Pages

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

‘Atlântida do Sertão’ vira atração no fundo da maior barragem do RN

G1-RN Ruínas da antiga São Rafael, inundada durante a construção do maior reservatório do Rio Grande do Norte, tornaram-se atrações turísticas. A ‘Atlântida do Sertão’, como foi apelidada a velha cidade, ressurgiu por causa da longa estiagem que atinge o estado. As águas baixaram tanto que revelaram o que restou de alguns dos prédios encobertos há mais de 30 anos pelas águas da barragem. A igreja e o cemitério estão lá. Na época, segundo o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), 730 famílias tiveram quer ser reassentadas em um ponto mais alto do município.

Para ver de perto os efeitos da estiagem no interior potiguar, equipes do G1 e da Inter TV Cabugi percorreram aproximadamente 1.400 quilômetros durante cinco dias. Foram visitadas 19 cidades no Seridó e Oeste – regiões que mais vêm sofrendo com a escassez. Em colapso no abastecimento d’água estão Acari, Antônio Martins,Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias.

Já em Apodi, Caicó, Jucurutu, Lucrécia, Parelhas, Pau dos Ferros e São Rafael, foi constatado que o nível dos açudes e reservatórios vem baixando rapidamente e que a paisagem está mudando a cada dia, incluindo a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, que fica em Itajá. Com capacidade para armazenar até 2 bilhões e 400 milhões de metros cúbicos de água, a barragem possui atualmente 25% deste total. É o mais baixo volume dos 30 anos de sua história.

No fundo do reservatório, é possível chegar de carro até a velha igreja da cidade. Ela ainda tem as fundações submersas, mas dá pra subir nos escombros. Já o antigo cemitério, reapareceu por completo, revelando túmulos e cruzes. Casas, lojas e até o que um dia foi um posto de combustíveis também estão aparentes.

REGISTROS DA ANTIGA SÃO RAFAEL/RN

A antiga cidade de São Rafael hoje está submersa pelas águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A nova cidade teve sua construção iniciada em junho de 1979 e foi inaugurada em 26 de maio de 1983.
 Maternidade
 Estação do trem

                                                    
 Torre da igreja
 Mercado Público
  Igreja
  Igreja

 Quadra de esportes

 Igreja em 1957
 Caixa dágua


 Posto de gasolina. Mais conhecido como bomba de Chico Vicente.
 Maternidade
 CESC

0 comentários:

Postar um comentário