01/07/2021 21h17
O espaço tradicional da sala de aula, utilizado para aprender disciplinas como história, matemática e português, tem se tornado também um lugar para desenvolver habilidades voltadas para o mundo dos negócios. E desde cedo. Jovens entre 13 e 14 anos já são estimulados a pensar como líderes e empreendedores. É assim que funciona no Colégio Porto, com os estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental.
Desde o início do ano letivo eles têm aulas de Empreendedorismo e Liderança, com o professor Fábio San Martin, um dos grandes nomes dessa área no RN. San Martin é administrador de empresas e possui MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec, com experiência internacional e mais de 15 anos de atuação no mercado. “Busco formas de surpreender e tirar os alunos da zona de conforto, daquela situação passiva que a aula tradicional trás. Dessa forma, a cada encontro, entrego o conteúdo de formas diferentes, seja através de dinâmicas, seja através de storytellings ou mesmo desenvolvendo atividades que simulam algo real”, explicou o professor.
Uma dessas atividades aconteceu recentemente. Os estudantes foram desafiados a desenvolver a capacidade de venda. “No caso especifico, peguei itens pessoais que estão fora de uso na atualidade e pedi que cada equipe estudasse sobre o produto e criasse um roteiro para vender ele. Pra você ter uma ideia, entre os itens, tinha DVD, rádio- relógio, coleção de selos, etc. O resultado foi muito bom. É incrível como eles respondem bem ao conteúdo”, destacou.
As aulas despertam a curiosidade dos estudantes, como foi o caso da Maria Cecília Aladim, do 8º ano. Ela destacou as dinâmicas e os desafios feitos durante a disciplina como algo positivo para o aprendizado. “A lição tirada dessas aulas é que com esforço nós sempre alcançamos nossos objetivos. Agora, além dos exemplos de casa, tenho acesso a um conteúdo rico e dinâmico apresentado pelo Colégio Porto, o qual levarei para a minha vida profissional e pessoal”, disse.
As aulas de Empreendedorismo e Liderança intercalam etapas que constroem a capacidade de empreender. Os jovens aprendem sobre ter visão de mercado, criatividade, inovação, comunicação. Os alunos também interagem com empreendedores de verdade. “Pretendo criar um núcleo de inteligência Empreendedora, em que os alunos sejam mestres em resolver problemas. Ultimamente essa capacidade tem sido bastante valorizada nas empresas inovadoras ao redor do mundo. Isso porque as mudanças cada vez mais aceleradas clamam por pessoas com paixão aos desafios. O Colégio Porto também está criando novos projetos que serão divulgados em breve”, prometeu San Martin.
0 comentários:
Postar um comentário