O Rio Grande do Norte tem 25 municípios em alerta laranja, o segundo mais grave, para acumulado de chuvas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso de perigo foi ativado neste domingo (28) e se estende até o fim da manhã de segunda-feira (29).
Segundo o instituto, todos os municípios nestas condições estão no Litoral Norte do RN, que engloba toda a Costa Branca. Além deles, Mossoró (RN), segunda maior cidade do estado, também está na lista. Os riscos envolvem acumulado de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Ainda há chance de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Alerta amarelo
Além do alerta laranja, as demais áreas do Rio Grande do Norte estão em aviso amarelo para chuvas intensas. O aviso entrou em vigor às 11h da manhã deste domingo (28) e é válido até o fim da manhã de segunda-feira (29).
Para as áreas, de acordo com o Inmet, há risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de até 60 km/h. Além disso, pode ocorre corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, principalmente no interior do estado, conforme explicou o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot.
O aviso engloba todas as regiões do RN, além de Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Maranhão. As recomendações do instituto são evitar se abrigar perto de árvores e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Municípios em alerta laranja:
- Afonso Bezerra
- Alto do Rodrigues
- Areia Branca
- Assu
- Baraúna
- Caiçara do Norte
- Carnaubais
- Galinhos
- Governador Dix-Sept Rosado
- Grossos
- Guamaré
- Jandaíra
- João Câmara
- Macau
- Mossoró
- Parazinho
- Pedra Grande
- Pedro Avelino
- Pendências
- Porto do Mangue
- Serra do Mel
- São Bento do Norte
- São Miguel do Gostoso
- Tibau
- Touros
0 comentários:
Postar um comentário