Pages

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Melão potiguar tem aumento de 187% nas vendas para o mercado externo; Exportações movimentaram mais de 39 milhões de dólares de janeiro a junho deste ano

Um aumento de 187% nas vendas para o mercado externo. O melão produzido no Rio Grande do Norte movimentou mais de 39 milhões de dólares de janeiro a junho deste ano – uma produção de 65 mil toneladas – aumento que se deu, principalmente, pela migração de produtores em busca de áreas ricas para produzir.

“Principalmente porque o Ceará, que era também um grande estado produtor, tem problemas hídricos. Como não há água suficiente lá, muitos produtores migraram para o Rio Grande do Norte já desde o final do ano passado. Então, esses números começam a refletir agora, a partir do primeiro semestre deste ano”, ressaltou Luiz Roberto Barcelos, presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (COEX).

Produtores estão investindo em tecnologia (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Poços profundos
A estratégia dos produtores tem sido aproveitar o subsolo da região para perfurar poços cada vez mais profundos. A medida deve garantir o crescimento no decorrer do ano, inclusive com aumento de 5% na área plantada – 1.000 hectares a mais.

A produção do melão no Rio Grande do Norte corresponde a 50% da produção brasileira. A fruta produzida no estado abastece o mercado interno durante o ano todo. Mas, é no período da safra, que dura em média 8 meses, que o mercado internacional também sente o gosto da fruta.

A partir de agosto, mais da metade da produção do estado (que chega a 400 mil toneladas) vai principalmente para países da Europa, como Inglaterra e Espanha.
Para os próximos meses, produção deve aumentar ainda mais (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Tecnologia
Numa fazenda em Tibau, na região Oeste potiguar, quase na divisa com o Ceará, a área plantada deve permanecer a mesma: 10 mil hectares. Mas, a produção vau aumentar, já que processo de colheita será mais rápido.

Com o investimento em tecnologia feito no início do ano, o trabalho que era manual agora é mecanizado. “A gente tá esperando produzir 250 mil toneladas nos 10 mil hectares”, revelou o técnico agrícola Valmir Lins.
Por Ivanúcia Lopes, Inter TV Cabugi

0 comentários:

Postar um comentário