Pages

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Setor agro do RN procura solução para exportar safra 22/23 à Europa

 


Responsável por 62,5% das exportações do Rio Grande do Norte, o setor agropecuário tem grande participação na economia estadual. De acordo com a Federação da Agricultura, Pecuária e da Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Faern), a presença do agro nas exportações potiguares têm a presença principalmente da fruticultura – como o melão – e de pescados. No entanto, o setor vive na expectativa em saber como será a exportação do que foi produzido na safra 2022/2023, que termina em agosto deste ano. Mesmo com apoio do governo, o desfecho ainda é desconhecido pelo segmento.

Segundo José Vieira, presidente da Faern, o Porto de Natal tem papel relevante na exportação de frutas para a Europa, com outros estados optando pelo terminal portuário da capital potiguar. “O porto do RN é um porto especializado para exportação de frutas. Então, a logística e a operacionalidade dele é muito mais eficiente e é o porto mais perto da Europa. Petrolina [em Pernambuco] prefere exportar pelo Porto de Natal, porque a fruta chega mais rápido na Europa do que se eu mandar pelo porto de Suape, em Pernambuco. Todas as frutas do vale do São Francisco, da Paraíba, algumas de Pernambuco e até da Bahia, para você ter ideia, sobem para ser exportadas aqui no RN”, explicou.

No entanto, de acordo com a Federação que representa o setor agropecuário, existe um fator de preocupação para os produtores locais do segmento de fruticultura já para a safra 2022/2023. No ano passado, a empresa francesa CMA-CGM, que opera em Natal, anunciou que deixará de operar no estado, por conta da impossibilidade de que navios maiores consigam chegar ao terminal natalense. “O que isso quer dizer? O RN não vai ter navio para exportar pelo porto de Natal. Isso por conta de vários fatores. Primeiro, com relação à ponte [Newton Navarro], ela tem uma limitação grande da entrada de grandes navios, hoje em dia todas as empresas estão buscando eficiência. Uma coisa é um navio transportar 500 contêineres, outra é um navio maior transportar mil contêineres, o preço do custo diminui. E isso faz com que os outros estados absorvam essa demanda”, observou.

Alguns produtores de fora do estado, já negociaram, inclusive o escoamento por outros estados do Nordeste. “Geralmente os produtores e os exportadores negociam o frete antes do início da safra. Então os produtores de manga, principalmente da região de Petrolina, já negociaram com a MSC e a manga vai sair pelo Ceará. Eles já negociaram frete. Então estão com a vida resolvida. E assim, todas as empresas estão buscando as melhores negociações para cada uma para escoar sua produção”, adiantou.

0 comentários:

Postar um comentário