Pages

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Zenaide destina meio bilhão de reais em emendas para o Rio Grande do Norte

 


A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) já destinou meio bilhão (R$ 500 milhões) de reais para todo o Rio Grande do Norte, com valores direcionados ao caixa de cada um dos 167 municípios potiguares, a partir de emendas parlamentares a que ela tem direito legal no Orçamento Geral da União.

Desse total de repasses, que compreende um somatório desde o período como deputada federal (2015-2019) até este momento do atual mandato (2019-2027), 70% das emendas foram diretamente para a saúde pública, ajudando a construir unidades básicas de saúde, pagar exames e cirurgias, comprar ambulâncias e construir centros de atendimento para pessoas com deficiência, por exemplo.

Com mandato municipalista dedicado a promover investimentos em serviços públicos para a população potiguar, Zenaide recebeu novamente, em seu gabinete em Brasília nesta terça-feira (04), diversos prefeitos, vice-prefeitos e outras lideranças políticas locais. Em mobilização política, os gestores agradeceram pelos valores já recebidos para financiar obras e custeio nos municípios e fizeram à parlamentar novos pedidos por recursos federais.

“Já enviei verbas federais para todos os municípios do nosso Estado, sem distinção de partido e sem nenhuma discriminação. Sempre digo que a emenda não vai para o prefeito A ou B, mas para os moradores de cada cidade terem uma vida digna. Isso é direito de todos. Tenho especial atenção para os municípios, que é onde nossa população vive, mora, trabalha, precisa de hospitais, escolas, exames, segurança, emprego, bem-estar. Não existe país forte com municípios fragilizados”, assinala a senadora.

Nesse sentido, Zenaide ressalta a macro conjuntura de redução de receitas tributárias nos cofres municipais. A baixa na arrecadação impacta negativamente na capacidade das prefeituras de fazer frente ao custeio obrigatório da máquina e ainda fazer investimentos necessários. Nesse contexto, a parlamentar frisa repassar, para a área da saúde, valores sempre acima das obrigações legais de vinculação da emenda a essa finalidade.

0 comentários:

Postar um comentário