Pages

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Mineradores potiguares pedem apoio de Henrique para inclusão da xelita em código

scheelita2O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu uma comissão de mineradores do Rio Grande do Norte para discutir salvaguardas para a xelita no Código de Mineração, em tramitação na Casa. O Rio Grande do Norte é o maior produtor do minério, de onde se extrai o tungstênio. Os mineradores locais expuseram ao relator do Código de Mineração, Leonardo Quintão (PMDB-MG), as dificuldades que enfrentam no mercado externo.
Participaram do encontro com Henrique Alves, além do relator, o presidente do Sindicato das Indústrias de Mineração do Rio Grande do Norte e diretor da Federação das Indústrias (Fiern), Francisco Pereira Soares; o minerador Marcelo Porto Filho; o investidor Luis antônio Vessani, do grupo Bonfim, de Lajes, e o chefe de gabinete da Fiern, Fernando Antônio Bezerra.
A mina Nosso Senhor do Bonfim, por exemplo, volta a produzir xelita, após uma pausa de quase 30 anos. Localizada no município de Lajes, a 125 km de Natal, a mina funcionou entre os anos 1973 e 1984, mas, devido a queda dos preços da xelita na década de 80 parou as atividades.

0 comentários:

Postar um comentário