Pages

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Ford vai fechar fábricas no Brasil e demitir funcionários: o que acontecerá com quem tem ou está comprando carros da montadora

 Depois da Mercedes Benz fechar sua fábrica no Brasil, agora a Ford anuncia que vai suspender a fabricação de carros no país.

Mas o resultado em relação ao mercado de trabalho é bem diferente: a Mercedes tinha 370 colaboradores, enquanto a Ford tem mais de 6 mil que ainda estão com o futuro indefinido.

Em resposta ao G1 a Ford disse que aproximadamente 5 mil empregos serão afetados com a reestruturação no Brasil e na Argentina e que o país vizinho sofrerá ajustes pelo encerramento da produção no Brasil, mas continuará produzindo veículos.

Não é de agora que a concessionária anuncia o fechamento das 3 fábricas no Brasil, e agora o que era uma ameaça, ganhou cara de verdade.

O que muda para quem tem um carro da Ford ou para quem iniciou um processo de compra?

O Blog reproduz algumas das perguntas feitas pelo G1.

O que a Ford anunciou?


A empresa anunciou o fechamento de suas três fábricas no Brasil. Com a decisão, as instalações de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) pararam de funcionar imediatamente, porém, manterão apenas a produção de peças por alguns meses para o estoque.
Sua outra fábrica, destinada a produção de jipes da Troller, em Horizonte (CE), será fechada no último trimestre de 2021.

A Ford está saindo do Brasil?


A montadora disse que segue vendendo carros no Brasil em sua rede de concessionárias. Os modelos serão importados principalmente da Argentina e do Uruguai. A Ford disse ainda que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia.
Ainda serão mantidos o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, além do campo de provas e da sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.


O que acontece com quem tem carro da Ford?


A montadora afirmou que manterá as vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil. Em um comunicado obtido pela TV Globo, que foi enviado aos concessionários, a empresa disse que não há mudança em sua rede de lojas neste momento.


Quem deu sinal para comprar um veículo Ford 0 km e desistiu em função do anúncio pode cancelar a compra?


Em carta enviada aos revendedores, a montadora orientou aos concessionários que o cliente que deu sinal em um veículo 0 km pode solicitar o cancelamento do negócio, caso desista por conta do fechamento das fábricas.
Se isso acontecer, a Ford disse que o concessionário deve seguir a regulamentação prevista no Código de Defesa do Consumidor.

Que carros vão sair de linha?


EcoSport, Ka e o Troller T4 vão sair de linha. De acordo com a montadora, ainda existem unidades disponíveis, então eles continuarão a ser vendidos até que o estoque se esgote.

Que carros serão vendidos?


A Ford disse que o país passará a ter modelos importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Em comunicado, a montadora confirma a venda dos novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1 no Brasil.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário