
Uma pesquisa divulgada pela TCM Mossoró, realizada pelo Instituto TS2, trouxe um dado relevante para o cenário político do Seridó: o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), foi citado espontaneamente na disputa para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o que reforça sua presença política no estado e, especialmente, na região Seridó.
Entre as citações, além de Dr. Tadeu, aparece também o nome de Nelter Queiroz atual deputado estadual. Porém, o destaque da pesquisa, dentro do contexto seridoense, é a menção ao nome do prefeito caicoense, que passa a figurar no radar estadual a partir da gestão municipal de Caicó.
A avaliação positiva de sua gestão, que ultrapassa os 70%, o diálogo com lideranças regionais e a presença constante nas comunidades rurais e na zona urbana ajudam a sustentar a projeção do Dr. Tadeu.
Na pesquisa, o maior índice aparece no grupo de eleitores que não souberam ou não quiseram responder (68,6%), seguido por brancos/nulos/nenhum (8,8%), o que indica um cenário ainda muito aberto para as eleições de 2026, o que é natural haja vista ainda faltar pouco mais de 1 ano para o pleito eleitoral.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa ouviu 1.831 eleitores distribuídos em 68 municípios do Rio Grande do Norte. A coleta ocorreu nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro de 2025, com entrevistas presenciais realizadas com eleitores a partir dos 16 anos, seguindo dados de referência do Tribunal Superior Eleitoral (setembro de 2025) e do Censo do IBGE 2022.
- Margem de erro: 2,3 pontos percentuais (para mais ou para menos)
- Nível de confiança: 95%
- Metodologia: quantitativa, com perguntas abertas e fechadas
- Instrumento: questionário digital aplicado presencialmente
O levantamento garante representatividade estatística de todas as regiões e microrregiões do estado, respeitando a densidade eleitoral de cada território.
De acordo com a pesquisa, se a eleição fosse hoje, seriam eleitos os seguintes nomes, na seguinte ordem:
- Coronel Azevedo – 1,3%
- Ezequiel Ferreira – 1,2%
- Kleber Rodrigues – 1,0%
- Tomba Farias – 1,0%
- Nelter Queiroz – 0,9%
- Francisco do PT – 0,8%
- Isolda Dantas – 0,7%
- Cristiane Dantas – 0,7%
- Gustavo Carvalho – 0,7%
- Ubaldo Fernandes – 0,7%
- Dr. Bernardo – 0,6%
- Divaneide Basílio – 0,6%
- Galego Torquato – 0,6%
- Eudiane Macedo – 0,5%
- Luiz Eduardo – 0,5%
- Adjuto Dias – 0,5%
- Dr. Gustavo Soares – 0,5%
- Tércio Tinoco – 0,5%
- Getúlio Rêgo – 0,4%
- Nelson Diógenes – 0,4%
- Dr. Kerginaldo – 0,4%
- Dr. Tadeu – 0,4%
- Ivanailson Oliveira – 0,4%
- Júlio César – 0,4%
0 comentários:
Postar um comentário