Pages

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Rompimento entre Álvaro e Paulinho racha bolsonarismo e pode aproximar prefeito e PT

 26/04/2023 | 11:39

As especulações em torno de um possível rompimento entre o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) têm sido analisadas no meio político como um verdadeiro racha na base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Norte, o que poderá provocar uma reaproximação entre o prefeito da capital e a governadora Fátima Bezerra (PT).

O clima de tensão entre Álvaro e Paulinho ficou evidente após Paulinho afirmar, em entrevista ao programa Foro de Moscow no YouTube, que pretende concorrer à prefeitura mesmo que não tenha o apoio de Álvaro Dias, embora admita que procura uma composição com o prefeito.

Dois dias após essa declaração dada pelo deputado, o prefeito de Natal mandou exonerar, sem aviso prévio, cargos que o parlamentar mantinha na prefeitura. Nos bastidores, a declaração de Paulinho sobre o apoio de Álvaro foi tratada como o possível causa.

Apesar das especulações pós-exonerações, Álvaro não fala em rompimento, mas afirma que o que fez foi apenas uma reacomodação de sua base na Câmara de Natal. Ele não explicou, no entanto, porque essa reacomodação atingiu justamente os cargos de Paulinho.

Diante da nova realidade, Álvaro Dias deverá se aproveitar dessa situação para se distanciar do grupo bolsonarista no Estado, sobretudo do senador Rogério Marinho (PL). A ideia do gestor seria se aproximar de Fátima Bezerra e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visando conseguir os recursos necessários para tocar importantes obras que estão em andamento em Natal, como o Hospital Municipal, o enrocamento de Ponta Negra e a engorda da praia, o que o possibilitaria terminar seu mandato de prefeito com uma boa avaliação entre os natalenses.

Preocupado com a administração da cidade, Álvaro Dias não enxergaria nenhuma dificuldade em deixar o grupo que ele apoiou nas eleições do ano passado e migrar para a base lulista. A consequência direta dessa mudança de posicionamento do prefeito seria uma possível aliança com vista às eleições municipais, em que Álvaro poderia apoiar a candidata de Fátima, a deputada federal Natália Bonavides (PT), e indicar o vice da chapa, que seria o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega.

Apesar de hoje estarem em grupos opostos, Fátima e Álvaro se conhecem há décadas e já foram colegas de Assembleia Legislativa, quando foram deputados estaduais juntos. Em vários momentos já caminharam unidos, como por exemplo na época em que o prefeito liderava o PDT no Rio Grande do Norte.

Essa possível reaproximação terá consequências também para 2026, quando Álvaro Dias poderá ser candidato ao governo ou ao senado ao lado de Fátima, que por sua vez deverá renunciar ao mandato de governadora para concorrer ao senado. Em 2026 estarão em disputa duas vagas para o Senado, além da vaga para governador, que deverá ser disputada por Walter Alves (MDB), caso Fátima renuncie.

0 comentários:

Postar um comentário