Pages

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

“Novembro Dourado” é tema de palestra realizada pelo NASF no Centro de Reabilitação

Conscientizar as famílias sobre a importância do diagnóstico precoce dos vários tipos de câncer infanto-juvenil foi um dos principais pontos abordados durante a palestra realizada pela Prefeitura de Currais Novos através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na tarde desta segunda-feira (24) no Centro de Reabilitação “Crindélia Bezerra”. A ação faz parte da campanha nacional “Novembro Dourado” que é realizada por diversas instituições no país que trabalham com a conscientização ao câncer infantil.
De acordo com a fisioterapeuta Niedja Silvestre, esta é a primeira vez que a campanha é realizada em Currais Novos. “Nos mobilizamos para discutir este assunto que é tão importante para conscientizarmos a população sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil”, disse. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), com o diagnóstico precoce é possível que 80% dos casos tenham cura, porém a estimativa é que metade dos casos de câncer infantil no país nem sequer sejam diagnosticados.
A médica pediatra Drª Vandete Marques afirmou que no Brasil os casos de câncer infantil já representam a segunda causa de mortalidade entre crianças. “Diferente dos adultos, o câncer entre as crianças não tem uma explicação concreta, pois as crianças não têm bem definidos seus hábitos de vida”, comentou. Alguns sintomas podem alertar os pais sobre alguns tipos de câncer, como caroço no pescoço, dor de cabeça constante, dores ósseas, massa na região abdominal, entre outros.
Caso alguns desses sintomas persistam, a pediatra lembra que é importante o acompanhamento médico para investigar e examinar as causas, e assim diagnosticar a doença. O Novembro Dourado foi instituído em 2008, quando o dia 23 de novembro passou a ser o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. A cor foi escolhida para lembrar que as crianças valem ouro. Palestra Novembro Dourado 04Palestra Novembro Dourado 03Palestra Novembro Dourado 05Palestra Novembro Dourado 02

0 comentários:

Postar um comentário