Pages

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Familiares e amigos dão adeus a Glória Maria em cerimônia íntima no Rio

 03/02/2023 17h47

Reprodução 

Em clima de comoção, amigos e familiares de Glória Maria compareceram nesta sexta-feira, 3, ao Crematório e Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro, para prestar às últimas homenagens a jornalista, que morreu ontem, 2, em decorrência de um câncer com metástases cerebrais. A expectativa é que a cerimônia restrita dure até 18h.

O carro da funerária com o corpo da jornalista chegou ao local pouco depois das 9h. Roberto Marinho Neto foi o primeiro a chegar na cerimônia. Maria e Laura, filhas de Glória Maria, chegaram acompanhadas da atriz Marina Ruy Barbosa, de quem a jornalista foi madrinha de casamento, e do autor Bruno Astuto.

A despedida reuniu muitos jornalistas, entre eles Pedro Bial, Leilane Neubarth e Maju Coutinho, além de famosos –como Narcisa Tamborindeguy, Luiza Brunet, Klebber Toledo e Camila Queiroz. Executivos da Rede Globo, como Ali Kamel, Ricardo Villela, Renato Ribeiro e o ex-diretor-geral Carlos Henrique Schroder também marcaram presença na despedida.

Muitos dos presentes deixaram o local bastante abalados sem falar com a imprensa. Outros, no entanto, destacaram o pioneirismo da jornalista na TV e descreveram seu importante legado para o mundo.  

“Ela foi uma mulher que abriu portas [para os jornalistas negros]. Se eu estou aqui, tem Glória nesse caminho e eu só a agradeço pela existência dela. Eu vim aqui claro, com lamento pela morte, mas também em celebração pela existência dela, que foi de um pioneirismo incrível e de importância que eu nem sei mensurar. Ela rompeu barreiras e autorizou que pessoas como eu estivessem onde estão. A mensagem que ela deixa para mim é de existir e resistir”, disse a jornalista Maju Coutinho ao chegar no velório da apresentadora.

O Padre Jorjão, responsável pela celebração da missa da cerimônia, também destacou o legado de Glória. “Ela sempre foi uma pessoa de muita luz, de muito amor e que sempre buscou muito a Deus. Muita gente deve estar contente no céu porque ela chegou”, afirmou.

Já Luiza Brunet destacou que Glória jamais será esquecida. “A gente não entende a morte quando ela chega, principalmente de uma pessoa que o Brasil ama. Mas vimos o amor dos brasileiros por ela. Sempre vou me lembrar dela como uma mulher inspiradora, engraçada, divertida. Uma mulher atemporal, única e que servirá de inspiração para muitas mulheres que virão ainda. Ela era extraordinária.”

Luta contra o câncer

Glória Maria, jornalista e um dos ícones da TV brasileira, morreu nesta quinta-feira, 2, no Rio de Janeiro. Em nota, a TV Globo informou que a morte ocorreu por causa de metástases de um câncer que a jornalista enfrentava desde 2019, quando foi diagnosticado. Ela estava internada no Hospital Copa Star, onde veio a falecer.

“Em 2019, Gloria foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicamente, inicialmente também com êxito. Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias”, diz a nota.

“Glória marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais”, acrescenta a emissora.


Terra
 

0 comentários:

Postar um comentário