Foto: Alex Régis/Prefeitura de Natal/Divulgação
A capital potiguar deu início à vacinação contra a Covid-19 na manhã desta quarta (20). A técnica de enfermagem Ednalva Mauricio da Silva, 54 anos, que trabalha na UPA Pajuçara e no Hospital Varela Santiago foi a primeira pessoa a ser vacinada nesta quarta.
“Não tenham medo, é a nossa segurança. Se a vacina tivesse chegado mais cedo, menos pessoas teriam morrido. Eu estou muito feliz, é uma emoção muito grande”, disse. A vacina foi aplicada pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) que é médico.
Natal recebeu 12.235 doses da vacina da CoronaVac neste primeiro momento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pelo número de doses ser menor do que o previsto inicialmente, serão vacinados neste primeiro momento os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença e os idosos atendidos em instituições de longa permanência, como abrigos.
A vacinação acontece em quatro pontos de drive thru: Ginásio Nélio Dias, Shopping Via Direta, Arena das Dunas e Palácio dos Esportes.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou como estratégia inicial a aplicação do imunizante nos idosos residentes em instituições de longa permanência e todos os profissionais da saúde que estão no enfrentamento direto contra a doença, comprovado efetivo exercício de suas funções nas seguintes unidades: Upas, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital de Campanha, Pronto Atendimento Odontológico Morton Mariz, Maternidades públicas e privadas, Pronto Socorro públicos e privados, UTIs e os Centros de Enfrentamento à Covid-19 de Natal.
Já nas unidades do Hospital Universitário (HUOL), Hospital Maria Alice Fernandes, Hospital de Pediatria Nivaldo Júnior e João Machado, somente serão vacinados os profissionais que atuam diretamente na unidade de atendimento ao paciente Covid. No caso do SAMU/Transporte Sanitário, serão vacinados os servidores intervencionistas.
Todos os profissionais de saúde precisarão apresentar a escala de trabalho do mês atual e documento de identificação para poderem ser vacinados.
Com G1-RN
0 comentários:
Postar um comentário