Pages

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Joe Biden ‘contraria’ OMS e recebe dose de reforço de vacina contra a Covid-19 nos EUA

 

27/09/2021 21h27

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, de 78 anos, recebeu nesta segunda-feira (27) uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

A aplicação do reforço vacinal foi aprovada pela autoridade sanitária americana na semana passada e é recomendada para pessoas idosas e adultos com comorbidades.

As infecções nos EUA têm crescido por causa da variante delta do coronavírus. Na semana passada o país voltou a registrar mais de 2 mil mortes diárias por complicações da doença.

Segundo a plataforma “Our World in Data”, vinculada à Universidade de Oxford, os EUA aplicaram as duas doses – ou dose única – em cerca de 56% de sua população.

O país tem enfrentado dificuldades para incentivar a vacinação – gratuita e universal – entre seus habitantes e até oferece dinheiro para quem se vacinar.

O presidente americano já chegou a dizer que o país vive hoje uma “pandemia dos não-vacinados” em que casos e mortes atingem diretamente a população que optou por não se proteger com a vacina.

OMS é contra

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados atuais não indicam que as doses de reforço são necessárias.

A entidade defende que as pessoas mais vulneráveis ​​em todo o mundo devem ser totalmente vacinadas antes que os países mais ricos imunizem com mais uma dose a sua população.

Para a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, mais pesquisas são necessárias para definir o esquema vacinal com mais uma dose.

Ela alertou que deixar bilhões de pessoas no mundo sem vacina pode promover o surgimento de novas variantes e resultar em situações ainda piores.

G1

0 comentários:

Postar um comentário