A Mesa do Senado será renovada neste sábado (1º de fevereiro) com a eleição do presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro secretários suplentes para mandato de dois anos. Nessa quarta-feira (29), o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, assinou o Ato 2/2025, que prevê as regras desse processo eleitoral.
A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e para os demais cargos da Mesa Diretora também acontece neste sábado (1º). O mandato é de dois anos e, para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno. O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.
Os três senadores do RN e os oito deputados federais estarão presentes.
Além deles, nos bastidores estarão o ex-senador José Agripino, o prefeito de Natal e ex-deputado Paulinho Freire, bem como o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias.
Agripino preside o União Brasil no RN e faz parte do diretório nacional. É o partido de Davi Alcolumbre que será eleito presidente do Senado Federal e é amigo pessoal de Paulinho Freire.
Já Álvaro Dias preside no RN o Republicanos, partido do futuro presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), que será eleito com o voto do deputado federal Robinson Faria (PL), que está de olhos bem abertos e direcionados ao partido presidido por Dias.
Heitor Gregório
0 comentários:
Postar um comentário