Pages

domingo, 25 de outubro de 2020

Governo do RN cria Grupo de Trabalho para Polo de Referência em Energias Renováveis

 

Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), instalou nesta sexta-feira (23) o Grupo de Trabalho para o Polo em Referência em Produção de Energia Limpa e Renovável do Rio Grande do Norte, no âmbito da Câmara Setorial de Energia. O grupo de trabalho foi criado através de portaria, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 17, com o objetivo de elaborar estratégias para alavancar a implantação de projetos em energia renováveis, promovendo a inovação e atraindo investimentos para o RN.

Entre as principais metas do grupo, está o  desenvolvimento da indústria eólica offshore no litoral do RN, incluindo “planos e estratégias para a construção de um porto multipropósito no litoral do RN que contemple, dentre outras atividades, as instalações para implantação e operação de usinas eólicas offshore”, como consta do documento. A portaria prevê que o plano seja apresentado em até 120 dias a partir da data de sua publicação.

Para o secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado a criação do Polo é um importante passo dentro da política econômica liderada pela governadora Professora Fátima Bezerra, consonante à estratégia do Governo em buscar o diálogo, oferecendo soluções em conjunto com a classe produtiva e a comunidade acadêmica. Ele frisou que o grupo irá tratar de temas em evidência no setor, como a geração eólica e solar, além de viabilizar novas alternativas para a geração de energia através de matrizes limpas, como é o caso do hidrogênio verde e do gás natural comprimido. “Com essa tecnologia é possível comprimir o gás natural em 600 vezes, até ele virar líquido, diminuindo o volume e reduzindo drasticamente os custos com transporte, e depois ele retorna à forma original de gás em um processo de expansão do material”, informou o secretário. 

0 comentários:

Postar um comentário