Pages

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Governadora Fátima se reúne com Petrobras e ANP para tratar de investimentos e abertura de mercado do gás natural

 A governadora Fátima Bezerra foi ao Rio de Janeiro para, entre outros compromissos, buscar investimentos no setor de energia para o Rio Grande do Norte.

Ela participou de duas reuniões para tratar da relação entre o Estado, a Petrobras e empresas privadas.

Na Petrobras, diretor executivo de relacionamento institucional, Roberto Ardenghy, garantia duas medidas importantes para o ambiente econômico do RN:

Uma foi a manutenção dos níveis de produção e investimento no Estado.

A outra, agilidade na liberação do acesso por empresas privadas à Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), em Guamaré, o que poderá diminuir o preço do gás em até 30%.

“A Petrobras é importante parte da nossa economia e é vital que ela se mantenha ativa dentro do Rio Grande do Norte. O nosso governo vai trabalhar dia e noite para garantir que esses investimentos sejam efetivados, assim como fortalecer as parcerias com a iniciativa privada”, declarou a governadora.

Segundo os diretores da Petrobras, até o fim de novembro será apresentado um cronograma que vai facilitar que empresas possam adquirir os campos maduros para processamento de gás natural.

O prazo inicial de 18 meses poderá ser reduzido após o apelo da governadora.

A liberação é prevista no acordo firmado entre Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para abertura do mercado de gás no RN.

O acesso das empresas privadas à UPGN aumentará a produção, gerando grande impacto na arrecadação e beneficiando toda a cadeia produtora e o estado.

Potigás

Com isso a Potigás vai poder comprar gás a preços mais competitivos, direto dos novos produtores que já atuam no RN, e repassar essa redução para o consumidor.

A Potigás, controlada pelo Governo, tem hoje mais de 28 mil clientes nos segmentos industrial, comercial, residencial e veicular.

ANP

A segunda reunião da governadora Fátima Bezerra, para tratar de energia, foi com o diretor-geral interino da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Raphael Moura.

“Tivemos uma reunião produtiva que deu continuidade aos entendimentos já mantidos anteriormente, inclusive com a Petrobras, para acesso à UPGN de Guamaré”, afirmou a governadora.

Desde o ano passado o estado vem discutindo também com o Ministério das Minas e Energia (MME) e com o comitê de monitoramento do novo mercado do gás. O destravamento desse acesso é aguardado por produtores, Governo do RN e Potigás porque vai gerar um aumento imediato na produção de gás nos poços adquiridos pela iniciativa privada.

0 comentários:

Postar um comentário