição foi a Fazenda Gavião, na zona rural de Lajes, onde o proprietário Edson Luiz Cavalcanti criava 150 cabeças em 740 hectares e hoje viu seu rebanho reduzido para apenas 42 cabeças. “O que não foi vendido morreu por falta de comida e água”, lamentou o produtor, obrigado a receber qualquer preço pelos animais vendidos.
Não muito longe do celeiro da propriedade, o criador mostrou aos jornalistas a ossada de 50 animais que foram jogados para urubus nos últimos dois meses. As ossadas limpas se misturavam a carcaças que foram  transportadas assim que os bichos morriam.
Obrigado a pagar R$ 140,00 por tonelada de bagaço de cana trazido da Paraíba, o produtor ainda é obrigado a desembolsar mais R$ 300,00 pelo frete. Segundo o presidente da Faern, José Vieira, esse mesmo bagaço só é encontrado hoje em Alagoas, a R$ 130,00 a toneladas, mais R$ 1.800,00 pelo frete.
Sem recursos para buscar volumoso de melhor qualidade fora do estado, o produtor Arno Angelino, de Lajes, percorre todos os dias 12 quilômetros de ida e volta para transportar de carroça um pouco de palha de cana para alimentar os 22 animais de seu terreno de 17 hectares. O resto de água do açude Caraúbas se encarrega de dar de beber ao gado cada vez mais magro.
A Expedição Retratos da Seca, à medida que avançava por outras propriedades, constatou que o sodoro queimado para servir de alimento começa a escassear, retirando a única possibilidade de alimentar o rebanho.  As chuvas que caíram esparsamente na região não foram suficientes para tirar os produtores de uma profunda inquietação que eles vivem nesse momento, quando as previsões ainda são incertas e o socorro chega tardiamente ou simplesmente não chega.
Ontem, ao fazer um balanço do primeiro dia da Expedição Retratos da Seca, o presidente da Federação da Agricultura, José Vieira, explicou que a  função da iniciativa estava atendida: mostrar a situação dos produtores rurais sem retoques. “Por isso mesmo, não convidamos representantes do governo do estadual e nem incorporamos ao roteiro os políticos, apenas os jornalistas, para que eles testemunhassem a situação com os próprios olhos”, afirmou.
Na avaliação de Vieira, no primeiro dia da expedição que só termina no final deste domingo, os fatos estão provando que não existe uma política continuada de combate à seca e que a consequência disso para quem realmente produz no campo será desastrosa.
JH

No último Ângelus, Bento XVI diz que ‘vai continuar servindo a Igreja’

Papa Bento XVI realizou neste domingo (24) seu último Ângelus, em que ofereceu sua bênção aos fiéis. “O senhor me chama para subir o monte para me dedicar a oração. Vou continuar servindo a Igreja, com o mesmo amor”, afirmou o Papa. Em mensagem lida antes da oração do Ângelus, Bento XVI refletiu sobre um trecho do Evangelho e disse que continuará a servir a Igreja “com o mesmo amor, mas de modo adequado às minhas forças e à minha idade”.
Milhares de pessoas comparecem à praça de São Pedro para a Hora do Ângelus. De acordo com a Santa Sé, quase 200 mil pessoas estiveram presentes durante audiência dominical, na qual Bento XVI rezou o Ângelus na janela de seus aposentos no Palácio Pontifício, no Vaticano. No final, o Papa se despediu em português. “Obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade aos que estão me acompanhando nesses dias.”
Bento XVI durante oração neste domingo (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

BODÓ: PREFEITO “TINHÁ” FAZ LEITURA DA MENSAGEM ANUAL NA CÂMARA MUNICIPAL




                                                   O prefeito 'Tinhá" repassando a  mensagem


                                                      José Airton, Adré e D. Iraci
                                                    José Airton - Presidente da Camara
                                                    O Prefeito cumprimentando todos os vereadores
                                                    Vereadores: Divino Silva e Eraldo
 Na quarta feira ( 20/02), foram abertos os trabalhos Legislativos da Câmara Municipal de Bodó, conforme está previsto na Lei Orgânica Municipal, para o biênio 2013/2014. Sob a presidência do Vereador José Airton Assunção Gomes (PP) registrou-se as presenças dos edis: André Luiz Alves dos Santos, Adriano paz,  Divino Rodrigues da Silva, Evaldo Bezerra, Iraci de Lima Jovino, José Felix Neto, José Antônio Assunção Gomes e Maria Joilma da Silva Cruz.
A  Sessão foi exclusivamente conforme a Lei Orgânica Municipal para a leitura da mensagem do Excelentíssimo Prefeito Francisco Santos de Souza “Tinhá”, o prefeito compareceu acompanhado de sua equipe administrativa e fez a leitura da Mensagem Anual da administração para o exercício de 2013,  apresentou projetos e ações que serão desenvolvidos nesse primeiro ano administrativo. Em seguida,  reafirmou o seu desejo   que a relação entre os poderes Executivo e Legislativo durante a sua administração fosse de plena harmonia, de uma vez que esse processo faz parte dos princípios básicos da democracia e visa a garantia dos interesses da população bodoense.
O Prefeito afirmou que reconhece as responsabilidades de equilibrar as demandas da sociedade com os recursos disponíveis, “Tinhá” ressaltou que  irá abrir um canal de informações com a população e oferecer instrumentos para que todos possam acompanhar de perto sua gestão,  vai apoiar todas as atividades que venham a fortalecer o crescimento do município, no que diz respeito aos Impactos Ambientais, do apoio a implementação da Política Nacional de resíduos Sólidos, saneamento básico, e de novas tecnologias que permitam a conservação de recursos hídricos e ao estímulo as práticas agrícolas sustentáveis. Vai investir na infraestrutura e na integração do município com outras regiões, apoiar projetos de investimentos sociais, buscar uma educação de qualidade, continuar priorizando a saúde em todos os aspectos, aumentar a transparência dos trabalhos da sua gestão e fazer o planejamento dos gastos públicos.
Para o prefeito o ano de 2013 será de muito trabalho, porém ele está dedicado exclusivamente todos os dias, e não medirá esforços para desenvolver esse trabalho em benefício da população que o escolheu para administrar Bodó.

BODÓ: PREFEITO E VICE VISITAM A BODO MINERAÇÃO





O Prefeito de Bodó “Tinhá” acompanhado do Vice Prefeito Nilsinho, foram recebidos por Dr. Mauricio França (Diretor da Bodó Mineração), na quinta feira ( 21), a visita do Prefeito foi com o objetivo de buscar maiores informações sobre o processo organizacional da referida Mineração e também reafirmar parcerias entre a Prefeitura e a empresa, principalmente nas questões ambientais, educacionais, na saúde e no social do município.
A Empresa Bodó Mineração desde que se instalou na cidade tem participado e apoiado juntamente com a Prefeitura, todos os projetos que visam o crescimento da população bodoense. Tinhá e Nilsinho levaram  a Secretária de Administração Elza Pachêco, o controlador interno Walderedo Souza e a Secretária de Meio Ambiente Aucione Dantas juntamente com a diretora de Meio Ambiente Aldenora Silva. Os resultados da visita foram positivos, muito em breve depois desse processo de pesquisa e organização exigidas pelo DNPM os trabalhos de produtividade serão iniciados.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Governo amplia Bolsa Família para retirar 2,5 milhões da miséria

O governo anunciou no final da manhã desta terça-feira (19) uma nova ampliação do Bolsa Família que tirará da miséria os 2,5 milhões de pessoas que ainda constam como extremamente pobres no Cadastro Único --o banco de dados federal com informações de famílias de baixa renda. 

O novo benefício social, que começará a ser pago em março por meio do cartão do Bolsa, irá transferir dinheiro extra suficiente para que a pessoa supere a linha oficial de miséria, de R$ 70. Exemplo: se a pessoa ganha R$ 50, receberá do governo ao menos mais R$ 21. A nova transferência terá um custo anual de R$ 928,4 milhões.

"O Brasil vira uma página decisiva na longa história, na nossa longa história de exclusão social. Nela está escrito que mais 2,5 milhões brasileiros estão deixando a extrema pobreza", afirma a presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de anúncio da nova medida. "Por não termos abandonado o nosso povo, a miséria está nos abandonando." 

Com isso, o governo diz que terá retirado da extrema pobreza todos os 22,1 milhões de pessoas que, no início do governo Dilma, constavam como miseráveis no Cadastro Único.

Municípios têm até sexta-feira para convocar conferências preparatórias

Os municípios do Rio Grande do Norte têm até sexta-feira (22) para convocar os seus eventos referentes a Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá de 20 a 24 de novembro, em Brasília. As datas para a realização das etapas municipais vão de 1º a 15 de maio. Essas são etapas preparatórias, com a realização das Conferências Estaduais e Municipais.
A conferência é um espaço democrático de participação da sociedade na formulação das políticas públicas, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. A 5ª Conferência Nacional das Cidades tem o objetivo de avaliar a Política de Desenvolvimento Urbano e definir estratégias para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Bandidos tentam usar nome do Banco Central para aplicar golpe nas prefeituras

Os prefeitos vivem com a corda no pescoço para equilibrar as contas municipais e ainda tem que se preocupar com golpes. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que o Banco Central do Brasil vem recebendo informações sobre pessoas que, fazendo-se passar por servidores da autarquia, entram em contato com prefeituras para tratar de débitos decorrentes de processos judiciais, e solicitam que sejam efetuados depósitos judiciais para evitar o bloqueio das contas dos Municípios.
 
Trata-se de tentativa de fraude, pois apenas as autoridades judiciárias - juízes e tribunais podem determinar o bloqueio ou o desbloqueio de valores ou contas bancárias.Os servidores do Banco Central não possuem permissão para sustar ou retardar o cumprimento de ordens judiciais, que são processadas eletronicamente e encaminhadas às instituições financeiras, e nunca fazem contatos pessoais ou telefônicos dessa natureza.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Em reunião com prefeitos do Seridó, Governo do Estado promete concluir até julho projeto do Aterro Sanitário 6355

6355 Prefeitos seridoenses presentes na reunião - Fotos: Ilmo GomesPrefeitos de 23 municípios da região do Seridó estiveram reunidos nesta terça-feira (19) em Caicó. A reunião foi coordenada por técnicos do Governo do Estado e discutiu principalmente a questão do Consórcio de Resíduos Sólidos do Seridó, com a aprovação dos seus estatutos, além de assuntos extra-pautas como a união de todas as prefeituras na luta pela Universidade Federal do Seridó.
De acordo com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, o Consórcio formado pelos 25 municípios do Seridó tem uma importância muito grande na gerência de todas as ações de resíduos, não só o aterro sanitário, mas nas questões sociais, na coleta seletivo, na educação ambiental e que eles possam erradicar seus lixões até 2014. O Governo do Estado garantiu que até o mês de julho deste ano todo o projeto de instalação do Aterro Sanitário do Seridó estará pronto, e que os recursos de 22 milhões da emenda destinada pelo senador Garibaldi Filho estão garantidos para a construção do mesmo. Cerca de 96% dos municípios do Estado - e a realidade da região do Seridó não é diferente -, mandam seus lixos para verdadeiros lixões, onde já existiam anteriormente aterros controlados que devido a falta de condições financeira e técnica dos municípios eles se tornaram lixões.
6356 Presidente do Consórcio Roberto ao lado de técnicas do Governo do RN
Os prefeitos têm pressa no funcionamento do Aterro Sanitário, já que muitos têm enfrentado ações do Ministério Público Federal, algumas delas com a aplicação de multas altíssimas por ainda não terem eliminado de seus municípios os famosos lixões a céu aberto. “Nós estamos respondendo em face de não termos o Aterro Sanitário. Na hora que passarmos a ter este aterro, certamente estas ações serão arquivadas e conseqüentemente os municípios deixarão de pagar as multas”, defende Genilson Medeiros, prefeito de São Fernando.Todos os presentes na reunião entenderam que a presidência do Consórcio deveria permanecer com o prefeito de Caicó. Para Roberto Germano é mais um desafio a ser encarado em prol do Seridó. “Sabemos que é uma responsabilidade grande e vamos ter que buscar soluções diante da pressão do Ministério Público para cumprirmos os TACs. A nossa função enquanto presidente é junto a todos os órgãos colocar o mais rápido possível esse consorcio pra funcionar, definindo projetos com o Governo e as áreas de atuação de cada município”, disse Germano.

Câmara Municipal inicia seus trabalhos legislativos nesta quarta"20" com a leitura da mensagem proferida pelo prefeito Francisco Santos de Souza"Tinhá"

CONVITE



                                                
O Prefeito Municipal de Bodó, o Presidente da Câmara Municipal e os demais Vereadores, convidam a todos para participarem nesta quarta feira as 19:hs na Câmara Municipal de Bodó, da primeira Sessão do biênio 2013/2014. A Sessão será especialmente para a leitura da mensagem anual do Excelentíssimo Prefeito Francisco Santos de Souza "Tinhá".
O Prefeito irá apresentar suas metas para o ano de 2013, e ao mesmo tempo dar as boas vindas aos Vereadores que estarão iniciando os trabalhos voltados para a população bodoense.
A participação é essencial para que a população fique por dentro do que acontece em seu município.
Contamos com a presença de todos.
Francisco Santos de Souza
Prefeito Municipal
José Airton Assunção Gomes
Presidente da Câmara

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Márcia Maia diz que o povo quer Wilma para o Governo

marcia maia horrivelEm entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, do Jornal 96, nesta terça-feira(19) a deputada estadual Márcia Maia destacou o anseio do povo potiguar em querer a volta da ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, para dirigir o comando do Rio Grande do Norte.
Márcia enfatizou que o Governo não está nos planos da “guerreira” e sim, o pleito de uma cadeira na Câmara Federal.
Em tempo: a “guerreira” sempre ouviu os anseios do povo potiguar. Resta saber se ela irá seguir o seu projeto.

Natal é primeira cidade a entregar projetos do PAC Cidades Históricas; Cidade Alta e Ribeira serão contemplados

6343 Bairros da Cidade e Ribeirão serão contempladosA capital potiguar saiu na frente e foi a primeira das 44 cidade beneficiadas pelo PAC Cidades Históricas, a entregar a planilha com os projetos de revitilização e recuperação das áreas de importância turística e cultural. Ontem (18), o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano, apresentou  o documento para a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Sousa Machado, na sede do órgão, em Brasília.

Foram enviados 16 projetos inseridos no sítio histórico Cidade Alta-Ribeira, os dois bairros mais antigos de Natal.De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, entre as medidas previstas nos projetos estão "a recuperação das fachadas dos imóveis públicos e melhorias nos quesitos de acessibilidade e iluminação nos dois bairros históricos. Outra proposta é embutir toda a fiação do Canto do Mangue até o entorno do Teatro Alberto Maranhão, num projeto chamado de Corredor de Requalificação do Espaço Público".

Declarações de Nelter Queiroz não foram bem recebidas na Governadoria, diz colunista d’O Jornal de Hoje

6344 Deputado disse que a governadora não terá apoio do PMDB
A informação é da colunista Daniela Freire, d’O Jornal de Hoje. Eis na íntegra: 
 
“Na Governadoria, não foi boa a repercussão da entrevista de Nélter. O secretário Esdras Alves (Articulação), por exemplo, não gostou nadinha. É que via Esdras, Nélter tem conseguido muitos “favores” do Governo Rosado para atender suas bases no interior”, diz a colunista.

CONVITE MISSA DE 7º DIA


Maria de Jesus Assunção (mãe) irmãos, sobrinhos e demais familiares de Maria Mirian Assunção convidam parentes e amigos para participarem das celebrações eucarísticas em sufragio de sua alma nos dias...

21 - 02= Quinta-feira às 19 Hs na Igreja de Mirassol em Natal.

22 - 02 = Sexta-feira às 16 Hs na Capela de São José da Passagen.

Os familiares agradecem a todos que participarem deste ato de fé cristã.Fonte Blog do F.Damião

Agricultor diz em sua previsão e experiência que inverno começa nesses quinze dias entre fevereiro e março


Entrevista feita com um experiênte homem do campo acostumado com as mudanças climáticas,segundo seu Antonio Palmeira, disse que a década ensina, quando o inverno é bom aqui pra nós, no  sul já foi muito inverno e o inverno no sul terminado o ano pra  entrada desse ano,  começou com estrago mais já diminuiu muito, antes de haver a fartura, e é o que vai acontecer aqui também, e toda década que tem  três bissesto toda ela é boa de inverno e a década que tem dois bissesto ela nunca foi boa de inverno como o ano de 2012, um exemplo de bom inverno aconteceu no ano 2000, nínguém sofreu com estiágem, quando foi pra entrar essa já foi com fome e sede principalmente com o sofrimento dos animais que é quem mais é atingido com a seca nos estados do Nordeste.