Pages

sábado, 28 de abril de 2012

RN tem quase metade dos municípios reconhecidos em emergência pela Defesa Nacional

2559Governadores nordestinos em reunião da Sudene
A rapidez nas providencias tomadas pelo governo do Estado para dar assistência aos municípios que passam pelo flagelo da seca, levou o Rio Grande do Norte a ter uma posição diferenciada na reunião da SUDENE, em Recife, nesta sexta-feira, 27. Dos 293 municípios que tiveram o estado de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Social, 139 são do RN.
A informação foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, recomendando celeridade aos Estados nordestinos castigados pela estiagem. O desempenho do Estado informado pelo ministro não surpreendeu a governadora Rosalba Ciarlini. Pouco antes do início da reunião, Rosalba havia sido procurada pelo secretario Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.
O secretario da Defesa Civil comunicou à Governadora que na próxima semana vai ser instalado em Natal, o Comitê Regional Gestor da Estiagem. Funcionários do Governo Federal vão ficar no RN - e nos outros Estados do semiárido - trabalhando até o fim da seca. As ações serão desenvolvidas em sintonia com o Comitê Estadual. A Governadora foi à reunião da SUDENE acompanhada dos secretários Gilberto Jales (Recursos Hídricos); Betinho Rosado (Agricultura), e Benito Gama (Desenvolvimento Econômico).

PPS apresenta pré-candidatura em Caicó com presença de lideranças estaduais e nacionais

2561Presidente Nacional Roberto Freire no evento em Caicó - Fotos: Ilmo Gomes
Durante palestra do presidente nacional, deputado Roberto Freire, o PPS apresentou nesta sexta-feira (27), em evento na Câmara Municipal de Caicó, o nome da fisioterapeuta Franciele Lopes como pré-candidata à prefeitura do município. Também participaram do evento o presidente estadual da legenda, ex-deputado Wober Júnior, e lideranças do PV, PCdoB e PDT.
Caicó dá um salto de qualidade para discutir a cidade, seus problemas. É preciso ter ousadia com criatividade, ter responsabilidade social para propor desenvolvimento sustentável”, disse Wober. “São jovens se articulando, assumindo o futuro que será entregue a eles”, continuou Freire.
Para Franciele Lopes, Caicó está vivenciando uma modernização política. “O PPS não é um projeto pessoal, mas de defesa do povo”, lembrou a fisioterapeuta, que terá seu nome avaliado entre outros partidos de oposição ao governo estadual em Caicó, como o consultor José Rangel (PDT).
Por Robson Pires

Cinco partidos anunciam apoio à candidatura de Larissa neste sábado

Larissa neste sábado

A pré-candidatura a prefeito de Mossoró da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) continua ganhando novos apoios. Depois do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), agora é a vez de mais cinco legendas confirmarem apoio ao projeto.

Partido Popular Socialista (PPS), Partido Progressista (PP), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido Republicano Brasileiro (PRB) e Partido Trabalhista Cristão (PTC) anunciarão a aliança sábado (28), às 10h, no Requinte Buffet.

O ato político reunirá presidentes municipais, estaduais e nacionais dos partidos, e ainda, outras lideranças partidárias, deputados estaduais e federais, como o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP).

Para o presidente estadual do PPS, ex-deputado estadual Wober Júnior, o momento consolidará o projeto do partido de caminhar ao lado da pré- candidata Larissa Rosado.


Nominuto.com

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Comissão de Orçamento quer ouvir Caixa Econômica sobre restos a pagar

Deputado federal, Felipe Maia (DEM)
Integrantes da Caixa Econômica Federal (CEF) devem comparecer à Câmara dos Deputados para debater o envio de verbas do Orçamento aos municípios. O requerimento, apresentado pelo coordenador da bancada do Democratas na Comissão Mista de Orçamento, deputado Felipe Maia, visa garantir a liberação de R$ 8 bilhões para a realização de obras em todo o país.
“Têm ocorrido recorrentes atrasos da Caixa Econômica na aferição e no atesto do andamento das obras em todo o país. Como consequência pode ocorrer a não liberação dos restos a pagar de 2010 e 2011 que somam mais de R$ 8 bilhões. E não podemos aceitar que a construção de escolas, quadras de esportes e o calçamento de ruas não aconteçam por isso”, disse Felipe Maia.
De acordo com o parlamentar, a Caixa Econômica é responsável pelos repasses e pela avaliação das obras nos municípios. A instituição financeira recebe o projeto enviado pela prefeitura e libera os recursos à medida que acontece o andamento das construções. Para isso, a CEF deve enviar profissionais regularmente para acompanhar a execução das obras. Entretanto, a Caixa não apresenta quadro técnico suficiente para atender a todos os municípios, resultando, muitas vezes, no atraso dos trabalhos.
A audiência será marcada nos próximos dias. O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira, também apresentou requerimento para convidar o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para falar sobre o atraso das obras.

PPS lançará pré-candidatura à Prefeitura de Caicó com presença de Roberto Freire


Fisioterapeuta Francielle Lopes
O deputado federal Roberto Freire, presidente nacional do Partido Popular Socialista, virá a Caicó na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, para o lançamento da pré-candidatura da fisioterapeuta Francielle Lopes para Prefeitura de Caicó. O deputado virá acompanhado do presidente do PPS no RN, Wober Junior.
O evento acontecerá às 19 horas, na Câmara Municipal de Caicó. Na oportunidade, Roberto Freire proferirá palestra sobre “Cidadania, Participação Partidária e Nova Política”. O advogado pernambucano é hoje parlamentar representando o Estado de São Paulo na Câmara dos Deputados. Em sua biografia política, Roberto Freire foi candidato a Presidência da República.
O PPS em Caicó integra uma frente de partidos ao lado do PCdoB, PDT e PV. Em seu microblog Twitter, Wober Junior destacou: “PPS apresentará pré-candidatura para Prefeitura de Caicó. A cidade tem uma história política de destaque no RN”. O pleito de Caicó é uma das prioridades do PPS.
Antes da programação partidária, às 17 horas, o deputado federal, Roberto Freire visitará a ADESE para conhecer o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Seridó e as experiências positivas da Agência nestes 10 anos.

Deputado apresenta duas sugestões para minimizarem efeitos da seca

O deputado Fernando Mineiro-PT apresentou nesta quinta-feira, 26, duas sugestões ao governo do Estado que no seu entendimento vão servir para minimizarem os problemas causados pela seca que atinge 139 municípios do Rio Grande do Norte.
Ele quer que o governo utilize parte dos recursos do excesso de arrecadação em ações que minimizem os efeitos da seca. A outra sugestão do deputado oposicionista é no sentido de que a administração suspenda a cobrança do ICMS das atividades agrícolas e pecuárias.
“A situação está se tornando muito difícil e são necessárias ações concretas e imediatas para minimizarem os problemas. A receita está aumentando a cada mês e parte desse excesso pode ser muito bem aplicada em atividades que amenizem a situação”, afirmou.
Fernando Mineiro disse ainda que a falta de água em muitos municípios que estão em estado de emergência está se tornando gravíssima e deu o exemplo de Luiz Gomes, no Alto Oeste, que está há 179 sem água.

BODÓ: CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI PARA CRIAÇÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

 No município de Bodó o projeto de Lei para criação da Comissão Municipal de Defesa Civil foi enviado para a Câmara Municipal de Bodó e já foi aprovado na sessão desta quarta-feira ( 25 ), realizada ás 19:h no PA Serrano.
Apenas (5) dos nove vereadores estavam presentes na referida sessão: José Felix Neto ( Presidente do Legislativo), José Airton Assunção Gomes, João Antonio da Silva ( João do Leite), José Vilânio Assunção de Melo Lula e Manoel dos Santos Pinheiro ( Piau), sendo que os três primeiros vereadores votaram a favor, e os dois últimos um votou contra e o outroe absteve a votar.
 A Comissão Municipal de Defesa Civil é um órgão imprescindível para que a prefeitura possa declarar situação de emergência no município e, com isso, ter acessos aos recursos públicos para enfrentamento da seca que aflige 139 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. 
De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil, o coronel do Corpo de Bombeiros, Josenildo Acioli, menos de 40 municípios do Estado têm Defesa Civil formalizada.
Suspense... quem votou contra?...e  quem absteve? Deveriam pensar mais no povo e na situação em que se encontra a comunidade bodoense com a grave seca que assola o Nordeste Brasileiro...e ainda tem aqueles que se diz representante do povo que vota contra a projetos que só vem beneficiar aqueles que estão passando por necessidade...será que esse que votou contra comprou os votos de seu eleitorado? ou não sabia da importância da matéria! essa é a  única justificativa pois não tem compromisso com ninguém inclusive com o povo do nosso município.

Fábio Faria: “problema de Rosalba é que não sabe governar”

Para Fábio Faria, a questão é que a governadora Rosalba Ciarlini estaria enfrentando dificuldades para governar projeto político. Aí faz uma reunião que no lugar de pensar em gestão e administrar, está preocupado só com eleição. Para completar, a governadora está faltando às responsabilidades no RN. Essa semana ela não recebeu o ministro dos esportes, Aldo Rebelo. Ela não estava no RN. Agora, está fazendo reunião do conselho político em Brasília. Rosalba tem que governar o Estado do RN. Está vindo mais a Brasília do que quando era senadora".  o Estado como o Rio Grande do Norte. "Primeiro, não existe planejamento, nem gestão no governo. O governo deveria fazer uma reunião de conselho de gestão, sobre governar. O que não sabe é governar. E o problema é que só tem
Fábio Faria também criticou a decisão de Rosalba não viajar aos Estados Unidos acompanhando a presidente da República, Dilma Rousseff, segundo ele, por pequenez, já que não queria passar o governo para o seu vice-governador, Robinson Faria (PSD). "Quem tem que buscar recursos em Brasília são os secretários. Rosalba tem que vir a reuniões importantes. Vai a Brasília para tratar de eleições no conselho político e não vai ao exterior quando a presidente convoca para uma reunião importante com o Banco Mundial onde todos os governadores estão presentes. Aí ela manda o secretário Benito Gama (Desenvolvimento Econômico) ao lado de governadores com a presidente. Isso é descortesia, para não passar o governo para o vice. Mas mostra que o governo é pequeno, medíocre e que não tem condições nenhuma de governar o RN no momento que o RN vive". 
 
"O secretário Benito Gama, que fala que levou a Ford para a Bahia, todo mundo aqui em Brasília sabe que quem levou foi ACM. Está na hora de o RN buscar essa indústria. Mas o clima que tem hoje, é como o empresário Flávio Rocha disse. É hostil. O empresário não sente por parte do governo e dos órgãos do Estado um ambiente receptivo. A única preocupação é a política", disse o deputado, citando a indefinição do governo em Mossoró. "Esse caso de Mossoró vem se arrastando há oito meses. Quiseram levar a prefeita para o TCE. Depois o marido dela. Depois desistiram. Aí faz reunião, junta todos os envolvidos. O povo percebe isso. E cadê a reunião para evitar a greve dos médicos, resolver os problemas de segurança. Ninguém vê isso". 
 
JOGO
O deputado Fábio Faria falou sobre o jogo beneficente que acontece hoje em Goianinha, com a participação de mais de 20 parlamentares federais. "É o maior número de deputados que já teve. Mais de 20 deputados com um senador". A presença de Romário garantirá a renda, que será revertida para o PROERD (Programa de Educação e Resistência às Drogas). 
 
"Tenho um grupo há cinco anos que se reúne todas as terças. Depois da chegada de Romário, estamos aproveitando o nome dele e a vontade que ele tem de ajudar as causas nobres usando a imagem dele, para promovermos essas iniciativas para causas beneficentes", explicou. 
 
Segundo o deputado, os jogos têm obtido excelentes resultados de público. "Temos feito doação de emendas para APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), mas no caso do jogo iremos homenagear o PROERD do RN". O custo do ingresso é de R$ 10 onde 100% da renda será revertida para o programa. A entrega dos valores será feita pelo próprio deputado Fábio Faria, na condição de presidente da Frente Parlamentar de combate ao Crack. 
 
SECA AGRAVA CRISE
Para José Dias, o governo está em crise que se aprofunda agora devido a fatores externos, como a seca. "A crise vai se aprofundando, piorando, por causas internas, que é o imobilismo do governo, e agora, com a causa externa que já deveria ter sido enfrentada com disposição, que é o problema da seca", declarou. Aí soma. Vem o fenômeno externo, e o governo que já era imobilista, sem ação, sem definição sem decisão a coisa passa a ser caótica, infelizmente, porque quem vai sofrer é o povo. 
 
A ex-governadora Wilma de Faria concorda com as críticas da oposição. "Acho que na hora que você faz um conselho político, pode haver preocupação com questões político-partidárias, mas quem está no executivo tem que se preocupar com políticas públicas, principalmente neste momento que o nordeste vive que é de seca, portanto abala economia da região". 
 
VOZ DO GOVERNO
A reportagem tentou entrar em contato com o secretário chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, José Anselmo de Carvalho, bem como com o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Getúlio Rego (DEM), para que pudessem rebater as declarações da oposição, mas ambos não puderam ser localizados prela reportagem. Também foram tentados contatos com o ministro Garibaldi e com o senador José Agripino.
 
Deu no Jornal de Hoje

Sistema de cotas em universidades públicas é considerado constitucional pelo STF


A reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais foi considerado constitucional pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Cezar Peluso foi o sexto a votar favoravelmente e, com isso, garantiu a legalidade do sistema de cotas nas universidades públicas.
“Não posso deixar de concordar com o relator que ideia [cota racial] é adequada, necessária, tem peso suficiente para justificar as restrições que traz a certos direitos de outras etnias. Mas é um experimento que o Estado brasileiro está fazendo e que pode ser controlado e aperfeiçoado”, disse Peluso.
Além dele, os ministros Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa se posicionaram pela constitucionalidade do sistema. Mais quatro ministros ainda irão votar – Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Melo e Carlos Ayres Britto. Os votos já dados ainda podem ser mudados enquanto não for concluído o julgamento, entretanto, o resultado é considerado praticamente certo.
O ministro Antonio Dias Toffoli se declarou impedido de votar, porque quando era advogado-geral da União posicionou-se a favor da reserva de vagas. Por isso, dos 11 ministros, somente dez participam do julgamento.

Parelhas vai decretar estado de emergência

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais de Parelhas já está preparando um relatório com a documentação necessária para decretar situação de emergência em relação a seca no município. A zona rural é a região que mais está sendo prejudicada com a falta de chuvas. Produtores rurais e lideres de associações comunitárias já se organizam para pedir ações do poder público, que venham ajudá-los a enfrentar a situação.
“Os açudes estão secos e a produção de feijão e milho foi praticamente nula. A Prefeitura Municipal disponibilizou equipamentos para realizar o corte de terra no início do ano, porém o agricultor desistiu de fazer o plantio”, contou o Prefeito Francisco Medeiros.
Os criadores reclamam da falta de pastagem natural e esperam que o Governo do Estado e Governo Federal tenham iniciativas como a de ajudarem com melhores linhas de crédito e que dialoguem com os bancos para prorrogarem o pagamento de empréstimos já existentes.
Na ultima segunda-feira, 23, Gildete Maria, Secretária Municipal e Expedito Domingos, Técnico Agrícola, participaram da reunião convocada pelo Governo do Estado. Ela foi coordenada pela EMATER e contou com a presença de Prefeitos e coordenadores de defesa civil, onde foram apresentados relatórios da situação de vários municípios do Rio Grande do Norte. “Parelhas não é um caso isolado”, confirmou Gildete.
Caso o município decrete Situação de Emergência, o Governo Federal poderá atender prontamente as necessidades de abastecimento de água. Os agricultores já visitam a Secretaria de Agricultura em busca de ajuda para limpeza e perfuração de poços, além de abastecimento com o uso de carros-pipa. Esse trabalho será feito pela Defesa Civil, através do Exercito Nacional, que atende os municípios em situações assim.

Lula rouba a cena em filme sobre posse de Dilma

O título faz referência à chegada da primeira mulher à Presidência da República, mas o verdadeiro protagonista do documentário que estreou ontem em Brasília é o último homem a ocupá-la. De saída do Planalto, Lula é o centro das atenções de ‘Pela Primeira Vez’, filme do seu ex-fotógrafo oficial Ricardo Stuckert que narra em 3D a posse de Dilma Rousseff, em 1º de janeiro de 2011.
Não à toa, a sessão de gala realizada ontem serviu como palanque para a volta do ex-presidente à capital, depois de três meses de ausência para tratar o tumor na laringe.
Montado sem narração ou entrevistas, o média-metragem usa como fio condutor três discursos de Dilma, no Tribunal Superior Eleitoral, no Congresso e no Planalto.
A fala presidencial embala as cenas da posse, acompanhadas em alguns momentos por uma trilha instrumental que amplia ainda mais o tom épico da cerimônia.
Captadas sob a direção cuidadosa de Stuckert, as imagens em 3D impressionam, e em alguns momentos o espectador pensa estar dentro do cenário histórico da transição de governo.

A pior seca do Nordeste


A pior seca que atinge principalmente o sertão do Nordeste desde 1998, segundo o próprio governo, não havia sido prevista pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) no início do ano. O órgão é o principal responsável por previsões de clima no país.
A seca se agrava desde outubro e já afeta 26 milhões de pessoas de oito Estados.
A gravidade da estiagem não surpreendeu institutos meteorológicos privados, que fazem medição em menor intervalo de tempo que o Inpe, que faz boletins trimestrais.
O Inpe e os institutos privados usam métodos diferentes de avaliação do clima.
Deu na Folha

Wilma recebe Zé Lins e coloca em dia a política de Currais Novos e cidades do Seridó

2530Em seu apartamento, ex-governadora recebeu ex-prefeito de Currais Novos
 
A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) recebeu na noite desta terça-feira (24), o ex-prefeito Zé Lins (PR) que colocou em dia as articulações políticas da segunda maior cidade do Seridó e também aproveitou para informar a sucessão de alguns municípios da região.
 
Wilma ainda não decidiu se vai disputar a prefeitura de Natal este ano, mas disse a Zé Lins que participará da campanha no Seridó. Em 2014, a ex-governadora pretende disputar o Senado ou uma das vagas a Câmara dos Deputados. O PSB de Wilma terá candidato em várias cidades e em Currais Novos apoia o projeto de Zé Lins, através dos vereadores Izinho Brandão e Eugênio Lins.

Governo espera liberação de emendas para municípios que enfrentam seca

2542Governadora em audiência com a ministra Ideli Salvati
A governadora Rosalba Ciarlini procurou a ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, nesta quarta-feira (25), para pedir apoio ao esforço do governo e dos líderes de bancada para o enfrentamento da seca no Rio Grande do Norte.  O principal ponto é a liberação das emendas ao Orçamento Geral da União (OGU).
Com 139 municípios em estado de emergência, o governo espera que as indicações de senadores e deputados ao OGU sejam atendidas. Com as obras que receberem dotações, haveria aproveitamento de trabalhadores rurais que tiveram as safras frustradas. Seria uma espécie de compensação para mitigar o sofrimento provocado pela falta de chuvas.

“Os reflexos da estiagem já chegaram à zona urbana. Existem municípios com colapso no abastecimento d’água”, adiantou a governadora. No próximo mês, o governo vai autorizar a retomada das obras da adutora alto oeste que beneficiará 23 municípios da região. Até lá, o fornecimento de água vai ser feito por carros pipa. Já estão sendo assistidos dessa forma, 74 municípios potiguares.

Associação Seridoense de Confecções elege diretoria para os próximos dois anos

2546Diretoria reconduzida por eleição na Associação
Em eleição nesta manhã de quinta-feira (26), o empresário acariense Leonardo Ferreira de Azevedo foi reconduzido à presidência da Associação Seridoense de Confecções. A eleição aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Acari, e contou com a presença de sócios da associação. Além de Leonardo foram eleitos José Medeiros (vice-presidente), Daniel Lúcio Medeiros de Azevedo (tesoureiro) e Janúncio Nóbrega (secretário).
Nestes dois últimos anos, a diretoria buscou, juntamente aos seus associados, um desenvolvimento no setor têxtil na região do Seridó para todos os faccionistas, sendo associados ou não. Diante de tantos incentivos como cursos de melhoria de qualidade de produção e sustentabilidade para todos os empregos gerados pelos integrantes da associação, o atual presidente Leonardo Ferreira se candidatou novamente ao cargo. O trabalho realizado pela diretoria eleita, vem ganhando visibilidade a nível de estado, onde busca melhorias até mesmo para sua principal fornecedora Cia. Hering.

Bodó cria Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde foi constituído em Bodó, com  a sanção de lei sancionada em 10 de abril, publicada na edição desta quinta-feira, dia 26, do "Diário Oficial do Município". De acordo com a lei sancionada pelo prefeito Francisco Avamar Alves, o CMS é constituído dos seguintes representantes: quatro membros indicados pelas entidades de usuários do Sistema Único de Saúde, um representante dos trabalhadores da saúde municipal, um representante de prestadores dos serviços de saúde e dois indicados pelo Poder Executivo.

Rádio Comunitária de Cerro Corá a Liberdade 104,9 FM de antena nova



Rádio Comunitária Liberdade FM da cidade de Cerro Corá já está com sua nova antena, a expectativa da direção da emissora é que com o novo empreendimento a emissora possa ir muito mais além, e proporcionar aos seus radio ouvintes uma melhor qualidade na transmissão de sua programação, a direção ainda promete novos investimentos futurísticos para a emissora, que há anos vem prestando seus serviços a população.
DJ Aildo.

Internautas criam abaixo-assinado pedindo a volta da TV Diário às parabólicas


Um grupo de internautas iniciou nesta semana uma petição na internet pedindo apoio para chamar a atenção dos Ministérios das Comunicações e da Cultura e da Presidência da República. O baixo-assinado pede a volta da TV Diário, de Fortaleza, no Ceará, às parabólicas.
Os internautas atribuem a saída do canal das parabólicas à Rede Globo de Televisão. Em 2009, a emissora carioca, incomodada com o crescimento da TV Diário no eixo Rio-São Paulo, teria pressionado os donos da emissora local, que faz parte do Sistema Verdes Mares de Comunicação, que vem a ser dona da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará. 
Fundada em 2001, a TV Diário cobre todo o território cearense e ainda chega a municípios de outros Estados, como Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Segue o link para o Abaixo-assinado Liberação do sinal da Tv Diario nas atenas parabolicas  Clique Aqui

terça-feira, 24 de abril de 2012

Porque não choveu em 2012 no Rio Grande do Norte?

As previsões climáticas realizadas pelos institutos, Centros Estaduais e Instituições que trabalham com meteorologia, mostravam desde o final de 2011 que a estação das chuvas na Região Nordeste do Brasil (que ocorre entre os meses de fevereiro a maio), teria chuvas com valores próximos das normais climatológicas.
Na região semiárida do Rio Grande do Norte, que ocupa cerca de 92% do seu território, os meses de março e abril são os que apresentam os maiores índices pluviométricos, período em que se desenvolvem as atividades do setor primário, resumidas em atividades na agricultura de sequeiro, pecuária e reserva hídrica. Essas atividades têm alta dependência da chuva e no seu planejamento, informações como a previsão de chuvas para o período são muito importantes.
A questão é que as chuvas que caem na região Nordeste dependem de fatores externos, fatores esses que ocorrem a milhares de quilômetros da região, como é o caso da temperatura das águas superficiais dos oceanos Pacífico e Atlântico, além de outros mecanismos ainda não conhecidos ou poucos esclarecidos, como é o caso da relação da ocorrência das explosões solares com as chuvas na região.

Definição em Cerro Corá: oposição se une e Ronaldo Vilar será o vice de Ana Maria para enfrentar Novinho

2496
Ana Maria e Ronaldo Vilar
Em Cerro Corá, a definição já bateu a porta da oposição. A ex-vereadora Ana Maria (PR) vai encabeçar a chapa novamente, tendo como vice o presidente da Câmara, Ronaldo Vilar (PSDB). Lideranças da oposição se reuniram no fim de semana e fecharam questão. Apenas o ex-prefeito Clidenor Pereira, o Codô (PHS) não compareceu dos vereadores que fazem oposição. O PPS que em 2008 lançou Othon Militão e que tem o vereador Evilásio Bezerra também vai integrar o sistema.
 
Na situação, o prefeito Raimundo Borges, o Novinho (DEM) disputará à reeleição tendo como vice o ex-prefeito João Batista de Melo Filho, o Joãozinho (PMDB), que antecedeu Novinho em Cerro Corá. Será a chapa inversa a de 2000, quando Joãozinho disputou a prefeitura, tendo como vice Novinho. Ana Maria já disputou a prefeitura três vezes e hoje preside o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Cerro Corá tem a maioria de sua população vivendo na Zona Rural.
 
A oposição de Cerro Corá vinha trabalhando a união, já que em 2008, Novinho foi beneficiado com a divisão. Duas candidaturas de oposição disputaram votos: Ana Maria e Othon Militão. Novinho saiu vencedor por menos de 300 votos, em um eleitorado que tem mais de 8 mil votantes.

Na espontânea, 42,80% dos natalenses não sabem em quem votar para prefeito se fosse hoje a eleição

A pesquisa Certus foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo 00010/2012 RN, sendo realizada no sábado (14) e domingo (15) e colheu 701 entrevistas domiciliares, em áreas selecionadas por bairros, estratificadas por sexo, idade, grau de instrução, renda, religião e zona. A pesquisa indica que 42,80% do eleitorado natalense não sabem ainda em quem votar.
 
O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera, tendo sido lembrado por 29,96% do eleitorado.  A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) manteve 6,85%. A prefeita Micarla de Sousa (PV) foi lembrada por 2%; o deputado Hermano Moraes (PMDB) foi citado por 1,85%; O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) teve 1,85% e o deputado Fernando Mineiro (PT) pontuou 0,57% e Fábio Fária (PSD), que não está na disputa, teve a lembrança de 0,29% do eleitorado. Outros candidatos somam 3,0%. Já 10,13% não votariam em ninguém e 1,28% não respondeu.
 
2508

Maioria de Carlos Eduardo sobre os demais candidatos é de mais de 15% segundo nova pesquisa Certus

O Nominuto.com acaba de publicar os novos números da pesquisa Certus sobre a sucessão em Natal. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) chega aos 49,50% dos votos e sua maioria sobre os demais candidatos chega a mais de 15%. Carlos Eduardo cresceu 8% pesquisa estimulada, em comparação aos dados de janeiro divulgados pela Tribuna de Norte, quando marcou 41,57%. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos.
2507

As avaliações de Dilma, Rosalba e Micarla segundo a Certus

Divulgada pelo Nominuto.com, a pesquisa Certus colheu junto aos 701 entrevistas de Natal as avaliações das gestões da presidente Dilma Rousseff (PT), da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e da prefeita Micarla de Sousa (PV). Eis os resultados:
 
2509


2510

2511

Rosalba faz uma análise positiva da reunião dos governadores do NE com a Presidenta

Rosalaba na reunião de governadores com a presidenta Dilma Rousseff
As ações apresentadas pela presidenta Dilma Rousseff aos governadores do Nordeste na reunião que aconteceu nesta segunda-feira (23), em Aracaju (SE), cujo tema foi a estiagem na região, agradaram a governadora Rosalba Ciarlini.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e da Pecuária (Sape), o Rio Grande do Norte vive um momento crítico. Dos 167 municípios do Estado, 139 decretaram estado de emergência; 70% da população da área rural já sofrem com a falta d’água, o que representa cerca de 500 mil pessoas. Já na zona urbana, o número é bem maior. Mais de um milhão de pessoas estão sendo atingidas pela estiagem. O rebanho do RN também vem sendo prejudicado.
As medidas a serem adotadas pelo Governo Federal foram apresentadas à imprensa pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Grande parte das ações anunciadas coincide com as propostas apresentadas pela governadora Rosalba Cairlini, num documento entregue durante a reunião à presidenta Dilma Rousseff. O Seguro Safra foi um dos pontos sugeridos por Rosalba.
Cada Governador teve a oportunidade de apresentar suas reivindicações “Precisamos ter condições de superar com menor sofrimento possível essa situação tão grave de seca. E ao mesmo tempo fazer obras estruturantes para a convivência com esta estiagem”, expressou a Governadora.

REGISTROS DO BODOFOLIA 2012

ADRIANO PRODUÇÕES E OS CANTORES DA BANDA DOSE DUPLA

OS TIGRÕES

CLÉSIO COM ROSA E NILCARLA DO BLOCO " ME LEVA"
                                  Lane Cardoso
                                      Kelly e  Lane Cardoso
                                 Carlos Antonio, Zé Denilson, Sandra, Avamar e Tinhá

E O CN AGITOS FEZ A COBERTURA MAIS UMA VEZ DO BODOFOLIA

Fotos do Bodó Folia nas lentes do CN AGITOS:

AS ELITES

OS LISOS NA FOLIA


BANDA BATUKA MOLEQUE

BLOCO ME LEVA

BLOCO DE CERRO CORÁ COM A BANDA BATUKA MOLEQUE

BANDA BATUKA MOLEQUE

CESAR E ROSE DO CN AGITOS COM LANE CARDOSO

SHOW DE LANE CARDOSO

EQUIPE INFINKA

EQUIPE LIGA DA JUSTIÇA

CESAR ENTREVISTANDO O PREFEITO DE BODÓ AVAMAR ALVES

AVAMAR, TONY E FRANCISCO SANTOS

LANE CARDOSO 

EQUIPE COMANDO

EQUIPE INFINKA


CAMPANHA DE COMBATE A DENGUE

MOBILIZAÇÃO EM BODÓ PARA O COMBATE A DENGUE
A dengue constitui-se um desafio para a Saúde Pública Mundial. No Brasil, as condições climáticas e ambientais favorecem a permanente circulação do vetor, o mosquito Aedes Aegypti.Infelismente nos últimos anos no Brasil, está ocorrendo um aumento do número de casos graves em adultos e especialmente em menores de 15 anos.
O município de Bodó está discutindo estratégias de como dificultar a proliferação do mosquito, prevenindo o surgimento de outros casos da doença e tentando conscientizar a população em geral para realizações  de mutirões de Combate a Dengue em todo o município.
Nesse sentido é que a equipe da Saúde de Bodó em parceria com a Prefeitura Municipal e demais secretarias, reuniram-se para mobilizar a cidade durante os últimos dias.Com o objetivo de alertar a população na prevenção da doença causada pelo mosquito aedes aegypti,os agentes de Endemias, a equipe do Posto de Saúde, Orientadores Sociais do PETI, Assistentes Sociais, Secretaria de Meio Ambiente, coordenação da Educação e demais parceiros passaram casa a casa levando informações e alertando as pessoas em geral para o  combate a epidemia que teima em se instalar dentro do município.
Durante a mobilização estiveram presentes a atual Secretária de Saúde Jarlene Bento, a enfermeira Ana paula, o ex Secretário de Saúde "Tinhá", o médico José Fernandes e o coordenador da vigilancia sanitária de Caicó o Senhor Batista, todos falaram a população sobre a preocupação com a epidemia,, os estudantes que já haviam passado a semana discutindo sobre o referido assunto nas escolas também participaram mostrando seus cartazes e multiplicando as informações que receberam para toda a população bodoense.No encerramento  foram sorteados prêmios para a população que colaborou com a mobilização.

Vejam as fotos abaixo:
                                           Participação dos moradores 
    
                                          Secretária de saúde Jarlene, Tinhá e Pedro Xixi
                                          Eduardo ( Dudú) e eu ( Dôra)
                                         Pessoal com Batista da coordenação de vigilancia sanitária

                                          colaboração especial dos Orientadores do PETI
                                          Alunos participaram
                                          Cartazes feitos por estudantes
                                         Ana Paula ( enfermeira)
                                         as crianças contribuiram
Equipe da saúde 
                                          caminhada dos estudantes da EJMN
                                           palestras
                                          Tinhá ( ex Secretário de Saúde) falando
                                            Estudantes usaram a palavra
                                           Dr. José Fernandes explicando toda a problemática
                                          Ana Paula, Dr. José fernandes
Batista e Dr. José Fernandes