Pages

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Especialista faz palestra em Petrolina e anuncia fim da estiagem prolongada no Nordeste

Nos próximos 10 anos, ao contrário do que diz a mídia sobre o aquecimento global produzido pelo homem, os controladores do clima (o sol e os oceanos) apontam para um resfriamento que deve durar até cerca de 2030, o que significa, entre outros fatores, o fim do ciclo da estiagem prolongada com a chegada de chuvas regulares no Nordeste.
Esta foi uma das boas novas anunciadas pelo professor e pesquisador daUniversidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Molion, durante palestra realizada na noite desta quarta-feira (24), em Petrolina – PE. Convidado pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município, o PhD em Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas fez um diagnóstico dos últimos 180 dias com relação a produção agrícola regional e apresentou as perspectivas para o inverno 2018/2019.
Considerado a maior autoridade em matéria de meteorologia da América Latina, o professor Molion falou também sobre o Rio São Francisco e fez um alerta: “a situação do rio está muito ruim em todos os aspectos”. Depois de mostrar um mapa que fez comparando os anos de 1997 a 2016 com o período anterior, de 1978 a 1996, o cientista disparou. “Tivemos uma redução da ordem de 150 milímetros por ano no chamado Alto São Francisco (que corresponde da nascente até Pirapora – MG), essa redução equivale a uma vazão de 500 metros cúbicos por segundo, o que quer dizer que há 30 anos o rio tinha uma vazão de 3.200 metros cúbicos por segundo, lá em Xingó, e hoje tá reduzida para 2.300”, lamentou.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Extinção do MDIC coloca Brasil na contramão e reduz capacidade de negociações, diz CNI

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) se manifestou contra a extinção do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), que será incorporado ao superministério da Economia no governo de Jair Bolsonaro (PSL).
O novo ministério vai incorporar também as pastas da Fazenda e do Planejamento e será comandada pelo economista Paulo Guedes. A fusão dos ministérios foi confirmada por pelo futuro ministro e a medida desagradou os industriais.
“Tendo em vista a importância do setor industrial para o Brasil, que é responsável por 21% do PIB nacional e pelo recolhimento de 32% dos impostos federais, precisamos de um ministério com um papel específico, que não seja atrelado à Fazenda, mais preocupada em arrecadar impostos e administrar as contas públicas”, disse em nota Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.
Andrade ponderou também que “a excessiva concentração de funções em um único ministério reduziria a atenção sobre temas que são cruciais para a indústria, que ficariam diluídos em meio aos incêndios que cotidianamente desafiam a gestão macroeconômica”.
A CNI cita exemplos de países como Inglaterra e Estados Unidos, que criaram órgãos estatais específicos para industrias.
“A eventual perda de status do MDIC colocaria o Brasil, portanto, na contramão dessa tendência e reduziria a nossa capacidade em negociações internacionais”, diz o presidente da CNI no comunicado.
Folhapress

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Bodó: Governadora Eleita Fátima Bezerra conquista apoio de lideranças Políticas e da população Bodoense


Após o término das apurações nas eleições desse domingo (28), parte dos eleitores e lideranças bodoenses que apoiaram e elegeram com uma maioria satisfatória Fátima Bezerra, comemoraram a Vitória da governadora.

O vice prefeito José Airton, o ex prefeito Avamar, vereadores: Totonho, Cicinho, Álvaro Alves e demais líderes apoiadores: Marcia Pereira, João do Leite, Peipou,Bastinho,Dionísio,ex-vereadores,Tony Macedo,Severino Augusto(Bihino), , e demais amigos colaboradores... Estão Agradecidos 1395 vezes aos bodoenses que contribuíram com a Vitória da governadora do nosso Rio Grande do Norte.   
Fonte: Por Bodó Agora


Fátima agradece apoios que chegaram ‘pela porta da frente’ no 2º turno e diz que sua eleição encerra ciclo de oligarquias e privilégios

Da governadora eleita Fátima Bezerra, depois de contados os votos onde os números fizeram dela a governador mais votada da história do Rio Grande do Norte:
“Expresso aqui meu agradecimento a Deus e ao povo do Rio Grande do Norte, que foi o grande protagonista desse processo eleitoral”.
“Eu já via nas ruas um sentimento de mudança, e as urnas comprovaram isso, a finalização de um ciclo de oligarquias e privilégios e a eleição de uma professora de origem humilde com uma vida pública de mais de 30 anos”.
“Quero também agradecer aos apoios que recebi nesse segundo turno, que vieram pela porta da frente, que entenderam que a candidatura da senadora Fátima era a melhor opção”.
“Estamos rompendo com aqueles que estiveram a serviço de três ou quatro famílias. Além disso, sou a única mulher que vai integrar o colegiado de governadores do país, direto da terra de Nísia Floresta, de onde a mulher votou pela primeira vez”.
“Vamos iniciar uma nova era política, tirar o Estado da grave crise em que se encontra, trazer paz, emprego e prosperidade ao nosso povo”.

“De coração leve”, Haddad cumprimenta Bolsonaro


Entrevista: Primeira-dama Michele Bolsonaro fala pela primeira vez e diz que pretende assumir uma missão para fazer diferente

A futura primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro, falou pela primeira vez.

Discreta como tinha que ser durante toda a campanha, deu a primeira entrevista somente depois do marido eleito presidente da República.
Michele Bolsonaro encanta quando fala.
Especialista em linguagem de libras, a filha de cearenses nega que o marido seja racista, fascista, homofóbico…
Confira a entrevista e conheça a primeira-dama que quer fazer a diferença em uma missão que ela ainda desconhece qual será.

Para Ezequiel, passadas as eleições, é hora de união das forças políticas em favor do Estado

Do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, presidente do PSDB, sobre o resultado das urnas neste domingo:
“Demos nosso irrestrito apoio a Fátima. Agora é hora de trabalhar. É urgente a necessidade de se baixarem as bandeiras e buscar resoluções para a grave crise que o estado enfrenta nos mais diversos setores”, disse.
“O ‘nós e eles’ tem que acabar. A verdade não está só no verde, no vermelho, no azul, no amarelo, no branco. Cada um tem sua verdade. Se somarmos, elas corrigem rumos. Assim vive e sobrevive uma sociedade sadia e que trabalha pelo bem comum. É neste espírito que aqui estamos, e já convocamos todos para arregaçar as mangas pelos próximos quatro anos”.
“Todos sabem das necessidades nos setores da Educação, da Saúde, da Segurança Pública, do ajuste das contas do Estado, com déficit nas alturas. É preciso reverter o desemprego e enfrentar 7 anos de estiagem. Enfrentar todas estas demandas requer força e união. Não há outro pensamento neste arco de alianças que consagrou Fátima Bezerra nas urnas, neste domingo”.
“Há que se deixar muito claro para o eleitor qual o projeto governamental que se deseja para os próximos anos e quais forças e a correlação política para executá-lo”.
O deputado também comemorou a vitória de Jair Bolsonaro, em quem votou para presidente da República.

domingo, 28 de outubro de 2018

‘Teremos um governo de diálogo’, diz Fátima Bezerra (PT) após ser eleita governadora do RN

Governadora eleita no Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) agradeceu aos votos dos potiguares e afirmou que vai administrar o estado com diálogo, em entrevista na noite deste domingo (28), após a confirmação da vitória. “O RN pode ter a certeza de que serei a governadora de todos e todas, dos que votaram em mim, e dos que não votaram também. Teremos um governo de diálogo, um governo de união, para construir um RN que tenha paz, segurança, dignidade e empregos para o nosso povo”, declarou.
Fátima Bezerra (PT) foi eleita governadora do Rio Grande do Norte em segundo turno, neste domingo (28). Ela recebeu 1.013.092 votos, ou 57,58% dos válidos e Carlos Eduardo (PDT), 746.432 votos (42,42%). Veja a apuração completa aqui.
Ela foi considerada eleita matematicamente às 18h34, quando as urnas estavam com 90,77% apuradas. Fátima é a única mulher eleita governadora no país em 2018 e a terceira a ser escolhida para o cargo no estado. Mesmo antes do fim da totalização de votos, ela também já foi considerada a governadora eleita com o maior número de votos na história do estado.
A futura governadora do RN comentou o fato de ser a única mulher eleita para liderar um estado, no país. “Eu tenho muita consciência desse momento político que o RN vive. Tem outro aspecto que me emociona muito. O fato de eu ser a única mulher que vai compor o colegiado de 27 governadores no nosso país. E justamente na terra de Nísia Floresta e do primeiro voto feminino do Brasil”, destacou.
“A maioria do povo do RN resolveu fazer uma mudança, no sentido de eleger uma professora de origem humilde que tem mais de trinta anos de vida pública pautada por honestidade, espírito público e seriedade. E isso não vai mudar neste momento político que estamos vivendo”, declarou em entrevista coletiva, após a vitória.
Fátima Bezerra tem 63 anos. É professora, pedagoga e atualmente ocupa o cargo de senadora da república pelo Rio Grande do Norte. Ela nasceu em 19 de maio de 1955 em Nova Palmeira, na Paraíba, mas mora no Rio Grande do Norte desde a adolescência. Se filiou ao PT em 1981 e entrou na carreira política-eleitoral após atuação no sindicato dos professores do estado.
Antes do Senado, Fátima foi eleita deputada estadual duas vezes consecutivas, nas eleições de 1994 e 1998. Em 2002, disputou pela primeira vez um cargo na Câmara Federal. Ganhou e foi eleita outras duas vezes, em 2006 e 2010, sempre pelo Rio Grande do Norte. Entre as candidaturas vitoriosas no Legislativo, disputou a Prefeitura de Natal nos anos de 1996, 2000, 2004 e 2008, mas perdeu nas quatro ocasiões.
Em 2014, com 808.055 votos potiguares (54,84% dos válidos), Fátima foi eleita senadora. Ela poderia permanecer no cargo até 2022, mas decidiu se candidatar ao governo do estado. Eleita, a professora assumirá pela primeira vez um cargo do Poder Executivo – a única governadora eleita no país em 2018.
“Quero agradecer ao povo do Rio Grande do Norte que foi o grande protagonista dessa vitória tão expressiva que a gente acaba de ter. Ao povo do Rio Grande do Norte, o meu mais profundo agradecimento. Nossa candidatura nasceu do sentimento popular. Nossa candidatura expressava isso: esperança por mudança. E o povo do Rio Grande do Norte confirmou isso hoje nas urnas”, disse.

Em nota, Carlos Eduardo deseja êxito à governadora eleita Fátima Bezerra

A assessoria do candidato derrotado Carlos Eduardo Alves (PDT) escreveu nota assinada pelo ex-prefeito, se pronunciando sobre o resultado das urnas.
Segue a nota:


Quero expressar profunda gratidão aos norte-rio-grandenses que confiaram em nossas propostas, nossas ideias, na nossa capacidade administrativa e deram o seu voto ao 12, na confiança de que, das urnas, nasceria um Rio Grande do Norte pautado pela ética, a gestão eficiente e a tolerância zero com a corrupção.

Fizemos uma campanha limpa e propositiva. Baseada na coragem e no sentimento de mudança, na nossa história que transformou Natal numa capital capaz de orgulhar seus filhos e seus visitantes.
Foram quatro gestões fixadas no coração e na alma de sua gente.

Abri mão de meus quase três anos de mandato como prefeito por saber que, ao homem público verdadeiro, não é permitida a omissão da luta.
O Rio Grande do Norte chegou ao fundo do poço nos últimos quatro anos.
Me propus mudá-lo, percorrendo no calor, nas noites e madrugadas, o itinerário da esperança numa gestão voltada a todos, sem lados ou preconceitos ideológicos.

Agradeço a toda a equipe que esteve  conosco, ao meu partido, o PDT e aliados, o PP, o DEM, o MDB, o Podemos e, no segundo turno, a relevante presença do PSL.

Agradeço a toda minha família, em especial à minha mulher Andréa, uma demonstração guerreira de amor em cada instante da jornada. Agradeço aos meus filhos pelos dias em que não pude estar com eles, trabalhando para que cada filho do Rio Grande do Norte compreendesse nossa mensagem.

Cabe-me exercer a missão delegada pelo povo do meu Estado.
Irei cumpri-la.
À minha adversária, sinceros votos de êxito.
Na minha vida pública, aprendi a ganhar e a perder.
Desistir, nunca! Jamais!

Que Deus nos proteja e a todo o Rio Grande do Norte.

Carlos Eduardo

Senadora Fátima Bezerra é eleita governadora do Rio Grande do Norte; única governadora mulher do Brasil

A senadora Fátima Bezerra, do PT, foi eleita governadora do Rio Grande do Norte neste domingo (28) em uma vitória contra o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.
Com 94,79% das urnas apuradas, ela foi não consegue mais ser alcançada pelo candidato Carlos Eduardo e está eleita governadora. Com a vitória, Fátima é a única mulher eleita governadora do Rio Grande do Norte.
No primeiro turno Fátima conquistou 748 mil votos e, com mais de 971 mil votos, se elegeu como a governadora com maior número de votos da história do Rio Grande do Norte. Ela também cravou a maior diferença de votos no segundo turno sendo superior a 251 mil votos sobre Carlos Eduardo Alves.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Ibope aponta crescimento de Fátima Bezerra, queda de Carlos Eduardo Alves e maioria de 10 pontos para a candidata

Para o Ibope, Fátima Bezerra será a governadora do Rio Grande do Norte.
Os números da pesquisa encomendada pela InterTV Cabugi, apontam uma maioria de 10 pontos sobre o segundo colocado, Carlos Eduardo Alves.
Levando em consideração os votos válidos, Fátima tem 55% das intenções de votos contra 45% de Carlos Eduardo.
Comparando com a pesquisa anterior, divulgada no dia 17 passado, Fátima cresceu um ponto e Carlos Eduardo caiu um ponto.
Veja o gráfico:


PESQUISA IBOPE GOVERNO VOTOS VÁLIDOS: Fátima abre 10% e atinge, 55%; Carlos Eduardo aperece com 45%

O Ibope divulgou nesta sexta-feira (26) mais a última rodada de pesquisas sobre o segundo turno da eleição para o governo do Rio Grande do Norte. O levantamento considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os brancos, nulos e abstenções, trouxe a manutenção da liderança de Fátima Bezerra.
Os números
Fátima Bezerra (PT): 55%
Carlos Eduardo (PDT): 45%

Sobre a pesquisa
A pesquisa Ibope foi contratada pela Inter TV Costa Branca e registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN‐04531/2018 e BR-05542/2018. O levantamento entrevistou 812 pessoas em 38 cidades de todo o estado entre os dias 24 e 26 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%

GRAÇAS A DEUS: Propaganda eleitoral gratuita termina nesta sexta-feira

A propaganda eleitoral gratuita veiculada na televisão e no rádio termina nesta sexta-feira (26), segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A veiculação havia recomeçado no dia 12 de outubro, cinco dias depois do primeiro turno eleitoral.
Também é o último dia para a divulgação de conteúdos pagos na imprensa escrita e para a realização de debates.
O segundo turno será realizado no dia 28 de outubro deste ano, das 8h às 17h do horário local. A disputa presidencial acontece entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).
No primeiro turno, Bolsonaro recebeu 46,03% dos votos válidos (49.276.990 votos), enquanto Haddad ficou com 29,28% (31.342.005).

Veja as fotos do debate da Cabugi

Veja as fotos do debate da Cabugi entre os candidatos Fátima Bezerra e Carlos Eduardo Alves.
As fotos são de Pedro Vitorino – Fotopress.

Vereadores batem boca durante sessão da CMN

Uma discussão acirrada ocorreu ontem, quinta-feira (25) entre os vereadores Cícero Martins (PSL) e Sandro Pimentel (PSOL) que foi eleito deputado estadual no primeiro turno.

Olha só que baixaria. Quase que saia tapa. 

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Pesquisa Seta: Fátima 52% e Carlos 48%. Empate técnico

A pesquisa SETA divulgada hoje (23) aponta empate técnico entre os candidatos nos votos válidos:
Fátima Bezerra – 52%
Carlos Eduardo – 48%
A pesquisa foi realizada entre 19 e 21 de outubro em todas as regiões do Estado e ouviu 1.300 eleitores. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro, de 3%. O levantamento foi registrado sob o protocolo RN-0533/2018 e BR-04314/2018.

Baixo nível em reservatórios deixam a Caern em alerta

As chuvas insuficientes para encher os reservatórios no inverno de 2018 provocam, neste período do ano, dificuldade de abastecimento em alguns municípios atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). As regiões mais afetadas pela crise hídrica são: Oeste, Alto Oeste e Seridó.
OESTE
As cidades atendidas pela adutora Médio Oeste que são Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e Paraú estão sendo atendidas pelo sistema de rodízio após a recuperação da barragem Armando Ribeiro Gonçalves saindo do volume morto no inverno deste ano. Atualmente, a Armando Ribeiro está com 24,32% de sua capacidade total de acordo com Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Entretanto, a equipe da Caern já fez uma mudança no local de captação de água porque o volume reduziu. Em setembro de 2018, as bombas tiveram que entrar mais de 80 metros dentro da barragem para conseguir atender estas cidades. Com a redução gradual da água da barragem a captação de água também vai reduzindo. O que dificulta, por exemplo, o abastecimento da cidade de Patu que é a cidade mais distante da captação localizada na Armando Ribeiro no município de Jucurutu.
ALTO OESTE
Em Pau dos Ferros, no início deste mês, a equipe da Caern deslocou as bombas para a parte mais profunda da barragem daquela cidade. A barragem de Pau dos Ferros deverá ter água suficiente para mais quatro meses de abastecimento.
Na região, a boa notícia é que a cidade de Tenente Ananias está fora da situação de colapso. Atualmente, quase toda a cidade está sendo abastecida, e equipes da Caern trabalham na manutenção de parte da tubulação para contemplar as áreas que ainda não estão recebendo água.
Por outro lado, seis cidades do Alto Oeste estão recebendo água de carro pipa por meio da operação Vertente, que atende cidades em colapso. Os açudes das cidades de São Miguel, Pilões e Paraná não acumularam água para retomar o abastecimento das mesmas. Já em Luiz Gomes, a Caern está fazendo a recuperação das redes de água da cidade porque elas ficaram muito danificadas ao longo dos anos em que a cidade permaneceu sem abastecimento.
A cidade de Almino Afonso teve a sua Estação de Tratamento de Água recuperada pela Companhia, o abastecimento foi retomado, mas a população não está sendo satisfatoriamente abastecida porque existem muitos vazamentos. A normalização do abastecimento deve ocorrer ao longo do mês de novembro. E a cidade de João Dias é abastecido pela adutora Alto Oeste, mas a mesma vem apresentando vazamentos, o que dificulta o abastecimento da cidade que é a última a ser atendida. A Caern tem tomado medidas preventivas para evitar vazamentos.
SERIDÓ
Em Caicó, a Caern deixou de captar água, esta semana, pelo açude Itans e está fazendo a captação no rio Piranhas-Açu, em Jardim de Piranhas, com o transporte de água pela adutora Manoel Torres. O Itans que está com 5,27% de sua capacidade ficará como reserva técnica. Na Região do Seridó a cidade de Cruzeta está em colapso, sendo atendida por carro pipa, e as cidades de Ouro Branco e São José do Seridó estão com abastecimento parcial porque os poços tiveram redução de vazão. As prefeituras de Ouro Branco e São José do Seridó estão fazendo o abastecimento por carro pipa das áreas que a Caern não está conseguindo abastecer.
Para atender as cidades de Currais Novos, Acari, Bodó,Cerro-Corá, Florânia, Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente e Jucurutu, que são abastecidas pelo Sistema Produtor Integrado Serra de Santana, a Caern precisou realocar o ponto de captação na Barragem Armando Ribeiro, afastando 3km do ponto anterior.
A Caern orienta que a população faça o uso racional da água disponível, principalmente, porque os prognósticos apontam que há uma atuação do El Niño, que prejudicará o inverno de 2019.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Prefeita de Canguaretama acompanha o deputado Raimundo Fernandes e troca Carlos Eduardo Alves por Fátima Bezerra

Postagem da prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho, do MDB, que trocou de palanque no segundo turno acompanhando o deputado Raimundo Fernandes:


No primeiro turno o apoio da prefeita de Canguaretama e do deputado Raimundo Fernandes foi para Carlos Eduardo Alves.

O apoio da prefeita deverá aumentar a votação de Fátima Bezerra no município, que foi de 10.809 votos contra 3.190 votos de Carlos Eduardo Alves.

Cantor Geraldo Azevedo critica Bolsonaro e diz que quando foi preso político o vice do presidenciável era um dos torturadores

O cantor Geraldo Azevêdo fez um desabafo político no show que fez neste final de semana em Jacobina, interior da Bahia.

Ele participava do Festival EcoArte Itaitu, no sábado, quando se manifestou contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) e seu vice, general Hamilton Mourão.
“Olha, é uma coisa indignante, cara. Eu fui preso duas vezes na ditadura, fui torturado, você não sabe o que é tortura, não. Esse Mourão era um dos torturadores lá”, declarou o artista.

ATENÇÃO ELEITORES DO MUNICÍPIO DE BODÓ MUDANÇAS NO SEGUNDO TURNO


DE ORDEM DO EXCELENTÍSSIMO SR. MARCUS VINICIUS PEREIRA JUNIOR, JUIZ ELEITORAL DA 20ª ZONA ELEITORAL- RN, VEJAM COMO FICARAM AS MUDANÇAS DAS URNAS DO MUNICÍPIO DE BODÓ NESTE SEGUNDO TURNO.
AS SEÇÕES - 188, 189, 190,191 CONTINUARÃO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARIA DO NASCIMENTO - EMJMN
AS SEÇÕES - 192,193,194,195, 196, 197, FORAM MUDADAS PARA A ESCOLA ESTADUAL SÉRVULO PEREIRA DE ARAÚJO -EESPA.
#fiquepordentro
#compartilheainformação

PESQUISA REALTIME BIG DATA/RECORD GOVERNO VOTOS VÁLIDOS: Fátima tem 52%; Carlos Eduardo, 48%

O instituto Realtime Big Data também calculou o percentual de votos válidos, ou seja, retirando os brancos e nulos. Esse cenário é o utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para dar o resultado final. Nele, Fátima Bezerra tem 52% contra 48% de Carlos Eduardo Alves. Os números são exatamente os mesmos apresentados pela pesquisa de hoje do instituto Seta divulgado pelo Blog do BG.
A pesquisa do Realtime Big Data foi encomendada pela Record TV e foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-01834/2018 e BR-09834/2018. A coleta dos dados aconteceu na segunda-feira (22) com 1500 entrevistados de todas as regiões do Estado. Ela foi calculada com margem de erro de 3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

PESQUISA REALTIME BIG DATA/RECORD PRESIDENTE ESTIMULADA: Haddad tem 53%; Bolsonaro, 40%

O instituto Realtime Big Data também foi às ruas para saber dos eleitores potiguares a preferência deles para a corrida presidencial de forma estimulada, ou seja, apresentando o nome dos candidatos. Nesse cenário, o candidato Fernando Haddad lidera com 53% das intenções de voto. Jair Bolsonaro aparece com 40%.
A pesquisa do Realtime Big Data foi encomendada pela Record TV e foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-01834/2018 e BR-09834/2018. A coleta dos dados aconteceu na segunda-feira (22) com 1500 entrevistados de todas as regiões do Estado. Ela foi calculada com margem de erro de 3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Promotor de vaquejadas desmente adversários de Fátima Bezerra

Marcelo da Cunha Lima Jr., membro do Conselho da Associação dos Vaqueiros do RN (ASSOVARN) e promotor de uma das Etapas do Campeonato Nacional de Vaquejadas no RN, que participou de todos os movimentos para a aprovação da PEC 304/2017, que regulamentou a Vaquejada, desmente notícias  que  divulgada, como Fakenews,  que a Senadora Fátima Bezerra foi contra a aprovação da referida PEC.
Adversários da candidata Fátima Bezerra publicaram falsas informações com o objetivo de prejudicá-la junto aos vaqueiros do RN ..

Quinze prefeitos que apoiaram outro candidato agora se integram à campanha de Fátima

Prefeitos que apoiaram o governador Robinson Faria (PSD) no primeiro turno se integram a partir de agora à campanha da candidata Fátima Bezerra (PT) ao governo do Estado: de Lagoa Salgada e Monte Alegre.
Em Lagoa Salgada o prefeito Raniere Amâncio (PSD) esteve ao lado do governador que terminou com 1.601 votos.
Fátima venceu no município com 3.400.
Carlos Eduardo ficou em terceiro com 730 votos.
Monte Alegre foi um dos municípios em que o governador Robinson Faria, com apoio do prefeito Severino Rodrigues (PSD), ganhou a eleição com 3.887 votos.
Fátima ficou em segundo com 3.486 votos e Carlos Eduardo em terceiro com 2.683.
Prefeito se Baía Formosa, Adeilson Gomes (PSD) que já votou em Fátima no 1º turno, foi ao anúncio a convite de Severino.
Em Baía Formosa Fátima obteve 2.511.
Carlos Eduardo foi o segundo colocado com 1.235 votos e Robinson o terceiro com 605 votos.


Cid Gomes diz que “Haddad é o melhor”, depois de criticar o PT e chamar petistas de babacas

Depois de fazer críticas ao PT, gritar que Lula está preso e de chamar petistas de babacas, ontem em Fortaleza, o ex-governador do Ceará Cid Gomes, irmão do ex-candidato a presidente Ciro Gomes, foi ao Facebook dizer que o candidato do partido à Presidência, Fernando Haddad, “é infinitamente melhor que o Bolsonaro”.
Veja o que ele escreveu:

PESQUISA SETA/BLOGDOBG GOVERNO VOTOS VÁLIDOS: Fátima Bezerra tem 56% e Carlos Eduardo, 44%


PESQUISA SETA/BLOGDOBG GOVERNO ESTIMULADA: Fátima Bezerra tem 42%; Carlos Eduardo Alves, 34%


PESQUISA SETA/BLOGDOBG PRESIDENTE VOTOS VÁLIDOS: Haddad tem 56% e Bolsonaro, 44%


PESQUISA SETA/BLOGDOBG PRESIDENTE ESTIMULADA: Haddad tem 45%; Bolsonaro, 35%


terça-feira, 16 de outubro de 2018

Grupo liderado pelo ex-prefeito Erivan Costa reafirma apoio à candidata ao governo Fátima Bezerra

O grupo de oposição da cidade de Lagoa Nova, liderado pelo ex-prefeito Erivan Costa e mais 6 vereadores acabam de reafirmar como já foi feito no primeiro turno, o apoio na casa 13 em Natal com a eleição da candidata Fátima Bezerra(PT) ao governo do estado.
Ainda acompanhou a comitiva o ex-candidato a prefeito nas últimas eleições Erivan Filho, os vereadores Val Araújo(PSD), Leandro Costa(PSD) E Nazareno Ulisses(patriotas). Não estavam na comitiva mas também apoiam à Fátima Bezerra nesse segundo turno o presidente da Câmara Antônio de Mariquinha(PROS), Manoel Frade(PSD), Junior de Joquinha(DEM) e do ex-prefeito João Maria Assunção.
O encontro foi mediado pelo deputado estadual eleito Francisco do PT, prefeito de Currais Novos Odon Junior e pelo deputado federal Rafael Mota.

Fátima recebe apoio de 12 prefeitos


A candidata Fátima Bezerra recebeu o apoio de 12 prefeitos e lideranças de 20 municípios do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (15). Os prefeitos Fernando Cunha (Macaíba), Laerte Paiva (Rio do Fogo), Renato de Doquinha (São Miguel do Gostoso), Polion Medeiros (São Fernando), Tiquinho (Rui Barbosa), Miguel Cabral (São Pedro), Kêka (São Bento do Trairi), Amarildinho (Caiçara do Norte), Valdemir Valentim (Pedra Grande), Cláudio Henrique (São Bento do Norte), Joaz Oliveira (Extremoz) e Babau (Marcelino Vieira) anunciaram que estão do lado certo e afirmaram que a candidata do PT é a melhor opção para governar o RN.
“Esse início de segundo turno tem sido muito proveitoso para nossa campanha. Nós temos recebido muitas declarações de apoios novos, de lideranças e pessoas que, juntos com os parceiros que estão com a gente desde o primeiro turno, confiam em um governo popular para o RN. Que sabem que, eleitos, nós iremos fazer do estado um lugar melhor de se viver”, agradeceu Fátima.
Ela disse que até o final de semana novos apoios deverão ser anunciados. “Essas lideranças se somam aos cidadãos comuns do nosso estado, que desde o início demonstram a confiança no nosso projeto. Isso nos incentiva cada dia mais”, concluiu a futura governadora.
Lideranças de outros municípios, como Nova Cruz, Vera Cruz, Espírito Santo, Parnamirim, Patu, Serra Caiada, entre outros, também conversaram com a senadora para anunciar que seguem o seu projeto.

18, 21 ou 24 anos: afinal, até que idade os filhos recebem pensão?

Resposta: Depende.
Todas essas situações são possíveis, vai depender do tipo de pensão recebida e da situação concreta do filho.
Existe a pensão alimentícia e existe a pensão por morte do INSS, cada uma com regras diferentes.
No caso da pensão alimentícia, ela é devida até os 18 anos ou até os 24 anos, caso o filho faça curso superior.
No caso da pensão por morte do INSS, recebida pelos filhos no caso de morte dos pais, essa pensão é paga até os 21 anos de idade ou sem limite de idade caso o filho tenha alguma deficiência que o incapacite para o trabalho.
Como funciona a pensão por morte do INSS?
Quando um segurado do INSS morre, seus dependentes podem receber o benefício da pensão por morte.
No caso dos filhos, esse benefício é pago até que completem 21 anos ou, em caso de invalidez ou deficiência, até que esta deixe de ocorrer.
Mas os filhos deixam de receber a pensão em dois casos, segundo a assessoria de imprensa do INSS em São Paulo:
Se os filhos forem emancipados. Exemplo: se o filho se casar antes dos 21 anos.
Se o dependente for condenado pela prática de crime doloso (quando há intenção de matar) que tenha resultado na morte do segurado, após o trânsito em julgado (Lei nº 13.135/2015).
E a pensão alimentícia?
A pensão alimentícia deve ser paga até o filho completar 18 anos, ou até 24 anos, caso continue os estudos em curso superior.
“Ao atingir a maioridade, pressupõe-se que o jovem possa exercer uma atividade laboral regular”, diz o advogado Danilo Montemurro. “Mas o pai que paga a pensão não pode, de forma automática, assim que o filho completar 18 anos, parar de pagar a pensão. Ele vai ficar devendo e pode até ser preso”, diz.
Se o filho se casar, porém, perde direito à pensão. Essa previsão está no Código Civil no artigo 1.708.
R7 – Sophia Camargo

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

PESQUISA CERTUS/FIERN VOTOS VÁLIDOS GOVERNO: Fátima tem 53,62% e Carlos Eduardo tem 46,38%

A Fiern publicou no início da manhã desta segunda-feira a 1º pesquisa de intenção realizada para o 2º turno para as eleições do RN.
A pesquisa foi realizada pelo instituto CERTUS e foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR – 00385/2018 e RN – 02146/2018. Ela foi realizada de 10 a 13 de outubro, com 1410 entrevistas, 7 regiões do RN, margem de erro 3%
GOVERNO DO RN – Se a eleição fosse hoje no cenário estimulado apenas com os votos válidos: Fátima Bezerra 53,62% Carlos Eduardo 46,38%

Apenas 3,3% dos estudantes brasileiros querem ser professores

“Meu sonho mesmo é dar aula para o ensino médio, pode ser em escola estadual, municipal ou particular”, diz Lucas dos Anjos Castro, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Botelho Reis, em Leopoldina, Minas Gerais. “Eu me vejo como professor, igual aos meus, na correria, rodando para lá e para cá, entrando em uma sala e outra. É o que eu gosto”.
O sonho com a carreira docente, como o de Castro, é cada vez mais raro. De acordo com levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), com base nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2015, apenas 3,3% dos estudantes brasileiros de 15 anos querem ser professores. Quando se trata daqueles que querem ser professores em escolas, na educação básica, esse percentual cai para 2,4%.
Nesta segunda-feira (15), no Dia do Professor, a Agência Brasil, mostra as ideias de quem quer seguir a carreira docente e de professores que não abrem mão da profissão.
“Quando eu contei para a minha mãe, ela me disse: ‘você pode ganhar mal, como será o seu futuro?’ Eu falei que queria e que se eu não trabalhar no que quero, não vou ser feliz”, diz Castro.
Um dos professores que influenciou a decisão do estudante foi João Paulo de Araújo que, além de lecionar história na Escola Estadual Professor Botelho Reis, trabalha também na Escola Estadual Doutor Pompilio Guimarães e no Colégio Equipe, que é particular. “Acho que no primeiro momento, os alunos não escolhem porque a própria família recrimina, a sociedade julga muito. Eu tenho buscado ser um professor melhor, que inspire, que mostre que a profissão é tão boa quanto qualquer outra, que tem desafio como qualquer outra”.
Araújo foi um dos vencedores do prêmio Educador Nota 10, em 2013. “É a forma que posso retribuir tudo que educação fez por mim. Venho de família humilde. Meu pai é ex-presidiário e minha mãe era doméstica. A oportunidade que eu tive foi graças à educação”.
Carreira pouco atrativa
O estudo elaborado pelo Iede mostra que a carreira docente não atrai os alunos que têm um melhor desempenho no Pisa. A avaliação internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é aplicada a estudantes de 15 anos que fazem provas de leitura, matemática e ciências. Entre os 70 países e regiões avaliados, o Brasil ficou na 63ª posição em ciências, 59ª em leitura e 65ª em matemática. Os estudantes que disseram que pretendem ser professores obtiveram 18,6 pontos a menos da média do país em matemática, 20,1 pontos a menos em ciências e 18,5 a menos em leitura.
Dentre os países participantes do Pisa, a Alemanha é o que apresenta a maior diferença entre a nota dos alunos que esperam ser professores e a média geral do país. Aqueles que querem seguir a carreira docente obtiveram 42,9 pontos a mais em matemática, 52,5 em ciências e 59,1 em leitura.
Os países com os maiores percentuais de estudantes que querem ser professores são Argélia, onde 21,7% dos estudantes querem ser professores, e Kosovo, onde esse percentual chega a 18,3%. Nesses países, no entanto, o desempenho desses alunos não é bom, “mas é muito similar ao desempenho geral dos estudantes do país, que é baixo”, diz o estudo. Coreia e a Irlanda estão também entre os países com os maiores percentuais, respectivamente 13,8 e 12,6%. Ao contrário da Argélia e Kosovo, o desempenho dos alunos é bom, chegando, na Coreia, a ser superior à média nacional.
“O que o dado brasileiro revela é o fato que a ocupação de professor está com problemas de atratividade. As pessoas que têm notas mais altas escolhem outras profissões”, diz o professor de economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Fábio Waltenberg, um dos autores do estudo Ser ou não ser professor da Educação Básica? Salário esperado e outros fatores na escolha ocupacional de concluintes de licenciaturas. Segundo Waltenberg, o salário é um dos entraves para a escolha da profissão.
Equiparação salarial
Professores de escolas públicas ganham, em média, 74,8% do que ganham profissionais assalariados de outras áreas, ou seja, cerca de 25% a menos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)Essa porcentagem subiu desde 2012, quando era 65,2%.
Por lei, pelo Plano Nacional de Educação, esse salário deve ser equivalente ao de outros profissionais com formação equivalente até 2020.
De acordo com o diretor do Iede, Ernesto Martins Faria, três aspectos contribuem para a atratividade da profissão. “Planos de carreira para professores e educadores, ações específicas de valorização, que geram estímulo e permanência, e coesão escolar. O funcionamento da escola tem a ver com visão consistente, semelhante de gestor, coordenador pedagógico e educadores”, diz.
Segundo ele, o fato de os professores serem muitos e estarem ligados a estados e municípios, muitas vezes com orçamentos restritos, dificulta sobretudo a existência de planos de carreira atrativos. “Estamos falando da carreira de 2 milhões de professores, [não apenas o Brasil], o mundo sofre para oferecer uma carreira atrativa”.
Apesar das dificuldades, a estudante de licenciatura em ciências sociais Aniely Silva, 20 anos, não desiste do sonho de ser, assim como Castro, professora de ensino médio. Ela conta que a vontade ficou mais forte após participar das ocupações de escolas em São Paulo.
“Durante as ocupações das escolas, percebi o quanto de informação não chega para nós, que somos de periferia e de escola pública. Queria conseguir levar informação para as pessoas. Quando a informação chega como conhecimento, muda a realidade das pessoas, como mudou a minha”.
Aniely arremata: “Não escolhi a profissão pelo salário e não me desmotiva. Quero estudar muito para ser muito boa no que eu faço e lutar para melhorar a educação, por mais investimento e valorização dos professores”.
Agência Brasil