Pages

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Pesquisa Exatus: Candidato apoiado por Álvaro Dias é o preferido dos natalenses para a sucessão em 2024

 


Pesquisa do instituto Exatus, encomendada pelo jornal Agora RN aponta que, faltando pouco mais de um ano e meio para o início do processo eleitoral de 2024, quando os eleitores vão escolher novos prefeitos e vereadores, o quadro ainda é de muita indefinição quanto à disputa da Prefeitura do Natal.

No cenário espontâneo, quando o entrevistado pode citar qualquer nome ao ser perguntado, 50,78% apontam que não sabem em quem votar no próximo pleito para a Prefeitura do Natal e outros 17,18% dizem que deverão votar em branco ou nulo. Porém, nos cenários de pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de possíveis candidatos ao entrevistado, o cenário muda e uma liderança política mostra força: o atual prefeito, Álvaro Dias (PSDB), que não pode mais disputar a reeleição.

Segundo a pesquisa Exatus, um nome apoiado pelo prefeito para a sucessão municipal (ainda não definido) seria o preferido dos natalenses.

Em um cenário com 10 possíveis candidatos, 22,82% responderam que votariam em um candidato apoiado por Álvaro Dias. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), com 17,18%.

Depois dele, vêm a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 6,12%; o deputado em fim de mandato Rafael Motta (PSB), com 5,24%; e o policial militar reformado Wendel Lagartixa (PL), com 4,47%.

O deputado federal eleito Paulinho Freire (União Brasil) tem 2,82%, seguido do comunicador Bruno Giovanni (sem partido), com 1,26%.

Os demais citados, a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) e o secretário de Servicos Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega (MDB), tiveram menos de 1%.

Nesse cenário, 22,91% afirmaram que pretendem votar branco ou nulo, 11,07% não souberam e 4,85% não quiseram responder.

Agora RN

0 comentários:

Postar um comentário