22/11/2021 10h07
Foto: Fábio Vieira/Metrópoles
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, realizado neste domingo (21/11), teve questão com a música “Admirável Gado Novo”, do cantor Zé Ramalho, e abordou temas como racismo, povos indígenas e população carcerária, além de sexualização da mulher.
A questão sobre a composição de Zé Ramalho pedia que o candidato interpretasse um trecho da letra da música, que fala sobre “massas” e “vida de gado”. A canção foi lançada em 1979, época da ditadura militar no Brasil. No entanto, professores atestam que o exame não abordou questões ligadas ao tema e focou em outras épocas da história brasileira, como a Era Vargas.
Apesar das denúncias de interferência nas questões do certame, a prova trouxe a pauta racial em perguntas sobre o período da escravidão no Brasil, e sobre o aumento da população carcerária brasileira, a partir de dados que apontam a predominância de jovens negros entre os presos no país.
O exame também tratou da questão indígena ao abordar a popularização do uso do termo “guarani kaiowá” nas redes sociais como forma de denúncia dos crimes cometidos contra os povos indígenas.
Os candidatos também precisaram analisar assuntos como a erotização do corpo feminino e desigualdade de gênero. Uma questão, por exemplo, trouxe o contexto das jovens cientistas no século 19 e tratou da exclusão que sofriam em função do patriarcado enraizado na sociedade.
Em geografia, o certame abordou predominantemente o agronegócio e candidatos atestam que sentiram falta de temas ligados a geopolítica. Na prova de linguagens, as questões discutiram obras de autores como Machado de Assis, Lima Barreto e Guimarães Rosa.
Metrópoles
0 comentários:
Postar um comentário