Pages

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

William Bonner se despede do “JN” nesta sexta (31)

 31/10/2025 19h27

Foto: Reprodução

O apresentador William Bonner, 61, deixa a bancada do “Jornal Nacional” nesta sexta-feira (31). Após quase três décadas à frente do telejornal, ele anunciou a novidade no início de setembro.

A saída de Bonner do “JN” resultou em uma dança das cadeiras na emissora e quem assume seu lugar é César Tralli, que deixou o “Jornal Hoje” para ocupar o posto.

Já Roberto Kovalick passa o comando do “Hora 1” para Tiago Scheuer e estreia oficialmente como apresentador do “Jornal Hoje” também nesta sexta (31).

A passagem simbólica de um apresentador para outro acontecerá ao fim de cada edição. William Bonner é o apresentador com maior tempo à frente do “JN”, acumulando 29 anos no comando e 26 anos como editor-chefe.

A partir de 2026, ele passa a se dedicar ao programa “Globo Repórter”, onde se juntará a Sandra Annenberg. O objetivo é reduzir sua carga de trabalho para ter mais tempo com a família e projetos pessoais.

CNN

Startup potiguar se reúne com investidores Chineses em Shanghai

 

Foto: Divulgação

A DataVence, empresa potiguar especializada em inteligência artificial e inovação, marcou presença em uma missão internacional de tecnologia na China, ao lado de executivos de grandes companhias brasileiras como Panvel, SLC Agrícola, Meta e Thoughtworks.

O encontro, organizado pelo Consul do Brasil em Xangai, reuniu empresários chineses, fundos de investimento e representantes de parques tecnológicos, com foco na internacionalização de empresas, atração de investimentos e compartilhamento de tecnologia entre Brasil e China.

Representando a DataVence, o CEO Thiago Moura destacou o papel da empresa como ponte entre o Brasil e o ecossistema global de inovação, atuando em projetos que unem tecnologia, dados e transformação digital em diferentes segmentos.

“Nosso objetivo é conectar o que o Brasil tem de melhor em inovação com o que o mundo tem de mais avançado em tecnologia. A DataVence quer ser essa ponte, trazendo conhecimento, soluções e investimentos que transformem realidades”, afirmou Thiago Moura, CEO da empresa.

Geral SBT vai transmitir a Copa do Mundo FIFA de 2026 com narração de Galvão Bueno

 


Foto: reprodução

O SBT e a N Sports confirmaram parceria para transmitir a Copa do Mundo da FIFA 2026™, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. As emissoras exibirão 32 jogos, incluindo todas as partidas da Seleção Brasileira, em um modelo de simulcast, com a mesma equipe na TV aberta e na TV por assinatura.

O narrador Galvão Bueno estará de volta para comandar os jogos do Brasil, marcando sua 14ª Copa consecutiva. Ele comemorou o retorno:

“É uma emoção que se renova a cada Copa. Estar novamente com a Seleção e agora ao lado da N Sports e do SBT é um privilégio e uma responsabilidade imensa.”

O projeto também contará com Tiago Leifert, que dividirá a cobertura do maior evento esportivo do planeta.

Essa será a quinta Copa transmitida pelo SBT — as anteriores foram em 1986, 1990, 1994 e 1998. O retorno acontece 28 anos depois da última exibição.

A presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, destacou o simbolismo do momento:

“Ter a Copa no SBT em 2026, narrada por Galvão Bueno e Tiago Leifert, é histórico. Vamos oferecer uma cobertura leve, emocionante e com o DNA da nossa emissora.”

Com informações de SBT

Construtora potiguar A.Gaspar conquista o Prêmio Ouro em Sustentabilidade na maior feira de energia renovável da América Latina

 31/10/2025 19h17

Foto: Divulgação

A Construtora A. Gaspar, empresa do Rio Grande do Norte conquistou o Prêmio Ouro em Sustentabilidade pela Equipe Better Stands, na “Wind Power 2025”, a maior feira de energia renovável da América Latina, realizada em São Paulo. O estande da A. Gaspar foi o único do evento, premiado na categoria ouro.

A empresa chamou atenção por uma iniciativa inédita: reutilizar integralmente o estande do ano anterior, em vez de construir um novo, como é tradição no evento.

Com 70 metros quadrados, o espaço foi um dos maiores da feira e reaproveitou toda a estrutura, acrescentando apenas novas imagens e atualizações visuais para refletir o momento das obras da construtora.

A proposta partiu do CEO Arnaldo Gaspar Junior que decidiu conservar e armazenar o estande de 2024 para evitar desperdícios e reduzir o impacto ambiental.

Além de reaproveitar o estande, a empresa deu destinação sustentável a materiais que normalmente seriam descartados, como as lonas vinílicas (baguns), que foram transformadas em sacolas e calçados.

Essa postura reforça o compromisso da construtora com práticas de economia circular e responsabilidade ambiental.

Waldonys recebe título de cidadão do RN: “Agora sou potiguar por lei”

 


O cantor Waldonys foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na tarde desta quinta-feira (30) com o título de cidadão norte-rio-grandense. A proposição partiu do deputado Hermano Morais, com subscrição da parlamentar Divaneide Basílio.

Durante a cerimônia, Hermano Morais destacou a trajetória do homenageado e sua ligação com o estado potiguar. Ele também mencionou a escolha de Natal para a comemoração dos 50 anos do cantor em 2022, no Teatro Riachuelo, como demonstração do vínculo do artista com o Rio Grande do Norte.

Ao receber o título, Waldonys afirmou que já se sentia cidadão potiguar de coração e que a honraria o deixou feliz por poder dizer que é conterrâneo dos potiguares. “Agora eu sou potiguar por lei”, disse, externando sua gratidão eterna pelo reconhecimento recebido.

Ele definiu como “arte divina” a união de suas duas paixões – música e aviação – para levar alegria às pessoas e transformar o céu num palco de espetáculos. O artista também é piloto acrobático e paraquedista.

A cerimônia também teve música com apresentação de Waldonys ao lado do filho Luciano Moreno e do sanfoneiro Jarbas do Acordeon. Ao final, Waldonys beijou a bandeira do Rio Grande do Norte que havia

Agora eu sou cidadão potiguar e posso gritar em alto e bom tom! Gratidão!”, finalizou o cantor ao beijar a bandeira do Rio Grande do Norte.

Governadores de direita criam ‘Consórcio da Paz’ e criticam Lula após operação letal no Rio

 31/10/2025 06h17

Foto: Divulgação/Governo do RJ

Governadores de direita se reuniram no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30) para manifestar apoio ao governador Cláudio Castro (PL), após a operação policial mais letal da história do país, que deixou 121 mortos até o momento. Durante o encontro, foi anunciada a criação do “Consórcio da Paz”, grupo formado para articular ações conjuntas de combate ao crime organizado nos estados.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou por videoconferência e elogiou a atuação das forças de segurança do Rio. “O estado do Rio de Janeiro agiu muito bem, fez a diferença”, afirmou. O evento também contou com nomes cotados para disputar a Presidência em 2026, como Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás.

Em tom político, os governadores aproveitaram o momento para criticar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Zema afirmou que o presidente “vai lá fora organizar a paz em Gaza, mas deixa o povo morrendo aqui”, enquanto Caiado destacou que estados governados pelo PT, como a Bahia, concentram altos índices de violência. “O divisor é moral. Quem quer seriedade e cumprimento da lei está aqui; quem quer Lula e Maduro, fique com eles”, disse.

A reunião também marcou uma demonstração de força de Castro, que vem travando embates com o governo federal sobre a operação. O governador garantiu que as ações das forças de segurança vão continuar: “Onde houver barricada, haverá operação.” Ele recebeu aplausos dos colegas e pediu apoio com agentes e equipamentos para reforçar o combate ao crime.

Com informações da Folha de S.Paulo

VÍDEO: Rio lança “consórcio da paz” e desafia facções: “Armas de guerra nas mãos de criminosos são terrorismo”

 31/10/2025 06h07

Imagens: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou nesta quinta-feira (30) o “consórcio da paz”, grupo de estados focado em segurança pública. A proposta é integrar inteligência, contingente policial e recursos financeiros para enfrentar o crime organizado. A sede será no Rio, mas o comando será coletivo: “Do Rio e para o Brasil”.

A iniciativa reuniu governadores aliados, como Jorginho Mello (SC), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO) e Eduardo Riedel (MS). Tarcísio de Freitas (SP) participou por videoconferência, e o Distrito Federal enviou a vice Celina Leão (PP), segundo  CNN. A ideia é estender o consórcio a todos os 27 estados, formando uma frente nacional contra o crime pesado.

O anúncio vem logo após a megaoperação contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou 121 mortos, sendo quatro policiais. “Desafio alguém a portar um fuzil em Paris, Londres ou Nova York e sobreviver mais de 20 segundos. Aqui, armas de guerra nas mãos de criminosos são terrorismo, ponto”, disse Castro.

O governador reforçou a intenção de classificar facções como o Comando Vermelho como organizações terroristas.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

RN pode perder até R$ 1 milhão em receitas com paralisação da Agência Nacional de Mineração

 


A paralisação das atividades da Agência Nacional de Mineração (ANM), devido à falta de recursos orçamentários, pode causar uma perda de cerca de R$ 1 milhão na arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) no Rio Grande do Norte até o fim de 2025. A estimativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) considera os impactos tanto para o estado quanto para os municípios.

De acordo com Paulo Morais, Coordenador de Desenvolvimento Mineral do RN, com a paralisação, operações minerárias poderão sofrer atrasos ou bloqueios nas etapas de autorização e renovação de títulos minerários, licenciamento ambiental ou concessão de pesquisa e lavra: “A própria ANM já informou que suas atividades de outorga, gestão e fiscalização estão comprometidas. Isso significa maior tempo de espera para obtenção de títulos de pesquisa e lavra, adiamento de novos projetos e aumento de custos”.

No RN, até outubro de 2025, já foram arrecadados cerca de R$ 7,7 milhões com a CFEM, segundo dados da ANM e da SEDEC. Para o coordenador, esses recursos “reforçam o orçamento municipal, viabilizam investimentos em infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento comunitário”.

Os investimentos no setor mineral potiguar também serão impactados. O estado é produtor de minérios como scheelita, rochas ornamentais, feldspato e ouro. A paralisação da ANM deve provocar maior tempo de espera para a obtenção de títulos de pesquisa e lavra, adiamento de novos projetos e aumento de custos. “Essa incerteza regulatória tende a afastar investidores e elevar o custo de capital de quem pretende investir no setor mineral potiguar”, disse o coordenador.

(mais…)

Santuário de Deus Pai Todo-Poderoso é inaugurado no Sertão; veja imagens

 


Na última terça-feira (28) foi inaugurado o Santuário de Deus Pai Todo-Poderoso entre os municípios de Malta e Condado, no Sertão da Paraíba. Novo marco de espiritualidade, o destino se torna um dos principais para peregrinação e turismo religioso do Nordeste. 

A obra foi construída ao longo de mais de dez anos pela Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus (CSMCJ). Erguido no alto de uma montanha, o santuário une arquitetura monumental, inspiração espiritual e propósito social, projetando o Sertão como um novo polo de religiosidade e desenvolvimento regional.

A inauguração contou com uma celebração presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo da Diocese de Patos, e reuniu fiéis de várias cidades do Sertão e de outros estados. 

Veja vídeo:

Sobre o Santuário

De acordo com a comunidade religiosa, a origem do projeto remonta a uma revelação recebida pela fundadora, conhecida entre os fiéis como “Mãezinha”, em 2009. Em oração, ela teria visualizado uma montanha que deveria abrigar o templo consagrado a Deus Pai Todo-Poderoso. Ao visitar a região de Condado meses depois, reconheceu o local exato.

Com 6.300 m² de área construída, o templo apresenta linhas arquitetônicas inspiradas na arte sacra medieval, nas cores branco e dourado, e um espaço central com capacidade para cerca de 3 mil pessoas. No interior, pinturas sacras feitas à mão e uma escadaria de 99 degraus já se tornaram símbolos de penitência e fé entre os visitantes.

Além de sua dimensão espiritual, o novo santuário também representa um impulso ao turismo religioso da Paraíba, setor que movimenta bilhões no país. Localizado em uma rota estratégica, o templo deve atrair peregrinos e fortalecer a economia local, gerando oportunidades em hospedagem, alimentação, transporte e comércio.

BNews Natal

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

VÍDEO: ‘De vítimas lá, só tivemos os policiais’, diz Cláudio Castro, governador do RJ

 

O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro disse nesta quarta-feira (29) que a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, a mais letal da história do Rio, foi um “sucesso”.

“Temos muita tranquilidade de defendermos tudo que fizemos ontem. Queria me solidarizar com a família dos quatro guerreiros que deram a vida para salvar a população. De vítima ontem lá, só tivemos esses policiais”, afirmou Castro.

Sobre a contagem de mortos na operação Castro disse:

“Temos que ser muitos responsáveis. A nossa contabilidade conta a partir do momento que os corpos entram no IML. A Polícia Civil tem a responsabilidade enorme de identificar quem eram aquelas pessoas. Eu não posso fazer balanço antes de todos entrarem. Daqui a pouco vira uma guerra de número. Nós não vamos trabalhar assim”, explicou.

Jovem Pan e g1

Dr. Tadeu e Nelter Queiroz aparece entre os nomes mais citados para deputado estadual, aponta nova pesquisa

 


Uma pesquisa divulgada pela TCM Mossoró, realizada pelo Instituto TS2, trouxe um dado relevante para o cenário político do Seridó: o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), foi citado espontaneamente na disputa para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o que reforça sua presença política no estado e, especialmente, na região Seridó.

Entre as citações, além de Dr. Tadeu, aparece também o nome de Nelter Queiroz atual deputado estadual. Porém, o destaque da pesquisa, dentro do contexto seridoense, é a menção ao nome do prefeito caicoense, que passa a figurar no radar estadual a partir da gestão municipal de Caicó.

A avaliação positiva de sua gestão, que ultrapassa os 70%, o diálogo com lideranças regionais e a presença constante nas comunidades rurais e na zona urbana ajudam a sustentar a projeção do Dr. Tadeu.

Na pesquisa, o maior índice aparece no grupo de eleitores que não souberam ou não quiseram responder (68,6%), seguido por brancos/nulos/nenhum (8,8%), o que indica um cenário ainda muito aberto para as eleições de 2026, o que é natural haja vista ainda faltar pouco mais de 1 ano para o pleito eleitoral.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa ouviu 1.831 eleitores distribuídos em 68 municípios do Rio Grande do Norte. A coleta ocorreu nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro de 2025, com entrevistas presenciais realizadas com eleitores a partir dos 16 anos, seguindo dados de referência do Tribunal Superior Eleitoral (setembro de 2025) e do Censo do IBGE 2022.

  • Margem de erro: 2,3 pontos percentuais (para mais ou para menos)
  • Nível de confiança: 95%
  • Metodologia: quantitativa, com perguntas abertas e fechadas
  • Instrumento: questionário digital aplicado presencialmente

O levantamento garante representatividade estatística de todas as regiões e microrregiões do estado, respeitando a densidade eleitoral de cada território.

De acordo com a pesquisa, se a eleição fosse hoje, seriam eleitos os seguintes nomes, na seguinte ordem:

  1. Coronel Azevedo – 1,3%
  2. Ezequiel Ferreira – 1,2%
  3. Kleber Rodrigues – 1,0%
  4. Tomba Farias – 1,0%
  5. Nelter Queiroz – 0,9%
  6. Francisco do PT – 0,8%
  7. Isolda Dantas – 0,7%
  8. Cristiane Dantas – 0,7%
  9. Gustavo Carvalho – 0,7%
  10. Ubaldo Fernandes – 0,7%
  11. Dr. Bernardo – 0,6%
  12. Divaneide Basílio – 0,6%
  13. Galego Torquato – 0,6%
  14. Eudiane Macedo – 0,5%
  15. Luiz Eduardo – 0,5%
  16. Adjuto Dias – 0,5%
  17. Dr. Gustavo Soares – 0,5%
  18. Tércio Tinoco – 0,5%
  19. Getúlio Rêgo – 0,4%
  20. Nelson Diógenes – 0,4%
  21. Dr. Kerginaldo – 0,4%
  22. Dr. Tadeu – 0,4%
  23. Ivanailson Oliveira – 0,4%
  24. Júlio César – 0,4%

PESQUISA CONSULT: 2º cenário mostra Allyson com 35,35% e Álvaro 24,24%

 29/10/2025 10h17

Foto: Consult

A Consult também questionou os eleitores sobre o cenário onde o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), substitui o senador Rogério Marinho. Nessa situação a liderança é de Allyson Bezerra com 35,35%, enquanto Álvaro surge com 24,24% e Carlos Eduardo Xavier 6,18%. Nenhum teve 14,82%, e 19,41% não souberam dizer.

Nesta disputa, em maio, o mossoroense tinha 32,18% e chegou a 36,41% em agosto. Já Álvaro tinha 22,41% no primeiro levantamento e atingiu 22,18% no segundo. Enquanto Cadu registrou 3,47% e 4,94%, respectivamente.

A pesquisa deste mês foi realizada entre os dias 23 e 27 de outubro e tem 2,3% de margem de erro, com confiabilidade de 95%. Ao todo, foram 1,7 mil entrevistados nas 12 regiões do Estado. Nesta disputa, nenhum dos candidatos foi a opção de 13,59%, e 21,29% não souberam dizer.

Lula convoca ministros para discutir resposta do governo à crise de segurança no Rio

 29/10/2025 09h57

Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência com ministros para a manhã desta quarta-feira (29), no Palácio da Alvorada, a fim de discutir a crise de segurança pública no Rio de Janeiro, que já deixou ao menos 64 mortos. Segundo integrantes do governo, Lula não tinha plena dimensão da gravidade da situação enquanto retornava de viagem ao Sudeste Asiático, pousando em Brasília na noite de terça-feira.

Entre os convocados para o encontro estão Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Comunicação Social) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública). A discussão ocorre após a constatação de que o governo federal não foi informado previamente sobre a operação deflagrada pelo governador Cláudio Castro (PL) nos complexos do Alemão e da Penha.

Na véspera, o vice-presidente Geraldo Alckmin havia reunido ministros e representantes das forças de segurança para tratar do tema. Durante a reunião, foi relatado que nem o Ministério da Justiça nem as forças federais haviam sido consultadas sobre a ação policial. Gleisi Hoffmann afirmou que “operações dessa magnitude precisam ser integradas com o governo federal” e ressaltou que Castro não pediu a decretação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), medida necessária para o uso de blindados das Forças Armadas.

Em nota, a Casa Civil informou que Rui Costa entrou em contato com o governador e ofereceu vagas em presídios federais para líderes de facções criminosas, além de sugerir uma reunião de emergência no Rio com ele e o ministro Lewandowski. O encontro deve definir as próximas medidas do governo federal para conter a escalada da violência no estado.

Com informações do O Globo

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Minuto da Câmara Municipal de Natal (RN)



Luxo e crime no Complexo do Alemão: CV tinha “resort” com piscina e suítes de alto padrão

 28/10/2025 21h47

Imagens: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro destruiu um verdadeiro “oásis do crime” no Complexo do Alemão. O Comando Vermelho mantinha no alto da comunidade um imóvel digno de resort: piscina de azulejos importados, área gourmet com churrasqueira embutida, suítes climatizadas com porcelanato e iluminação sofisticada. Um luxo em meio aos barracos, usado como refúgio e ponto de encontro de chefes do tráfico.

A ofensiva mobilizou 2,5 mil agentes da Polícia Civil, Polícia Militar e unidades especiais. Helicópteros sobrevoaram a comunidade e blindados avançaram por becos e vielas, enquanto moradores relataram horas de tiroteio e explosões. A operação é considerada a maior desde 2010, quando traficantes fugiram em massa da Vila Cruzeiro para o Alemão.

No confronto, 64 pessoas morreram e 81 foram presas, incluindo 20 suspeitos ligados diretamente ao tráfico e dois policiais civis que teriam repassado informações aos criminosos. Apesar do cerco, parte do grupo conseguiu escapar por túneis e passagens camufladas entre casas e muros, lembrando antigas manobras do crime organizado na região.

Investigadores destacam que o “Oásis do CV” era mais que luxo: funcionava como base logística estratégica do Comando Vermelho, controlando operações e mantendo chefes protegidos, enquanto impunha medo na Zona Norte do Rio. A ação deixa claro: mesmo no luxo, o crime não está imune à lei.

Senado dos EUA aprova fim das tarifas sobre produtos brasileiros

 


Foto: Reprodução

O Senado dos Estados Unidos aprovou a anulação das tarifas extras de 40% sobre produtos brasileiros, impostas durante o governo Donald Trump. A medida, aprovada por 52 senadores, agora segue para votação na Câmara dos Representantes, onde enfrenta resistência da maioria republicana.

A resolução revoga as taxas aplicadas com base na Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional (IEEPA). A justificativa usada por Trump, de emergência econômica envolvendo o Brasil, é considerada infundada pelos autores da nova medida, que apontam que a balança comercial é superavitária para os EUA.

Entre os produtos mais afetados pelas tarifas estavam café, petróleo e suco de laranja. O senador Tim Kaine, democrata da Virgínia e um dos autores do projeto, afirmou que a medida deve reduzir o impacto econômico sobre consumidores americanos e restaurar “racionalidade” à política comercial dos EUA. Apenas alguns republicanos, como Rand Paul, apoiaram a proposta.

Apesar da vitória simbólica no Senado, analistas alertam que a resolução pode travar na Câmara, controlada pelos republicanos, que têm mecanismos para barrar propostas contrárias às diretrizes partidárias. Se aprovada, a medida representará uma reversão histórica na política tarifária americana contra o Brasil, encerrando anos de atrito comercial iniciado na era Trump.

Foto com Trump se torna a mais popular de Lula nas redes

 


Foto: Reprodução

A foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), tornou-se em poucos dias a publicação com maior engajamento nas redes sociais do brasileiro.

A imagem foi divulgada no domingo (26.out.2025) e feita pelo fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, durante o encontro entre os 2 em Kuala Lumpur (Malásia).

Segundo dados do instituto de pesquisa Quaest, a publicação alcançou 72 milhões de visualizações, 778 mil menções, 22 milhões de curtidas e 7,5 milhões de compartilhamentos. O levantamento considerou plataformas como Instagram, X, TikTok e Facebook.

A publicação anterior com mais engajamento de Lula também era uma foto de Stuckert, de 2021. Na imagem, o presidente aparece com a mulher, Rosângela Lula da Silva, a Janja.

Na época, ainda antes da eleição de 2022, a foto teve 65 milhões de visualizações, 4,6 milhões de menções, 19 milhões de curtidas e 7 milhões de compartilhamentos.

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, o resultado mostra que a diplomacia do século 21 é feita “nas redes sociais e nas mesas de negociação”.

“A foto publicada e amplamente visualizada é um exemplo claro da política como imagem, que mesmo sem legenda fala sobre o que aconteceu. O sorriso, a postura, o aperto de mão, tudo é simbólico”, disse.

A Quaest usou sua ferramenta QuaestScan para o mapeamento e analisou também os sentimentos do público. Dos comentários analisados, 54% foram neutros, 26% positivos e 20% negativos.

“É resultado da guerra de narrativas. A direita tentando emplacar a menção a Bolsonaro, a esquerda tentando comemorar a virada e a maioria observando”, disse Nunes, em referência às citações ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a reunião.

O instituto também fez a comparação com a foto do ex-presidente Barack Obama (Partido Democrata) com a sua mulher, Michelle Obama, de janeiro de 2012. A publicação alcançou 63 milhões de visualizações, além de 2,8 milhões de menções, 3,9 milhões de curtidas e 1,4 milhão de compartilhamentos.

O encontro de Kuala Lumpur foi considerado amistoso pelos 2 lados, com o presidente norte-americano mais ouvindo do que falando, segundo autoridades brasileiras que acompanharam a conversa.

A reunião durou 45 minutos e terminou sem que Trump anunciasse a revogação das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. O republicano, porém, aceitou discutir uma revisão das taxas.

Lula pediu a suspensão das tarifas e das punições da Lei Magnitsky ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e à mulher dele, Viviane Barci de Moraes.

O presidente brasileiro classificou a conversa como “franca e construtiva”. Já Trump disse que deve firmar acordos comerciais depois do encontro bilateral.

Poder360

Kleber e Ezequiel disputam liderança; Robson Carvalho, Júlio César, Dr. Gustavo, Eriko Jácome e Cíntia Pinheiro urgem entre prováveis eleitos, aponta pesquisa

 


Ano que vem, os potiguares irão eleger seus 24 representantes no Legislativo Estadual.

Nesta segunda rodada estadual da série de pesquisas edia/oPotengi para o Rio Grande do Norte, 63 nomes foram citados pelos eleitores entrevistados.

Para deputado estadual, são 37,85% os potiguares que dizem já saber em quem votarão nas eleições de 2026.

A escolha é feita pelo entrevistado sem o auxílio de uma relação prévia de possíveis candidatos. Confira o total de citações dos nomes lembrados pelos potiguares.

  • Kleber Rodrigues: 32
  • Ezequiel Ferreira: 30
  • Tomba: 28
  • Eudiane Macedo: 27
  • Isolda Dantas: 26
  • Adjuto Dias: 26
  • Francisco do PT: 25
  • Dr. Bernardo: 25
  • Galeno Torquato: 25
  • Robson Carvalho: 25
  • Cristiane Dantas: 24
  • Gustavo Carvalho: 23
  • Dr. Kerginaldo: 23
  • Coronel Azevedo: 21
  • Júlio César: 21
  • Ubaldo Fernandes: 20
  • Dr. Gustavo: 19
  • Eriko Jácome: 19
  • Divaneide Basílio: 18
  • Ivanilson Oliveira: 18
  • Nélter Queiroz: 18
  • Luiz Eduardo: 18
  • Taveira Jr.: 18
  • Getúlio Rego: 16
  • Hermano Moraes: 16
  • Terezinha Maia: 15
  • Cíntia Pinheiro: 15
  • Neilton Diógenes: 15
  • Jorge do Rosário: 12
  • Carol Pires: 12
  • Camila Araújo: 11
  • Ivan Júnior: 11
  • Dr. Thiago Almeida: 11
  • Dr. Tadeu: 11
  • Larissa Rosado: 9
  • Bibi Costa: 9
  • Albert Dickson: 6
  • Anne Lagartixa: 6
  • Vivaldo Costa: 5
  • Kaline de Dr. Bernardo: 5
  • Flávio de Beroi: 5
  • Subtenente Eliabe: 5
  • Dison Lisboa: 4
  • Antônio Macaco: 3
  • Ney Lima: 2
  • Zé Lins: 2
  • Márcia Maia: 2
  • Sancler: 2
  • Cabo Deyvison: 2
  • César Maia: 2
  • Maurício Filho: 2
  • Clóvis Júnior: 1
  • Michael Diniz: 1
  • Júlia Arruda: 1
  • Clarissa Matias: 1
  • Luciano Santos: 1
  • Dr. Cubano: 1
  • Wellington Bernardo: 1
  • Jumária: 1
  • Babá Pereira: 1
  • Dr. Pio: 1
  • Giovani do Melão: 1
  • Clorisa Linhares: 1
  • NS/NR: 1165
  • Branco/Nulo: 78

Sobre a pesquisa

A pesquisa Instituto Media/oPotengi ouviu 2.000 eleitores com 16 anos ou mais, em 72 municípios do Rio Grande do Norte, entre os dias 18 e 21 de outubro de 2025. A margem de erro d