O 8 de março celebra as conquistas das mulheres nos últimos séculos, em várias partes do mundo. Em Natal, a Câmara Municipal tem uma bancada feminina atuante e plural formada pelas vereadoras Nina Souza (PDT), Camila Araújo (PSD), Divaneide Basílio (PT), Margarete Régia (PROS), Ana Paula (Sem partido) e Brisa Bracchi (PT). Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, conversamos com elas, para conheceê-las um pouco mais, além da vida pública.
Quem vê a força dessas mulheres em plenário às vezes esquece que existe também o lado pessoal, a família para as quais se dedicam e reforçam suas energias. Nina Souza, 47, por exemplo, diz que não deixa de priorizar momentos assim e que um dos seus principais hobbies é deixar a casa arrumada. “A cada momento livre, eu prezo bastante em receber os meus filhos, enteados, meus amigos, cozinhar para minha família, além de brincar com Davi, meu neto. Tudo isso em casa, onde estamos sempre reunidos, compartilhando dos momentos importantes da vida”, contou a vereadora graduada em Pedagogia e Direito, e mestre em Educação.
A política entrou na sua vida através do apelo dos amigos, dado seu perfil de liderança. Ela destaca como bandeira a defesa das mulheres, das minorias, pessoa com deficiência, servidores públicos, saúde, igualdade social, direito dos animais e geração de emprego e renda. “Sempre acharam que eu tinha um perfil que podia agregar e contribuir na política e consequentemente com melhorias para Natal. A mulher tem um grau de comprometimento, disciplina e organização que faz muito bem à política. Nós temos uma percepção mais aguçada que a percepção do homem para questões que envolvam o bem-estar do indivíduo. Somos importantes no sentido da pluralidade de pensamento, dos pontos de vista, das prioridades e da sensibilidade”, disse ela. Além disso, esta mulher política e articulada dentro da Câmara também gosta de cantar; adora música sertaneja, pagode e samba; gosta de ler, assistir em canais de streaming e de momentos de descontração com os amigos.
Já a bacharel em direito Camila Araújo, de 33 anos, que está em seu primeiro mandado, prefere estar com a família, assistir documentários e filmes bíblicos nos momentos nos quais não está atuando como parlamentar. “Nas horas vagas amo ficar com meus filhos conversando sobre tudo, sem ter hora para acabar”, declarou a vereadora que também é pós-graduada em direito médico e saúde, casada e mãe de dois filhos .
0 comentários:
Postar um comentário