Pages

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Escadaria da Igreja Sagrada Família, nas Rocas, é novo espaço a receber a arte dos mosaicos

 


Os degraus da escadaria da Igreja Sagrada Família, no bairro das Rocas, já estampam as imagens coloridas do cotidiano e da religiosidade do bairro através da arte dos mosaicos. Trata-se de mais um projeto de arte urbana executado pela Prefeitura de Natal em sua política pública de revitalização de espaços públicos, que teve o pontapé com a impactante Escadaria de Mãe Luíza, inaugurada no início de 2022.

As simbologias locais, as flores e as figuras dos Santos Reis e da Sagrada Família foram identificados e retrabalhados com estética Naif, a partir de técnicas individuais dos mosaicistas selecionados em chamada pública pela Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte). A assinatura é conjunta dos seis artistas, João Batista de Lima, Rosângela Rocha, Wendell Batista, Mariana Faria, Cidia Lima e Gildeci Pereira, que criaram peças adaptadas para a escadaria, o revestimento das paredes laterais e das jardineiras.

Para a construção da iconografia, acompanharam o processo a equipe do  Departamento de Artes Integradas da Funcarte, o Pároco Padre Francisco Lima, e o vereador Herberth Sena, autor da emenda parlamentar que destinou recursos para a obra. A colocação das peças teve a integração de outras secretarias municipais.

Para o Prefeito Álvaro Dias, a criação de galerias ao ar livre é parte da filosofia de dotar as cidades agradáveis para as pessoas. “Iniciamos com os mosaicos de Mãe Luíza, que já é considerada a maior escadaria artística do País. Agora temos as Rocas e o próximo projeto será na Cidade da Esperança. Vamos tornar os espaços bonitos e duráveis, embelezando e transformando os locais em pontos de interesse comunitário e turístico”, disse o gestor.

0 comentários:

Postar um comentário