Pages

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Dom Eugênio Sales, o equilibrista

dom eugenioO colunista Anselmo Gois destacou a luta o arcebispo do Rio de Janeiro, o potiguar dom Eugênio Sales, durante os anos de ferro da ditadura militar:
Dom Eugênio Sales (1920-2012), grande liderança da Igreja Católica, era hábil politicamente, do tipo que tirava a meia sem tirar o sapato. Veja o que dizia o relatório do SNI de 3-2-82, em poder da Comissão da Verdade:
“O Arcebispo do Rio de Janeiro surpreendentemente vem tomando uma série de atitudes contrárias às instituições, principalmente às secretarias de Justiça e de Segurança. Por outro lado, por conveniência, procura manter ligações cordiais com altas autoridades.”
Outro relatório do SNI dizia que, “D. Eugênio, envolvido por uma assessoria jurídica composta exclusivamente por indicação de Cristina Sá, vem adotando atitudes convenientes aos esquerdistas interessados em desmoralizar as instituições e as autoridades”.
E dizia que o cardeal fazia isso enquanto mantinha boas relações com “autoridades que lhe são convenientes: governador do Estado do Rio, o Comando do I Ex, o ministro da Justiça”.

0 comentários:

Postar um comentário