Pages

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ministro Fernando Bezerra garante projetos da ADESE

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, recebeu na manhã desta quarta-feira (29) o deputado federal João Maia em uma audiência para tratar sobre os projetos a serem desenvolvidos pela Agência do Desenvolvimento do Seridó – ADESE e que serão contemplados com recursos da Emenda de Comissão apresentada pelo deputado.
Fernando Bezerra e sua equipe técnica ouviram atentamente a explanação do projeto feita por João Maia, que na oportunidade estava acompanhado do deputado estadual George Soares e o diretor-presidente da Adese, Francisco Galvão Freire Neto.
O ministro Fernando Bezerra ficou muito entusiasmado com os projetos apresentados e, de imediato, autorizou a liberação de R$ 3 milhões dos recursos próprios do Ministério da Integração, para dar início aos projetos até que o Governo Federal faça o descontigenciamento dos recursos orçamentários das emendas.
O ministro também solicitou agilidade na apresentação dos projetos e concomitante assinatura dos convênios, para viabilizar, já no mês de março deste ano, por ocasião de uma visita oficial à meso-região do Seridó, para divulgação das ações a serem empreendidas pelo Ministério da Integração Nacional no Estado do Rio Grande do Norte.
Para o deputado João Maia a audiência foi bastante positiva. “Reunião auspiciosa e que traz ao povo do Seridó esperança de dias melhores. Fico gratificado com a atenção dispensada pelo Ministro que demonstrou muita consideração e respeito com o Estado do Rio Grande do Norte”, disse João Maia.

Ivan Júnior é o grande vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae/RN


O prefeito do Assú, Ivan Júnior, foi reconhecido pelo Sebrae/RN como gestor público que promove ações para minimizar a burocracia e estimular o desenvolvimento dos negócios do segmento das micro e pequenas empresas com o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em solenidade realizada nesta quarta-feira (29), em Natal. O prefeito Ivan Júnior ganhou de outros 39 prefeitos que inscreveram projetos de empreendedorismo e que concorriam ao título de melhor projeto e a sete destaques temáticos.
Além do troféu de melhor projeto, reconhecido como o grande vencedor estadual, Ivan Júnior foi vencedor também na categoria: Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável e Promoção do Desenvolvimento Rural.
“Esse prêmio instituído pelo Sebrae estimula os municípios a realizarem projetos de qualidade. Esse troféu que tenho em mãos é o trabalho de toda a nossa equipe”, disse o prefeito Ivan Júnior, ao ser anunciado vencedor e receber o troféu.

Prefeito Avamar Alves Abre Oficialmente Período Legislativo com Mensagem Anual

Com a leitura da mensagem anual, o prefeito Avamar Alves abriu, na tarde desta quarta-feira (29), os trabalhos legislativos de 2012 na Câmara Municipal de Bodó. A abertura da sessão ficou a cargo do presidente da Casa, José Felix Neto e auxiliado por Roberto Luiz. Além dele, outros seis vereadores, secretários municipais, servidores públicos, líderanças ex-Vereadores e um grande número de cidadãos prestigiaram a solenidade em que o chefe do Executivo do Município que em seu discurso prestou contas dos sete anos de administração, falou sobre os próximos desafios e anunciou novos investimentos para a cidade.
No início da mensagem, Avamar Alves disse ter “certeza” de haver cumprido as metas traçadas em seu plano de governo. “Posso afirmar que chegamos muito mais longe que aquilo que planejamos para nossa cidade”, afirmou, acrescentando que tem consciência da necessidade de “fazer mais” para a cidade e sua população.
O prefeito agradeceu sua equipe de Secretários e Diretores, o apoio dos vereadores e exaltou o “espírito democrático” demonstrado pela Câmara Municipal, inclusive pela bancada da oposição. Avamar usou novamente a palavra passando a palavra aos vereadores e secretários para que fossem expostos outros trabalhos realizados pela sua gestão. “a população está vendo e utilizando os serviços que estamos oferecendo, pois os resultados já aparecem em toda a cidade”, ressaltou.

CÂMARA MUNICIPAL DE VOLTA AOS TRABALHOS HOJE DIA 29 COM A MENSAGEM ANUAL DO PREFEITO

Hoje a Câmara Municipal de Bodó iniciará os trabalhos do ano de 2012, com a leitura da mensagem do  excelentíssimo Prefeito Avamar Alves.Está previsto que além do Prefeito comparecer a Sessão  os Secretários e Secretárias que fazem parte da atual administração, também vão estar presentes.
A Sessão será as 13:00hs, na Câmara Municipal, e aproveito o momento oportuno para convidar a todos os bodoenses , vamos prestigiar e ficar por dentro dos trabalhos que ainda estão por vir nesse último ano de mandato da administração que mais fez Bodó AVANÇAR.

Ex-Vereador de Santana do Matos Continua na UTI


O ex-vereador de Santana do Matos, Joviano Macedo, de 77 anos, continua hospitalizado em Natal.
Joviano que por causa de problemas respiratórios, foi internado no hospital Dr. Clóvis Avelino aqui em Santana do Matos de onde foi transferido para capital .
O seu quadro clínico é estável e segundo informações obtidas na manhã dessa quarta-feira (29) junto a familiares ele deverá permanecer na UTI até pelo menos a proxima sexta-feira de onde sairá para um apartamento da unidade de saúde na capital.Fonte: Blog FDamião Notícias

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

“O rebanho de fiéis está em boas mãos”, diz ministro Garibaldi sobre novo arcebispo de Natal

1947  
Políticos prestigiaram posse de Dom Jaime em NatalGaribaldi Filho, ministro da Previdência Social, prestigiou neste domingo (26) a posse de Dom Jaime Vieira Rocha como novo Arcebispo Metropolitano de Natal, ocasião de contou com a presença de milhares de fiéis, religiosos e representantes da classe política do Estado.De acordo com o ministro Garibaldi Filho, Dom Jaime tem o desafio de evangelizar um mundo cada vez mais urbano, o que exige maior capacidade de articulação.

O rebanho de fiéis está em boas mãos, assim como também estava sob as benções de Dom Matias”, refletiu o ministro Garibaldi Filho. E complementou: “Desejo a Dom Jaime, sobretudo, muita força e muita fé na condução dos trabalhos religiosos à frente dos milhares de fiéis que comungam do catolicismo em nossa região metropolitana”.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Joviano Macedo ícone da política Santanense é novamente encaminhado a unidade hospitalar em Natal


Ícone da política Santanense na luta contra a pneumonia, Joviano Macedo, de 77 anos, foi hospitalizado por causa de dores. A informação foi dada pela sua família neste domingo.
 A família não informou em qual hospital de Natal ele está sendo tratado da pneumonia e das dores. Macedo disse que não poderia dar mais informações sobre o estado de saúde de seu pai Joviano, mas garantiu que haverá boletim regulares sobre seu estado de saúde.
Ex-vereador de Santana do Matos foi atuante em seus projetos de melhoria da qualidade de vida de seus munícipes. No início do mês ele chegou a passar alguns dias no hospital Dr. Clóves Avelino por causa de uma infecção respiratória aguda devido ao sintoma de pneumonia. Desde então, ele apresentou uma melhora significativa. O quadro clínico é estável e o paciente deve permanecer em observação médica na (UTI) da unidade de saúde em Natal.

Os Santanenses como os Famíliares Bodoenses e Seridoenses amigos,manifesta votos de rápida recuperação ao Companheiro ex-Vereador Joviano Macedo e solidariedade aos seus familiares, que passam por momentos de preocupação.
O companheiro Joviano Macedo é um homem de coragem, que já venceu muitas adversidades e estamos certos que irá superar mais esta, com sua força e determinação.
Oferecemos nosso apoio e amizade e estamos na torcida pelo seu pronto restabelecimento,com fé em Deus e confiantes de que em muito breve ele estará de volta às suas atividades na sua propriedade  Fazenda Rodeador.

Momentos da posse de Dom Jaime Vieira Rocha

O primeiro político a chegar à Catedral Metropolitana para a posse do arcebispo Dom Jaime Vieira foi o presidente da Câmara, Edivan Martins.
Que terminou entregando a chave da cidade ao religioso, vez que a prefeita Micarla de Sousa ficou na rua com o carro oficial quebrado.
Como manda a liturgia, na ausência do titular municipal e do vice, vai o presidente da Câmara…
Depois de Edivan, a postos na catedral a governadora Rosalba Ciarlini. Que teve direito a discurso para saudar o novo arcebispo.
Depois de Rosalba, eis que sobe a rampa da catedral a ex-governadora e prefeitável Wilma de Faria.
Primeira prefeitável a chegar.
E o cerimonial da Arquidiocese foi motivo de reclamação para alguns políticos.
Coincidentemente, falha para os dois federais que lutam pela cadeira de Senado láááá para 2014, Henrique Alves e Fátima Bezerra.
Enquanto Fátima reclamava, Henrique ficava sem assento.
Daí ter ficado coladinho entre o ministro Garibaldi Filho e a prefeita Micarla de Sousa. Certamente na fila que não estaria reservada a ele.
Isolados das autoridades, ficaram o presidente da Assembleia, Ricardo Motta, alguns deputados.
Num banco lateral onde estava o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves.
A governadora Rosalba chegou com o marido Carlos Augusto (Fotos: Márlio Forte)
Wilma chegou cedo com José Maurício
Edivan entregou a chave da cidade a Dom Jaime
A prefeita Micarla chegou depois do 'prego' no carro
Os ex-governadores Geraldo Melo e Iberê Ferreira, bem posicionados
Deputada Fátima Bezerra sem lugar de destaque
Na lateral, Carlos Eduardo com Andreia, e os deputados Ricardo Motta e George Soares

Dom Jaime é o novo Arcebispo Metropolitano de Natal

                                       Wilma sendo bem acolhida na chegada, popularidade em alta...
                                                Dom Jaime erguendo a chave da cidade
                                             pela a cara de Edvan, alguém...adivinhe...
                                               Dom Jaime jogando água benta nos fiéis

                                     Rosalba:porque o povo não estar nem aí pra mim em Carlos?
Às 9h30 deste domingo foi dado início a cerimônia de posse do novo Arcebispo Metropolitano de Natal,
Dom Jaime Vieira Rocha. Um cortejo com 160 padres, 21 bispos, além de diáconos e religiosos adentraram a nave da Igreja.
O chanceler da Arquidiocese padre Júlio Cesar Cavalcante fez a leitura, inicialmente em latim, das “Letras Apostólicas”, a carta redigida pelo papa Bento XVI nomeando Dom Jaime como pastor da Igreja Católica no Rio Grande do Norte. “Como sucessor de Pedro, após ouvir Dom Matias Patrício de Macedo e todo o clero, você Jaime Vieira da Rocha, aprovado e constituído com adornos de muitos dons, eu te nomeio Arcebispo Metropolitano de Natal”, diz o texto do papa Bento XIV.
Após a leitura, a passagem do báculo (espécie de cajado) do pastor das mãos do então arcebispo e administrador apostólico Dom Matias Patrício de Macedo para Dom Jaime Vieira selou a entrega do governo da arquidiocese ao seu novo dirigente. “É com muita alegria e esperança, que eu te entrego Jaime, que me sucedeu em Campina Grande a gora, aqui, em Natal, que eu te entrego o cajado do pastor. O povo é seu. Assuma a responsabilidade do seu pastoreio”, disse Dom Matias Patrício de Macedo, dando posse definitiva ao sexto arcebispo de Natal.
Em seguida, já na cátedra, foi descerrado o brasão com o lema do seu novo ocupante “Sei em quem acreditei”. Dom Jaime foi saudado pelo padre Edilson Nobre que ressaltou o desafio de evangelizar um mundo cada vez mais urbano, o que exige maior capacidade de articulação. Em seguida, todos os padres seguiram o rito de obediência, beijando a mão do arcebispo.
Em instantes, será iniciada a primeira missa presidida pelo novo líder da Igreja. Milhares de fieis, religiosos e autoridades políticas e militares participam da cerimônia realizada, neste momento, na Catedral Metropolitana de Natal.
Da Tribuna do Norte

Deputado e assessor morrem em queda de avião no Pará

O deputado estadual do Pará Alessandro Novelino (foto), de 39 anos, e o chefe de gabinete dele, José Augusto dos Santos, morreram em um acidente aéreo no município do Acará (PA) neste sábado (25). Além deles, também morreu o piloto do avião, Roberto Carlos Figueiredo.
Os três foram vítimas da queda do avião bimotor, prefixo PT-LAB, que os transportava para Tomé-Açu, no nordeste do Estado. A aeronave caiu à altura do Furo do Genipaúba, entre os rios Guamá e Acará, na margem direita da Alça Viária. As causas do acidente serão investigadas. Os três corpos foram resgatados no final da tarde.
O corpo de Novelino será sepultado por volta das 10h deste domingo (26), no cemitério Recanto da Saudade, em Ananindeua. Ele era casado e tinha um casal de filhos. Também proprietário de uma rede de postos de combustíveis, Novelino estava no terceiro mandato de deputado estadual.

Dilma virá ao Nordeste nesta segunda

A presidente Dilma Rousseff viajará nesta segunda-feira (27) para o Ceará, onde anunciará investimento do governo federal para expansão do metrô que liga Fortaleza à região metropolitana, obra prevista no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Na terça, no Recife, entregará unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.
Dilma deixará Brasília na manhã desta segunda-feira rumo a Fortaleza, onde desembarcará às 10h50. Na capital cearense, a presidente fará percurso de um quilômetro a bordo do metrô, entre as estações Raquel de Queiroz e Virgílio Távora.
Às 12h, ao lado do governador Cid Gomes (PSB), vai anunciar investimento do governo federal na construção da linha leste do Metrofor, sistema de metrô que liga a capital à região metropolitana. A assessoria da Presidência ainda não informou o valor a ser liberado.

Comer frutas cítricas pode diminuir risco de AVC em mulheres

Compostos presentes em frutas cítricas podem reduzir o risco de derrames em mulheres, aponta um estudo divulgado em revista da Associação Americana do Coração nesta semana. Conhecidos como flavonoides, são comuns também em vegetais, no vinho tinto e no chocolate amargo.
Os pesquisadores usaram dados colhidos de 69.622 mulheres nos últimos 14 anos no Reino Unido, que relataram o que comiam a cada 4 anos. A equipe de pesquisa analisou seis tipos de flavonoides usados regularmente na dieta de norte-americanos e a relação deles com o risco de isquemias e hemorragias cerebrais.
Quando mulheres consumiam grandes quantidades de frutas cítricas, um tipo de flavonoide presente nos alimentos reduzia em até 19% o risco de derrames provocados por coágulos de sangue — que entopem os vasos sanguíneos do cérebro.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Morra de rir-discurso político

Arquidiocese prepara posse do novo Arcebispo Dom Jaime

Dom Jaime Vieira Rocha será empossado como o sexto Arcebispo da Arquidiocese de Natal neste domingo, dia 26, às 9 horas, na Catedral Metropolitana. Antes, às 8h30, Dom Jaime será acolhido pelo clero, autoridades e fiéis em geral, em frente à Catedral. A celebração deverá contar com a presença dos bispos do Regional Nordeste 2 e até de outros regionais da CNBB, o clero natalense e de outras dioceses, como Caicó, onde Dom Jaime foi bispo e, especialmente, de Campina Grande (PB).
Dom Jaime sucederá Dom Matias Patrício de Macêdo, que governou a Arquidiocese de Natal por oito anos. Natural de Tangará (RN), Dom Jaime nasceu em 30 de março de 1947. Cursou Filosofia e Teologia, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP); Ciências Sociais, na UFRN; e atualização para formadores de seminários, em Roma.
Ordenou-se padre em 01 de fevereiro de 1975, em Natal. Foi nomeado bispo de Caicó, em 29 de novembro 1995. A ordenação episcopal aconteceu em 6 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa João Paulo II. O lema episcopal escolhido por ele é: “Scio cui credidi”, que significa: “Sei em quem acreditei”.
Foi Bispo de Caicó, de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande, de 2005 a 2011; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira-PB. Em 21 de dezembro de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Natal.
Atualmente, Dom Jaime é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, no Regional Nordeste 2; e, em nível nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia.
Por Marcelo Abdon

Incêndio em base brasileira na Antártida mata dois militares

Do R7 – Foram encontrados na tarde deste sábado (25, horário de Brasília) os corpos dos dois militares brasileiros que estavam desaparecidos após o incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira na Antártida.
A informação foi confirmada por uma nota do Ministério da Defesa, que informa que o ministro Celso Amorim ficou sabendo que os corpos foram encontrados pelo almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto.
Morreram no incêndio o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos. A Força Naval, diz a nota, enviará uma equipe de peritos para confirmar oficialmente a identidade dos corpos.
Mais de 40 pessoas estavam na estação no momento do incidente. Os pesquisadores e os colaboradores também foram transferidos para a base chilena, de onde partirão em aeronave da Força Aérea Argentina para a cidade de Punta Arenas, no Chile.
O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que vai resgatar militares e pesquisadores que trabalham na estação vai sair da Base Aérea do Galeão na tarde deste sábado (25), com destino a Punta Arenas, no Chile.
A Estação Antártica Comandante Ferraz completou 30 anos em janeiro deste ano. A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por pesquisadores e militares da Marinha do Brasil, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação tem laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.
Um terceiro integrante da estação brasileira, o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros ficou ferido e foi transferido para a base Eduardo Frei, no Chile. O incêndio na estação começou durante a madrugada e o chefe da estação e os integrantes do grupo-base, também foram transferidos para a base chilena.

Wilma: “Eleita prefeita de Natal, cumprirei meu mandato na íntegra”

Na entrevista que concedeu ao Jornal de Hoje que circula neste fim de semana, a ex-governadora Wilma de Faria declara que o mais importante para os partidos que estão na oposição ao governo municipal e estadual, hoje, é encontrar uma solução tanto para 2012 quanto para 2014.
Ela diz que, se eleita em outubro próximo, cumprirá integralmente o mandato até 2016. “Eu jamais poderia ser candidata a prefeita, eleita prefeita, e com um ano três meses deixar a Prefeitura de Natal. Jamais faria isso”, declara a governadora.
Wilma lembra que quando deixou a Prefeitura de Natal para ser candidata ao governo do Estado, em 2002, já tinha sido reeleita e estava no governo há cinco anos e três meses. “E foi o povo de Natal, na verdade, que me colocou como candidata. Foi o povo de Natal que fortaleceu o meu nome naquela época, e influenciou muito na minha decisão de ser candidata a governadora”, garante.
Por Alex Viana

Ultimato do governo para os fabricantes de televisores

O governo perdeu a paciência com os fabricantes de televisores, que negociavam um cronograma para equipar os aparelhos com o Ginga, software que garante a interatividade na transmissão da TV digital. As regras foram publicadas ontem no Diário Oficial da União.
A partir de 2013, 75% das TVs de tela fina produzidas no país terão de sair de fábrica com o Ginga. Segundo a portaria, os fabricantes de TVs estão dispensados de incluir o software nos aparelhos produzidos neste semestre e, de julho a dezembro, a instalação do sistema é opcional. Em 2014, ano da Copa do Mundo, 90% dos televisores de tela fina fabricados no Brasil terão de contar com o software. O Ginga é o único componente desenvolvido no Brasil do chamado sistema nipo-brasileiro de TV digital.

Nelson Mandela é internado com fortes dores abdominais

Ícone sul-africano da luta contra o apartheid, Nelson Mandela, de 93 anos, foi hospitalizado por causa de dores abdominais. A informação foi dada pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, neste sábado.
Zuma divulgou um comunicado pedindo respeito à privacidade de Mandela. O presidente não informou em qual hospital ele está sendo tratado das dores no estômago. Mac Maharaj, porta-voz do presidente, disse que não poderia dar mais informações sobre Mandela, mas garantiu que haverá boletim regulares sobre seu estado de saúde.
Mandela foi o primeiro presidente negro na África do Sul em 1994, após passar 27 anos na prisão por causa da sua luta contra o racismo do apartheid. Ele recebeu um Prêmio Nobel da Paz por sua atuação.
Com a idade, porém, Mandela tem limitado suas aparições públicas. Ano passado ele chegou a passar alguns dias no hospital por causa de uma infecção respiratória aguda. Desde então, ele não apareceu em público.

Ministro Garibaldi Alves atende pedido da deputada Gesane Marinho


Como prometido, o ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho (PMDB) atendeu ao pedido da deputada estadual Gesane Marinho (PSD) e Canguaretama será uma das nove cidades potiguares contempladas com Plano de Extensão da Rede de Atendimento do INSS de 2012.
A estimativa é que mais de 50 mil habitantes dos municípios de Baia Formosa, Pedro Velho, Vila Flor e Canguaretama serão beneficiados. A agência está em fase de construção e a expectativa é esteja pronta para o início dos atendimentos em outubro deste ano.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Com que roupa eu vou?’, pergunta Haddad

: Twitte
Fernando Haddad (Foto: Paulo Liebert/AE)
Uma das preocupações de Fernando Haddad, ontem, durante a reunião que definiu o roteiro de sua pré-campanha, era qual roupa usar para visitar os bairros da capital paulista. Haddad foi orientado pela coordenação de sua pré-campanha a vestir roupas e calçar sapatos confortáveis.
Ele começa hoje a percorrer a cidade. A largada será no bairro de M’Boi Mirim, na zona sul da cidade. Na próxima semana, já estão agendadas visitas a Brasilândia e a Ermelino Matarazzo.
Notas relacionadas:

A guerra surda no comando do PMDB

Da boca para fora, reina a mais absoluta paz no PMDB.
Ninguém na cúpula peemedebista admite que o partido vive um momento de alta tensão interna. Nem o vice-presidente da República, Michel Temer, nem o presidente do Senado, José Sarney, nem os líderes Henrique Eduardo Alves (Câmara) e Renan Calheiros (Senado). Ninguém.
Mas Sarney e Renan têm dito a amigos que não vão deixar sem troco a decisão de Michel Temer de excluir os dois do programa de TV do partido.
Com o gesto, Temer e Henrique Eduardo Alves reeditaram a velha disputa interna entre peemedebistas da Cãmara e do Senado pela hegemonia na legenda.
O grupo do Senado sempre foi comandado por Renan e Sarney; o da Câmara, por Temer e Henrique (este, tomou o lugar de Geddel Vieira Lima).
Mas o grupo da Câmara avalia que, nesta legislatura, ganhou alguns aliados infiltrados no campo de Renan e Sarney. São eles os senadores Eunício Oliveira, Garibaldi Alves e Valdir Raupp.
Se estes conquistarem o apoiop do chamado Grupo dos Oito — dos dissidentes da legenda — podem tomar de Ranan e Sarney o controle que os dois têm do PMDB do Senado.
Do Poder On line

Saúde enfrenta dificuldades em Currais Novos

Falando sobre a situação que passa o hospital regional de Currais Novos, o vereador Eduardo Pontes disse que nos últimos finais de semana aquela casa de saúde esteve sem anestesistas, com parturientes indo dar a luz em Natal.
O parlamentar afirmou que a governadora Rosalba Ciarlini precisa se lembrar de que Currais Novos também votou nela.Por Vlaudey Liberato

As verdadeiras Potiguares no Facebook

Olha só o sucesso das redes sociais…

Reação Verde e Rosa

Alguns prefeitos do PMDB ou ligados aos líderes do partido, ministro Garibaldi Filho e deputado Henrique Alves, estão preocupados com a repercussão negativa do Governo Rosalba Ciarlini em seus municípios, especialmente em relação a participação da Rosa na campanha eleitoral.
A presença da governadora em qualquer palanque não pode ser dispensada, mas já não é fundamental para as lideranças do interior. Afinal, sem discurso administrativo de obras para mostrar, entrar o segundo ano somente com promessas, pode comprometer seus candidatos.
Por Túlio Lemos

Campanha da Fraternidade tem saúde pública como tema

Campanha da Fraternidade 2012
Brasília – Com o tema Fraternidade e Saúde Pública, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na quarta-feira (22) a 49ª Campanha da Fraternidade, que pretende sensibilizar os fiéis sobre a situação das pessoas que enfrentam longas filas de atendimento e falta de vagas em hospitais públicos do país. Para o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, não é exagero dizer que a saúde pública no país não vai bem.
De acordo com ele, é preocupante a decisão do governo de cortar cerca de R$ 5 bilhões da área de saúde. “Os problemas verificados na área da saúde são reflexo do contexto mais amplo de nossa economia de mercado, que não tem, muitas vezes, como horizonte, os valores ético-morais e sociais”.
No texto-base da campanha, a CNBB expõe as grandes preocupações da Igreja com relação à saúde pública, como a humanização do atendimento aos pacientes e o financiamento da saúde pública, classificado pela confederação, como “problemático e insuficiente”. A entidade critica ainda a escassez de recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O texto da campanha compara os gastos da saúde no Brasil com o de alguns países em que 70% do que é dispendido na área vêm do governo e 30%, do contribuinte. Já no Brasil, em 2009, o governo foi o responsável por 47% (R$ 127 bilhões) dos recursos aplicados na saúde, enquanto as famílias gastaram 53% (R$ 143 bilhões).
No entanto, segundo dom Leonardo, a Igreja reconhece também alguns avanços na área, como a redução da mortalidade infantil, a erradicação de algumas doenças infecto-parasitárias e o aumento da eficiência da vacinação e do tratamento da aids. “São significativos os avanços verificados nas últimas décadas na área da saúde pública”.
De acordo com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, que participou do evento, este ano a saúde terá orçamento 17% maior que em 2011, R$ 72 bilhões. “O aumento de R$ 13 bilhões é o maior aumento nominal que já existiu de recursos para a saúde de um ano para o outro, desde o ano 2000. O meu papel como ministro não é ficar esperando os recursos virem, mas, sobretudo, fazer mais com o que temos”.
Segundo ele, o debate sobre o financiamento da saúde continua e será mais amplo com o apoio da campanha da fraternidade. O ministro disse ainda que o contingenciamento de R$ 5 bilhões, com o corte do Orçamento anunciado pelo governo na semana passada, não afetará nenhum programa da pasta. “Tudo o que estava programado pelo Ministério da Saúde e foi encaminhado para o Congresso Nacional está absolutamente mantido”.
Segundo o membro do Conselho Nacional de Saúde Clóvis Boufleur, a campanha da fraternidade pretende efetivar a participação de conselhos estaduais e municipais de saúde. Entre os temas que serão debatidos nos conselhos, está a violência, a obesidade
Fonte: Agência Brasil

Fábio Faria será titular da Comissão de Turismo e Esportes

Arquivo
Fábio Farias
O deputado federal Fábio Faria foi indicado pelo Partido Social Democrático (PSD) para integrar a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados neste ano de 2012.

Desde 2007, quando assumiu o mandato pela primeira vez, esta é a área de principal atuação do parlamentar potiguar. Vice-presidente do PSD, Fábio afirma priorizar setores da maior importância para o seu Estado.

“O turismo é o maior gerador de empregos do Rio Grande do Norte e os investimentos e ações federais passam por uma discussão na Comissão, assim como os projetos que visam a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro”, justifica o deputado.

As comissões da Câmara ainda estão em fase de reinstalação. Cada parlamentar pode ser titular apenas de uma comissão permanente e suplente de outras, o que deve ser definido na próxima semana.

A Literatura de Cordel foi destaque nCarnaval do Rio de Janeiro. Conheça as origens dessa cultura nordestina


A origem da literatura de cordel ou folhetos de feira, está diretamente vinculado às folhas volantes ou folhas soltas, surgidas em Portugal à partir do séc. XVII, cuja venda e divulgação era privilégio de cegos. Na Espanha, este mesmo tipo de literatura era chamado de "Pliegos Sueltos". Denominação que passou também à América Latina, ao lado de "hojas" e "corridos"(na Argentina, México, Nicarágua e Perú). Segundo a folclorista Argentina Olga Fernandez, estas "Hojas" ou "Pliegos Sueltos", divulgados através de "corridos", envolvem narrativas tradicionais e fatos circunstanciais, exatamente como a literatura de cordel brasileira. Na França era a "Litterature de colportage" ou literatura ambulante, mais dirigida ao meio rural na forma de "occasionnels" e nas cidades prevalecia os "canard". Na Inglaterra, folhetos semelhante ao nosso eram correntes e denominados "Cocks" ou "Catchpennies" (eram romances e historias imaginarias) e "Broadsides" (estes, folhas volantes sobre fatos históricos, equivalentes ao nossos folhetos de motivações circunstanciais).
Grifo do autor: Analisando, no dia-a-dia, nas feiras, mercados, rodoviárias e/ou os diversos locais onde a literatura de cordel tem seu espaço garantido, podemos concluir que a mesma usa de uma linguagem puramente popular; algo que consiga penetrar na mente do povo sem muita dificuldade. O seu linguajar, seu modo de narrativa, seu falar peculiar, enfim. O cordel através dos tempos foi um veiculo de comunicação destinado unicamente às massas. 

O CORDEL NO NORDESTE BRASILEIRO | A HERANÇA CULTURAL
Na época de sua colonização os Sertões nordestinos, - graças ao seu distanciamento dos grandes centros urbanos e ao total abandono dispensado pelos governos, onde o Coronel proprietário de enormes levas de terras ditava as leis e o modo de vida daquela sociedade, - foram o cenário ideal no qual talhou e fez surgir o homem valente e determinado e, porque não dizer, predestinado a uma história de lutas e insurreições. Nele, a figura do valentão é peça primordial e atributo necessário à sua sobrevivência. É comum vermos também, como coadjuvante deste tipo nordestino, o fanático religioso que, relegado a tanta fome, sede e abandono resvalou para a aceitação do seu destino com ser predestinado ao sofrimento. Tudo isso graças aos ensinamentos dos primeiros representantes das igrejas que vieram inculcar na mente do nativo sertanejo a força da vingança da justiça divina.
Apesar da herança forte que o homem sertanejo herdou dos seus antepassados, sejam eles índios, negros ou os brancos de além-mar, foi-lhes também deixados a herança cultural da narrativa poética. Nesse espaço, o homem nordestino absorve do colonizador europeu a poesia e a prosa transformado em discurso em meio às multidões onde alí se estaria narrando, a modo de reportagem, algum feito heroico, alguma novidade espetacular, enfim, alguma informação de interesse público. Embora se saiba que, com frequência, estes discursos poéticos eram quase sempre relatando algum feito heroico ou algo espetacular.
No Sertão esta atividade era exercida, na maioria das vezes, pelos cegos cantadores de feira que sempre traziam, não se sabe de onde, as novidades e os feitos de bandos de cangaceiros que empestavam aquela região. 

A CHEGADA DO CORDEL NO NORDESTE
O ano de 1830 é considerado historicamente, o ponto de partida da poesia popular nordestina. Tendo como seus primeiros divulgadores os poetas Ugolino de Sabugi e seu irmão Nicandro, filhos do não menos famoso Agostinho Nunes da Costa Teixeira. Estes, os primeiros cantadores da poesia de pé de parede e dos contos que se faziam acompanhar com o repique da viola, da rabeca, do pandeiro ou até mesmo do ganzá.
Contudo, o movimento editorial do cordel teve início em meados de 1893/1900 e seus maiores divulgadores foram: Leandro Gomes de Barros, de Pombal; Silvino Pirauá, de Patos; Francisco das Chagas Batista, de Teixeira; e João Martins de Ataide, Ingaense.
Nessa época, a literatura de cordel,- que é bom que se acrescente, Poesia, narrativa, popular, impressa – se transformou na coqueluche do nordeste, alcançando quase todos os estados  nordestinos em particular e os de todo o país, de certa forma.

OS PRECURSORES DO CORDEL
Como fora dito anteriormente, os precursores do Cordel na sua forma de movimento editorial - já  que ele compreende a poesia impressa em forma de folheto - foram Leandro Gomes de Barros, Silvino Pirauá e João Martins de Ataide (isso só para citar os principais).
Leandro Gomes de Barros, Silvino Pirauá e João Martins de Ataide
OS CICLOS DO CORDEL
Eis abaixo algumas temáticas peculiares à literatura de cordel:
–      Romances: histórias de amor não-correspondido, virtudes ou sacrifícios. Alguns títulos: Os Sofrimentos de Eliza ou os Prantos de uma Esposa e O Mal em Paga de Bem.
–      Ciclo mágico e maravilhoso: histórias da carochinha, que falam de príncipes, fadas, dragões e reinos encantados. Os mais famosos são O Pavão Misterioso e A Princesa Que Não Torna.
–      Ciclos do cangaço e religioso: apresentam o imaginário nordestino ligado a figuras como Lampião, Antônio Silvino, Padre Cícero, Antônio Conselheiro e frei Damião.
–      Noticiosos: funcionam como jornais. Mesmo já sabendo o que aconteceu, a população compra o folheto para ler a visão do poeta. As Enchentes no Brasil no Ano Setenta e Quatro e A Criação de Brasília marcaram época.
–      Histórias de valentia: apresentam personagens lendários na região, como O Sertanejo Antônio Cobra Choca e O Valente Sebastião.
–      Anti-heróis: falam de nordestinos que vencem mais pela esperteza do que pela força. João Grilo e Pedro Malazartes foram imortalizados pelo cordel.
–      Humorísticos e picarescos: os mais populares. Contam fatos como A Dor de Barriga de um Noivo e A Mulher Que Trocou o Marido por uma TV em Cores.
–      Exemplos morais: deixam uma lição. A Moça Que Bateu na Mãe e Virou Cachorra e A Mãe Que Xingou a Filha no Ventre e Ela Nasceu com Rabo e Chifre em São Paulo são títulos de destaque.
–      Pelejas: relatos de cantorias entre repentistas. Os textos são frutos da imaginação do cordelista, como A Peleja de João de Athayde com Raimundo Pelado.
–      Folhetos de discussão: apresentam dois pontos de vista sobre uma mesma questão. A Discussão de São Jorge com os Americanos na Lua ou A Discussão de um Fiscal de Feira com uma Fateira são exemplos.
–      Outros gêneros: há ainda folhetos de conselhos, profecias, cachorradas, descaração, política, educação e aqueles feitos sob encomenda.

Morre Eliana Tranchesi, a dona da Daslu

Do colunista Bruno Astuto, em sua coluna online, da revista Época, agora de madrugada:
ELIANA TRANCHESI MORRE EM SÃO PAULO
Eliana Tranchesi, um dos maiores nomes da moda brasileira, morre em São Paulo
A sociedade paulista e o mundo fashion estão de luto por conta da morte de Eliana Tranchesi. A empresária faleceu no início da madrugada desta sexta-feira, 24, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada para tratar de um câncer. Um dos maiores nomes do luxo brasileiro, por décadas ela comandou a Daslu. O conglomerado, ícone do consumo no País, foi fundado por sua mãe há 53 anos.

Sebrae-RN premiará prefeitos empreendedores

O Sebrae-RN vai premiar gestores municipais de todo o Estado que implantaram em suas administrações, ‘projetos com resultados comprovados de estímulo à criação e desenvolvimento dos pequenos negócios e à modernização da gestão pública’.
Os gestores selecionados receberão o “Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira”.
A entrega acontecerá quarta-feira, 29, durante almoço ao meio-dia, no Olimpo Recepções, em Candelária.

Definição de Wilma de Faria ditará rumo da oposição em Natal

Passado o período festivo do carnaval, o cenário político começa a se desenhar para as eleições deste ano em Natal. Para os partidos que fazem parte da oposição à prefeita Micarla de Sousa (PV) e à governadora Rosalba Ciarlini (DEM), simultaneamente, o mês de março será decisivo. É quando a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) anunciará se será ou não candidata à prefeitura de Natal. A definição dará a tônica dos partidos oposicionistas para o pleito.
Além de Wilma, a oposição conta com outros dois pré-candidatos: o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) e o deputado estadual Fernando Mineiro (PT). Ambos dizem que suas candidaturas são irreversíveis. Caso Wilma decida não disputar a prefeitura, deverá declarar apoio a Carlos, fato que o tornaria o candidato oposicionista, agregando também os apoio dos demais partidos de oposição, como PCdoB, PPS, PSD e PHS.
Isolada, a candidatura de Mineiro, que até o momento não conseguiu atrair simpatia popular, sairia como coadjuvante no pleito. Já se Wilma optar por ser candidata, a oposição sai realmente rachada, com os partidos que não lançarão candidatos se dividindo entre os três nomes. Nesse cenário, as legendas, que se denominam base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT), aguardariam o segundo turno para firmar união.
O risco que a oposição corre de sair dividida é haver uma cisão do sistema no decorrer do processo eleitoral. Como Carlos Eduardo e Wilma se mostram nas pesquisas os dois pré-candidatos com maior capilaridade eleitoral, existe uma alta probabilidade de se enfrentarem no segundo turno das eleições. Esse enfrentamento obrigaria a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) a apoiar um dos nomes, o que enfraqueceria o grupo que hoje se opõe à democrata.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Arquidiocese de Natal empossará Dom Jaime o novo Arcebispo no próximo domingo(26)

          Na foto: Dom Jaime,Tony Macedo,Dom Heitor e Dom Delson Arcebispo de Caicó
 A   Arquidiocese de Natal empossará, no próximo domingo, 26 de fevereiro, o sexto Arcebispo: Dom Jaime
 Vieira Rocha. A celebração acontecerá, na Catedral Metropolitana, e contará com a participação de bispos, padres, diáconos, religiosos e centenas de fiéis, da Arquidiocese de Natal, e, também de outras Diocese, como Caicó (RN) e Campina Grande (PB).
Às 8h30, Dom Jaime chegará à Catedral Metropolitana de Natal e será recepcionado pelo pároco, Padre Aerton Sales. Logo após, haverá o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional. Em seguida, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregará ao Arcebispo as chaves da cidade. No mesmo local, Dom Jaime será saudado pela Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini. Depois, Dom Jaime será conduzido até à Capela do Santíssimo Sacramento, no interior da Catedral.
Após momento de oração, ele se paramentará para o início da celebração da missa. No Rito Inicial da celebração, o chanceler da Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante, apresentará as “Letras Apostólicas” (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal). O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passará o báculo para Dom Jaime, que significa justamente a passagem do governo arquidiocesano. Após, o novo Arcebispo será saudado pelo Padre Edilson Soares Nobre.

MENSAGEM ANUAL DO PREFEITO AVAMAR ALVES SERÁ NESTA QUARTA-FEIRA (29)

CONVITE

Convidamos todos (as) os Bodoenses para nesta quarta feira (29), ás 13: hs, participar da 1ª Sessão na Câmara Municipal de Bodó, quando na oportunidade será realizado a leitura da Mensagem Anual do último ano da  administração” AVAMAR ALVES”.

E como sempre contamos com a sua valiosa presença!

Prefeitos se mobilizam para votação de royalties

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) vai passar o resto da semana mobilizando prefeitos, a fim de que participem, na próxima terça-feira, dia 28, do primeiro movimento municipalista do ano em Brasília: A mobilização foi convocada pelo movimento municipalista para acompanhar o processo de votação do projeto de redistribuição dos royalties do petróleo, na Câmara dos Deputados.
Alex RégisBenes: aprovação da proposta dos royalties reduziria dependência de emendas parlamentaresBenes: aprovação da proposta dos royalties reduziria dependência de emendas parlamentares

O presidente da Femurn, Benes Leocádio, disse ontem que a aprovação do projeto vai acrescentar cerca de R$ 100 milhões nas receitas dos 167 municípios do Estado. Ou seja, cada município contará com recursos de R$ 400 mil a R$ 500 mil por ano, para livre aplicação, "exceto pagamento de despesa com  pessoal".
De todo modo, Benes Leocádio afirma que isso trará um grande "alívio" para as receitas dos municípios, diante do fato que o comportamento das receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) "não é o mesmo da última década", pois vem caindo nos últimos três anos. Além disso, Leocádio, que é prefeito de Lajes, município a 120 quilômetros de Natal e situado na região do Sertão/Central do Estado, explica que os prefeitos não passariam a depender tanto das emendas parlamentares para a execução de obras.
O prefeito conta que a burocracia emperra a liberação de recursos de emendas ao Orçamento Geral da União. "Em Lajes, nós temos R$ 8 milhões previstos de emendas desde 2008, mas sequer executamos R$ 1 milhão dessas emendas".
Ele explica, por exemplo, que anteriormente, depois de feito o empenho das emendas, o município imediatamente começava uma obra. Agora não, depois de todo o trâmite burocrático nos ministérios, o município só pode abrir a licitação depois que é liberada a primeira parcela e ter autorização da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo repasse dos recursos.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Paulo Ziulkoski, diz que a mobilização é para cobrar "aquilo que foi prometido ainda para 2011", que é a Câmara votar a distribuição dos royalties ainda neste primeiro semestre, "como foi divulgado pela Casa". O projeto de redistribuição dos royalties do petróleo já foi aprovado no Senado Federal, em outubro do ano passado.

Benes Leocário acredita que não haverá problema para a aprovação da redistribuição dos royalties, porque o projeto prevê o congelamento dos valores recebidos por Rio de Janeiro e Espírito Santo no ano passado, enquanto não começar a produção de petróleo na área do pré-sal.

Antes de ir à votação no plenário da Câmara, o projeto de redistribuição dos royalties será debatido numa comissão especial, formada 31 deputados, dos quais 22 serão nomeados como titulares e 18 para suplentes. A Comissão terá 40 sessões em tempo determinado para analisar o PL 2565/2011 antes da votação em Plenário.

No dia 28, também serão discutidos pelos prefeitos outros assuntos, como o financiamento da saúde, o piso salarial dos professores, finanças municipais e encerramento de mandato. "O piso do magistério é um assunto que nos preocupa, porque de acordo com o número de alunos/ano, o reajuste será de 22%", disse Benes Leocádio, e isso pode trazer problemas para os municípios que já estão dentro do limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Da Tribuna do Norte