
O vice-governador Walter Alves avaliou como muito positiva a missão internacional à China, na qual uma comitiva do Rio Grande do Norte apresentou as potencialidades do Rio Grande do Norte e conheceu experiências e empresas que poderão, no futuro, ser parceiros do estado.
“Foi uma viagem muito boa cujo principal objetivo foi a participação do RN na maior feira comercial do mundo, que é a feira de Cantão. Lá pudemos conhecer o que o mundo está usando e produzindo. E, da nossa parte, fizemos nosso dever de casa apresentando as oportunidades que o estado oferece em termos de bons negócios”, explicou.

“Tenho uma ótima expectativa porque os projetos que apresentamos na área de fruticultura, de energias renováveis, como o Porto-indústria Verde; na área de infraestrutura, logística e de tecnologia e inovação foram muito bem recebidos pelas pessoas com as quais conversamos”, acrescentou.

A Feira do Cantão, conhecida como Feira de Importação e Exportação da China, é considerada a maior feira comercial do mundo e é realizada semestralmente em Guangzhou, China. O evento reúne mais de 25 mil expositores e representantes de 200 países.
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a feira possui volume de negócios que supera US$ 60 bilhões por edição e é uma plataforma estratégica para networking, cooperação industrial e atração de investimentos.
Encontros e visitas
Além de participar da Feira, a comitiva do RN esteve reunida com a autoridade chinesa em Guangzhou; visitou projetos públicos de gestão de resíduos da China e conheceu o trabalho da SUS Environmental, que é referência internacional em geração de energia a partir de resíduos sólidos urbanos.

Foram visitadas também as empresas Huawei (da área de tecnologia) e Sany Energy, especializada em equipamentos e soluções de energia limpa, com foco principal em turbinas eólicas e energia solar; CPFL State Grid Energia, que atua no Rio Grande do Norte, e é uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil; e a Dahua Technology, líder global em soluções de segurança eletrônica inteligente e videomonitoramento.
Houve ainda reunião com o gerente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e um almoço com o embaixador do Brasil na China, o potiguar Marcos Bezerra Abbott Galvão.
“Acredito que conseguimos expor tudo o que temos a oferecer, projetando o RN. É uma semente que plantamos e que precisamos agora cuidar e acompanhar para colher seus frutos em breve”, disse Walter Alves.
Além do vice-governador, participaram da missão o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Alan Silveira; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Hugo Fonseca; o deputado estadual Kleber Rodrigues, que é vice-presidente da Assembleia Legislativa do RN e presidente da Frente Parlamentar Rio Grande do Norte-China; prefeitos do RN e o secretário-geral do Fórum Brasil-China, Pedro Leão.
0 comentários:
Postar um comentário