sexta-feira, 30 de abril de 2021
Final de semana com início de maio tem previsão de chuvas em todas as regiões do RN
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) informa nesta sexta-feira(30), que para o final de semana, a Zona de Convergência Intertropical(ZCIT) manterá o céu com predominância de parcialmente nublado a claro com ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado. Previsão de máxima de 34º em Mossoró e Apodi, e mínima de 22º em Martins.
Investidores do RN são habilitados para disputar Leilões de Energias
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) realizou uma força-tarefa, no período de janeiro a abril, para analisar processos referentes às atividades de energias renováveis. Resultante do trabalho, o órgão ambiental emitiu 52 Licenças para Setores de Energias Eólica e Solar no RN, com isso habilitou diversas empresas para participarem dos Leilões de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração, denominados Leilões de Energia Nova “A-3” e “A-4” de 2021, que será realizado pelo Ministério de Minas e Energia, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Dos documentos emitidos pelo órgão ambiental, 50 são Licenças Prévias e duas são Licenças de Instalação. Para o supervisor do Núcleo de Energias e Telecomunicação do Idema, Felipe Fernandes, “essas licenças garantem que as empresas possam concorrer nos próximos leilões, sinalizando a continuidade da expansão da atividade de energias renováveis no Estado, com a chegada de novos projetos em diversos municípios. O mutirão contou com o esforço da equipe do Núcleo de Energia com o auxílio fundamental do setor de Geoprocessamento, da Assessoria Jurídica para tratar casos específicos, da equipe da Coordenação e do Meio Ambiente (CMA) e da Diretoria para revisão dos pareceres e assinatura das licenças”, esclareceu o supervisor.
De acordo com o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, “sabemos da importância desses Leilões para o país e para o nosso estado. Mesmo em meio a uma pandemia, estamos trabalhando para garantir que os empreendimentos possam participar dos certames. O empenho de todos fez a diferença e podemos hoje apresentar um ótimo resultado, com o maior número de processos que o Idema já emitiu. E a partir de maio, iniciaremos outra força-tarefa para o leilão de setembro. O Estado tem um potencial extraordinário para a produção dessas atividades, além de fontes de energia renováveis e limpas, fazendo com que o Rio Grande do Norte se fortaleça, cada vez mais, de forma sustentável e econômica, com segurança jurídica”, informou o diretor.
O Rio Grande Norte possui 72% da sua matriz elétrica de eólica e 20% solar. Atualmente, 397 empreendimentos, sendo a capacidade geradora de 12.785 MW (megawatt) de potência, (operação + construção + contratada), entre as fontes de energias, fóssil, biomassa, solar, hídrica e eólica.
De saída da Globo, Faustão fecha contrato de cinco anos com a Band
FOTO: Reprodução/TV Globo
Em contagem regressiva para deixar a Globo, o apresentador Fausto Silva assina na próxima semana contrato de cinco anos com a Band, valendo a partir de 2022. O jornalista e apresentador do Domingão do Faustão, que trabalha desde os 14 anos e completa 71 neste domingo (2), vai apresentar um programa semanal no início das noites de domingo ou um diário, encerrando o horário nobre.
Será o retorno de Faustão, provavelmente o maior salário da TV brasileira nas últimas décadas, à emissora que o projetou nacionalmente nos anos 1980, atraindo o interesse da Globo. Embora tenha estreado na TV Gazeta em 1984 e passado pela Record pré-Igreja Universal, foi na Band que Fausto Silva alcançou todo o país com o lendário Perdidos da Noite (1984-1988), programa que expunha bastidores e erros de produção, um marco para a época.
Quando deixou a Band, em 1988, Faustão comunicou os donos da emissora seis meses antes que estava indo embora. Agora, faz questão de dar o mesmo tratamento à Globo, onde terá trabalhado 33 anos ao final de 2021.
No final de janeiro deste ano, conforme o Notícias da TV antecipou, Fausto Silva decidiu não renovar contrato com a Globo. Ele não aceitou proposta da emissora de migrar para as noites de quintas-feiras, com uma projeção de faturamento menor. Dias antes, a Globo havia lhe informado que vai mudar sua programação dominical em 2022 (com o futebol a partir das 18h) e que o Domingão do Faustão não estaria mais nessa grade.
Na época, o apresentador disse a este site que iria passar uma boa temporada viajando ou se empregar em outra emissora. Um dos profissionais mais prestigiados pela publicidade brasileira, que atrai anunciantes para suas atrações, Fausto imediatamente entrou no radar de Johnny Saad, presidente da Band, de quem é amigo.
O último Domingão do Faustão irá ao ar em 26 de dezembro, com uma edição especial do Troféu Mario Lago, que homenageia quem se destaca nas artes populares. Alcione, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Ivete Sangalo já estão confirmados, como informou em primeira mão nesta semana o colunista Flávio Ricco, do portal R7.
Em maio, como programação de despedida, a Globo estreia uma edição especial da Dança dos Famosos, com “todos os melhores da história”. Os primeiros nove participantes serão confirmados no programa de domingo –dois nomes (Paolla Oliveira e Christiane Torloni) já foram antecipados pelo próprio apresentador.
Trajetória de Faustão na Globo
Faustão e Xuxa na estreia do Domingão em 1989
Fausto Silva e o Domingão estrearam na Globo em 1989, mas o apresentador já fazia sucesso com o senso de humor e irreverência no Perdidos na Noite, que passou por Gazeta e Record até chegar na Bandeirantes.
Além de bordões como “oloco meu” e “quem sabe faz ao vivo”, o comunicador trouxe parte da equipe que já trabalhava com ele por trás e na frente das câmeras. O músico Caçulinha e a diretora Lucimara Parisi ajudaram a criar uma identidade para a atração global, que também contava em seus primeiros anos com o câmera Renato Laranjeira –com uma fantasia diferente a cada edição.
Sob influência da aeróbica, que tomava conta dos centros esportivos do país, surgiu a Academia do Faustão, considerada a predecessora do atual balé. Em 1995, foi criado o quadro Melhores do Ano, que premia até hoje o elenco da Globo com categorias que vão da Dramaturgia ao Jornalismo.
Relembre a primeira abertura do Domingão do Faustão:
Fausto se tornou um dos principais nomes da emissora ao frear a audiência do Programa Silvio Santos e se firmar como líder no horário. Em 1997, no entanto, o Domingão passou a rivalizar com o Domingo Legal de Gugu Liberato (1959-2019) –uma guerra que se estendeu até o início dos anos 2000.
Durante uma década, o programa foi gravado no Teatro Fênix, no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro, até ser definitivamente transferido com o término da construção do Projac (hoje Estúdios Globo), do outro lado da capital fluminense. A fórmula, no entanto, já estava consagrada graças a quadros como Arquivo Confidencial, Olimpíadas do Faustão e as Videocassetadas.
Faustão também ajudou a popularizar os karaokês com o Videokê, em que famosos soltavam a voz no palco, além de promover concursos como o Caminhão do Faustão e a escolha da “nova morena” do grupo É o Tchan –que consagrou Scheila Carvalho.
Em 2005, a Dança dos Famosos chegou ao palco do Domingão para estancar a fuga de telespectadores para o Pânico na TV (2003-2012). O quadro inspirado no britânico Strictly Come Dancing se tornou um fenômeno, com 17 edições de salão e mais três no gelo.
Entre os sucessos mais recentes estão o Ding Dong e o Show dos Famosos, que reúne famosos para homenagear grandes nomes da música. Os figurinos e caracterização, no entanto, chamam mais a atenção que a própria competição, gerando memes e piadas nas redes sociais.
Perdidos na Noite
Repórter esportivo de rádios como Jovem Pan e Globo nos anos 1970 e 1980, Fausto Silva estreou o Perdidos na Noite em 1984, na Gazeta, tendo como padrinho Goulart de Andrade (1933-2016). Depois, o programa passou pela Record antes de ingressar na Band, em 19 de abril de 1986.
Com estilo anárquico, cenário bagunçado, humoristas e variadas atrações musicais, o programa chamou a atenção do público e da crítica, catapultando a carreira de Faustão.
Em 2004, Datena propôs à direção da Band a volta do Perdidos na Noite. O primeiro piloto foi gravado em julho daquele ano. O apresentador, que já comandava o Brasil Urgente, queria manter o título e o formato.
“Eu quero me divertir”, disse o apresentador à Folha de S.Paulo de 9 de julho de 2004. O novo “Perdidos” seria mais uma tentativa de o jornalista de escapar dos programas policiais –ele esteve em atrações como No Vermelho, na Record, e Quem Fica em Pé e Agora é com Datena, na Band, entre outros.
No entanto, a ideia não deu certo. O piloto não agradou nem ao apresentador, nem à emissora. A Band ainda queria reeditar o programa, mas, para isso, teria que fazer novos testes, com outros artistas. Como se sabe, o projeto não saiu do papel depois disso.
Veja a abertura de Perdidos na Noite:
Notícias da TV – UOL
Concurso: São Gonçalo remarca provas com 547 vagas
30/04/2021 14h50
Suspenso devido a pandemia de Covid-19, com mais de 47 mil inscritos, o concurso para provimentos de cargos integrantes no quadro permanente da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN e o Sistema Autônomo de Água e Esgoto do município, foi retomado e já tem nova data para a prova objetiva, nos dias 30 de maio e 06 de junho de 2021.
A decisão vem após a flexibilização das medidas de isolamento social e retorno gradual das atividades presenciais. A prova, de acordo com item 3.3 do edital nº 01/2019, será realizada nas cidades de São Gonçalo do Amarante e Natal. São 547 vagas para a prefeitura, e 36 vagas, para o SAAE, nos níveis fundamental, médio e superior.
As informações para realização das provas, distribuição dos cargos em cada dia de realização e as orientações de proteção e prevenção ao coronavírus serão divulgadas através do edital de convocação no site do IBFC – www.ibfc.org.br, na data prevista 14 de maio.
Caso os órgãos de saúde adotem medidas sanitárias mais rígidas de distanciamento social, em virtude de elevada capacidade de propagação do novo coronavírus, o certame poderá ser adiado e remarcado.
A publicação saíra no diário oficial desta sexta-feira (30).
Guedes: “Fies bancou até filho de porteiro que zerou vestibular”
O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou diversas vezes o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), durante reunião com outros ministros, nessa terça-feira (27/4). No encontro, sem saber que estava sendo gravado, segundo o Estadão, o chefe da pasta ainda afirmou que o governo federal deu bolsas em universidades para “todo mundo”, e que até a quem não tinha a “menor capacidade” e “não sabia ler nem escrever” entrou na graduação por esse caminho.
Na ocasião, Guedes afirmou ainda que o filho do seu porteiro teria sido beneficiado mesmo após zerar o vestibular, ainda que o programa tenha exigências de nota mínima para aprovar o financiamento. “O porteiro do meu prédio, uma vez, virou para mim e falou assim: ‘Seu Paulo, eu estou muito preocupado’. O que houve? ‘Meu filho passou na universidade privada’. Ué, mas está triste por quê? ‘Ele tirou zero na prova. Tirou zero em todas as provas e eu recebi um negócio dizendo: Parabéns, seu filho tirou…’”, disse.
As falas de Guedes foram feitas em reunião do Conselho de Saúde Suplementar (Consu), da qual participaram, além do ministro da Economia, os titulares da Saúde, Marcelo Queiroga; da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos; e da Justiça, Anderson Torres. Ainda acompanharam o debate representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
No mesmo encontro, Guedes avaliou que o Fies foi um “desastre” que “enriqueceu meia dúzia de empresários”. Só foi alertado que a reunião estava sendo gravada após mais de 40 minutos de debate. “Só não manda para o ar, por favor”, teria dito Guedes.
Maconha, bebida, droga…
As críticas de Guedes se estenderam. O ministro sustentou que percebeu a deficiência da rede pública de ensino e passou a investir, décadas atrás, na educação privada. “Acho que vai acontecer a mesma coisa na saúde”, disse Guedes.
O ministro chegou a dizer que uma solução para garantir o acesso da população aos serviços de saúde seria a entrega de “vouchers”. “Você é pobre? Você está doente? Está aqui seu voucher. Vai no Einsten, se você quiser”, declarou o ministro, em referência ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
O chefe da pasta seguiu alegando que as universidades estão em estado “caótico”: “Paulo Freire, ensinando sexo para criança de 5 anos. Todo mundo… maconha, bebida, droga. Dentro da universidade. Estado caótico. Eu prevejo o mesmo fenômeno para a saúde”.
Ao saber que estava sendo gravado, o ministro alegou que as críticas se referiam apenas a algumas universidades. Ele afirmou ainda que estudou em escolas públicas e disse ser a “prova viva” de que, com “algum investimento”, uma pessoa pode sair da classe média baixa e ter “sucesso na vida profissional”.
Ao Metrópoles, o Ministério da Economia afirmou que não vai comentar a fala do ministro.
METRÓPOLES
quinta-feira, 29 de abril de 2021
FOTOS: RN recebe mais 76.850 doses de vacinas contra Covid-19
Fotos: Divulgação
O Rio Grande do Norte recebeu na tarde desta quinta-feira (29), por volta das 15h50, no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, mais um lote de vacinas para dar continuidade ao Plano Estadual de Vacinação Contra Covid-19. Foram recebidas 76.850 doses de vacinas, sendo 75.250 doses da Oxford/Fiocruz e 1.600 doses da CoronaVac/Butantan.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, as doses da vacina Oxford/Fiocruz são destinadas para continuidade da vacinação das pessoas de 60 a 64 anos e do grupo de forças de segurança e salvamento e forças armadas, garantindo a aplicação da D1 para esse público. E as doses da CoronaVac/Butantan foram disponibilizadas para aplicação das primeiras doses do grupo de pessoas de 60 a 64 anos.
A distribuição das vacinas para os municípios deverá ocorrer a partir das 7h da sexta-feira (30) na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), seguindo o mesmo esquema de segurança iniciado em janeiro, coordenado pelas secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e operacionalizado com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Com esse novo lote, o RN já recebeu 972.340 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Segundo dados do RN + Vacina, até a manhã desta quinta, mais 700 mil doses das vacinas contra Covid-19 foram aplicadas na população dos 167 municípios potiguares.
Grande volume de chuvas foi registrado na região Oeste nas últimas 24 horas; no RN, pelo menos 47 cidades foram “banhadas”
Foto: Emparn
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) registrou chuvas em pelo menos 47 municípios potiguares nas últimas 24 horas. O período monitorado ocorreu entre 07h dessa quarta-feira(28) e 07 desta quinta-feira(29). Destaque para o bom volume na região Oeste, especialmente, em Rodolfo Fernandes(102mm), Viçosa(102 mm), Portalegre(88 mm), Pau dos Ferros(75 mm), Riacho da Cruz(74,7 mm) e Serrinha dos Pintos(70 mm).
Veja o volume de chuvas pelas cidade, por regiões:
OESTE POTIGUAR
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 102,0
Viçosa(Prefeitura) 102,0
Portalegre(Particular) 88,8
Pau Dos Ferros(Particular) 75,0
Riacho Da Cruz(Emater) 74,7
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 70,0
Antônio Martins(Emater) 65,0
Francisco Dantas(Emater) 60,0
Martins(Particular) 59,5
Apodi(Base Fisica Emparn) 52,8
Campo Grande(Particular 2) 52,8
São Francisco Do Oeste(Prefeitura) 49,0
Campo Grande(Particular) 43,6
Caraúbas(Particular) 43,5
Felipe Guerra(Prefeitura) 42,0
Paraná(Emater) 37,0
Água Nova(Prefeitura) 35,0
João Dias(Emater) 29,6
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 28,3
Coronel João Pessoa(Emater) 23,9
Severiano Melo(Prefeitura) 23,0
José Da Penha(Emater) 22,9
Assu(Emater/st. Casa Forte) 20,6
Ipanguaçu(Base Fisica Da Emparn) 20,1
Itajá(Emater) 20,0
Olho D’agua Dos Borges(Particular) 18,0
Areia Branca(Emater) 17,7
Major Sales(Prefeitura) 17,5
Riacho De Santana(Emater) 17,0
Rafael Fernandes(Emater) 12,5
Porto Do Mangue(Prefeitura) 11,0
São Rafael(Emater) 10,0
Ipanguaçu(Emater) 9,6
São Rafael(Particular Ii) 7,7
Janduís(Emater) 7,0
Jucurutu(Emater-pedra do Navio) 2,5
Tibau(Prefeitura) 1,0
CENTRAL POTIGUAR
Florânia(Sitio Jucuri) 58,5
São Fernando(Emater) 27,0
Macau(Defesa Civil (ex-emater)) 12,5
Timbaúba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 11,0
São João Do Sabugi(Emater) 7,5
Fernando Pedroza(Emater) 4,3
AGRESTE POTIGUAR
Boa Saúde(Emater) 31,2
Serrinha(Emater) 15,9
Lagoa De Pedras(Prefeitura) 10,5
Monte Alegre(Emater) 10,0
Monte Das Gameleiras(Emater) 8,2
São Pedro(Emater) 3,0
LESTE POTIGUAR
Montanhas(Prefeitura) 1,1
BNDES suspende cobrança de empréstimos de micro e pequenas empresas
Foto: PAULO VITOR/AGÊNCIA ESTADO
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta quinta-feira (29/4), nova rodada de suspensão temporária da cobrança de empréstimos.
Desta vez, o foco serão os micro e pequenos empresas de diversos setores econômicos que contrataram empréstimos por meio de instituições financeiras credenciadas.
O período de pausa nos pagamentos será de até seis meses e também há a possibilidade de prorrogação do prazo total de financiamento em até 18 meses, o que não estava previsto na suspensão oferecida no ano passado.
O BNDES estima que mais de 100 mil empresas possam ter pagamentos suspensos, em valor potencial de R$ 2,9 bilhões, em operações contratadas com base na Taxa de Longo Prazo (TLP).
Uma solução similar já foi disponibilizada em 2020. A prática de suspensão de pagamentos, conhecida no mercado como “standstill”, contou com duas rodadas no ano passado, totalizando R$ 3,1 bilhões em pagamentos de financiamentos indiretos automáticos suspensos, beneficiando quase 29 mil empresas com 2,5 milhões de trabalhadores.
A suspensão das prestações deverá ser negociada pelo empreendedor diretamente com o agente financeiro que concedeu o financiamento original. Os pedidos podem ser feitos a partir desta quinta.
Não estão incluídos nesta suspensão os empréstimos tomados na modalidade do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC) ou quaisquer outros que contam com algum fundo garantidor ou subvenção econômica; aqueles tomados para negócios envolvendo comércio exterior ou contratados pela administração pública; e dívidas agrícolas já renegociadas.
Metrópoles
Chega ao Brasil o primeiro lote de vacinas da Pfizer com 1 milhão de doses
Imagem: reprodução/TV Brasil
O primeiro lote de 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer chegou hoje (29) no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 19h30. Segundo o Ministério da Saúde (MS), as doses deverão ser usadas prioritariamente nas capitais em razão das condições específicas de armazenamento, que precisa ocorrer em temperaturas muito baixas.
De acordo com o Ministério da Ssaúde, os entes federados receberão as doses de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC. A conservação, nessa faixa de temperatura, pode ser feita apenas durante 14 dias. Se mantidas em temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, da rede frio dos estados, o prazo para aplicação das doses diminuiu para cinco dias.
Em razão das especificidades dessa vacina, o ministério informou que enviará ao estados as doses em duas etapas. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, à primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber. Até serem despachadas aos entes da federação, as doses ficarão a -85ºC em 16 super geladeiras do Centro de Distribuição Logístico do Ministério da Saúde, em São Paulo.
“É uma logística específica para essa vacina por conta da cadeia de frio. Mas o Sistema Único de Saúde do Brasil está preparado para distribuir a vacina da Pfizer e todas as outras que forem aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nas redes sociais do ministério.
O governo brasileiro comprou 100 milhões de doses do imunizante da Pfizer. Em março, em reunião com a farmacêutica, o MS apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões.
Agência Brasil
Saque do auxílio emergencial 2021 começa nesta sexta (30); confira as regras e calendário
29/04/2021 20h10
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nesta sexta-feira (30), a Caixa libera o saque da primeira parcela do auxílio emergencial 2021 para beneficiários nascidos em janeiro, que não estão inscritos no Bolsa Família. A ordem de liberação obedece o mês de nascimento do trabalhador. A cada dia há novas autorizações para saques em dinheiro, com exceção de sábados e domingos.
Como a conta digital não tem cartão, o beneficiário vai precisar usar o aplicativo Caixa Tem para liberar o resgate da grana. O processo é exatamente igual ao do ano passado. Ao acessar o Caixa Tem, é preciso clicar em “saque sem cartão” e digitar o valor desejado. Será informado um código, necessário para retirar o dinheiro no banco.
Com o código, o beneficiário vai a uma lotérica, terminal de autoatendimento da Caixa (caixas eletrônicos) ou nos correspondentes Caixa Aqui e informa o número para efetuar o saque. Segundo a Caixa, o beneficiário também pode comparecer em uma agência para a geração desse código.
O saque da primeira parcela foi antecipado. Antes, a operação só seria possível no dia 4 de maio. A Caixa avalia antecipar também a data de saque das próximas parcelas do auxílio. De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, a antecipação vai depender da dinâmica do primeiro pagamento.
Na mesma data em que o saque é liberado, o beneficiário também poderá transferir o valor para outra conta bancária pelo Caixa Tem (por meio de TED, DOC e Pix) . É uma opção para quem quiser fugir das filas nas agências e do risco de contaminação do coronavírus. A outra conta pode ser de qualquer banco e estar no nome de outra pessoa.
Confira o calendário completo
A transferência é feita pelo aplicativo Caixa Tem, sem o pagamento de tarifa. Segundo a Caixa, após o trabalhador pedir a transferência, o dinheiro normalmente entra na conta indicada no dia seguinte de manhã, que é o tempo para a compensação bancária.
- Acesse o aplicativo Caixa Tem
- Selecione a opção “Saque sem Cartão”. Essa opção só estará disponível a partir do dia em que o saque for liberado para o trabalhador
- Escolha a opção “Saque Auxílio Emergencial”
- Clique em “Gerar Código para Saque”
- Digite a senha para acesso ao Caixa Tem
- Como não há cartão para esta conta digital, será gerado um código autorizador para o saque nos caixas eletrônicos e nas casas lotéricas. Anote o número. Este código terá validade de 2 horas. Se ele expirar, pode ser gerado novamente
- No caixa eletrônico, digite o código autorizador no campo específico
- Na lotérica, informe o número para o atendente
Atenção! Será preciso informar o código autorizador emitido pelo aplicativo Caixa Tem para fazer o saque
Horário das agências
- As agências da Caixa abrem das 8h às 13h
- Para sacar o auxílio emergencial não é necessário ir à agência durante o horário do expediente
- Como o saque pode ser feito no caixa eletrônico, é possível optar por horários alternativos e evitar filas
1 – Não saia de casa sem máscara de proteção
- Nunca coloque a mão diretamente na máscara
- Use os elásticos ou as tiras de amarrar para colocá-la e tirá-la
- Certifique-se que a máscara está cobrindo nariz e queixo
2 – Mantenha distância social
- Se precisar esperar na fila, procure ficar a mais de um metro e meio das outras pessoas
- Dentro das agências, respeite o controle de acesso estipulado pelo banco
- Haverá sinalização no chão, determinando a distância adequada entre as pessoas na calçada da agência
3 – No caixa eletrônico
- Após usar o caixa eletrônico, higienize as mãos com álcool em gel
- Mantenha as mãos longe do rosto
4 – Quando chegar em casa
- Limpe o celular, a bolsa e a carteira com álcool 70%
- Coloque a roupa do corpo para lavar e tome um banho
- Fique atento ao que acontece ao seu redor para evitar assaltos
- Não saque se tiver receio de alguém que está por perto
- Não aceite ajuda de outras pessoas, exceto de funcionários da Caixa, identificados com uniforme e crachá
- Se o caixa eletrônico parecer violado, não o utilize
- Ao sacar o dinheiro, seja discreto e só conte o valor sacado em lugar reservado
- Antes de deixar o caixa eletrônico, certifique-se de que a tela não ficou aberta para outros verem os seus dados
Agora São Paulo
Bolsonaro relança programa de redução de salários e jornada
O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira (27) a medida provisória (MP) que viabiliza a retomada do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego (BEm), que permite a empresas a realização de acordos para redução de jornada e salário de funcionários ou a suspensão dos contratos de trabalho. O programa entra em vigor de forma imediata e terá duração inicial de 120 dias.
De acordo com o governo, no ano passado o programa preservou o emprego e a renda de cerca de 10,2 milhões de trabalhadores em acordos que tiveram a adesão de mais 1,5 milhão de empresas. O benefício foi pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A retomada do BEm era uma demanda de empresários por causa do agravamento da crise econômica em decorrência da pandemia.
A redução de salários ou a suspensão dos contratos serão feitas nos mesmos moldes de 2020, segundo o governo. Os acordos individuais entre patrões e empregados poderão ser de redução de jornada de trabalho e salário apenas nos percentuais de 25%, 50% ou 70%. Como contrapartida, o governo pagará mensalmente ao trabalhador o Benefício Emergencial, que corresponde ao valor do percentual reduzido tendo como referência a parcela do seguro-desemprego a que o empregado teria direito.
Na prática, um trabalhador que tiver redução de 25% do salário receberá 25% do valor do seguro-desemprego que ele teria direito em caso de demissão, e assim sucessivamente. No caso da suspensão temporária dos contratos de trabalho, o governo pagará ao empregado 100% do valor do seguro-desemprego a que ele teria direito.
Fonte: Agência Brasil - Brasília
RN vai receber mais de 82 mil doses de vacinas até sábado da AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac
Como já dissemos:
O Rio Grande do Norte (RN) irá receber mais de 82.850 doses de vacinas para Covid-19 até este sábado (1º). Serão doses da AstraZeneca/Oxford, Pfizer e CoronaVac.
Nesta quinta-feira (29), o Estado receberá 76.850 novas doses de vacinas contra COVID-19 Serão 1.600 CoronaVac e 75.250 da AstraZeneca/Oxford
Já no sábado, o Ministério da Saúde enviará mais doses. A estimativa é que sejam 6 mil doses da Pfizer. Segundo a Sesap, estas doses ficarão em Natal (RN?
Roberta Lacerda é um sucesso!
O Sindicato dos Médicos e a Associação Médica saíram em defesa da médica Roberta Lacerda. Distribuíram nota de apoio a Doutora. Os esquerdopatas, inclusive os da Mídia Chapa Branca que defendem Fátima Bezerra, e, que tomam Ivermectina, às escondidas, ficaram virados “num traque”.
Caixa libera auxílio emergencial para nascidos em dezembro
A primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial já pode ser utilizado pelos beneficiários nascidos em dezembro. O pagamento foi liberado pela Caixa nesta quinta-feira (29).
O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família. Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 9 poderão sacar o benefício.
O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês.
O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.
Governo do RN libera retorno às aulas presenciais em escolas públicas e privadas, mas rede estadual só em maio
A governadora Fátima Bezerra determinou, no decreto Nº 30.536, publicado na noite dessa quarta-feira (28), o retorno às aulas presenciais para as redes públicas e privadas de ensino. O documento cumpre a Ação Civil Pública nº 0817547-88.2021.8.20.5001, expedida pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que decidiu pelo retorno imediato das aulas presenciais.
De acordo com o documento, a abertura e funcionamento das escolas da rede privada fica condicionada ao cumprimento dos protocolos sanitários vigentes, “de modo que as medidas de biossegurança sejam rigorosamente cumpridas”.
A abertura e funcionamento das escolas das redes públicas municipais fica submetida aos respectivos Planos de Retomada de Atividades Escolares Presenciais que contemplem os protocolos sanitários e pedagógico de cada cidade.
Já abertura e funcionamento das escolas da rede pública estadual fica submetida à elaboração do Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais com Protocolo Sanitário e Pedagógico, a ser apresentado até o dia 12 de maio de 2021, em consonância com os dados epidemiológicos no Estado do Rio Grande do Norte, nos termos da decisão lavrada em termo de audiência conciliatória nos autos do Processo nº 0800487-05.2021.8.20.5001.
TRIBUNA DO NORTE
Infecções pela covid-19 no Brasil caem, mas seguem em patamar crítico, diz Fiocruz
Foto: Eduardo Frazão/Exame
O Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado nesta quarta-feira, 28, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta queda no número de casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos, mas os valores continuam em patamares críticos.
Outro dado preocupante é a taxa de letalidade da doença, que no final de 2020 estava em 2%, aumentou para 3% em março e agora subiu para 4,4%. O boletim analisou dados referentes à Semana Epidemiológica 15, de 18 a 24 de abril.
O número de casos diminuiu a uma taxa de -1,5 % ao dia, enquanto o de óbitos foi reduzido a uma taxa de -1,8 % ao dia, “mostrando tendência de ligeira queda, mas ainda não de contenção da epidemia”, segundo os pesquisadores.
Em relação à taxa de ocupação de leitos, chama atenção a redução nos Estados de Rondônia (de 94% para 85%) e Acre (de 94% para 83%), ainda que ambos continuem na zona de alerta crítico, a saída de Alagoas da zona de alerta crítico para a zona de alerta intermediário (de 83% para 76%) e a saída da Paraíba da zona de alerta (de 63% para 53%).
O Brasil acumula quase 400 mil mortos e quase 15 milhões de casos. Desde o início da pandemia, porém, especialistas têm alertado para as dificuldades de testagem, o que impede conhecer com precisão o avanço da pandemia e também a real taxa de letalidade pela doença.
Para os pesquisadores do Observatório, o quadro atual pode representar desaceleração da pandemia, com a formação de um novo patamar, como o ocorrido em meados de 2020, mas com números muito mais altos de casos graves e óbitos, que revelam a intensa circulação do vírus no país. “Esse conjunto de indicadores mostra que a pandemia pode permanecer em níveis críticos ao longo das próximas semanas”, avaliam os autores do estudo.
Diante desse cenário, os pesquisadores alertam que a flexibilização das medidas de distanciamento físico e social, sem um controle rigoroso, pode retomar o ritmo de aceleração da transmissão, com o aumento de casos, internações e taxa de ocupação de leitos. Nas últimas semanas, Estados como São Paulo e Rio assistiram a um relaxamento da quarentena, com liberação de comércio, restaurantes e praias. Já o presidente Jair Bolsonaro mantém discurso crítico ao lockdown e até tentativas de derrubar regras de toque de recolher na Justiça.
“A integração entre Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde deve ser intensificada para otimizar os processos de triagem de casos graves e seu encaminhamento para serviços de saúde mais complexos, bem como a identificação e aconselhamento de contatos para medidas de proteção e quarentena. Além disso, a reorganização e ampliação da estratégia de testagem é essencial para evitar novos casos e reduzir a pressão sobre os serviços hospitalares”, orientam os pesquisadores.
Estadão Conteúdo
quarta-feira, 28 de abril de 2021
“A pandemia desacelera e a esperança aumenta!”, comemora prefeito Álvaro Dias
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, mais uma vez, usou as redes sociais para anunciar, às nessa terça-feira (27), que a Capital Potiguar segue com fila para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid zerada.
Além disso, o gestor destacou que a ocupação dos leitos está em menos de 80% na região metropolitana.
Outro ponto positivo que foi celebrado pelo prefeito foi que, pela primeira vez em cinco meses, a taxa de transmissão caiu para menos de um no Brasil. Segundo Álvaro Dias, “a pandemia desacelera e a esperança aumenta!”.
Tenho ótimas notícias para compartilhar com vocês! Natal segue com fila de UTI zerada e a ocupação dos leitos está em menos de 80% na região metropolitana. Pela 1ª vez em 5 meses, a taxa de transmissão cai para menos de 1 no Brasil. A pandemia desacelera e a esperança aumenta!
— Álvaro Dias (@alvarodiasrn) April 28, 2021
FM