Pages

terça-feira, 3 de março de 2015

OS BENEFÍCIOS DA CASTANHA-DE-CAJU PARA A SAÚDE




Não se confunda: o fruto do cajuzeiro é a castanha! Muito presente na dieta brasileira, a castanha-de-caju, além de deliciosa, é uma ótima aliada da boa saúde. Ela é rica, entre outras substâncias, em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL), além de fortalecer ossos, músculos e o sistema imunológico.
A castanha faz parte do grupo das oleaginosas (assim como as nozes, avelãs e amêndoas) e possui um sabor bem característico ao paladar brasileiro. A vantagem é que não há tempo ruim: ela cresce o ano todo, servindo de ingrediente para saladas, lanches, iogurtes e outros alimentos em todas as épocas.
Antes de conhecer todos os benefícios desta delicia brasileira, é importante destacar que, apesar de muito saudável, o consumo das castanhas-de-caju deve ser moderado. A porção recomendada para o dia a dia não deve ultrapassar as 10 g (ou cinco unidades), totalizando 55 calorias.
Confira os nutrientes e benefícios desse ingrediente:
Gorduras boas: Em uma porção com 10 g de castanhas-de-caju, podemos encontrar metade, ou seja, 5 g de gorduras totais: 70% delas são consideradas “boas”, ou seja, as monoinsaturadas e poli-insaturadas, que diminuem o LDL (colesterol ruim) e aumentam o HDL (colesterol bom). Saiba mais sobre elas aqui.
Magnésio: O mineral é essencial para manter o corpo em atividade. A castanha contém 9% da recomendação diária para adultos.
Fósforo: Podemos encontrar cerca de 7% do que é recomendado por dia para um adulto diretamente na castanha. Esse mineral é ótimo para auxiliar na manutenção da saúde dos nossos ossos.
Zinco: Sabemos que os mecanismos de defesa do corpo são importantíssimos para nossa saúde. A castanha é rica em zinco, que ajuda exatamente nesta tarefa: fortalecer as defesas do organismo contra doenças e outros tipos de ameaça.
Além do delicioso sabor, agora há motivos de sobra para incluir o fruto em sua alimentação!

0 comentários:

Postar um comentário