Pages

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI justifica sua saída e pede orações pelo futuro pontífice

Papa Bento XVI justifica sua saída e pede orações pelo futuro pontífice GABRIEL BOUYS/AFP

Bento XVI falou do peso que sentiu ao receber o papado 
Diante de uma multidão estimada em 100 mil fiéis, o papa Bento XVI realizou nesta quarta-feira a audiência de despedida na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Ao começar a mensagem em italiano, contou que, há oito anos, quando aceitou a escolha dos cardeais para ser Papa, orou a Deus:
— Senhor por que me pedes isso e o que me pede? É um peso grande que carrego nos ombros, mas aceitarei certo de que me guiará, apesar de todas as minhas fraquezas. Oito anos depois, posso dizer que o senhor de fato me guiou.        

  Veja o trecho da mensagem de despedida lida em português por Bento XVI:
Queridos irmãos e irmãs,

No dia dezanove de Abril de dois mil e cinco, quando abracei o ministério petrino, disse ao Senhor: "É um peso grande que colocais aos meus ombros! Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis". E, nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor; e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor. Entretanto não é só a Deus que quero agradecer neste momento.

Um Papa não está sozinho na condução da barca de Pedro, embora lhe caiba a primeira responsabilidade; e o Senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e sustentaram. Porém, sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja. Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito.



0 comentários:

Postar um comentário