Pages

terça-feira, 2 de julho de 2024

Política [VÍDEO] Lula compara Trump a Bolsonaro: ‘Abria a boca, era como uma latrina’

 02/07/2024 19h44

O presidente Lula (PT) nesta terça-feira (02) defendeu Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e estabeleceu uma comparação entre o ex-presidente Donald Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante uma entrevista, Lula fez um paralelo entre as eleições americanas deste ano e as eleições brasileiras de 2022. Ele refutou a sugestão de que teme enfrentar críticas relacionadas à idade, como as enfrentadas por Biden, que foi criticado por seu desempenho no debate presidencial da semana passada.

Lula destacou que, apesar de Biden ser “mais lento”, Trump é “mais agressivo e propenso a mentir”. “O jornal The New York Times relatou que ele disse várias mentiras durante o debate”, argumentou o presidente em uma entrevista à Rádio Sociedade da Bahia.

“[Trump] era como meu adversário: ele [Bolsonaro] não tinha compromisso com nenhuma verdade. Abria a boca, era como se fosse uma latrina, tá lá falando bobagem — e não tem respeito pelo povo”, disse.

“Somente o Biden pode dizer se ele pode concorrer ou não, eu não tenho condições de dar palpite”, afirmou. “Eu acho que Biden tem de tomar a decisão: eu tô bem, eu vou candidato; se eu não tô bem, eu vou parar.”

Biden, com 81 anos, tem sido alvo de críticas da oposição devido à sua reação em algumas situações. Lula, aos 78 anos, terá a mesma idade de Biden em 2026, mas afirmou não temer enfrentar desafios semelhantes aos do colega.

Contudo, Lula não confirmou sua candidatura presidencial. Embora tenha prometido anteriormente não buscar a reeleição, citando sua idade como motivo, o presidente agora admite que pode considerar um quarto mandato se isso for necessário para “impedir que os negacionistas retornem”. Ele sutilmente reconhece que o governo e o PT ainda não conseguiram identificar um sucessor.

Lula está na Bahia desde ontem (1º), participando de inaugurações e anúncios de obras. Ele esteve presente na cerimônia de entrega da duplicação da BR-116 em Feira de Santana, a 120 km de Salvador, e também participou de outro evento na capital baiana.

*Com informações do UOL e Portal 98Fm

0 comentários:

Postar um comentário