Pages

quinta-feira, 22 de maio de 2014

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MANOEL CATARINO FILHO/BODÓ-RN

A Escola Municipal Manoel Catarino Filho ( comunidade Ponta de Linha/Bodó), está
desenvolvendo um projeto ambiental dentro da escola, além de ratificar o COM- VIDA na escola, COM-VIDA ( Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida na escola).
Na escola é possível ver a interação do alunado, eles colocam a mão na massa literalmente, a reunião foi realizada como se fosse uma conferencia, com sacolas personalizadas por eles próprios com os seguintes dizeres: "O futuro está em minhas mãos." nos levaram a conhecer as hortas de onde eles retiram as verduras e temperos para as refeições da escola, o reaproveitamento dos pneus com pinturas para cercar o terreno do prédio, e o plantio de mudas, como o pau Brasil entre outras frutíferas.
Para os momentos de lazer eles nos mostraram uma bateria de material reciclado, e nos apresentaram a reutilização dos disquets para fazer porta lápis, os crachás de papelão, as sacolas do leite que reutilizam para fazerem as mudas para o replantio da escola e da comunidade.
Eu fui convidada pelo diretor Carlos Silva, para ministrar uma palestra e incentivar ao projeto, convidei a secretária municipal de meio ambiente do nosso município Aucione Dantas de Brito e a técnica pedagógica da secretaria de educação, Maria Gilvanusa. Olha tenho que admitir que quem ficou encantada fui eu, por ver alunos tão cheio de informações e com umas colocações tão pertinentes sobre o assunto.
Nos envolveremos ainda mais agora com a causa depois de ouvir crianças pedindo apoio para realizar campanhas nas comunidades da Serra de Santana, no que diz respeito a retirada dos cajueiros sem repor, na venda dos terrenos para construções de condomínios de luxo, e na redução dos impactos ambientais com a chegada dos parques eólicos.
Os alunos são conscientes de que todo desenvolvimento tem seus impactos ambientais, porém cabe a cada um lutar para minimizar os impactos e uma das alunas ainda nos emocionou com a seguinte frase: " Porque que só falam em cuidar do Amazônia ? da floresta de lá? Precisamos e queremos cuidar da nossa Amazônia que é a nossa comunidade, o nosso ambiente, a nossa Serra de Santana."
Não preciso explanar mais nada né gente, só queremos agradecer e seremos solicitas para parcerias futuras em todas as escolas, espero ter contribuído um pouco com o repasse de informações sobre a educação ambiental e o nosso objetivo é justamente formar agentes ambientais multiplicadores  em toda região serrana.






0 comentários:

Postar um comentário