Pages

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Tarifaço: Governo do RN participa de articulação nacional para proteção da economia

 


A governadora Fátima Bezerra e o secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, participaram na terça-feira (5) da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), em Brasília, que teve como foco os impactos econômicos causados pela nova política tarifária dos Estados Unidos.

Na sequência, Fátima Bezerra integrou a comitiva de governadores do Nordeste em audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros, reforçando o posicionamento regional diante do chamado “tarifaço” imposto pelo governo norte-americano.

“O Rio Grande do Norte não vai se curvar diante de medidas que colocam em risco a nossa economia e os empregos do nosso povo. Estamos agindo com rapidez e responsabilidade, em articulação com o governo federal e os demais estados do Nordeste, para proteger os setores produtivos e garantir que o nosso estado continue crescendo com desenvolvimento e inclusão”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A agenda reforça o protagonismo do Rio Grande do Norte nas articulações nacionais para proteger as economias locais. O novo pacote de sobretaxas anunciado pelo governo dos EUA atinge diretamente 96% das exportações potiguares para o país, com impacto em 45 dos 47 produtos da pauta, principalmente frutas, pescados, sal, mel, ceras vegetais, pneus e minérios. Apenas derivados de petróleo e, possivelmente, castanhas de caju, ficam de fora da taxação de 50%.

Durante a reunião com o presidente Lula, os governadores nordestinos apresentaram dados e argumentos sobre os efeitos severos da medida em setores estratégicos para a economia e o emprego na região. Segundo o presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PI), o governo federal deve anunciar, em breve, uma série de medidas para mitigar os impactos, incluindo crédito emergencial, incentivos fiscais e ampliação das compras públicas.

A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também participaram do encontro.

Reação imediata no RN

0 comentários:

Postar um comentário