Pages

domingo, 31 de março de 2024

Semana crucial para às eleições municipais

 


A semana que se aproxima será crucial para as eleições municipais de 6 de outubro, especialmente devido aos prazos finais para mudança de partidos e filiação partidária. Esses prazos, que se encerram na sexta-feira, 5 de abril, e no sábado, 6 de abril, respectivamente, marcam um momento decisivo para os políticos que desejam concorrer nas eleições deste ano.

Para aqueles que pretendem mudar de partido, a sexta-feira é o último dia para realizar essa movimentação, buscando se alinhar com as legendas que oferecem as melhores oportunidades e estruturas para suas candidaturas. Já no sábado, encerra-se o prazo para filiação partidária, o que significa que os políticos precisam oficializar sua afiliação a um partido político para poder concorrer nas eleições.

Vídeo: A beleza das imagens do açude Gargalheiras de Acari (RN)

 Neste domingo (31), o Açude Gargalheiras, em Acari (RN), apresentou um notável aumento em seu volume de água, recebendo mais de 3 milhões de metros cúbicos desde as 6 horas da manhã. Esse incremento significativo permitiu que o reservatório alcançasse quase 60% de sua capacidade total de armazenamento.

VÍDEO DA TV JCN:


VÍDEO: Água toma conta da pista na BR-304 na Ponta da Serra

 31/03/2024 17h57

Todo cuidado é pouco para quem se desloca pelas rodovias estaduais e federais no Rio Grande do Norte neste domingo (31).

O trânsito foi prejudicado pela força das águas na BR-304, em trecho na Ponta da Serra.

Alguns motoristas, em veículos maiores, ainda se arriscavam a passar pelo trecho. Outros preferiram não se arriscar.

Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas para todas as regiões do RN

 31/03/2024 17h44

Foto: Inmet/Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de chuvas intensas para todas as regiões do Rio Grande do Norte, neste domingo (31). O aviso é válido até às 10h da segunda-feira (1º).

De acordo com o alerta, há possibilidade de chuva de 30 a 60 milímetros por hora, ou até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, variando entre 60 e 100 km/h.

Ainda de acordo com o Inmet, também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o órgão orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Outra indicação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, a população também deve desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante as chuvas, segundo o Inmet.

Além do Rio Grande do Norte, o alerta abrange parte do Maranhão, do Piauí, do Ceará, da Paraíba.

g1-RN

sexta-feira, 29 de março de 2024

13 Estados ainda têm mais Bolsa Família do que empregados; RN está incluso na lista

 29/03/2024 13h09

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação. Esses dados excluem o setor público.

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022, com o Auxílio Brasil, e 13 em 2023 –número que se manteve agora em 2024.

O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte. Há 641 mil empregos com carteira assinada e 1,2 milhão de famílias maranhenses recebendo Bolsa Família.

Ou seja, há 2 habitantes recebendo o Bolsa Família no Estado para cada empregado com carteira de trabalho.

O Estado onde essa proporção é menor é Santa Catarina. Lá, há 10 trabalhadores no mercado formal para cada beneficiário de Bolsa Família.

alt

Poder360

INSS tem cerca de 130 mil denúncias de descontos indevidos em benefícios

 29/03/2024 13h07

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui cerca de 130 mil denúncias de descontos não autorizados em benefícios como pensões e aposentadorias. Esse número representa 2% do total de vínculos associativos entre beneficiários e entidades vinculadas ao instituto — cerca de 6,5 milhões em todo o Brasil.

Atualmente, existem 29 entidades conveniadas ao INSS, como sindicatos e associações voltadas a aposentados — e o Instituto pode compartilhar informações de segurados para que essas entidades possam oferecer seus serviços.

Caso o beneficiário aceite, ele se torna um associado e começa a pagar uma mensalidade para a entidade — que é descontada diretamente do benefício.

Entretanto, segurados alegam que valores estão sendo descontados sem autorização, ou seja, sem que os beneficiários tenham aceitado se tornar associados dessas entidades. Muitos afirmam que nunca sequer foram contatados por essas associações.

g1

quarta-feira, 27 de março de 2024

Previsão é de feriado chuvoso em todas as regiões do RN

 

A previsão para o feriado que se aproxima na sexta-feira (29) é de céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, segundo o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Até domingo (31), as análises apontam a continuidade das chuvas, que vem ocorrendo desde o início da semana, devido a atuação a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico que favorece a ocorrência de chuvas no estado nesta época do ano. Esta quarta-feira (27) amanheceu chuvosa desde as primeiras horas com registros de chuvas em 79 postos de monitoramento. No município de Apodi (Oeste Potiguar), por exemplo, choveu 43,1mm. Os volumes poderão atingir valores maiores no decorrer do dia.

A onda de calor, que o natalense vem sentindo nas últimas semanas, decorre da associação de alguns fatores: a temperatura do oceano Atlântico, que está acima do normal (valores entre 29°C e 30°C), na área próxima da faixa litorânea do Nordeste, liberando muita umidade. “Essa umidade é espalhada sobre o continente pelo vento, que por estar mais fraco que o normal, acaba deixando a umidade retida sobre a região e funcionando que nem o efeito estufa- mantendo o calor aprisionado aqui próximo da superfície e aumentando a sensação de mais calor, a sensação térmica ficar mais alta. Temos temperaturas acima de 28 graus, temos umidade acima de 75%, isso aí faz com que a sensação térmica tenha um acréscimo e variando entre 2°C e 2,5°C”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

“Os modelos de previsão do tempo registram a ocorrência de chuvas aqui na faixa litorânea do estado até no Agreste Potiguar, para hoje (27) e amanhã (28). O sistema meteorológico (ZCIT) encontra-se deslocado um pouquinho para a faixa norte, atingindo mais a região da Costa Branca, a região da Mossoró, e as chuvas também estão acontecendo com mais intensidade na divisa com o estado do Ceará. Não está descartada ainda a ocorrência de pancada de chuvas mais fortes aqui no litoral, principalmente aqui no litoral sul próximo a divisa com o estado da Paraíba”, afirmou Bistrot.


segunda-feira, 25 de março de 2024

Debandada para apoiar Elídio Queiroz em Jardim de Piranhas (RN)

 


Nos próximos dias vários servidores municipais que ocupam cargos de confiança na gestão do prefeito e candidato à reeleição Rogério Couro Fino estarão entregando suas funções para se dedicarem a candidatura do ex-prefeito Elídio Queiroz.

São funcionários que acompanham Elídio e que estavam ocupados cargos indicados por ele. Como o ex-prefeito rompeu com o prefeito Rogério Couro Fino, eles se sentem no dever de entregar as funções.

“Canalhice”, diz ex-prefeito do RN que descobriu traição de mulher com sobrinho e sucessor

 


Olhe, esse Rio Grande do Norte (RN) tem as histórias mais esdrúxulas da face da terra.

O ex-prefeito de Passagem, interior do RN, Tota Fagundes, descobriu a traição de sua ex-esposa, mãe de seus três filhos, com o atual prefeito Juninho, seu sobrinho e que ele escolheu para lhe suceder na prefeitura.

Depois de descobertos, a ex-atual-primeira-dama do município e o prefeito assumiram o relacionamento e já fazem aparições públicas.

A filha dela, Fernanda Fagundes, se uniu ao pai e decidiram apoiar a candidata adversária em Passagem, a ex-vereadora Wedna Mendonça, que nas últimas eleições perdeu por muito pouco para o grupo de Tota.

No ato de filiação de Wedna ao Partido Progressista, neste domingo (24), o ex-prefeito se pronunciou sobre o assunto e diz que o que aconteceu entre o sobrinho e a ex-mulher foi um ato de ingratidão e “canalhice”.

Por Juliana Celli

RN tem melhor volume acumulado de água para março dos últimos 12 anos

 


O Rio Grande do Norte alcançou o maior volume de água acumulado em seus reservatórios para o mês de março dos últimos 12 anos anos. De acordo com as medições mais recentes, feitas pela Agência Nacional de Águas (ANA), o estado tem atualmente 55,32% de volume acumulado em seus açudes e barragens.

A última vez que o estado passou os 50% de acúmulo foi em 2012, quando registrou o percentual de 75,71%. Mas naquela época não foram contabilizadas as informações acerca das barragens de Umari, em Upanema; e Santa Cruz, em Apodi.

Em 2024, o volume total das barragens e reservatórios no Rio Grande do Norte é de 4.494 bilhões de m³. Em 2012, sem as informações dessas barragens, o volume anotado era de 3,010 bilhões de m³. Ou seja: 1,484 bilhão de m³ a menos.

Em março de 2013, quando as informações dessas barragens foram contabilizadas, o percentual atingido de volume acumulado foi de 43,6%. Depois daquele ano, por quase 10 anos, o Rio Grande do Norte viu seus reservatórios perderem volume acumulado.

O menor valor para um mês de março foi em 2018, quando o volume total acumulado em seus reservatórios foi de 11,54%. Depois daquele ano, os reservatórios começaram a apresentar recuperação e vêm, aos poucos, conseguindo elevar a quantidade de água.

Mulheres ganham 23,9% a menos que os homens no RN, diz relatório de transparência salarial

 25/03/2024 19h44

Foto: Reprodução

Mulheres trabalhadoras têm salários 23,9% menores que os dos homens, em média, no Rio Grande do Norte. Os dados são do 1º Relatório de Transparência Salarial publicado pelo governo federal com recorte de gênero.

A diferença salarial no estado é maior que a média nacional. No Brasil como um todo, as mulheres ganham 19,4% a menos do que os homens.

O documento, apresentado nesta segunda-feira, 25 de março, pelos ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE) conta com dados de 500 empresas potiguares com mais de 100 funcionários. Juntas, elas possuem 168,2 mil empregados.

Segundo o governo federal, a exigência do envio de dados atende à Lei nº 14.611, sobre a Igualdade Salarial e Critérios Remuneratórios entre Mulheres e Homens, sancionada pelo presidente Lula em julho de 2023.

A diferença de remuneração entre homens e mulheres varia de acordo com o grupo ocupacional. No Rio Grande do Norte, em cargos de dirigentes e gerentes, por exemplo, chega a 23,1%.

No recorte por raça, o relatório aponta que as mulheres negras, embora sejam maioria no mercado de trabalho potiguar, recebem menos do que as mulheres brancas. Enquanto a remuneração média da mulher negra é de R$ 2.001,34, a da não negra é de R$ 2.390,33. No caso dos homens, os negros recebem em média R$ 2.710,76 e os não negros, R$ 3.082,27.

O Relatório também contém informações que indicam se as empresas têm políticas efetivas de incentivo à contratação de mulheres, como flexibilização do regime de trabalho para apoio à parentalidade, entre outros critérios vistos como de incentivo à entrada, permanência e ascensão profissional das mulheres.

No caso do Rio Grande do Norte, o relatório registrou que 42,9% das empresas possuem planos de cargos e salários; 26,9% adotam políticas para promoção de mulheres a cargos de direção e gerência; 17,8% têm políticas de apoio à contratação de mulheres; e 14,2% adotam incentivos para contratação de mulheres negras.

G1RN

Poucas empresas ainda adotam políticas como licença maternidade/paternidade estendida (10,5%) e auxílio-creche (17,1%).

País

 

Ao todo, no país, 49.587 empresas responderam ao questionário – quase 100% do universo de companhias com 100 ou mais funcionários no Brasil. Destas, 73% têm 10 anos ou mais de existência. Juntas, elas somam quase 17,7 milhões de empregados.

O estado do Piauí é o que tem a menor desigualdade salarial entre homens e mulheres: elas recebem 6,3% a menos do que eles, em um universo de 323 empresas, que totalizam 96.817 ocupados. A remuneração média é de R$ 2.845,85.

Na sequência das UFs com menor desigualdade salarial entre homens e mulheres aparecem Sergipe e Distrito Federal, com elas recebendo 7,1% e 8% menos do que os homens, respectivamente. Em Sergipe, a remuneração média é de 2.975,77. No DF é a maior do país: R$ 6.326,24.

A maior desigualdade salarial no Brasil ocorre no Espírito Santo, onde as mulheres recebem 35,1% menos do que os homens.

As empresas têm até 31 de março para publicar o seu relatório individual no portal ou em suas redes sociais, sempre em local visível, garantindo a ampla divulgação para seus empregados, trabalhadores e público em geral.

Aquelas que não tornarem públicas as informações do relatório serão multadas em 3% do valor da folha. As empresas terão o prazo de 90 dias para apresentarem um plano de mitigação, ou seja, para reduzir as diferenças apontadas pelo relatório. Funcionários que quiserem denunciar desigualdades podem acessar o site Canal de Denúncias – Diferenças salariais entre mulheres e homens.

Poucas empresas ainda adotam políticas como licença maternidade/paternidade estendida (10,5%) e auxílio-creche (17,1%).

País

 

Ao todo, no país, 49.587 empresas responderam ao questionário – quase 100% do universo de companhias com 100 ou mais funcionários no Brasil. Destas, 73% têm 10 anos ou mais de existência. Juntas, elas somam quase 17,7 milhões de empregados.

O estado do Piauí é o que tem a menor desigualdade salarial entre homens e mulheres: elas recebem 6,3% a menos do que eles, em um universo de 323 empresas, que totalizam 96.817 ocupados. A remuneração média é de R$ 2.845,85.

Na sequência das UFs com menor desigualdade salarial entre homens e mulheres aparecem Sergipe e Distrito Federal, com elas recebendo 7,1% e 8% menos do que os homens, respectivamente. Em Sergipe, a remuneração média é de 2.975,77. No DF é a maior do país: R$ 6.326,24.

A maior desigualdade salarial no Brasil ocorre no Espírito Santo, onde as mulheres recebem 35,1% menos do que os homens.

As empresas têm até 31 de março para publicar o seu relatório individual no portal ou em suas redes sociais, sempre em local visível, garantindo a ampla divulgação para seus empregados, trabalhadores e público em geral.

Aquelas que não tornarem públicas as informações do relatório serão multadas em 3% do valor da folha. As empresas terão o prazo de 90 dias para apresentarem um plano de mitigação, ou seja, para reduzir as diferenças apontadas pelo relatório. Funcionários que quiserem denunciar desigualdades podem acessar o site Canal de Denúncias – Diferenças salariais entre mulheres e homens.

sábado, 23 de março de 2024

Prefeitura entrega veículos para o Serviço de Assistência da Arquidiocese de Natal

 


O prefeito Álvaro Dias, ao lado da primeira dama Amanda Dias e do arcebispo emérito de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, entregou na manhã desta sexta-feira (22) dois veículos para o Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR), vinculado à Arquidiocese de Natal. Os automóveis, um Onix Sedan e uma picape Montana, foram adquiridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas), e com recursos oriundos de emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia, também presente à solenidade.

Na ocasião, Álvaro Dias disse que as parcerias da Prefeitura de Natal com a Arquidiocese de Natal são contínuas e contribuem com as ações sociais do episcopado junto aos mais necessitados. “Enquanto eu estiver à frente da Prefeitura, as parcerias com a Arquidiocese serão mantidas. Os dois veículos entregues agora serão extremamente úteis para as ações que o Serviço de Assistência Rural e Urbano desenvolve tanto no município de Natal como no interior do Estado”, observou o chefe do Executivo municipal.

“É com muita satisfação que entregamos esses dois veículos para o Serviço de Assistência Rural e Urbano da Arquidiocese de Natal, porque entendemos a importância do trabalho desenvolvido pelo organismo em favor das pessoas em vulnerabilidade social. A partir da emenda da senadora Zenaide Maia, agilizamos a aquisição dos veículos, com a chancela do prefeito Álvaro Dias, que tem um olhar especial e diferenciado para as pessoas em situação de vulnerabilidade no nosso município. Com isso, temos plena consciência de que estamos contribuindo para mitigar a dor dessa população”, assinalou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Andréa Dias, que também participou do ato de entrega.

Em Jardim de Piranhas, João Maia assina filiação do líder político Elídio Queiroz

 


Na manhã desta sexta-feira (22), o depurado federal e presidente estadual do PP, João Maia, esteve em Jardim de Piranhas participando de mais um ato de filiação do Progressistas.  “Fiquei muito feliz em receber Elídio Queiroz no Progressistas, fortalecendo ainda mais nosso partido na minha terra, a terra que tanto amo”, declarou João Maia.  

O parlamentar também fez questão de ressaltar a importância do ex-prefeito para o PP. “Sua ficha de filiação assinada marca o início da sua caminhada como pré-candidato a prefeito, trazendo consigo a essência do cuidado e comprometimento que são marcas registradas do nosso partido”, disse.

O evento de filiação, realizado no CAP, foi bastante concorrido, com a presença calorosa tanto dos políticos, quanto dos moradores locais, todos unidos pelo mesmo propósito: fazer de Jardim de Piranhas um lugar cada vez melhor para se viver.

Allyson demonstra força política e filia 14 vereadores de Mossoró ao União Brasil

 23/03/2024 15h44

O prefeito de Mossoró e presidente do União Brasil Mossoró, Allyson Bezerra, confirmou nesta sexta-feira (22), a filiação de 14 vereadores de Mossoró ao União Brasil. É a primeira vez na história que um partido consegue reunir essa quantidade de vereadores em uma nominata na cidade, o que demonstra a capacidade de diálogo e a força política do projeto do prefeito mossoroense.

Vereadores que já somam forças com o gestor na Câmara Municipal reforçam a nominata de pré-candidatos para as eleições deste ano.

“Sou muito grato a todos os que estão aqui nesta noite se filiando ao União Brasil, somando forças pelo trabalho e pelo desenvolvimento de Mossoró. Aqui temos vereadores que já trabalham junto com a nossa gestão em prol do povo de Mossoró. E eu tenho o orgulho e a alegria de essa ser a primeira vez que um partido de Mossoró recebe tantos nomes de vereadores de mandato”, destacou Allyson.

Passam a integrar o União Brasil Mossoró, os vereadores e pré-candidatos nas eleições 2024, Genilson Alves, Raério Araújo, Gideon Ismaias, Tony Cabelos, Didi de Arnor, Costinha, Ozaniel Mesquita, Ricardo de Dodoca, Edson Carlos, Lucas das Malhas, Marrom, Wiginis do Gás, Marckuty da Maísa e Francisco Carlos, além do ex-vereador Naldo Feitosa.

Estiveram presentes no encontro, o presidente do União Brasil RN, José Agripino; o deputado federal Paulinho Freire; o deputado estadual Ivanilson Oliveira; a prefeita de Grossos, Cinthia Sonale; o ex-deputado estadual, Souza; ex-prefeito de Assú Ivan Jr., representando o deputado federal Benes Leocádio. Também participaram do evento, os presidentes dos Diretórios Municipais do PSDB, Lawrence Amorim; Wilson Fernandes, do PSB; Narcizio, do Podemos, Jadson, do Solidariedade e Paulo Linhares, do PSD.

sexta-feira, 22 de março de 2024

Câmara Municipal de Currais Novos formaliza frente parlamentar pelo Primeiro Emprego

 


Na sessão desta quinta feira (21), o professor Jorian Santos, o vereador Edmilson Souza, o vereador Lucieldo Silva e o vereador Iranilson Medeiros, protocolaram o pedido para a criação da Frente Parlamentar pelo Primeiro Emprego.

A iniciativa tem por objetivo construir uma legislação municipal que atenda todas as necessidades de jovens e empregadores do município de Currais Novos (RN).

A partir de reuniões com instituições representativas será construída uma legislação capaz de incentivar as empresas a contratarem jovens para formação e efetivação de mão de obras futuras nos diversos setores econômicos do município.

Os vereadores relatam o cuidado com a iniciativa do projeto e com a garantia que a mão de obra empregada não seja despedida, devido a incentivos a contratação de jovens em primeiro emprego.

A iniciativa vem em resposta a desaprovação de um projeto lei que foi chamado de “primeiro emprego”, que deixava lacunas no tocante a garantia dos empregos já existentes e não apresentava alternativas que contemplasse micro-empreendedor individual. Além de falta de documentações obrigatórias ao projeto.

Além dos vereadores já citados, apoiam a iniciativa os vereadores: João Gustavo, Mattson Ranier, Rayssa Batista e Ycleyber Trajano.