- Entre aspones, afagos e tapinhas nas costas, Dr. Tadeu anima o verão e testa lealdades

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, está vivendo dias de pura animação no veraneio. Alugou uma casa de praia daquelas bem convidativas e abriu as portas para receber convidados mais do que especiais. Por lá passaram secretários, vereadores e todo o seu fiel “staff de defensores”, numa espécie de retiro político à beira-mar, regado a sorrisos largos e elogios sem economia.
Também marcaram presença os famosos “aspones” — figuras conhecidas pela habilidade de dizer que tudo está certo, mesmo quando está tudo errado. Verdadeiras lagartixas políticas: grudam na parede, aceitam tudo sem contestar e vivem repetindo aquilo que o chefe quer ouvir, nunca o que realmente pensam. Faz parte do jogo. Tem gestor que gosta mesmo é de eco, não de contraponto.
O veraneio ganhou ainda mais peso com a visita do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza. Nos bastidores, já se cochicha que, caso Dr. Tadeu desista da candidatura a deputado, Ezequiel será seu candidato de estimação. Política também se faz com planos B, C e até D, dependendo da maré.

Outra fera da política que passou por lá foi o deputado estadual Nelter Queiroz. Tudo na maior simpatia: abraços, risadas, desejos mútuos de sucesso e aquele clima típico de verão político, onde todo mundo concorda com todo mundo… pelo menos até a despedida.
A dúvida fica para depois, quando cada um deita a cabeça no travesseiro. Será que no silêncio da madrugada as promessas continuam fazendo sentido? Ou no outro dia todo mundo acorda achando graça do que foi dito na noite anterior? Política é assim mesmo: cabe tudo, principalmente no verão.
P/S: Esta nota é um exercício de imaginação em clima de verão. Qualquer semelhança com fatos ou personagens da vida real pode ser mera coincidência… ou não.
0 comentários:
Postar um comentário