
O Governo Federal reconheceu, nesta quinta-feira (23), a situação de emergência em 65 municípios do Rio Grande do Norte afetados pela seca. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, foi emitida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e atende ao pedido do Governo do Estado, que havia solicitado o reconhecimento para 147 municípios potiguares.
Segundo a Defesa Civil Estadual, os demais municípios não incluídos na nova lista já possuíam decretos de emergência federais ou municipais vigentes, o que dispensou nova homologação. Com o reconhecimento, o estado garante continuidade às ações emergenciais de convivência com a seca, como o abastecimento de água potável, perfuração de poços, transporte por carros-pipa e apoio a atividades econômicas impactadas pela estiagem.
130 municípios com reconhecimento vigente
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fonsêca, o reconhecimento federal depende do preenchimento do Formulário de Informação de Desastre (FIDE), elaborado por cada município.
“O decreto estadual contemplou 147 municípios, mas identificamos que 73 já tinham reconhecimento federal ativo. Esses 65 que foram reconhecidos agora são os que não possuíam ou estavam no fim da vigência”, explicou o coordenador.
0 comentários:
Postar um comentário