Foto: Francisco de Assis / Câmara Municipal de Natal
A Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2022 na capital potiguar foi aprovada pela Câmara Municipal de Natal nesta quarta (29). Foram apresentadas 1.155 emendas parlamentares, das quais 957 foram aprovadas.
A LOA 2022 estima um total de receitas de R$ 3.710.401.818,87, valor 17,47% maior do que o orçamento de 2021.
Durante a sessão extraordinária, foram aprovadas emendas que contemplam áreas como saúde, educação, segurança pública, pavimentação asfáltica, praças, infraestrutura, cultura, esporte, lazer, eventos e proteção de animais.
“A LOA 2022 chegou com mais recursos do que no ano passado, o que melhora a capacidade de investimentos”, disse a líder da bancada governista, vereadora Nina Souza (PDT).
“Tivemos um ano cheio de pautas importantes para o parlamento, por exemplo, o Plano Plurianual e o Plano Diretor. Agora, finalizamos com o parecer favorável em segunda discussão da LOA, com recorde de apresentação e aprovação de emendas oriundas de todas as bancadas. Essas emendas ajudarão o município a se desenvolver, então acredito que 2021, embora tenha sido cansativo, foi extremamente produtivo”, afirmou o presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PDT).
Emendas
O vereador Hermes Câmara (PTB) encartou mais de 50 emendas à Lei Orçamentária Anual. “Focamos nossas proposições no desenvolvimento do esporte em nossa cidade. Para tanto, direcionamos recursos para construção e reforma dos equipamentos esportivos e apoio aos projetos sociais empenhados no setor. Esporte é saúde e qualidade de vida, devendo sempre estar entre as prioridades do Poder Público”.
Por sua vez, o vereador Kleber Fernandes (PSDB) encaminhou receitas para drenagem, pavimentação e recapeamento asfáltico de ruas e avenidas. “Destaco a implementação de uma alameda de caminhada na Avenida das Cirandas, no Conjunto Nova Natal, zona Norte da cidade. Também reservamos valores para instalação e manutenção de academias ao ar livre”, pontuou o parlamentar.
Cultura e educação terão seus orçamentos incrementados por emendas apresentadas pela vereadora Divaneide Basílio (PT). “Teremos a volta do Festival MPB, importante iniciativa de valorização da música autoral natalense. Além disso, aprovamos propostas que garantem a recuperação de escolas em todas as regiões de Natal, algumas bem simbólicas como Professor Zuza, Professora Palmira de Souza e Santa Catarina. É uma vitória dos educadores e de toda comunidade escolar”, comemorou Divaneide.
OPINIÃO DOS LEITORES
O estado da Bahia, assim como a prefeitura de Salvador, os seus gestores se uniram para ver o crescimento do povo da Bahia. E, agora mais do que nunca, juntos para amenizar essa tragédia. Infelizmente o governo federal, não injeta dinheiro suficiente para resolver esse problema de calamidade pública, ficando aquem das necessidades vista a olho nu. Cai fora presidente chupeta!!! Vai tomar conta dos teus menininhos inocentes!!!
O presidente fazendo turismo e o povo da Bahia sofrendo essa tragédia. Tenho certeza que o Baiano dará a resposta na eleição do próximo ano.
É Facil de resolver isso daí.
Basta os congressista votar autorizando o PR Bolsonaro a usar os 5 bilhões do VERGONHOSO FUNDÃO ELEITORAL, pra recostruir os danos causados as vitimas das enchentes.
Dinheiro tem!!!
Vamos vê a atitude do governador genocida, o fodão Rui, chefe do consórcio nordeste.
Quero só vê!!
O Estado da Bahia só vive de tragédia após a eleição do Rui Costa.
Que Deus tenha misericórdia do Estado da Bahia.