Pages

domingo, 21 de abril de 2019

Governo do RN vai decretar emergências nos 3 municípios sob risco por causa de arrombamentos de açudes particulares

O Governo do Rio Grande do Norte vai decretar situação de emergência por enxurrada nos municípios de Fernando Pedroza, Angicos e Santana do Matos.
A ação se dará por causa dos arrombamentos nos açudes São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro na noite deste sábado.
Há risco de rompimento em mais dois reservatórios.
Com o quadro de emergência o Estado poderá receber recursos federais.
O coordenador nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, já foi informado dos transtornos causados pelas chuvas na região Central do Rio Grande do Norte.
A decisão ocorreu na noite deste domingo em reunião entre o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel BM Marcos de Carvalho, e equipe, secretário estadual de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, diretor-presidente do Instituto de Águas do RN, Caramuru Paiva, prefeitos de municípios da região e coordenadorias municipais de Defesa Civil.
A reunião aconteceu depois do monitoramento dos reservatórios e constatado o risco de novos rompimentos.
Com o arrombamento dos 3 açudes citados, estão sob risco os açudes Vavá 2 e São Miguel 2, este último com maior volume de água, o que preocupa ainda mais a Defesa Civil.
Todos os reservatórios estão localizados em propriedades privadas do município de Fernando Pedroza.
A partir da noite deste domingo o maior reservatório será monitorado a cada hora pela Prefeitura de Fernando Pedroza.
“Havendo anomalia, eles emitem o aviso a todas as pessoas nas áreas que possam ser afetadas por extravasamento por meio de grupos de WhatsApp, rádios locais e carros de som. Amanhã uma equipe da Semarh vai fazer intervenções como a instalação de dispositivos para aumentar o fluxo de descarga ou ainda o rebaixamento do vertedouro, permitindo que diminua o volume armazenado no açude São Rafael 2. Consequentemente reduz o seu risco potencial”, explicou o coordenador estadual da Defesa Civil.

0 comentários:

Postar um comentário